Esse post pertence a mais uma blogagem coletiva, desta vez com o tema #castelospelosmundo (procure por essa hashtag nas redes sociais)! A lista completa de participantes está no final do post.
Como eu sou A louca pelos castelos (e palácios e fortalezas em geral - veja aqui todos os posts sobre o tema no blog) então claro que estando em Milão, não ia deixar de visitar o Castelo Sforzesco!
No local do atual Castelo Sforzesco que conhecemos já existiu outro castelo, da família Visconti, mas ele foi demolido no século XV. Só então Francisco Sforzesco construiu o castelo que conhecemos, com uma série de pátios sendo o Cortille della Rocchetta o mais bonito deles projetado por Bramante e Filarete. O castelo abriga hoje diversos museus e exposições. Os quadros vão da Renascença ao século XVIII. A Cappella Ducale contém afrescos góticos de um artista desconhecido.
Segue abaixo uma ilustração onde é possível entender melhor o castelo, visto do alto.
Ilustração do DK Eyewitness Travel - adoro os guias Top 10 deles! |
Aqui no blog já tem mais de 50 posts sobre castelos , palácios e fortalezas pelo mundo - adoro o tema!
Leia aqui como foi comprar e usar um chip de celular local para internet na Itália
Chegando ao castelo - monumento a Garibaldi |
A torre de entrada maravilhosa (vista de frente e do lado de trás) - Torre del Filarete |
Leia aqui como foi comprar e usar um chip de celular local para internet na Itália
Construído em 1368 por Galeazzo Il Visconti como uma fortaleza, o castelo foi ampliado no século XIV por Gian Galeazzo e depois por Filippo Maria, que o transformou em uma magnífico palácio ducal. Em 1447, foi parcialmente demolido durante a República Ambrosiana, mas Francesco Sforza, que se tornou Duque de Milão em 1450, e seu filho Ludovico transformaram o castelo em uma das cortes mais maravilhosas da Itália renascentista. Daí que vem o nome do castelo.
Resquícios do antigo fosso de proteção do castelo |
Em cima do lado direito, o Pátio Ducal. Ali na frente tem uma cafeteria legal, onde paramos para um descanso. |
Sob o domínio espanhol e austríaco, o castelo entrou em declínio e foi salvo da demolição pelo arquiteto Luca Beltrami, que entre 1893 e 1904, o restaurou e o converteu em um importante centro de museus.
O Castelo Sforzesco foi atingido por uma bomba em 1943 e reestruturado após a Segunda Guerra Mundial. A fonte na sua entrada é dos anos 90 e a última restauração de pátios e salas aconteceu em 2005.
Essa parte das 2 últimas fotos é conhecida como Rochetta, a parte mais protegida do castelo |
Mapa da Milão antiga em um das fotos do topo |
Leia mais sobre o Castelo Sforzesco na wikipedia.
Museus Cívicos no Castelo Sforzesco, Milão
Desde 1896, o castelo abriga diversos museus cívicos como a Pinacoteca do Castelo Sforzesco (incluindo a escultura inacabada de Michelangelo - a Pietà Rondanini), o Museu da Pré-História, o Museu de Arte Antiga, o Museu Egípcio, o Museu do Móvel, a Coleção de Arte Aplicada, o Museu dos Instrumentos Musicais, a Coleção Achille Bertarelli, o Arquivo Fotográfico, a Coleção Vinciana, a Biblioteca de Arte do Castelo Sforzesco, a Livraria do Castelo, a Biblioteca Trivulziana e diversas mostras itinerantes. A sala mais conhecida é a Sala delle Asse de Leonardo da Vinci, que estava fechada para restauro quando visitei o castelo em maio de 2016 :(.
