Berlim é uma cidade barata, mas nada melhor do que conhecer a cidade economizando muitos euros! É possível conhecer a cidade fazendo tours e mesmo assim, sem gastar horrores! As dicas de hoje não são tão revolucionárias porque já estão espalhadas por aí, mas vou contar no post de hoje sobre 2 (ou 3) tours famosos e que não vão quebrar o bolso de ninguém - o free walking tour e as 2 melhores linhas de ônibus urbano de Berlim, que já valem por um city tour!
Portão de Brandemburgo, atração grátis mais famosa de Berlim! |
Essa é mais uma blogagem coletiva (clique no link para ver todos os posts), dessa vez com dicas econômicas para viajar na crise e resolvi falar de uma das cidades que mais gosto e entendo/conheço - Berlim! vejam vários posts de outros blogueiros com dicas de lugares e atrações>para se divertir sem gastar nada ao final do post!
Veja aqui todos os posts sobre Berlim - já são mais de 70!
Pesquisando onde ficar em Berlim? Veja aqui várias opções econômicas e bem localizadas na capital alemã!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Tour com os ônibus 100 ou 200
Existem 2 linhas de ônibus em Berlim que passam por dezenas de atrações turísticas - a mais conhecida linha 100 e a menos famosa linha 200. Você pode pegar o ônibus de 2 andares no primeiro ponto em uma das direções e seguir até o fim do "tour" ou pode comprar o passe diário de transporte e descer e subir quantas vezes quiser, aproveitando para visitar diversas atrações. Coloquei um mapinha abaixo com os pontos e atrações para tirar foto pela janelinha!
Em um dia bonito, peguei o ônibus 100 perto da estação Zoologischer Garten e segui até a Alexanderplazt, onde troquei para o ônibus da linha 200 e voltei até o zoológico. As fotos das montagens abaixo estão na ordem aproximada.
Sentido horário: Kaiser-Whilhelm Gedächtniskirche, Siegssäule, Unter den Linden com Humboldt-Universität e Reichtag |
Humboldt-Universität, pedaço da Unter den Linden e vários pontos icônicos de Berlim, Catedral de Berlim e Altes Museum |
Catedral de Berlim, Marienkirche com torre de TV, Unter den Linden e estação da Alexanderplatz |
Os trajetos abaixo são aproximados, conforme consultei em abril/2016, mas podem haver alterações pequenas devido à reformas em geral (e ao redor da Avenida Unter den Linden - trecho comum das 2 linhas- não são nem serão poucas reformas nos próximos anos!).
Nessa primeira foto dá para ver bem as reformas na avenida Unter den Linden, balão perto do Checkpoint Charlie, Philamornie e Portão de Brandenburgo com Tiergarten e torre de TV. |
Potsdamer Platz e Philamornie |
Tiergarten, portão do zoológico e Kaiser-Whilhelm Gedächtniskirche |
O passe diário custava 7 euros em 2016. Veja a tarifa atualizada aqui. O ponto negativo do passeio seria que o ônibus não é aberto e muitas vezes não dá para tirar uma foto muito boa dos pontos turísticos com os postes, placas, outros carros, etc atrapalhando!
Quer realmente passear em Berlim sem gastar nada? Veja aqui mais de 100 atrações e atividades grátis na cidade!
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Free Walking Tour
O Free Walking Tour em Berlim organizado pela Sandeman´s já é bem famoso e sai em diversos horários ali da praça em frente ao Portão de Brandemburgo. A Sandeman´s organiza vários outros tours pagos pela cidade e região e claro que usa o walking tour básico da cidade como chamariz para os outros tours, mas diferentemente de várias empresas do tipo, não ficam te forçando a comprar nada. O tour pode ser feito em inglês ou espanhol (em alguns horários). Eu fiz o das 14h no outono e no fim do tour já estava ruim (escuro) para tirar fotos. Não vou entrar em muitos detalhes históricos neste post porque você tem que participar, ver tudo ao vivo para aprender tudo (e porque já tem essas informações em outros posts do blog). O tour é de graça, mas uma gorjeta ao final é encorajada, uma vez que os guias dependem disso e costumam ser nota 10 (é só ler os comentários no tripadvisor).
Na Parizer platz encontramos o grupo e já começa a explicação sobre o portão e sua história. Hotel Adlon no alto à direita. |
O portão visto de trás - do lado do Tiergarten |
Ficando de costas para o portão, dá para ver a torre de TV ao fundo! |
Leia aqui como foi comprar um chip local alemão para usar internet na Alemanha!
O prédio do Ministério Federal das Finanças da Alemanha era o antigo Ministério da Aviação do Reich. É um das poucas construções nazistas que sobreviveu à guerra. Balão na região do Checkpoint Charlie (que eu subi!) e Topografia do Terror - que serão abordados em outro post |
Checkpoint Charlie e o Mauermuseum |
A praça mais bonita de Berlim: Gendarmenmarkt (já falei um pouco no post sobre a avenida Unter den Linden) |
Bebelplatz, que também aparece no post acima |
* indicates required
memorial à queima dos livros pelos nazistas em 1933 - representado uma biblioteca vazia |
Já era quase noite quando o tour acabou na Bebelplatz e eu ainda dei uma esticadinha até a Ilha dos Museus com a Catedral de Berlim, que está ali do lado. Acabei achando também o DDR Museum, que voltaria outro dia. |
Para economizar, nada melhor do que abusar das dicas gastronômicas baratas em Berlim e utilizar o Berlin Welcome Card e o Museum Pass Berlin para economizar nos transportes e entradas das atrações!
