ATUALIZADO EM 21/11/2022
A famosa praça Potsdamer Platz está bem no centro da capital alemã e você vai acabar passando por lá na sua visita por Berlim, já que está bem pertinho do Portão de Brandemburgo, Memorial do Holocausto, Tiergarten e Avenida Unter den Linden e também não está longe do Checkpoint Charlie. Como ela foi totalmente destruída e reconstruída, hoje é toda moderna e muito turista não dá atenção a ela, mas foi um dos meus lugares preferidos em Berlim durante o meu intercâmbio. Tem muita coisa para fazer na praça e arredores (inclusive diversas opções sem gastar nada) e conto tudo que vi neste post!
vista aérea da praça - foto: wikipedia |
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Nesta praça foi instalado o primeiro farol/sinal/sinaleiro da Europa nos anos 20! Hoje, a região está cheia de prédios super modernos, sedes de bancos e empresas, mas a visita aqui não tem sentido se você não souber da história! O pessoal do Agenda Berlim tem dois posts imperdíveis sobre a história da praça, que provavelmente foi a mais turbulenta de Berlim! Leiam o post 1 e o post 2. Tem mercado de Natal muito legal (o primeiro que abre na cidade), muita gente passando aqui a qualquer hora do dia e diversas atrações.
Bundesarchiv, Bild 102-00843 /CC-BY-SA-3.0 |
Sinal nos dias de hoje (réplica), placa de sinalização do metrô danificada na guerra e sinalização dentro da estação de metrô |
Um dos melhores mercados de Natal! |
Sony Center iluminado na época do mercado de Natal! |
O legendário show "The Wall" do Roger Waters (Pink Floyd) aconteceu entre a Potsdamer Platz e o Portão de Brandemburgo (veja vídeo aqui), em comemoração à queda do muro. Nos anos 90, era conhecida como "o maior canteiro de obras da Europa". Veja fotos da reconstrução da praça aqui. Site sobre a história da Potsdamer Platz. Mas o que ver/fazer na Potsdamer Platz?
Procurando dicas de onde se hospedar em Berlim? Fiz uma seleção aqui com os hotéis mais estilosos da cidade, outra com bons hotéis e hostels econômicos (testados por mim em 2019) e mais uma com hotéis com vistas panorâmicas!
Sony Center
Complexo que fica na Potsdamer Platz, com muitas lojas, restaurantes, cinema, escritórios e até apartamentos! O teto é provavelmente o que chama mais a atenção, mas a arquitetura toda é impressionante! Com certeza o teto mais fotografado de Berlim! Conservaram algumas paredes de um antigo hotel (Grand Hotel Esplanade) - destruído na guerra, construindo o complexo em cima e por volta delas. Em novembro de 2014, a pré-estréia do documentário "Die Mannschaft" (sobre a seleção alemã na Copa 2014 no Brasil) aconteceu ali e eu estava presente, tietando os jogadores!!! hehehe Aliás, as estréias de filme na Alemanha acontecem aqui na maioria das vezes. E no cinema do complexo, passam filmes com o áudio original em inglês + legenda em alemão, então é um dos poucos lugares que estrangeiros conseguem assistir algum filme - a maioria é dublada em alemão! Como a estrutura tem muito vidro e metal, a temperatura lá é sempre menor do que na rua. Está passando por uma reformulação iniciada no final de 2022 (veja mais detalhes abaixo).
Boulevard der Stars
Nunca tinha ouvido falar que existia uma mini "calçada da fama" em Berlim até dar de cara com ela sem querer! Não achei informações em outros idiomas, mas na página da Wikipedia em alemão tem pelo menos uma lista das estrelas, que dá para todo mundo entender! Fica na Potsdamer Straße, entre o Sony Center (e o prédio da DB) e o prédio do Panorama Punkt, descobri sem querer atravessando a rua!
Pedaços do muro de Berlim
Em uma cidade que preserva a sua história, por mais triste que seja, é claro que achamos pedaços do muro em vários locais. Além dos mais batidos East Side Gallery, Topografia do Terror e o memorial da Bernauer Straße, tem algumas partes ali da Potsdamer Platz e em muitos outros lugares (post em breve) ao ar livre! (e claro, tem alguns em museus também).
O com pinturas azuis fica na Leipziger Platz ali do lado e as outras fotos são da Potsdamer Platz mesmo |
Para controlar a fronteira entre as Berlins oriental e ocidental além do muro de Berlim propriamente dito, foi construído todo um sistema de vigilância, que inclui diversas torres de vigia. Uma delas sobreviveu intacta a todo a bagunça de derrubada do muro e reconstrução da cidade e fica hoje em uma pacata rua nas proximidades da Potsdamer Platz. Ela não é muito alta então a vista não é espetacular, mas ela é bem apertada e quente (em um dia de solão como o dia que eu fui) então podemos ter uma ideia de como era ficar vigiando os cidadãos da Berlim socialista ali de cima.
