ATUALIZADO EM 12/01/2024
Quando fui estudar em Berlim no fim de 2014, andei demais pela região da Oranienburger Straße, pois a escola de alemão (clique no link para ler tudo sobre o intercâmbio) ficava ali pertinho. Acabei descobrindo várias opções para comer barato na região (por menos de 10 euros) e saí bastante por lá com os amigos do curso de alemão. Segundo a Wikipedia, um pouco mais para a direita/acima dessa rua fica o antigo bairro judeu, o Scheunenviertel ou "bairro dos celeiros".
Marquei no mapa acima a rua em roxo, alguns restaurantes que recomendo (garfo e faca), alguns bares (copo de coquetel), estações de metrô ("M"), hostels/hotéis recomendados (cama), pontos turísticos (pin verde) e outros pontos de interesse na região.
No "bairro dos celeiros", moravam e trabalham centenas de judeus antes da Segunda Guerra Mundial e portanto a região foi bastante afetada na época do nazismo. Hoje temos ali diversos museus e memoriais a esses judeus, a maioria deportada para campos de concentração (veja como foi a visita a Sachsenhausen).
Algumas "Stolpersteine" que encontrei pela região ou "pedras do tropeço" - também um tipo de memorial aos judeus que moravam ou trabalhavam naquele local. Leia sobre as "pedras do tropeço" em Roma no blog Roma para você. |
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
O que ver/fazer na Oranienbuger Straße
Os 3 prédios mais significativos da avenida é o Postfuhramt (foto abaixo), a Tacheles (era - veja mais detalhes abaixo sobre ele) e a Nova Sinagoga.
Postfuhramt (fachada estava em reforma quando fui então só tinha andaime na minha foto!) - Foto: Jason Vanderhill (CC BY-SA 3.0)
Alguns jeitos divertidos de conhecer Berlim: tour de segway, Trabi Safari (você pode dirigir um trabant, o carro símbolo da
Alemanha Oriental) e os tours da Berliner Unterwelten sobre os subterrâneos de Berlim!
|
Tacheles
Tacheles, nas 2 fotos de cima |
As ruínas de um centro de compras antigos foram transformadas em um centro de arte alternativo - Tacheles, entre 1990 e 2012. Aqui existiam galerias, um cinema e cafés, mas hoje o prédio encontra-se fechado, sendo possível somente admirá-lo por fora. Não perca a instalação na lateral do prédio "How long is now". Atualização 2021 - no terreno da Tacheles e adjacências estão construindo um complexo de apartamentos, escritórios e lojas (link em alemão com fotos) e apesar de ser bom dar uma melhor utilização para um terreno subutilizado, dá para perceber que o prédio histórico não foi devidamente preservado e muito (ou tudo) da cultura alternativa no local se perdeu para virar mais um centro de compras/prédios genéricos previsto para abrir em 2023 :(.
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Nova Sinagoga/Neue Synagoge
Na abertura em 1866 era a maior sinagoga em Berlim. Foi salva da destruição na Noite dos Cristais em 1938, mas não escapou de bombardeios em 1943. As ruínas foram demolidas nos anos 50, mas foi parcialmente reconstruída mais tarde como um centro da cultura judaica. Clique no nome acima para o site oficial, com horários e preços atualizados. É possível visitar a cúpula entre abril e setembro (eu fui em novembro).
Foto de Andreas Praefcke (CC BY-SA 3.0) |
Entre a sinagoga e prédio do correio abriu uma lojinha fofa com itens relacionados à franquia Harry Potter - veja no vídeo abaixo:
* indicates required
O que ver/fazer nos arredores
O Hackerscher Markt é uma praça na estação de mesmo nome. Existem dezenas de lojas, cafés e restaurantes (mas todos meio carinhos) nas redondezas então sempre é uma boa opção para passear. Na praça acontecem 2 feiras às 5as e sábados. Já o Hackersche Höfe ali pertinho (entre as ruas Rosenthalerstraße e Sophienstraße), é um complexo de vários prédios e pátios interligados e ali encontram-se lojas, restaurantes, cafés, galerias, escritórios, apartamentos, etc. Projetado em estilo art noveau, é da virada do século XX. Fiz um post com as principais feirinhas e mercados de Berlim.
Hackersche Höfe |
Hackersche Höfe |
A região é cheia de galerias de arte , lojinhas interessantes, livrarias, etc. Também é uma região muito boa para observar street art, como já falei no post sobre isso aqui no blog - um dos principais locais é a Haus Schwarzenberg (fotos abaixo).- uma sequência de pátios tomados por street art, onde ficam também cinema alternativo, bar, museus etc. Fiz um walking tour sobre street art também nos bairros de Friedrichshain, Kreuzberg e Schöneberg, outras regiões que são destaque nesse tema.
