Em Berlim é muito fácil trombar em quase qualquer canto da cidade com alguma reminiscência da época da cidade dividida. Além dos museus sobre a vida na Alemanha oriental que já falei aqui no blog, da East Side Gallery (maior trecho preservado do muro de Berlim), dos souvenirs do Ampelmann e do Checkpoint Charlie e o Mauermuseum, existem muitas outras atrações e vou falar de 4 delas no post de hoje! E todas de graça!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
1) Exposição na Nordbahnhof sobre as estações fantasmas
A Nordbahnhof é uma estação de metrô que ficava na divisa entre a Berlim ocidental e a oriental e consequentemente acabou fechada para os cidadãos. Essa não foi a única estação abandonada até a queda do muro e hoje nas paredes da estação existe uma pequena exposição sobre o tema "Estações Fantasmas" - como elas se tornaram conhecidas!
Uma das consequências da divisão da cidade em 2 governos foi o redesenho de todo o sistema de transporte da cidade. Os cidadãos não podiam mais passar livremente de um lado para o outro e isso afetou diretamente todos os meios de transporte. Mas isso foi ainda mais claro nas linhas de metrô/trem de superfície.
Leia mais no blog Vontade de Viajar ou esse artigo em inglês.
A entrada da estação foi fechada com um muro de contenção para ninguém entrar nem sair |
Leia aqui como foi comprar um chip local alemão para usar internet na Alemanha!
Um funcionário da empresa de transportes conseguiu utilizar os trilhos de trem e um túnel de escape para fugir da Alemanha oriental com sua família (e mais outra família)! |
Entrada da Nordbahnhof fechada e depois reaberta |
Vejam um pouquinho dessa exposição no vídeo abaixo do Canal Alemanizando (a parte da Nordbahnhof começa em 2:32).
Informações Práticas
Localização: estação Nordbahnhof (S1, S2 - entrada/saída da Gartenstraße)
Horários de funcionamento: o mesmo da estação
Preço: grátis
2) Memorial do Muro na Bernauer Straße
O memorial tem uma parte externa e uma parte interna e ambas são bem explicativas e interessantes.
Marcação de um dos muitos túneis de fuga que foram feitos na região |
É nessa torre que a gente sobe para ver a faixa da morte |
Mapa da cidade dividida |
Um dos prédios derrubados por conta da proximidade com o muro foi a Igreja da Reconciliação - que dó!!! |
Armadilhas para quem tentava pular o muro do lado esquerdo e pessoas tentando se comunicar com outros do outro lado do muro |
Outras fotos lá de cima, inclusive com a Torre de TV ao fundo! |
Confesso que essa foi uma das últimas atrações que visitei antes de vir embora para o Brasil então já nem estava mais tão empolgada porque não acrescentou nenhuma novidade para mim. Já tinha aprendido tudo nas outras exposições deste post ou museus que contei em outros posts. Mas o vídeo que passam aqui é o mais emocionante de todos (contando desde a separação de Berlim após a guerra até a queda do muro) e a torre de onde enxergamos como o muro era de fato são o ponto alto da visita! É uma boa alternativa para quem tem pouco tempo e não vai visitar todas os outros lugares relacionados ao muro de Berlim. Visitei no início de dezembro/2014 então o frio prejudicou bastante!!!
Eu de esquimó - é ou não é para ficar traumatizada com o frio? rs |
Informações Práticas
Localização: Bernauer Straße, entre as estações S Nordbahnhof (S1, S2) e a U Bernauer Straße (U8). Aconselho a chegar pela 2a e ir caminhando até a 1a e já emendar com a visita à exposição acima. A torre e a exposição interna ficam mais próximos à Nordbahnhof, mas o mais legal é a parte externa, que vai de uma estação até a outra.
Horários de funcionamento: fechado 2a, 3a-dom 9h30-18h (de abril a outubro, até 19h). A parte externa obviamente está sempre aberta.
Preço: grátis
Dicas de atrações fora do óbvio em Berlim! Tem mais dica grátis e relacionada ao muro de Berlim também! E aqui, o que ver e fazer hoje no antigo trajeto do muro de Berlim?
3) Mauer Park
O "Parque do Muro" é aparentemente um parque como outro qualquer, mas ele se transforma aos domingos com a famosa feirinha e o karaokê (em semanas quentes)! É claro que recebeu esse nome porque o muro de Berlim passava por ali! Aliás, ele está hoje em um trecho da famosa "faixa da morte", que já mostrei acima. Aqui também é possível ver algumas partes remanescentes do muro, hoje grafitadas.
Infelizmente, cheguei em Berlim no dia da última sessão de karaokê do ano, mas algumas horas depois então ficou para a próxima! Mas todo mundo garante que é um programa super divertido. Nesta página do facebook é possível acompanhar se haverá ou não sessão quando você estiver em Berlim. Eles anunciam geralmente no sábado ou no domingo pela manhã - o evento pode ser cancelado devido ao tempo.
