Este post faz parte da blogagem coletiva da RBBV para a Museum Week 2018. Veja a lista completa dos blogs participantes no final do post!
Muita gente não sabe, mas existem na verdade 2 museus da Ferrari na Itália! O maior e mais famoso deles em Maranello e um mais recente e menos conhecido em Modena. Na minha viagem de 20 e poucos dias pelo norte da Itália, a princípio eu não iria incluir nenhum dos 2 museus da Ferrari no meu roteiro porque não curto muito carros. No fim das contas, decidimos incluir os 2 por conta do aniversário do meu pai, que me acompanhou nessa viagem. Se diferente de mim você curtir carros e motores em geral, recomendo demais a visita - ele adorou!
Muita gente não sabe, mas existem na verdade 2 museus da Ferrari na Itália! O maior e mais famoso deles em Maranello e um mais recente e menos conhecido em Modena. Na minha viagem de 20 e poucos dias pelo norte da Itália, a princípio eu não iria incluir nenhum dos 2 museus da Ferrari no meu roteiro porque não curto muito carros. No fim das contas, decidimos incluir os 2 por conta do aniversário do meu pai, que me acompanhou nessa viagem. Se diferente de mim você curtir carros e motores em geral, recomendo demais a visita - ele adorou!
O famoso Museo Ferrari Maranello |
Modena e Maranello ficam pertinho de Bolonha e é super possível combinar todas elas na mesma viagem (e Parma, Ferrara, San Marino e muito mais!), mas vou fazer um post só para a logística disso tudo depois.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Museo Ferrari Maranello
A cidadezinha de Maranello tem pouco a oferecer além do Museu da Ferrari, mas no blog Notícias da Bota você encontra algumas dicas. É difícil algum turista vir parar no povoado sem estar interessado nos icônicos possantes vermelhos, mesmo porque é mais complicadinho de chegar se você não estiver de carro alugado (falo mais sobre isso no próximo post com dicas logísticas!).
Essa parte com os modelos de carro de Fórmula 1 é bem grande, afinal a escuderia da Ferrari na Fórmula 1 é uma grande parte da empresa. |
Um pouco sobre os pilotos da Ferrari na Fórmula 1 e o antigo escritório de Enzo Ferrari |
Troféus ganhos por pilotos da Ferrari em diversas corridas |
Uma das salas fala sobre o design de novos modelos |
Chegando ao final da exposição, é possível tirar foto sentado em uma Ferrari (e pagar a mais por elas é claro) ou curtir o simulador para sentir como é dirigir um carro desses. Claro que tem uma loja completíssima e uma cafeteria no local.
Muitos apaixonados por carro vão a Maranello para dirigir uma Ferrari de verdade e existem muitos negócios que alugam carros por alguns minutos e algumas voltas pela cidadezinha, como conta o blog Pequena na Viagem. Mas vi um comunicado enorme que a Ferrari não tem nada a ver com esses aluguéis e não se responsabiliza por nada.
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Informações Práticas - Museo Ferrari Maranello
Localização: Via Alfredo Dino Ferrari, 43, 41053 Maranello
Preço: 16,00 euros (adulto) - descontos aplicáveis. Passe para os 2 museus deste post - 26,00 euros
Horários de Funcionamento: das 9h30 às 18h (de abril a outubro fecha às 19h)
Para fazer essas 2 visitas, fiquei hospedada em Bolonha. Leia aqui tudo que já foi publicado no blog sobre essa cidade deliciosa!
Museo Enzo Ferrari Modena
Esse museu menor é mais novo e menos conhecido e foca mais na vida do fundador da Ferrari, Enzo Ferrari. Fica bem pertinho da estação de trem de Modena e portanto é mais fácil de ser visitado. No local da casa de infância de Enzo e da oficina de seu pai Alfredo Ferrari, estão hoje 2 grandes salões com inúmeros modelos de Ferrari.
Na verdade, deixamos para visitar o prédio da oficina acima depois e fomos para o prédio mais modernoso primeiro (fotos abaixo). A exposição começa com diversos carros da marca que apareceram no cinema e não são necessariamente os modelos vermelhos mais famosos (essa era uma exposição temporária então provavelmente já houveram mudanças). Tem um videozinho bem legal contando sobre Enzo Ferrari e sua paixão por carros. Não vou dar spoilers, mas quem quiser saber um pouco sobre essa figura essencial para o automobilismo como conhecemos hoje, leia a página da wikipedia. Ah, Enzo Ferrari era fisicamente bem parecido com o jogador de futebol da seleção alemã Mesut Özil - uns tempos atrás apareceram algumas comparações na internet e eu ri muito.
São poucos carros de Fórmula-1 no meio de muitos modelos (de não-corrida para quem tem grana suficiente). |
Alguns motores e carros de corrida |
Seguimos para o prédio da antiga oficina, onde estão alguns carros mais históricos no belo prédio renovado.