Na primeira foto, o monumento funerário de Barnabé Visconti e Beatrice. Alguns tetos abobadados ainda conservam um pouco das pinturas originais. |
Na esquerda, pintura do Palazzo Ducale em Veneza. Na direita, Agostino Busti, Tampo do monumento funerário de Gaston de Foix |
Pietà Rondanini |
A escultura acima foi comprada pela prefeitura de Milão em 1952 e está em uma sala exclusiva do Castelo Sforzesco. A última escultura de Michelangelo está incompleta, pois este faleceu em 1564 antes de terminá-la. Esta não foi a primeira vez que o artista explorou o tema Pietà (Maria segurando Jesus morto) em seus trabalhos. Juntamente com a pintura de Leonardo da Vinci, a Última Ceia, é considerada uma das grandes obras de Milão.
Veja aqui dicas de onde e o que comer em Milão! E aqui dicas do ver e fazer em Milão - tudo que eu fiz em um dia e mais dicas para quem tiver mais tempo!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
É mais do que obrigatório comprar seu ingresso com antecedência para visitar a Última Ceia em Milão! Leia aqui todas as dicas!
Informações Práticas
Localização: Piazza Castello
Como chegar: metrô Cairoli, Cadorna ou Lanza/ tram 1, 2, 4, 14, 19/ ônibus: 18, 37, 50, 61, 94
Horário de funcionamento: Castelo - todos os dias das 7h às 19h30. Museus - de 3a a domingo, das 9h às 17h30 (última entrada às 17h)
Preço: Entrar no castelo é grátis, mas paga-se 5,00 euros para todas os museus (descontos aplicáveis). Entrada gratuita de 3a após 14h ou de 4a a domingo 1h antes do fechamento.
Site: https://www.milanocastello.it/en
Mapa do castelo: https://www.milanocastello.it/en/content/castle-map
É possível fazer tours guiados pelo castelo - mais informações aqui.
Ainda está pesquisando onde ficar em Milão? Esse post vai te ajudar!
Parco Sempione e jardins do Castelo
O Parque Sempione é aquele parque grandão logo atrás do castelo, inclusive com um arco do triunfo (Arco da Paz). Já estávamos bem cansados de tanto andar naquele dia e ainda veríamos a Última Ceia mais tarde então desistimos de andar muito por ali. É o segundo maior parque de Milão (mas o mais famoso) e começou a ser construído em 1890.
Uma ideia bem legal e romântica é fazer um picnic nos jardins do Castelo - veja como é um picnic desses organizado pelo blog ItaliaAna. Se tiver interesse, entre em contato para realizar esse sonho!
Uma noite no magnífico Teatro alla Scala de Milão!
Uma noite no magnífico Teatro alla Scala de Milão!
Outros posts da Blogagem Coletiva
Viajonários - Inglaterra: 10 castelos para visitar a partir de Londres
Atravessar Fronteiras - Visitando o castelo de Malahide, na Irlanda
Mariana Viaja - Castelo de São Jorge em Lisboa: 10 séculos de história
Uma Viagem Diferente - Castel Sant´Angelo em Roma
Vem pro Parque - O Castelo mais colorido do Brasil: o Castelo das Nações, no Beto Carrero World Viajar correndo - Burg Eltz, um castelo medieval na Alemanha Asas Pra Que Te Quero - Escócia: conheça o mal-assombrado Castelo de Edimburgo Destinos por onde andei... - 8 Castelos pelo Mundo que Valem a Pena Conhecer! Cantinho de Ná - Castelo de Neuschwanstein - veja porque inspirou Walt Disney
Ligado em Viagem - Castelo de Ettlingen no Estado de Baden-Württemberg na Alemanha
Trilhas e Cantos - 10 castelos para conhecer na Europa
Viagens de Mãe - A Suíça e seus castelos
Turista FullTime - 20 castelos europeus que vão fazer você amar as aulas de História
Do RS para o Mundo - Cinco castelos franceses e um brasileiro
Vou pra Roma - Visite o Castelo Sant´Angelo em Roma grátis
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Milão tá na minha lista e, se tudo der certo, vou este ano ainda! Adorei o Castelo, principalmente por ter também museus e exposições (juntou tudo que eu gosto em um lugar só, e ainda com uma construção superbonita). Certamente vai entrar no meu roteiro.
ResponderExcluirOpa! Vai sim! Milão é linda!
