quinta-feira, 30 de abril de 2015

Spandau - uma das visitas mais surpreendentes na grande Berlim!

Que tal se afastar aproximadamente meia hora de Berlim e chegar a uma fortaleza medieval em um distrito que nem parece pertencer à capital alemã? É exatamente isso que acontece quando você vai passear em Spandau, distrito administrativo na parte oeste de Berlim.

Zitadelle Spandau


A fortaleza (Zitadelle) é simétrica, com 4 bastiões e representa bem como funcionavam esses sistemas de defesas nos séculos passados. É a única fortaleza sobrevivente na cidade de Berlim, na confluência dos rios Havel e Spree (aquele que passa bem pertinho de vários pontos turísticos da cidade). Construída em 1560 por Francesco Chiaramella de Gandino, foi inspirada em outra fortaleza italiana. Desde  o século XII, já existia uma outra fortaleza no local, da qual sobreviveu apenas a Juliusturm (torre abaixo), que inclusive serviu como prisão e como cofre do Império Germânico no século XIX.

Zitadelle Spandau - Berlim
Logo na entrada, o brasão dos Hohenzollern

Zitadelle Spandau - Berlim

Zitadelle Spandau - Berlim
vista aérea no ingresso da Zitadelle



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa




Zitadelle Spandau - Berlim

Zitadelle Spandau - Berlim

Zitadelle Spandau - Berlim
A ênfase da exposição é na parte militar!

Zitadelle Spandau - Berlim
Essa é a Juliusturm, de onde se tem a vista abaixo!

Zitadelle Spandau - Berlim
Cansei na subida da Juliusturm! rs

Zitadelle Spandau - Berlim


Leia aqui como foi comprar um chip local alemão para usar internet na Alemanha!



Zitadelle Spandau - Berlim
Parade Hall, com exibição de canhões

Zitadelle Spandau - Berlim

Zitadelle Spandau - Berlim
No Arsenal, fica o museu da cidade de Spandau

Zitadelle Spandau - Berlim

Zitadelle Spandau - Berlim




Para chegar, é só pegar a linha U7 e descer em uma das últimas estações (Zitadelle) - dá cerca de 40 minutos do centro da cidade. Se seguirem para a estação seguinte (Altstadt Spandau), estarão no centrinho fofo de Spandau, onde acontece inclusive uma das feiras de Natal mais famosas de Berlim - essa eu não consegui conhecer! :(



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






Informações Práticas
Preço: 4,50 euros (tem desconto com o Berlim Welcome Card) - tem audioguide (em espanhol e outros idiomas pago à parte).
Horário: todos os dias das 10h às 17h

Zitadelle Spandau - Berlim
Mapinha da fortaleza!

Spandau - uma fortaleza em plena Berlim!


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!


* indicates required











Visitando o centro antigo de Spandau


Saindo da estação Altstadt Spandau, você já cai direto nesse centrinho fofo das fotos abaixo! Spandau foi fundada em 1197 e é portanto mais velha do que Berlim! A casa "Gothic Haus" abaixo, foi construída como residência, no século XV e é hoje o prédio não-religioso mais antigo em Berlim! No primeiro piso, funcionava o escritório de um comerciante e no segundo andar era a parte residencial. Foi aumentada no século XVI e sofreu alteração depois de um incêndio em 1788. Milagrosamente não foi atingida na Segunda Guerra Mundial e é considerado um monumento histórico desde 1981.

Spandau Altstadt
Essa casa do meio é a "Gothic Haus", onde funciona o escritório de turismo de Spandau (de 2a a sábado das 10h às 18h).

Spandau Altstadt
Igreja de São Nicolau

A Igreja de São Nicolau começou a ser construída no início do século XIV, a pia batismal foi doada para  a igreja em 1398 e a torre oeste foi concluída em 1497/68. Após um incêndio que devastou a cidade em 1740, a igreja ganhou a nova torre em estilo gótico. Em 1944, a torre (77m) foi consumida pelo fogo de um bombardeio. Entre 1979 e 1996, sofreu completa restauração do interior e exterior.

Spandau Altstadt
O altar (acima à esquerda) é feito de pedra e Cristo é representado de 3 formas - na Santa Ceia, como juiz da humanidade e crucificado. Foi doado pelo conde Rochus de Lynar em 1582. O órgão (embaixo no centro) foi inaugurado em 1996.

Onde comer em Spandau


Acabei comendo nesse restaurante da foto abaixo, bem em frente à igreja pela localização mesmo. O restaurante Satt und Selig estava cheio e de todos da região, foi o que me pareceu mais agradável. Pedi o Käsespätzle da foto abaixo - não foi o melhor que já comi, mas a cebola frita em cima deu um toque muito bom! Gastei 11 euros com refrigerante.

Onde comer em Spandau


Eu até já tinha lido sobre o lugar quando comprei meu guia de Berlim, mas não considerava mesmo visitar até assistir ao vídeo abaixo, do Canal Alemanizando. Não é o passeio mais imperdível de Berlim, mas definitivamente é algo legal para se fazer quando se tem mais tempo (meu caso!) ou em uma segunda visita, já conhecendo as atrações principais.




Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

5 comentários:

  1. Que legal! Não conhecia! Um passeio diferente mesmo para fazer em Berlim
    Gostei da dica :-)

    ResponderExcluir
  2. Como assim eu só soube disso agora!? Estive em Berlim em 2009 e perdi!?
    Ahhhhh não! Terei que voltar! Hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda, gostei do seu post, fiz um link dele aqui se quiser conferir. Abraço
    https://www.selanca.com.br/o-que-fazer-em-spandau-berlim/

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.