Conhecido como City Bowl, o centro da Cidade do Cabo tem várias atrações legais para se conhecer (por exemplo, seguindo esse roteiro de uma tarde do blog "Meus Roteiros de Viagem"). Eu não fiz todas as atrações de uma vez só porque havia comprado um passe para o ônibus hop-on, hop-off que falarei mais para frente. Abaixo segue um mapa com todas as atrações que falo neste post marcadas.
O centro é limitado por várias montanhas (Devil´s Peak, Signal Hill, Lion´s Head e a famosa Table Mountain) e pelo V&A Waterfront. Neste post vou comentar sobre 13 atrações, algumas com posts mais detalhados.
01) Greenmarket Square
Aqui funciona um mercado desde 1806, com muitas barraquinhas de artesanato, mas no final das contas acaba sendo tudo muito parecido. Com certeza é mais barato do que em outros lugares, mas a insistência dos vendedores acaba com a sua paciência. Pelo menos acabou com a minha! Não fiquei nem meia hora por ali e saí correndo para uma igreja, ainda mais porque odeio essa história de pechinchar e várias pessoas ali ficavam me encarando - não sei se por ser uma mulher sozinha ou por ser praticamente a única branca por ali.
A antiga prefeitura está ali e hoje abriga um museu, Iziko Michaelis Collection, que eu não entrei. O edifício é de 1755 e até 1839 abrigou a delegacia de polícia, quando então se transformou para abrigar a prefeitura do recém-criado município. O museu atual conta com a coleção de arte holandesa e flamenga do século XVII do mecenas Max Michaelis. Entrei na Central Methodist Mission ali na esquina também, mas a igreja nem é tão decorada assim.
02) Company´s Gardens
É um refúgio no meio da cidade, com seus jardins, fontes, bancos e vista privilegiada da Table Mountain. Vi famílias aqui fazendo picnics e até noivas tirando fotos para o álbum de casamento! Como podem ver no mapa acima, vários museus ficam ao redor dessa praça/jardim. Quando surgiu, haviam plantações de legumes por aqui.
mapa deste site |
vista da Table Mountain do jardim |
Estátua de Cecil John Rhodes, um dos mais importantes colonizadores da região |
03) Iziko Slave Lodge
Não conheci o museu. O prédio já abrigou escravos e já foi escritório do governo, além de abrigar a Suprema Corte, antes de virar um museu sobre a escravidão na região. Ao lado fica a Groote Kerk.
O museu de 1897 tem acervo sobre história natural, arqueologia, etmologia e paleontologia. Infelizmente visitei na primeira tarde na cidade, logo após a chegada e estava exausta! Nem fotos eu tirei direito! Mas não queria desperdiçar meu tempo no hotel! Entre os destaques estão os fósseis de celacantos, répteis pré-históricos da região do Karoo (que visitei depois um pedacinho), a Shark World Exibition e muita arte rupestre. Eu gostei da parte sobre os antigos povos que habitavam a região (e outras partes da África) mas não visitei o planetário.
05) Iziko South African National Gallery
Abriga coleções de pinturas britânicas, francesas e holandesas. Além do acervo permanente, conta com exposições temporárias de artistas locais, mas não conheci também. Leia o post do Diogo, que visitou a galeria.
06) South African Jewish Museum
Inaugurado em 2000 por Nelson Mandela, retrata a história dos judeus na África do Sul. Ao lado fica a primeira sinagoga da cidade. Mas também não conheci - muita coisa para fazer e pouco tempo!
07) St. George´s Cathedral
A catedral anglicana nem é tão antiga apesar da aparência (1901). Tem alguns vitrais bonitos de Gabriel Loire, um importante artista francês na arte de fazer vitrais.
08) Iziko Koopmans - De Wet House
Casa neoclássica de 1701 na antiga rua da praia (Strand Street, strand em alemão quer dizer praia). As últimas proprietárias da família De Wet contrubuíram para a conservação de patrimônios históricos da cidade. Não visitei.
08) Grand Parade e Prefeitura
Nessa praça esteve o primeiro forte da cidade, antes da construção do Castelo da Boa Esperança. A área foi usada como campo de paradas e exercício para as tropas e hoje abriga uma feira de 2a a 6a feira. Ali fica o imponente prédio da Prefeitura, de 1905 e foi daqui que Mandela fez o primeiro discurso depois de eleito presidente.
09) Castelo da Boa Esperança
Mais uma fortaleza do que um castelo, essa construção definitivamente merecia um post só para ela!
10) Long Street
É nessa rua e nas adjacências que ficam os albergues, barzinhos e baladas mais recomendados para os turistas jovens que não querem gastar muito. Só passei ali durante o dia então não sei como é a noite, mas no meio de um dia de semana a região estava morta. Leia mais no blog Viajadora. Pelo menos as casa são bonitinhas e me lembraram Nova Orleans!
11) District Six Museum
Fiz um post específico sobre esse pequeno museu que conta uma parte importante da história da cidade e do apartheid.
12) Iziko Bo-Kaap Museum e Bairro Bo-Kaap
Esse museu é menor ainda do que o anterior, mas em um bairro de muçulmanos descendentes dos primeiros malaios levados para a região. Nem que seja só para tirar fotos nas casinhas coloridas, façam uma parada por aqui. Mais detalhes no post específico também.
13) Gold of Africa Museum e Casa de Martin Melck
Esse é outro museu minúsculo que já falei aqui. Não acho que valha muito a pena a não ser que você seja completamente fascinado por objetos de ouro! A casa de 1781 está bem preservada e tem uma igreja luterana ali do lado. Post específico
São muitas coisas para se fazer na região e achei melhor fazer aos poucos porque uma tarde só não seria suficiente. Reserve o seu hotel na Cidade do Cabo através deste link do Booking e ajude o blog! Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos comissão!
Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
E vocês, tem mais dicas na região central da Cidade do Cabo?
Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitter, o nosso Instagram e o Google+?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.