Quando era adolescente, fiz uma amiga alemã em um acampamento de férias e depois dela ter me visitado no Brasil estava devendo uma visita e então fui passar o Natal e Ano Novo em Munique em 2004. Voltei uma vez, no final da Copa da 2006, aproveitando um vôo barato depois do meu intercâmbio na Espanha. Voltei novamente no verão de 2019 e os posts novos já estão rolando no blog!
Todas as atrações estão marcadas no mapa ao final do post e foram feitas ao longo das 2 viagens, algumas inclusive repetidas. E mesmo assim, ainda tem coisas interessantes por lá que não conheci. Fiz também alguns bate-voltas, mas contarei em outros posts.
Adoro a arquitetura típica alemã! Ao fundos as torres da Frauenkirche
Nada melhor do que começar a contar minhas viagens à Munique com essa trilha sonora, um clássico dos anos 80, ""99 Luftballons" da Nena, que depois ganhou uma versão em inglês um pouco diferente ("99 Red Balloons").
A Frauenkirche é linda e existe uma lei que proíbe construções maiores que ela nas redondezas, mas mesmo assim, os prédios são tão grudados no centro da cidade que fica difícil de qualquer jeito de tirar uma foto decente da fachada. Aqui tem mais informações em inglês e alemão sobre a igreja. Dá para subir em uma das torres para ter uma vista legal, mas se eu entendi bem o alemão do site está fechada para reforma no momento (fevereiro/2014). A igreja foi concluída em 1488, mas o domo só foi colocado em 1525.
Dentro da catedral, a "pegada do diabo"
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Diz a lenda que o diabo exigiu que a igreja fosse construída sem janelas e devido a uma ilusão ótica, da entrada dela você realmente pensa que não existe nenhuma janela ali. A pegada teria sido feita quando ele foi inspecionar a igreja e achou que tivesse sido obedecido. A igreja está aberta diariamente das 7 às 19h. De 5a feira fecha às 20h30 e de 6a feira às 18h.
Estátua de São Miguel na entrada da Igreja de São Miguel
Abaixo, a fachada do Teatro Nacional, com a estátua de Maximiliano I da Baviera. No site existem informações sobre compra de ingressos para os espetáculos ali.
Outra atração famosa da cidade é a cervejaria Hofbräuhaus. Além da famosa cerveja alemã, você pode degustar de pratos típicos alemães e pedir um pretzel de acompanhamento. O local também é famoso por ter servido para reuniões de Hitler e seu partido.
Além da Hofbräuhaus, quando voltei da 3a vez na cidade, fiz um post com várias dicas de onde comer em Munique, incluindo dicas de moradores locais!
Esse é o menor copo!
O menu é todo decorado, tive que trazer um para casa rs
Existem os pretzels doces também, mas para acompanhar cerveja o ideal é o salgado, imagem do site da receita acima
Adorei visitar a Glyptothek, um museu com esculturas gregas e romanas. Leia mais aqui. Confira os horários antes de visitar. Em frente fica o Staatliche Antikensammlungen, que não conheci. Ainda na Konigsplatz, fica também o Propyläen, uma espécie de portão/pórtico antigo.
É difícil eleger a atração mais bonita da cidade, mas o Palácio de Nymphenburg (Schloss Nymphenburg) com certeza entraria na lista dos top 5. Informações sobre o palácio em inglês. Acho que visitar os jardins com neve ficou ainda mais bonito! Além do palácio e dos jardins fantásticos, pode-se visitar uma coleção de carruagens, uma fábrica de porcelana e o Amalienburg (casa de caça nos jardins do palácio), um jardim botânico e um museu de geologia e biologia humana. Leia sobre Nymphenburg em português.
Uma das carruagens da coleção do Marstallmuseum
A vista mais famosa da cidade é do alto da Igreja de São Pedro, pertinho da Marienplatz. Justamente pela proximidade é que é a melhor vista e vale o esforço de subir seus muitos degraus em uma torre claustrofóbica. Como fui no inverno, os telhados cobertos de neve deixavam tudo ainda mais mágico! Vejam os horários em inglês.
