Blumenau foi oficialmente declarada Capital Nacional da Cerveja em 2017 e no post de hoje, falo sobre cervejarias e pub em Blumenau, onde comprar cerveja, onde aprender sobre a arte cervejeira e a mega Oktoberfest brasileira!
Veja aqui o nosso roteiro de 3 dias em Blumenau e Pomerode - SC!
Blumenau - Capital Nacional da Cerveja
Como disse lá em cima, o governo brasileiro realmente declarou Blumenau como a capital brasileira da cerveja e claro que isso não foi sem motivos. São inúmeras cervejarias na cidade, das mais artesanais às mais tecnológicas, uma "faculdade" da cerveja, um museu sobre o assunto e claro, a Oktoberfest (maior versão brasileira e uma das mais conhecidas pelo mundo todo da festa tradicional de Munique, Alemanha). Por conta de tudo isso, a região também é conhecida como o Vale da Cerveja. Durante o encontro de blogueiros em Blumenau, conhecemos algumas dessas atrações (e muitas outras coisas além da cerveja também) e vou contar tudo nesse post!
Clique nos nomes das atrações abaixo para acessar os sites oficiais e ter informações de preços, endereço, horários de funcionamento e etc. No final do post, tem um mapinha, é claro!
Museu da Cerveja
No centro da cidade e em frente do ótimo restaurante Thapyoca, fica um museu com tema inusitado, mas se tratando de Blumenau, faz todo o sentido - o Museu da Cerveja! O local não é grande, mas exibe um vídeo obviamente sobre cerveja e a tradição na região, além de maquinário antigo de produção de cerveja (que se iniciou na região por volta de 1860), rótulos, cartazes, canecas e propagandas antigas da Oktoberfest de Blumenau (que em 2018 acontecerá de 3 a 21/outubro - 35a edição). Lá é possível aprender sobre a história da bebida (já são 6 mil anos de história) e as etapas de fabricação.
Adega Blumenau
Na primeira noite do grupo em Blumenau, fomos degustar cervejas (e fazer um brinde ao encontro, é claro) na Adega Blumenau, uma loja de bebidas bem completa (cerveja e muito além de cerveja). Eles também vendem um pão de cerveja maravilhoso que até trouxe para casa! Lugar ideal para você fazer as suas compras cervejísticas se tiver esquecido de comprar alguma coisa nas cervejarias (ou quiser comprar de alguma que não conseguiu experimentar!).
Procurando dicas sobre onde ficar em Blumenau? Fiquei em 2 hotéis por lá: Ibis Blumenau e Himmelblau Palace Hotel, os 2 muito bem localizados!
Cervejaria Blumenau
A primeira cervejaria que visitamos foi também a maior daquele fim de semana. Eu já fiz uma dúzia de tour de cervejarias recentemente e não consigo de jeito nenhum aprender/decorar o processo de fabricação, mas foi tudo bem explicadinho durante o tour. Apesar dessa estrutura de fábrica mesmo que podemos ver nas fotos abaixo, a cerveja é considerada também cerveja artesanal e a fábrica possui uma capacidade de 100 mil litros de cerveja por mês. Pudemos ter também uma noção do tanto que a indústria cervejeira tem influenciado e fomentado a economia em Blumenau e região. Não parece, mas na verdade a Cervejaria Blumenau é bem nova - não tem nem 2 anos de vida e já ganhou até prêmio pela qualidade da cerveja produzida. Claro que rolou degustação no final! A loja vende itens fofinhos (e muita cerveja).
Outras cervejarias que já visitei pelo mundo: Heineken em Amsterdã, Baden Baden, em Campos do Jordão, Bier Hoff, em Curitiba e Cervejaria Backer, em Belo Horizonte!
Cervejaria Container
Saímos de Blumenau/Alemanha e fomos transportados diretamente para Londres/Inglaterra!!! A Cervejaria Container produz cervejas em estilo inglês, mas eu não esperava entrar ali e me sentir de volta a Londres, em uma perfeita réplica de pub inglês! É possível fazer um tour da fábrica também (menor do que a Blumenau), mas como estávamos atrasados na programação, ficamos só na degustação e explicações sobre a marca. Ah, as paredes da fábrica são decoradas com o símbolo do metrô de Londres de diferentes estações - #muitoamor!
Aliás, foi uma aula de branding e marketing que um dos sócios da empresa nos deu, isso sim! E foi justamente isso que me encantou no local - as inspirações para criar a cervejaria, o pub, os nomes das cervejas, o espaço em si que lembra muito um pub inglês legítimo, a lojinha com uma icônica cabine telefônica vermelha (!), a trilha sonora caprichada etc. Quando voltar para Blumenau, certeza que vou curtir uma das noites na Container! Eu não entendo nada de cerveja, mas a chamada Joke (do tipo Pilsen) foi a preferida de muita gente do grupo entre todas as que experimentamos no encontro!
