terça-feira, 29 de outubro de 2013

O que comer e beber na Andaluzia (ou outras partes da Espanha)?

ATUALIZADO EM 13/12/2017

Hoje o assunto é comida, mas vou começar com outra música mesmo assim. Essa foi outra dobradinha que a banda El Canto del Loco fez em algum show, juntando as músicas "Desaparece" e "Vuelve".



ingredientes para fazer gazpacho
ingredientes para fazer gazpacho






Entre as comidas e bebidas que eu mais vi pela Andaluzia estavam:

Gazpacho


É uma espécie de sopa gelada que eu achei a consistência estranha. Não é nem o gosto o problema, é que pelo menos em Granada, eles tomavam em um copo, como se fosse suco. Se fosse em prato fundo com colher, seria bem melhor para mim. É feito com pão, alho, tomate, pepino, pimentão. Pode ter legumes cortados em cubos para acompanhar ou croutons.


gazpacho




Salmorejo


Gostei mais do que o gazpacho, mas é bem parecido, mas teoricamente sem o pimentão ou o pepino. Até fizemos um dia na aula. No fundo, não entendi bem a diferença entre este prato e o gazpacho, porque achei receitas bem diferentes na internet, mas dos que experimentei, gostei muito mais do salmorejo.


fazendo salmorejo na aula


fazendo salmorejo na aula

Jamón serrano


Dizem que o melhor vem da Andaluzia. É uma espécie de presunto defumado, muito comum ser servido nas tapas. Em Barcelona, fiz um tour e degustação de jamón!


jamón serrano



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa







Tapas


Sanduiches (Bocadillo ou Montadito) ou pequenas porções servidas em bares como aperitivos, acompanhando alguma bebida. A variedade é grande e tem algumas que são típicas de uma determinada região.


tapas



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






Xerez


É um vinho fortificado fabricado na cidade de Jerez de la Frontera, que já falei aqui.


fabricação do xerez


Tortilha de patatas


Chamada por aqui de tortilla espanhola. Eu acho meio seca (ainda mais quando eles comem como recheio de sanduíche), mas faz muito sucesso por lá.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Patatas bravas


Batatas fritas servidas com molho picante.


patatas bravas


Frutos do mar


A mãe da família que me hospedou no intercâmbio cozinhava algum fruto do mar dia sim, dia não! A variedade é imensa, tem muito mais opções do que temos no Brasil. Lula, polvo, marisco, mexilhão, camarão, lagostim e muitas outras coisas que não sei o nome nem em português, muito menos em espanhol! O que mais me marcou foram os mini polvos empanados, que ela fez inteiros! Eu comi sem saber o que era exatamente. Eram pedaços pequenos, que não precisava cortar. Só ao final da refeição que cortei um maiorzinho e fui descobrir o que era: tinha um polvo minúsculo ali!!! A aparência por dentro é terrível, só consegui terminar de comer porque já tinha engolido alguns pedaços e sabia que o gosto era bom! Eu já fui preparada psicologicamente para comer mais frutos do mar do que estou acostumada, mas os americanos fazendo intercâmbio lá reclamavam muito disso.


frutos do mar


Paella


Prato com base de arroz, de origem valenciana. Tem a versão com frutos do mar (mais comum no Brasil) e a versão com carne de porco/coelho/frango e outras. Leia mais sobre a paella valenciana (e outras comidas e bebidas típicas de Valência)!

Tinto de verano


Bebida refrescante para o verão. É uma mistura com vinho tinto. Os enófilos fanáticos vão achar um desperdício.


tinto de verano


Sangría


Outra bebida refrescante para o verão, também com vinho tinto, mas com frutas picadas.


sangria


Churros com chocolate


Sempre adorei churros com doce de leite de carrinhos de rua no Brasil e amei o churros com chocolate que experimentei em Madri, mas não achei na Andaluzia. Por causa do chocolate quente não seria recomendado no verão na Andaluzia de qualquer jeito. Veja onde comer os melhores churros com chocolate em Barcelona!


churros com chocolate


Vinhos


Existem muitas variedades, mas acho que o mais famoso, pelo menos aqui no Brasil são os da região de Rioja (longe da Andaluzia).

Cava


São os espumantes espanhóis.


O que comer e beber na Andaluzia?



É claro que existem outros pratos e bebidas típicos da região e do país, mas fiz aqui um apanhado do que comi/bebi/encontrei bastante nos menus da região (ou no caso dos churros, não encontrei). Outras dicas sobre a culinária da Andaluzia e sobre o cocido madrileño.

Todas as imagens deste post são da Wikipedia com licença de reprodução, exceto as duas com a marca d´água do blog. Alguém aí tem mais alguma dica de comida/bebida espanhola?



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.