ExcluirEu só conheço esse castelo por fora, depois do que li aqui fiquei com muita vontade de conhecê-lo por dentro! Quanta coisa importante abriga esse castelo! Parabéns pelo post!
ResponderExcluirObrigada! E pra entrar nos pátios é de graça - só paga para os museus (mas tem horários grátis!)!
ExcluirNão acredito que fui a Milão e perdi essa visita? Preciso voltar! Lindo castelo e o post está fantástico! Parabéns!
ResponderExcluirhahaha Odeio quando isso acontece comigo rs.
ExcluirJá estive em Milão, mas foi tão rápido que não visitei esse castelo... motivo para voltar! Bj
ResponderExcluirSim! Nunca faltam motivos pra voltar pra Itália!
ExcluirDeve ser demais poder fazer um picnic nesse castelo. Realmente cinematográfico!!!
ResponderExcluirNá? Fiquei babando nessa fotos do ItaliAna!
ExcluirFernanda, simplesmente amei este post! Que visão completa você passou desse castelo. Uma pena que a sala do Leonardo da Vinci estava fechada quando você foi... Achei muito interessante a ideia de museus cívicos... Eu iria amar visitar a parte do Egito :). E sobre o picnic é um excelente local para realizar. Imagina que vista linda para ser apreciada enquanto os alimentos que parecem ser deliciosos são degustados... Hummmm... Não posso falar em comida que já fico com fome, ha ha ha...
ResponderExcluirSuper parabéns pelo post!
Um super beijo,
Carolina
Obrigada! Pena mesmo! Eu tb adoro as partes egípcias de qualquer museu - vc vai adora então o Museu Egípcio de Turim!!!
ExcluirNão conhecia esse castelo, bem legal!! :)
ResponderExcluirAproveita que você não está tão longe assim! rs
ExcluirFernanda, que post legal! Adorei a ideia do piquenique... Pena que fui até Milão antes de ler este post... Abraço!
ResponderExcluirAgora tem que ir de novo então! rs
ExcluirEsse castelo é muito bacana, cheio de museus e muita história! Eu também adorei conhecê-lo! Pena que não tive essa ideia do piquenique, parece ótimo! :)
ResponderExcluirPois é, e eu quase que não entro pelo cansaço! Ainda bem que sentei para um café, recuperei as forças e entrei!
ExcluirNossa, adorei o Castelo, mas o piquenique no jardim é o MUST!!!!
ResponderExcluirhehehe fiquei tentada tb! Mas a Ana só teve essa ideia depois que eu fui!
ExcluirConheço esse lugar =)
ResponderExcluirLer seu texto me fez voltar no tempo e lembrar como foi minha visita ai.
Obrigado!
Que legal! Eu tb tive muitas boas recordações escrevendo o post!
ExcluirAdorei o posto, pois também sou fascinada por castelos. Achei bacana essa proposta de reunir diferentes museus dentro do castelo!!
ResponderExcluirTambém gosto! Espaço por ali é o que não falta né? rs E assim pelo menos ajuda a conservar o castelo tb!
ExcluirConheci este castelo no ano passado e adorei tudo que vi, desde os museus incríveis, o pátio interno e a arquitetura lindíssima. Um exemplo maravilhoso de Castelo pelo Mundo que merece ser conhecido. Lindo post!
ResponderExcluirNé? Imperdível!
ExcluirAi que saudade, quando fomos o céu estava assim nublado como nas suas fotos e a chuva ainda caiu em alguns momentos durante nossa visita. O Sforzesco é lindo e o jardim é demais.
ResponderExcluirAcabei nem explorando o jardim porque o cansaço já estava batendo rs. Mas o castelo é demais mesmo!
ExcluirFernanda Adorei! Estive em Milão mas só por um dia e não deu tempo de ver por dentro, só por fora já havia amado este Castelo, agora com seu Post, adoreiiii.. Preciso ir novamente e visitar!
ResponderExcluirbjs
Ana
Obrigada! Agora precisa voltar então! bjs
Excluir