Nem sou chegada em desenhos animados, mas "Carros" é um dos poucos que gosto e não ia perder a chance de tirar essa foto, né? rs |
O local conta com uma cafeteria e uma loja com produtos da Ferrari.
Informações Práticas - Museo Enzo Ferrari
Localização: Via Paolo Ferrari, 85, 41121 Modena
Preço: 16,00 euros (adulto) - descontos aplicáveis. Passe para os 2 museus deste post - 26,00 euros
Horários de Funcionamento: das 9h30 às 18h (de abril a outubro fecha às 19h)
* indicates required
Como escolher qual visitar - o museu da Ferrari em Maranello ou o Museu Enzo Ferrari?
Quem curte carros com certeza deve visitar os 2. Se você for escolher um só, leia sobre os dois para ver o que se encaixa mais no seu perfil. Para ajudar todo mundo, vou deixar aqui a minha opinião: Eu não gosto de carros em geral e nunca tive uma marca preferida, mas é bonito ver esse monte de carrão um do lado do outro. Entretanto, visitar os 2 museus um em seguida do outro foi um pouco de exagero para quem não liga para o assunto. O museu de Maranello é maior, mais impressionante, mas foca muito nos carros de Fórmula 1 (que não tem a menor graça depois que Ayrton Senna morreu), então acho que no fim das contas acabei preferindo o museu Enzo Ferrari porque é menor e mais focado em carro da Ferrari além da Fórmula 1 e claro, conta sobre o fundador da Ferrari. A parte da fundação da empresa e a história de seu crescimento até se tornarem objetos de desejo por tantas pessoas até os dias de hoje são muito mais interessantes para mim do que simplesmente os carros, por mais potentes que eles sejam.
Visitamos os 2 museus em um dia de semana em maio/2016 e ao contrário da tranquilidade que encontramos em Bolonha e em todas as cidades que conhecemos na região (Parma, Ferrara, Ravenna, San Marino* e o próprio centro de Modena), o museu em Maranello estava LOTADO e até difícil de tirar fotos, visitar e curtir.
Qual a melhor logística para visitar os 2 museus da Ferrari na Itália no mesmo dia?
Essa foi uma pergunta que me fiz quando planejava a viagem e como perdi algumas horas para descobrir, fiz um post só sobre esse assunto aqui!
Outros posts da Museum Week 2018
Já fiz posts para a Museum Week em anos anteriores: em 2015 sobre o Deutsches Historisches Museum - Museu Histórico Alemão em Berlim, em 2016 sobre a Ilha dos Museus em Berlim (e alguns dos principais museus da cidade que ficam ali) e 2017 sobre diversos museus menos conhecidos, mas imperdíveis em Barcelona. Confiram a lista abaixo da Museum Week 2018 na RBBV!
- Destino Compartilhado - Lyon - Museu do Cinema e da Miniatura
- Farrabadares - Roma - Mercado de Trajano Museu dos Fóruns Imperiais
- Let's Fly Away - Santiago - Museu Chileno de Arte Precolombino
- Guia do Nômade Digital - Lima - Museu Larco em Lima, Peru: Como é a visita e mais
- Pequenas Viajantes - Utrecht - Miffy Museum: um museu para crianças na Holanda
- Buenas Dicas - Bogotá - Museu Botero
- Chicas lokas - Boston - Museu de Artes de Boston
- Turistando.in - Viena - Museu Albertina
- E aí, Férias! - Roma - Museu Nazionale Romano
- Itinerário de Viagem - São Paulo - Pinacoteca do Estado de São Paulo
- Viagens Invisíveis - Viena - Museus imperdíveis em Viena
- Mulher Casada Viaja - Estrasburgo - Museu de Artes Decorativas no Palácio Rohan
- Pelo Mundo com Manu - Por que colocar o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão no seu roteiro a Santa Teresa/ES
- Um Olhar Novo - Lisboa - Museu do Oriente
- Café Viagem - Museu Mercedes-Benz - atração imperdível em Stuttgart na Alemanha
- Se Lança - Museu do Apartheid em Joanesburgo
- Ligado em Viagem - Museu da Revolução em Havana, Cuba
- Pequenas Viajantes - Buenos Aires - Museo de Los Niños
- Vamos Por Aí - Museu do Meteorito em San Pedro do Atacama
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Assim como vc, eu não sou uma aficionado por carros, mas achei estes dois museus muito massa, fiquei com vontade de visitar.
ResponderExcluirO de Maranello deve ser a atração mais visitada da região - estava LOTADO! Então acho que mesmo quem não curte muito acaba visitando.
ExcluirOi Fernanda, concordo com você, o melhor carro é o McQueen!
ResponderExcluirCom certeza ;)
ExcluirQue fofo o carro do filme Carros rsrsrs e, aliás, os carros antigos são lindíssimos!
ResponderExcluirSão mesmo! Adoro carros antigos em geral.