Vista mais famosa: a Frauenkirche e a Neues Rathaus
Ali na frente da igreja de São Pedro, fica o famoso Viktualienmarkt. Além das barracas de frutas e verduras, é uma boa opção para o almoço. O horário das barracas é variável, mas a maioria funciona de 2a a 6a feira das 10h às 18h e de sábado das 10h às 15h. Falei mais sobre ele nesse post com uma listinha de mercados incríveis para conhecer pelo mundo!
O Hofgartencostuma ser um programa mais aproveitável no verão, como todo jardim, mas acho que as fotos por lá, apesar de poucas, ficaram incríveis. A neve incomoda, mas deixa tudo mais lindo! Site do "jardim da corte".
Visão aérea, imagem da Wikipedia
Hofgarten com neve
Igreja de São Caetano ou Theatinerkirche vista do jardim
Ali em frente, fica o Feldherrnhalle, que todo mundo tira mil fotos, mas todas as minhas ficaram sofríveis então segue uma da Wikipedia. É um monumento à honra do exército bávaro, com estátuas de 2 líderes militares.
Visitando o Residenz, palácio enorme no meio da cidade, a decoração é de tirar o fôlego, ainda mais para pessoas loucas por castelos e palácios que nem eu. O destaque aqui são a Reiche Kapelle (as 2 fotos abaixo), a Grottenhof (uma gruta revestida com cristal e conchas), as salas com os afrescos dos Nibelungos, o Tesouro e o Teatro Cuvilliés, que teve em sua estreia uma obra de Mozart em 1781 e é lindamente decorado. Certeza que entraria no top 5 das atrações da cidade.
De volta à Marienplatz, podemos observar a Altes Rathaus (Prefeitura Antiga) e a Neues Rathaus (Prefeitura Nova).
A Prefeitura Antiga já foi reconstruída diversas vezes e hoje abriga um museu de brinquedos, que não conheci.
O zoom não está ajudando, mas na torre existe um relógio curioso, que ainda toca chamando a atenção dos turistas
A "nova" prefeitura em estilo neo gótico foi construída entre 1867 e 1909.
Esta é a antiga prefeitura, onde hoje funciona um museu de brinquedos
Nas semanas que antecedem ao Natal, é na Marienplatz que acontece o Mercado de Natal. Tirei poucas fotos porque queria comprar tudo rs. É irresistível para comprar souvenirs e comidinhas típicas!
Continuando a caminhar pela cidade, podemos observar os muitos resquícios históricos. As 3 fotos a seguir são de antigos portões da cidade.
Karstor
Sendlinger Tor
Isartor, imagem da Wikipedia
Asamkircheé uma igreja pequeninha, mas interessante
Outra atração que faz sucesso na cidade é o Deutsches Museum, que visitei da primeira vez. Fala muito de tecnologia então não é muito a minha praia, mas para os apaixonados, costuma ser imperdível. A Ângela conta mais sobre o museu aqui. O museu tem muitas peças de aeronáutica, navegação, automóveis e transporte terrestre, música e até astronomia.
imagem do museu da Wikipedia
Só tirei fotos do Englischer Garden na minha 3a vez na cidade - é um parque enorme da cidade e que no verão abriga vários Biergartens e ganhou um post exclusivo aqui no blog. Se quiserem visitar vários Biergartens na cidade, recomendo que leiam este site e este (só o último em português). As 3 fotos abaixo são da Wikipedia.
Torre Chinesa no Englischer Garten
Não dá para ler direito, mas dá para ter uma ideia do tamanho do parque!
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.
Muito legal Fe!!!!
ResponderExcluirMuitas informações interessantes você trouxe em um só post, como a feira de Natal, é bom pois a pessoa pode se planejar para ir nessa época.
E os detalhes sobre os lugares, muito legal mesmo!!! Parabéns!!!
Olha se estiver precisando de alguma foto daqui pode usar alguma minha!
Adorei também a vista da Alte Peter no inverno com neve!!!
Beijos. Di.
Obrigada! Eu adorei ver todas as atrações cobertas de neve! E a parte da frente do Nymphenburg? Coisa mais linda...
Excluir