A visita é bem rápida e a torre era mantida por um cidadão comum que decidiu restaurar, proteger e abrir a torre para turistas e não pelo governo (como a maioria dos memoriais em Berlim e na Alemanha). Esse mesmo cidadão depois foi responsável pela criação do mais novo museu sobre o muro de Berlim, também na mesma região - veja mais abaixo. Custa 3,50 euros. Está em perigo de ser demolida por conta de construções ao seu redor (2021) :(!
Tomem cuidado com essa escadinha! rs eu quase escorreguei de rasteirinha. |
Alguns jeitos divertidos de conhecer Berlim: tour de segway, Trabi Safari (você pode dirigir um trabant, o carro símbolo da Alemanha Oriental) e os tours da Berliner Unterwelten sobre os subterrâneos de Berlim!
Leipziger Platz
Spy Museum
museu relativamente novo sobre espionagem. É bastante interativo e vi muitos adolescentes curtindo demais o local, mas é necessário entender inglês ou alemão. Berlim era a capital da Alemanha Oriental e da Alemanha Ocidental em plena Guerra Fria e portanto se tornou um dos pontos principais de espionagem e meca de espiões. Na visita ao museu, aprendemos sobre métodos e aparelhos usados para espionagem, sobre espiões famosos, sobre como os aparelhos eram disfarçados, técnicas de criptografia e até sobre filmes que falam de espionagem. Veja no filminho abaixo no Instagram eu aprendendo a utilizar código Morse!
Tem bastante coisa para ler e ouvir e até atividades para participar então para aproveitar, tem que saber inglês ou alemão |
Alguns aparelhos e acessórios usados em espionagem |
A ponte do filme "Ponte dos espiões", alguns filmes famosos de espionagem e laboratórios para testar alguns truques de espião! |
Vejam um pouquinho mais deste museu no vídeo abaixo do Canal Alemanizando:
A atração tem desconto com o Berlin Welcome Card e dá para ficar boas horas ali. Compre aqui o ticket para o Museu da Espionagem em Berlim!
Veja uma super lista com as top 15 coisas para ver e fazer em Berlim e aqui 10 museus e exibições menos conhecidos na capital alemã, mas que também são interessantes!
Dalí - The Exhibition
Imperdível para quem é fã, mas sinceramente eu esperava mais... Foca mais nos desenhos de Dalí e não nos quadros (que são os trabalhos mais famosos dele). Não é permitido tirar fotos e o ingresso é carinho, mas tem desconto com o Berlin Welcome Card.
Panorama Punkt
No topo de um dos prédios da praça existe uma plataforma de observação e é bem legal subir ali! A vista só não é perfeita porque não é 360 graus! Tem desconto com o Berlin Welcome Card. Ainda terá um post no blog com mais detalhes sobre essa atração!
Lego Discovery Center
Ótimo programa para fãs de Lego, para crianças em geral e para o inverno! A Francine contou como o filho dela adorou o local no blog Viagens que Sonhamos e recomenda 3h para a visita. Tem desconto com o Berlin Welcome Card.
Museum für Film und Fernseh
O "Museu do Cinema e da Televisão" não é nem um pouco famoso entre os turistas, mas foi na lojinha deles ali no Sony Center que encontrei os livros mais legais sobre Berlim! Acabei não visitando. Tem desconto também com o Welcome Card! Depois que vi o vídeo abaixo, vou de qualquer jeito na minha próxima viagem pra lá!
Potsdamer Platz Arkaden
Em 2020, o shopping foi demolido para dar lugar a um novo conceito. Serão 6 áreas temáticas (comida, tecnologia, esporte, fashion, lifestyle e entretenimento), com lojas mais focadas em experiências.
Na esquerda, o Arkaden em 2014 (em 2019 estava a mesma coisa) e na direita, o Mall of Berlin (que é o único shopping como conhecemos na região central de Berlim |
Die Mauer - The Wall
Como se já não bastassem os outros 847374 museus e memoriais relacionados com o muro de Berlim, temos mais uma novidade na cidade com o mesmo tema. Em plena Leipziger Platz (ao lado da Potsdamer Platz), está mais nova exposição (paga) sobre o muro de Berlim. Ainda não conheço pois abriu somente em 2020, mas pode ser uma boa opção para quem tem pouquíssimo tempo na cidade e não vai sair da região mais central. O museu foi organizado pelos responsáveis pelo restauro e cuidado da DDR Wachturm, torre de vigia da Alemanha Oriental que fica ali perto e está correndo perigo de demolição (se não me engano é a única torre ainda de pé e que podemos entrar!). Entre os museus e exposições sobre o muro de Berlim que já visitei e recomendo destaco os posts abaixo:
4 atrações grátis relacionadas ao muro de Berlim - Tränenpalast, Mauerpark, exposição sobre as estações fantasmas na Nordbahnhof e Memorial da Bernauer Strasse
Museus e exposições menos conhecidos - Asisi Panorama The Wall, The Wall Museum, Deutsches Spionagemuseum, Torre de Vigia da DDR, Black Box Kalter Krieg e Trabi Museum
Museus e exposições menos conhecidos - Asisi Panorama The Wall, The Wall Museum, Deutsches Spionagemuseum, Torre de Vigia da DDR, Black Box Kalter Krieg e Trabi Museum
Winterfeldtplatz/ Nollendorfplatz
A Winterfeldplatz é uma praça um pouco ao sul da Potsdamer Platz, com um mercadinho de 4a e sábado. A Nollendorfplatz ali perto é conhecida pela cena GLS.