Na feirinha, ou mercado de pulgas, vende-se de tudo! Móveis, artigos de decoração, roupas, antiguidade, lps, bijuterias, quinquilharias e etc. Apesar de lotado de turistas, também está sempre lotado de locais e claro que tem barraquinhas de comida (almocei lá no dia da minha visita). O dia que visitei foi especial, porque foi o domingo da comemoração dos 25 anos da queda do muro de Berlim, então havia uma instalação de balões por todo o antigo trajeto do muro e o parque estava ainda mais bonito (e cheio de gente!).
Não comprei nada na feirinha, só comida! |
É neste anfiteatro que ocorrem as sessões de karaokê! |
Voltei ao parque em 2019, mas choveu e o karaokê foi cancelado :(... Fiz um post sobre as principais feirinhas e mercados de Berlim.
Informações Práticas
Localização: Mauer Park, Bernauer Straße/Eberswalder Straße
Como chegar: U Bernauer Straße (U8) ou U Eberswalder Straße (U2) - eu aconselho a 2a opção porque a caminhada até o parque passa por diversas lojinhas interessantes! E aí você pode continuar na outra direção e já caminhar até o memorial que falei acima!
Horários de funcionamento do mercado: dom, das 7h às 17h. Karaokê às 15h.
Preço: grátis
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
4) Tränenpalast - Exposição "Border Experiences - Everyday life in divided Germany"
A tradução de "Tränenpalast" é "palácio das lágrimas" porque era aqui na estação Friedrichstraße que os parentes da Alemanha ocidental poderiam passar para visitar os parentes do lado oriental. Consequentemente, era aqui também que ambos choravam nas despedidas. Muitas famílias e casais de namorados foram separadas com a divisão da Alemanha (e Berlim) em 2 - teve gente que nunca mais voltou a ver seus entes queridos!
Apesar do nome, a vida cotidiana é pouco explorada na exposição e eles focam mesmo nos trâmites para passar de um lado para o outro da fronteira. Era difícil, mas era possível para os cidadãos do lado ocidental passar para o oriental, mas o contrário não era permitido.
Estão vendo essa construção do lado esquerdo da foto? É uma das principais estações de trem de Berlim, a Friedrichstraße. |
Nas 2 fotos de baixo, maquete da estação. |
Telas de segurança da estação (para ninguém fugir) e cabines onde as pessoas eram entrevistadas |
símbolos da DDR - Alemanha socialista |
Informações Práticas
Localização: ao lado da estação de trem/metrô Friedrichstraße (S1, S2, S25, S3, S5, S7, S75, U6)
Horários de funcionamento: 3a a 6a das 9h às 19h, sab/dom/feriados das 10h às 18h
Preço: grátis
Infográfico sensacional da Superinteressante sobre a construção e a queda do muro de Berlim (só tem um errinho dizendo que eram 2 estações fantasmas - eram várias!)
* indicates required
Eu não sei vocês, mas eu sinto muita Ostalgie, apesar de não ter vivido nessa época e muito menos em regime socialista! Acho que é a curiosidade das aulas de Histórias e por isso que adorei visitar os lugares deste post! Se alguém for nestes restaurantes, por favor, deixem as opiniões nos comentários!
Post maravilhoso Fernanda. Falta muito pra ver ainda, mais uma razão pra voltar a Berlim.
ResponderExcluirSim Fabricio, razões para voltar não faltam!!! Obrigada!
ExcluirAhhh, Berlim... Uma das cidades que mais tenho vontade de conhecer na Europa! =)
ResponderExcluirTanto pela sua história e de ter a chance de ver perto o Muro mais famoso do mundo, como também pela vibe descontraída que muitos dizem sobre a cidade!
A feirinha do Mauer Park deve ser realmente imperdível!
Adorei as dicas.
Abraço
Pode priorizar nos seus planos de viagem aí viu? Berlim é demais!
ExcluirImportante preservar marcos como esses que você mostrou para que ninguém esqueça o sofrimento de uma época como essa. São muitas histórias tristes em Berlim mas que nunca devem ser apagadas.
ResponderExcluirExatamente!
ExcluirAdorei saber das atrações grátis relacionadas ao muro de Berlim, iamos pra Berlim esse ano, mas infelizmente acho que não vai rolar. Mas, de qualquer forma valeu a dica.
ResponderExcluirPoxa, torcendo aqui pra vc conseguir fazer essa viagem em breve pq realmente acho Berlim sensacional e q todo mundo deveria conhecer!
ExcluirA exceção do Mauer Park, visitei os outros lugares e me emocionei imensamente, como eu não esperava. Inclusive no Palácio das Lágrimas, escutei uma das histórias mais tristes que até hoje quando eu penso, me assusta. :(
ResponderExcluirO mais triste pra mim foi o Memorial da Bernauer Strasse, mas achei inusitado que vc não conheceu o mais famoso dos 4 locais aqui que é justamente o Mauerpark kkkk
ExcluirEu adorei visitar a Alemanha e Berlim foi uma das cidades que mais me impressionou principalmente por toda a sua história . Fui duas vezes a Berlim e quero voltar muitas outras.
ResponderExcluirTe entendo total! Tb estou louca pra voltar!
Excluir