ExcluirUau que museu show! Deve ter sido muito legal andar por entre essas máquinas hein? Desejos...
ResponderExcluirNão curto muito carros em geral e nem ligo para essas marcas famosas, mas que são lindos, são!
ExcluirImpossível resistir a uma foto com o McQueen!Adorei o relato!
ResponderExcluirhahahaa Obrigada!
ExcluirPara os apaixonados por carros, é destino certo! Adorei!
ResponderExcluirQue bom que gostou!
ExcluirSabe que até gosto de museus de carros? Vou mais por causa do maridão, mas acabo curtindo. Na WTM até peguei um mapa da Emilia Romagna com os museus automobilísticos da região.
ResponderExcluirSim! Essa região é cheia de atração para o pessoal louco por carros - além da Ferrari tem pelo menos mais umas 3 fábricas e museus diferentes! Mas aí já era demais pra mim e não fomos em mais nenhuma...
ExcluirEsse sim é um museu que deve agradar adultos e crianças. Espero voltar à Itália em breve para visitar esse lugar. Belo post. =D
ResponderExcluirObrigada! Volte sempre por aqui!
ExcluirMeu marido e m eu filho adorariam visitar esse museu, pois são apaixonados por Ferrari! Ótima dica!
ResponderExcluirAh, o Miranda vai curtir sim, com certeza! bjs!
ExcluirMeu esposo Fabio iria enlouquecer nesse museu. Ele ama fórmula 1. Eu até acho que me divertiria, mas nem perto dele. Quando for a Bolonha, talvez faça uma surpresa ;)
ResponderExcluirLegal! A gente não fez surpresa pro meu pai não, mas na programação da viagem na verdade estávamos em dúvida do que fazer nesse dia em Modena. De última hora resolvemos dedicar menos tempo para a cidade e quase o dia inteiro para esses 2 museus rs.
ExcluirOi Fernanda, estive em Modena e Bolonha em novembro do ano passado mas não tive tempo de visitar os museus Ferrari. É sempre muita coisa para ver e pouco tempo para tudo né!? Certamente irei numa próxima oportunidade!
ResponderExcluirEu ainda tenho muitas coisas para fazer perto de Bolonha e adorei a cidade então volto com certeza!
ExcluirAdorei a dica! Não sabia que havia 2 museus da Ferrari na Itália! Sem dúvida, quem ama carros vai pirar como mostram as suas fotos. O que eu mais curti foi o carrinho do "Carros"... rsrs
ResponderExcluirA maioria das pessoas não sabe mesmo! Eu só descobri quando comecei a pesquisar de verdade para essa viagem e aí vi que nas buscas por museu da ferrari, apareciam 2 nomes diferentes...
ExcluirEstou com você, Fê! Não sou fà de carro, mas para os apaixonados este museu é uma preciosidade!
ResponderExcluir;)
hehehe toca aqui! Já foi minha cota de carros por vários anos... rs
ExcluirAdorei o post, vou conhecer o museu de Maranello em março de 2020, não curto nem um pouco, rs, vou só porque o marido gosta e quer ir. Na sua percepção, quanto tempo em média se gasta conhecendo esse museu?
ResponderExcluirhahaha toca aqui! O lugar é bem grande e mesmo não gostam, vão umas 2h fácil por lá. Se for ver com todos os detalhes, fazer a simulação etc, 3h ou 4h. Acho que março tem chance de estar menos lotado, o q tb influencia.
ExcluirMuito legal seu post! Estou planejando uma viagem a Italia no ano que vem e quero incluir esses museus no roteiro. Mas estou em dúvida se faço um bate-volta de Florença que já está no roteiro, ou se faço a parada em Bolonha no caminho para Veneza. Fazer o bate-volta faria eu ganhar 2 dias a mais de passeio na Itália por conta das viagens de trem. Qual sua recomendação?
ResponderExcluirDe trem é mais complicado do que com carro alugado pq é mais difícil chegar em Maranello e tem a questão das malas. Eu acho complicado/ arriscado sair cedo de Florença com malas, parar em Bolonha, deixar as malas, pegar outro trem pra Modena, visitar 1 museu, pegar bus pra Maranello, visitar outro museu, voltar pra Modena, voltar pra Bolonha, resgatar as malas e ai pegar outro trem pra Veneza. Fiquei cansada só de digitar tudo isso rs. Eu recomendaria vc até fazer sim um parada entre as 2 cidades, mas só turistar por Bolonha mesmo q eh INCRÍVEL! Gostei bem mais do q Milão, Verona, Veneza etc Eu já achei "puxado" fazer esse bate-volta pra Modena e Maranello saindo de Bolonha, de Florença tb não é fácil. Depende da época do ano e de quantas horas de sol/dia teria na época da viagem também. Agora se vc é louco por carros, aí vale a pena mudar outras coisas no roteiro e se hospedar em Bolonha ou Modena pq tb tem pelo menos mais uma fábrica de carros na região - Lamborghini.
Excluir