Destinos por onde andei... - Como aproveitar Nova York sem gastar nada ou muito pouco
Trilhas e Cantos - 20 atrações grátis em Madri, Espanha
Mariana Viaja - Entrada gratuita em 9 museus pelo mundo: veja dias e horários
Posts da blogagem coletiva
Destinos por onde andei... - Como aproveitar Nova York sem gastar nada ou muito pouco
Trilhas e Cantos - 20 atrações grátis em Madri, Espanha
Mariana Viaja - Entrada gratuita em 9 museus pelo mundo: veja dias e horários
Fourtrip - 5 trilhas no Rio de Janeiro e 3 ótimos motivos para fazer: faz bem a mente, ao corpo e ao bolso!
#KariDesbrava - Como se divertir no Rio sem gastar nada!
Apure Guria - Paris de graça: 10 passeios imperdíveis
D&D Mundo Afora - 8 atrações grátis para curtir com a família no Brasil
The World by Fon - 30 atividades grátis em Barcelona
O Melhor Mês do Ano - 7 atrações grátis (e IMPERDÍVEIS) na América do Sul
Virando Gringa - 8 Museus Gratuitos em Amsterdam
Cantinho de Ná - O que fazer em Las Vegas de graça
Viagens Invisíveis - Um dia em Atenas de graça
Esse DDR museum deve ser bem louco, tudo bem diferente..deve ter uns Trabis lá dentro!! ah, muito bom esse mapa, sério, me ensina a fazer isso aheuaheauh e Viva a Alemanha!
ResponderExcluirTem um trabi sim, com um simulador pra vc sentir como era dirigir um rs! O mapa é super fácil, no my maps do google. Depois me chama no face que te falo como é, é só ir add as coisas hehehe. bjão
ExcluirEu sou "a Chata" do FWT, mas ultimamente eles andam me surpreendendo... Agora, sendo com indicação, vou com menos pé atrás, rs.
ResponderExcluirhehehe eu tb não sou a maior fã, mas como eles acabam usando isso de chamariz pros tours pagos, eles se esforçam!
ExcluirAMEI o post!
ResponderExcluirConfesso que tenho um viés gigante para comentar porque a Alemanha é meu país favorito no mundo e Berlim é uma das cidades que eu moraria fácil porque é simplesmente incrível! Não sabia que tinha esses passeios grátis por lá! Ótimas dicas! :)
hehehe Tb moraria fácil em Berlim!
ExcluirQuantas dicas boas e quantas fotos lindas!!!! Amei conhecer Berlim pelas suas lentes...... Tão rica e tão linda!!! Adorei o post!! :)
ResponderExcluirObrigada Débora! bjs!
ExcluirJá fui a Berlim, mas sempre tem algo novo pra conhecer, cidade incrível!! Adorei o post!! :)
ResponderExcluirNem me fale, hj mesmo descobri 2 museus novos por lá! Obrigada!
ExcluirOi Fernanda. Quanta dica boa..... tenho que arrumar tempo para conhecer tanta coisa....
ResponderExcluirBerlin está na minha lista de cidades para conhecer num futuro não muito distante... com certeza irei aproveitar as dicas!!
ResponderExcluirAi, vai logo sim q vc vai amar!!! E pode perguntar qq coisa!
ExcluirBerlim está na minha wish list. Tudo anotadinho, obrigada.
ResponderExcluirhehehe e eu não vejo a hora de voltar!
ExcluirMatei as saudades de muitos lugares onde fomos e vi outros que não conhecemos e deu vontade de voltar. Adorei a opção do ônibus. Quando fomos a Berlim usamos o metrô e caminhamos muito a pé.
ResponderExcluirEu tenho medinho de pegar ônibus normalmente pq não estamos acostumados aqui no Brasil a saber a linha, as paradas etc, mas onde tudo é organizado, dá gosto!
ExcluirOi Fernanda, show suas dicas! Depois que conheci os free walking tours faço sempre! Quando fui para Berlim ainda não conhecia, mas acho que deve o um máximo fazer o passeio com eles por lá, mto enriquecedor! Adorei o mapinha também é ótimo para se localizar.
ResponderExcluirEu não sou nada sem um mapa! rs
ExcluirBerlim é demais!!! Vou ter que voltar pra fazer alguns desses passeios aí que não fiz (e agora fiquei cheia de vontade). Adorei as dicas!
ResponderExcluirObrigada Mariana! Eu tb já tenho a minha listinha de coisas que ficaram faltando por lá e hj mesmo descobri + 2 museus novos que abriram essa semana!
ExcluirQue bacanas suas dicas! Berlim é uma cidade lindíssima, além de ter muita história. Curti!
ResponderExcluirwww.karidesbrava.com.br
É mesmo! Eu não curtia muito a história mais recente, mas foi só chegar em Berlim pra eu passar a amar!
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirTodos que conhecem falam muito bem de Berlim, ainda não conheço, mas me interessei muito depois de ler seu post. Valeu, ótimas dicas.
ResponderExcluirBerlim é demais, Gisele! Uma mistura fantástica do moderno com o histórico que são pouquíssimos lugares no mundo fazem tão bem!
ExcluirLindo post, Fer!!! Adorei as dicas (para guardar com carinho) dos ônibus! Você só fez aumentar minha vontade de conhecer Berlim! Parabéns pelo post! Um abraço
ResponderExcluirObrigada! Quando a gente gosta do lugar, fica mais fácil escrever esses posts né?
Excluir