Ali perto fica também a famosa Ilha dos Museus. Clique no link para ler sobre a ilha, o Pergamonmuseum, o Altes Museum, o Neued Museum, o Bode Museum e a Alte Nationalgalerie. E no Monbijou Park à beira do Rio Spree dá para relaxar e tirar fotos diferentes de alguns dos museus.
Ilha dos Museus vista do Monbijou Park (o nome do parque vem de um antigo palácio que existia aqui, já destruído) |
Procurando dicas de onde se hospedar em Berlim? Fiz uma seleção
aqui com os hotéis
mais estilosos da cidade, outra com bons
hotéis e hostels econômicos (testados por mim em 2019) e mais uma com hotéis com
vistas panorâmicas!
Ao norte da área, dentro da estação de SBahn Nordbahnhof existe uma pequena exposição grátis sobre as estações fantasmas durante a época em que Berlim ficou dividida em oriental e ocidental. O Museum für Naturkunde também é uma atração interessante (vejam o vídeo abaixo do Canal Alemanizando).
Outro local na região que queria muito ir, mas só consegui na 2a vez na cidade é o Anne Frank Zentrum.
Não muito longe dali, ficam o Tränenpalast, os teatros da Friedrichstraße (onde aliás, vi o maravilhoso Let it be!) e também a Berliner Dom e o DDR Museum.
Veja uma super lista com as top 15 coisas para ver e fazer em Berlim e aqui 10 museus e exibições menos conhecidos na capital alemã,
mas que também são interessantes!
Onde comer e beber na Oranienburger Straße/Hackescher Markt
No mapa acima e no post sobre onde comer barato Berlim tem diversas opções na região, mas destaco as 2 abaixo: RisOtto (várias opções por menos de 10 euros) e Due Fratelli (massas e pizzas entre 5 e 7 euros!).
Contei sobre o Revolver Burger neste post aqui. |
Não tenho fotos, mas o pessoal da did Berlim costumava sair ali na região e os restaurantes/bares que mais frequentávamos eram o Mirchi (teoricamente com comida típica de Singapura) e o Amrit (asiático, mas mais indiano), pois nos 2 lugares os drinks eram bons e baratos - 4,90/5,90 euros cada!
Veja outras dicas de onde comer em Berlim!
Onde ficar em Berlim - região da Oranienbuger Straße/Hackescher Markt
No post com dicas de hospedagem econômica em Berlim, já tinha dado diversas dicas de hospedagem nessa região, porque realmente acredito que é uma ÓTIMA região para hospedagem! Estive em Berlim pela 2a vez em 2019 e fiquei no The Circus Hostel na praça Rosenthaler Platz (clique para post detalhado) super próxima da região deste post e super recomendo!
Há tempos já estou de olho nos econômicos Easyhotel Hackescher Markt, no Ibis Styles Mitte, no The Circus Hostel ou The Circus Hotel. Além deles, no Gorki Apartments, Generator Berlin Mitte, no Meininger Berlin Mitte e nos menos econômicos Hotel Mani, ARCOTEL Velvet ou Hotel 38.
Mais próximo do Hackerscher Markt e um pouco mais caros, gostei do Frederics Serviced Apartments Style (apartamento), Monbijou Hotel, Hotel Zoe, Hotel Hackescher Markt, CALMA Berlin Mitte ou dos apartamentos Adina Apartment Berlin e Appartement Hackescher Markt. Todas as indicações acima têm notas muito boas no Booking e no Tripadvisor. Este post contém links para programas de afiliados.
Adorei conhecer mais essa região de Berlim com você, só fui uma vez e honestamente não lembro bem da Oranienburger Straße... Menina, e como vai o seu alemão? Uma amiga está morando lá e estudando há alguns anos e ainda se sente insegura... eta lingua difícil!
ResponderExcluirEnferrujado kkkkk usei um pouco em 2019 (alguns tours guiados em alemão, li bastante coisa inclusive comprei vários livros q continuo lendo - ritmo muuito mais devagar rs), mas preciso praticar mto mais!
ExcluirAdorei seu post Fernanda. Berlim ficou para uma nova visita a Alemanha, mas quero muito visitar esses locais.
ResponderExcluirAh, pode ir pra Berlim que não vai se arrepender!
ExcluirNada como viver em um local para descobrir uns cantinhos que só os locais conhecem e curtem. Tenho procurado cada vez mais dicas como essa e me ajudaram bastante.
ResponderExcluirpois eh... por isso tb q tento ficar cada vez mais em cada destino!
Excluir