sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Vianden, no interior de Luxemburgo


ATUALIZADO EM MAIO/2020

Como já contei no post sobre o que visitar na capital de Luxemburgo, não teria muito o que fazer no dia seguinte antes de seguir para Trier. Até queria conhecer o Museu Dräi Eechelen, mas preferi seguir para uma vila no interior do país e conhecer mais um castelo (sou louca por eles!). Peguei as informações de como chegar em Vianden no Escritório de Turismo na praça Guillaume II no centro de Luxemburgo.


Castelo de Vianden - Luxemburgo
Só para dar um gostinho do que vem a seguir!

Mapa de Vianden
Mapa de Vianden

zoom no mapa de Vianden
zoom no centro de Vianden




É preciso primeiro pegar um trem para Ettelbruck e lá na estação de Ettelbruck pegar um ônibus para Vianden (linha 570). A estação de Ettelbruck é minúscula, não tem como se perder e o ponto de ônibus logo em frente é o ponto inicial e final de várias linhas, inclusive da 570 então tinha uma aglomeração de ônibus parados ali perto e foi só conferir o número na frente do ônibus. Nas tabelas abaixo tem os horários de trem e de ônibus, veja a legenda dos dias de semana também - eu fui em um sábado. Site da empresa de trens de Luxemburgo. Vou colocar aqui os horários, mas confiram se não houve nenhuma alteração! Desde 2020, todo o sistema de transporte público é de graça para moradores e turistas!


horários de trem e ônibus de Luxemburgo para Vianden

horários de trem e ônibus de Luxemburgo para Vianden


A cidade é super pequenininha e fofa (especialmente as margens do rio e a rua que sobe para o castelo) e não tem tantas atrações assim, as principais são mesmo o teleférico, que te leva até o alto do morro e o castelo (tem também um museu do escritor Victor Hugo, na beira do rio, na esquina com a ponte, do lado oposto ao escritório de turismo, mas não me interessei em visitar). Não sei se foi só lá que fiquei sabendo do teleférico, mas claro que decidi subir de teleférico e voltar a pé.

Passeando por Vianden, Luxemburgo
Esse restaurante acima à direita foi onde comi o sanduíche do final do post. Em baixo à direita, tem até gente pescando no rio em pleno centro do vilarejo!

Passeando por Vianden, Luxemburgo
Enquanto tirava algumas fotos na margem do rio, ainda vi esse desfile!!! Não sei porque eles estavam ali, mas seguiram para o castelo.

Passeando por Vianden, Luxemburgo
Rio Our

Passeando por Vianden, Luxemburgo

Passeando por Vianden, Luxemburgo





Chegando na estação de teleférico lá no alto do morro existe uma cafeteria e áreas para o pessoal ficar curtindo o visual. De lá, temos que descer uma pequena trilha para o castelo.


Passeando por Vianden, Luxemburgo



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





O castelo tem algumas salas decoradas, maquetes, objetos e móveis contando sobre a época medieval e até uma árvore genealógica mostrando que as atuais famílias reais inglesa e holandesa são parentes dos antigos Condes de Vianden.

Castelo de Vianden - Luxemburgo
O castelo foi construído entre os séculos XI e XIV, mas sofreu adições posteriores

Castelo de Vianden - Luxemburgo

Castelo de Vianden - Luxemburgo

Castelo de Vianden - Luxemburgo

Castelo de Vianden - Luxemburgo


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Castelo de Vianden - Luxemburgo
Maquetes contando a história de destruição e reconstrução do castelo devido à guerras, incêndio, terremoto etc

Castelo de Vianden - Luxemburgo

Castelo de Vianden - Luxemburgo

Castelo de Vianden - Luxemburgo
No alto à direita, está a estação alta do teleférico, usando o zoom, vista de um dos pátios do castelo



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





Voltei andando do castelo para o centrinho no que seria a rua principal do vilarejo (não lembro quanto tempo, mas foi super rapidinho) e parei para almoçar um sanduíche. Logo peguei o ônibus para Luxemburgo porque ainda teria que pegar o trem para Trier naquele dia e tentar aproveitar o máximo que desse! Acordei cedo, mas foi uma manhã super aproveitada!

Passeando por Vianden, Luxemburgo
Descendo a Grand Rue, que seria o caminho para ir a pé ou de carro até o castelo (caso não queiram ir de teleférico)

Passeando por Vianden, Luxemburgo
O ônibus para voltar para Ettelbruck sai de frente do escritório de turismo, ali na beira do rio. A foto maior dessa última montagem mostra a vista que se tem esperando o ônibus.


Utilizei o Luxemburg Card para a entrada no castelo. Confiram os horários de funcionamentos do castelo e preços aqui (em inglês). Existem um áudio guia, mas preferi não utilizar.





Para visitar mais castelos no Grão-Ducado de Luxemburgo, veja essa lista (em inglês) de quais castelos estão restaurados, em ruínas, abertos ao público ou não. Já até fiquei com vontade de passar mais alguns dias em Luxemburgo!

O blog "Ta´indo pra onde" contou com apoio do "Visit Luxembourg", escritório de turismo do país, mas as opiniões contidas neste post são imparciais.


Castelo de Vianden, no interior de Luxemburgo


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

6 comentários:

  1. Olá Fernanda.
    Parabéns pelo seu blog. Além de muito interessante traz informações essenciais para quem vai viajar aos lugares em que você já esteve.
    Daqui a um mês estarei em Luxemburgo a passeio e gostaria de tirar uma dúvida com você: por acaso o ônibus de Ettelbruck para Vianden (linha 570) possui espaço para bagagem? É que estarei com uma mala grande.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os ônibus que peguei em Luxemburgo (e se bobear na Europa inteira) têm espaço para cadeiras de roda/carrinhos de bebê/malas. Quando por acaso essa área reservada estava lotada, as pessoas sempre davam um jeito, ocupavam 2 assentos normais ou até iam para o fundo do ônibus e aí deixavam a mala no corredor mesmo por exemplo. Boa viagem!!!

      Excluir
  2. Olá Fernanda!!
    Você veio de Luxemburgo capital para Vianden ou passou antes em Ettelbruck? Vamos a Vianden porém não sei se devo incluir Ettelbruck no roteiro. E em Clervaurx (mais ao norte), você esteve?
    Agradeço se puderes responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava na capital e peguei o trem de lá pra Ettelbruck. Aí na estação mesmo peguei o ônibus pra Vianden (horários e paradas nas primeiras fotos do post - info de 2014). Eu não tinha muito tempo e nem pesquisei o que ver/fazer em Ettelbruck pq o que eu queria mesmo era conhecer o castelo em Vianden. No mesmo dia voltei pra a capital só para pegar minha mala e continuar a viagem pra Alemanha. Não estive em Clervaurx.

      Excluir
  3. Estou pesquisando, porque o meu filho está visitando o lugar, adorei a sua apresentação.Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Quanto foi que custou a passagem ida e volta?

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.