Quando se fala de arquitetura modernista, Barcelona vem logo à mente com as construções de Gaudì e outros mestres deste estilo, mas eu achei bastante influência também em Valência. Falando a verdade, os prédios do Gaudì nem foram os meus preferidos na capital da Catalunha. Os prédios modernistas que mais gostei são de Lluís Domenech i Montaner e já mostrei aqui no blog: o Hospital de la Santa Creu i Sant Pau e o Palau de la Musica Catalana! Mas o post de hoje são sobre as belezas arquitetônicas deste estilo em Valência, cidade encantadora um pouco mais de 3h de trem ao sul de Barcelona (aliás, um dos lugares que mais quero voltar!).
O modernismo se desenvolveu no final do século XIX e início do século XX e utilizava muito ferro, vidro e cerâmica como elementos decorativos, assim como motivos naturais (flores e plantas). As 3 atrações acima são os principais representantes desta época na cidade de Valência, mas existem diversos outros prédios que estarão marcados em um mapa ao final do post.
Mercat Central - Mercado Central
Uma das principais atrações da cidade, o mercado foi construído entre 1910 e 1928 e impressiona com sua cúpula de 30m de altura. Escrevi sobre o mercado com mais detalhes neste post sobre os mercados de Valência, inclusive os horários de funcionamento. Os arquitetos foram Soler i March e Guardia Vidal.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Mercado de Colón
Construído em 1914 como mercado e reformado nos anos 2000 para abrigar restaurantes, bares e afins, também escrevi mais sobre ele neste post sobre os mercados da cidade, inclusive com horários de funcionamento. Obra do arquiteto Francisco Mora Berenguer.
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Estació del Nord
Inaugurada em 1917, você já chega na cidade de queixo caído (se chegar com os trens "normais" porque os trens rápidos param na estação Joaquín Sorolla)! A estação que se iniciou em 1906 é cheia de peças de cerâmica, mosaicos e azulejos com motivos da "horta valenciana", com destaque para as laranjas, as rosas e o azahar. O arquiteto foi Demetrio Ribes.
* indicates required
Valencia é uma das cidades mais gastronômicas da Espanha, com muitas comidas e bebidas típicas! Saiba quais são e onde experimentá-las neste post! E tem tour de tapas por Valência também!
Casa Punt de Ganxo
A obra de 1906 de Manuel Peres Ferrando foi construída sobre a antiga Capela de San Valero nas proximidades da Catedral de Valencia e da Basílica da Nossa Senhora dos Desamparados. A fachada se destaca pelos esgrafiados florais e pelas varandas diferentes.
Leia aqui como foi usar o chip da Easysim4u para internet em Barcelona e Valência!
Veja abaixo esse tour fantástico que você pode fazer em Valência!
Mapa do modernismo em Valencia
No mapa abaixo, marquei os 3 destaques com uma estrela roxa e todos os outros edifícios e casas com o símbolo da máquina fotográfica. Tem muita coisa que eu não detalhei acima ou porque praticamente não se acha nenhuma informação na internet ou porque não passei em frente para tirar fotos - alguns deles inclusive eu só fiquei sabendo da existência depois de ter voltado para casa, pesquisando para escrever os posts. Se clicar em alguns deles, tem links de um blog em espanhol explicando sobre a construção, mas não são todos - clicando no quadrado em cima do mapa à esquerda, eles aparecem mais ou menos na minha ordem de preferência.
Fontes para este post: Love Valencia, Um brasileiro na Espanha, arquivo em pdf do Turismo de Valencia e Modernisme a Valencia. Quem quiser mais fotos sobre o assunto, aconselho a acompanhar esta pasta no pinterest
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Valência é demais, uma cidade que não deve ficar de fora da lista. O modernismo valenciano é super interessante
ResponderExcluirNossa, não deve mesmo!
ExcluirA arquitetura modernista é fantástica e dá ainda mais vontade de conhecer Valencia por esse olhar.
ResponderExcluirEu adoro tb!
ExcluirAinda não conheço a Espanha mas morro de vontade justamente pela sua arquitetura modernista que amo. Pensava mesmo em Barcelona mas adorei saber que em Valência os traços modernistas são marcantes. Que espetáculo o mercado central com essa cúpula. Obrigada por compartilhar. Me fez viajar de casa e deu ainda mais vontade de conhecer pessoalmente.
ResponderExcluirLegal, não perca Valência de jeito nenhum então!
ExcluirRealmente Valência é uma cidade encantadora que mistura muito bem o moderno com o antigo. Passei apenas um dia numa parada do Cruzeiro que fiz, mas quero muito voltar e ficar alguns dias p curtir com calma. Anotei todas as dicas.
ResponderExcluirAi, meus tios tb conheceram Valencia em uma parada de navio assim. Eu fiquei 3 noites e achei pouco ainda!
ExcluirAdorei estas dicas de pontos turísticos modernistas em Valencia. Mas confesso que o mais amei foi o Mercado Publico, sou apaixonada por mercados. Visito todos quando viajo. Agora fiquei doida pra conhecer este de Valencia!
ResponderExcluirah mas esse mercado é INCRÍVEL mesmo!!! Vale a pena demais ir pra Valencia!
Excluir