Vale do Lúpulo Brew Shop
Ainda na mesma tarde, continuamos a maratona das cervejarias na mais caseira delas, a Vale do Lúpulo Brew Shop. O local é uma super loja de insumos para produzir cerveja como mostram as fotos. Degustamos cervejas produzidas por eles mesmos, mas qualquer pessoa pode pagar uma taxa e utilizar a cozinha do local para fazer sua própria cerveja. Eles disponibilizam uma geladeira coletiva onde você pode deixar algumas de suas garrafas para serem saboreadas por todos que visitam (e experimentar cervejas de outros micro produtores). Aqui vimos alguns detalhes em um processo mais caseiro do que nos outros 2 locais do dia. Eles também oferecem cursos sobre o tema. Tem vídeo da Carol do Viajar Correndo!
Foi super interessante porque no final do dia tivemos experiências em cervejarias completamente diferentes!
Veja aqui todas as atrações de Blumenau, aqui um roteiro de uma manhã pelo centro da cidade e aqui um roteiro para conhecer Pomerode!
Parque Vila Germânica - recinto da Oktoberfest
Não tem como falar de cerveja e de Blumenau sem citar a Oktoberfest! A 2a maior festa alemã do mundo (só perde de tamanho para a Oktoberfest original!), é a principal associação quando se fala de Blumenau pelo Brasil afora. Quem quiser conhecer, se prepare! A 35a edição acontecerá de 3 a 21/outubro/2018. Para dicas sobre visitar Blumenau durante esse evento, vejam o blo De mochila e Caneca.
Durante o restante do ano, diversos outros festivais acontecem no Parque Vila Germânica (cervejeiros ou não), como por exemplo a Sommerfest (mini Oktoberfest de verão), Magia de Natal (que a Márcia mostrou no Casa de Doda) e o Festival Sabores de Santa Catarina que pudemos prestigiar durante o encontro (contei mais aqui).
O local com diversos pavilhões para comportar um mundo de gente durante os festivais conta com muitos restaurantes e lojinhas abertos o ano todo e só pelas réplicas das casas enxaimel fofas alemãs, já vale demais a visita! Veja no blog Mapa na Mão as dicas da Esther sobre o local.
Outras atrações cervejeiras em Blumenau e região
Achou que acabou? Que nada! Deve ser fisicamente impossível visitar todas as atrações cervejeiras de Blumenau hehehe! O casal do Vamos por Aí ainda conheceu a Escola Superior da Cerveja e Malte e fez um mini curso de degustação de cerveja após o encontro e algumas pessoas foram conhecer o Bar e fábrica da Cerveja Eisenbahn logo na primeira tarde, antes até da programação oficial começar! Confiram os posts nos links anteriores.
Em 2016, foi lançada a rota turística Vale da Cerveja para facilitar o turismo cervejeiro na área. São diversos roteiros adaptáveis, comercializados por agências receptivas. Em dez/2017, conta com 13 cervejarias artesanais nos roteiros (algumas das que falei acima e muitas outras).
O Festival Brasileiro da Cerveja terá a sua 10a edição em março/2018 em Blumenau. Segundo o site de turismo de Santa Catarina, o festival "cresce a cada ano e se consolida como o maior do ramo no país. É a reunião das principais cervejarias do país, dos melhores sabores, aromas e harmonizações. Cervejeiros, especialistas e consumidores degustam mais de 700 rótulos e aproveitam uma rica programação artística e cultural, palestras e ótima gastronomia." A Márcia contou no blog Casa de Doda como foi a 9a edição (2017).
Mapa da Cerveja em Blumenau
Ufa! Todos os lugares marcados no mapa abaixo:
Depois desse post, quero ver todo mundo parando de tomar cerveja ruim e indo pra Blumenau tomar um montão de cerveja artesanal!
I Blogando no Vale Europeu
Acompanhem nas redes sociais com a #BlogandonoValeEuropeu!
Organização: blog Casa de Doda
Blogs Participantes: Retrip, Viajante Solo, Tá na minha rota, Roteiros & Dicas, Rota Terrestre, Mapa na Mão, ITALIAna, Meu Destino, Relatos de Viagem, Destinos por onde andei, Entre Polos, Viajar Correndo e Vamos por aí
Apoio Institucional: Convention Bureau Blumenau, Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau, Vila Germânica, Prefeitura Municipal de Pomerode
Apoio: Plaza Hotel Blumenau, Himmelblau Palace Hotel, Hotel10 Blumenau, Slaviero Hotéis, Hotel Glória, Hotel Ibis Blumenau e Hotel Steinhausen
Parceiros: Effort Digital, Restaurante Thapyoca, SealBag, Executivo Transportes, FeelClean, Museu Hering, Cerveja Blumenau, Restaurante Pertutti, Cervejaria Container, NeoPrint Gráfica Digital, Adega Blumenau, Mortadella Ristorante & Pizzeria, Vale do Lúpulo Brew Shop, Cupcakes in box, RDK Turismo, Blog a Vida é Uma Corrida, Mulheres Que Correm
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, pesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Que post bacaba, Fer! Muito bem detalhado e cheio de imagens muito legais! Obrigada por ter vindo, ter gostado e por divulgar esse destino que eu, particularmente, gosto demais !!!! ;) Beijos
ResponderExcluirObrigada vc Marcia por ter organizado tudo isso pra galera! bjao
ExcluirSó aqui pensando porque ainda não tinha considerado fazer uma viagem pra Blumenau!!! rs
ResponderExcluirDicas pra cervejeiro nenhum botar defeito!
Shooow!
Abraço
hahahaha VAI SIM!!!! e dps conta coo foi!
Excluir