Gleisdreiecke Park
Ruínas da Anhalter Bahnhof
Ali pertinho fica a estação Anhalter, que foi atingida na guerra e muito danificada. Posteriormente, a maior parte dela foi posta abaixo e restou somente um pedacinho. Era uma importante estação de ligação com outras cidades e hoje é somente uma estação do SBahn (subterrânea). Fica na Askanischre Platz.
Kulturforum
Não exatamente na Potsdamer Platz, mas bem pertinho fica o Kulturforum - complexo de museus, que abrigava as principais coleções da Berlim Ocidental na época da Alemanha dividida. São eles: Neue Nationalgalerie (fechado para reforma), o mais famoso deles Gemäldegalerie, Kunstgewerbemuseum (Museu de Artes Decorativas), Kupferstichkabinett, Musikinstrumenten Museum, Kunstbibliothek, Staatsbibliothek e a Philharmonie (filarmônica onde acontecem concertos grátis de 3a feira na hora do almoço!). Acabei não visitando nenhum por falta de tempo, mas todos têm descontos no Welcome Card e estão incluídos no Museum Pass. Leia mais sobre a Gemäldegalerie no blog Turomaquia.
Eventos diversos na Potsdamer Platz
Assim como a estréia do filme que comentei lá no item "Sony Center", acontecem muitos outros eventos regularmente na Potsdamer Platz, por exemplo o Festival de Cinema de Berlim - Berlinale e em 2014, aqui também aconteceu parte das comemorações dos 25 anos da queda do Muro de Berlim (aliás, foi exatamente onde eu estava quando soltaram os balões!). Quando for viajar, confira a programação de eventos de Berlim porque sempre tem algo rolando por ali.
Essa é a foto menos pior do Podolski!!! |
Onde comer na Potsdamer Platz
Óbvio que existem várias opções na região, mas tem mais escritórios e menos comércio/restaurantes do que eu imaginava antes. Lembre-se que as opções nos shoppings não são muitas, mas na praça mesmo tem os ótimos COA e Vapiano, que já contei aqui no blog.
Mapa da Potsdamer Platz e região em Berlim
Marquei no mapa abaixo todas as atrações citadas neste post. As atrações estão em roxo ou azul e eu acho as de roxo mais legais. Os restaurantes e shoppings estão em amarelo e em vermelho, a feira de Natal incrível. Para a direita do mapa já está a região do Checkpoint Charlie, que detalhei em outro post (clique para ler).
Onde ficar na Potsdamer Platz
A região é servida principalmente pela estação Potsdamer Platz, onde passa o UBahn (U2) e Sbahn (S1, S2, S25 e alguns trens regionais), mas para trocar de um para o outro, tem que andar bastantinho. Não é mega central para turismo, mas não é fora de mão também não. A região também é bem servida de ônibus.
É bem difícil achar algum hotel em conta na região da Potsdamer Platz - a grande maioria das opções são hotéis mais caros. Entre eles, destaco os seguintes: The Mandala, The Ritz Carlton, Marriott am Potsdamer Platz e Grand Hyatt. O único com preço bom é o Motel One, na Leipziger Platz. Já o Maritim Berlin tem preços mais razoáveis, mas fica mais longe do metrô (na região do Kulturforum). Um pouco para o sul, tem o Scandic Berlin Potsdamer Platz perto da estação U Mendelssohn-Bartholdy-Park com preços melhores também.
Mais para o sul e próximo da estação Anhalter de SBahn, encontramos o Mövenpick, Novotel Suites, Ibis Potsdamer Platz, Ibis Budget Potsdamer Platz, Relaxa Hotel Stuttgarter Hof e um pouco mais barato, o hostel Three Little Pigs.
Este post contém links para afiliados.
Berlim sempre surpreendendo nos teus posts detalhados! Adoro!
ResponderExcluirE tem a rede Vapiano lá também?! Super quebra-galho, não tem erro! ;)
Não tem erro mesmo! Esse é um dos restaurantes da rede na cidade!
ExcluirFer, adorei o post e vou esperar pelo com outras dicas de onde ver mais partes do muro de Berlim!
ResponderExcluirPreciso mesmo fazer esse post logo!
Excluiré simplesmente um dos meus lugares favoritos na capital alemã, e em dias claros como este que você fotografou, a paisagem urbana fica gloriosa. Saudade
ResponderExcluirForam vários dias diferentes, mas todos bonitos mesmo!
ExcluirA Potsdamer Platz é tudo de bom, hein? Nem acreditei quando vi que aquela girafa da Legoland ainda está por lá! Tirei foto debaixo dela em 2008 rss
ResponderExcluirhahaha tá sim! Já vi que tem gente que não gosta - como??? rs
ExcluirGeeente quanta vista linda! E que mercado de Natal Fofoooo.<3
ResponderExcluirMuito amor na Potsdamer Platz!!!
Excluir