O roteiro do dia era sair cedo de Ouro Preto, visitar Congonhas e seguir para Tiradentes, nossa outra base da viagem. A cidade de Congonhas não tem nenhum outro atrativo que chame tanto a atenção como o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e os apóstolos de Aleijadinho. A igreja em si não é tão interessante comparando com as igrejas de Ouro Preto ou Tiradentes, mas na frente dela tem também as seis capelas com cenas da Paixão de Cristo. Para os mais religiosos é imperdível e para os que não ligam para isso, vale conhecer as esculturas perfeitas do Aleijadinho.
olhem as namoradeiras na janela! |
Infelizmente, o material delas é frágil e sempre tem pelo menos uma sendo restaurada. A Camila, do blog "Viaggiando" tem posts legais sobre a cidade. Ao lado do complexo, tem várias lojinhas de artesanato, que também demos uma olhadinha.
essa tenda aí atrás é para a restauração de uma estátua |
artesanato da região |
Ainda era cedo para almoçar por lá então seguimos para Tiradentes e foi nesse trecho que o GPS não funcionava de jeito nenhum e apelamos para os mapas de papel. Comemos na Trattoria Via Destra, muito boa por sinal. Passeamos no Largo das Forras, que é a praça principal da cidade. Encontramos por acaso uma agência de receptivo e contratamos dois passeios para os próximos dias. Mesmo de carro, preferimos contratar esses passeios para ter mais sossego, um guia e não ter que procurar o caminho. Essa foi a agência que contratamos.
Largo das Forras |
Logo que chegamos no hotel com uma listinha de restaurantes recomendados, conseguimos reserva para o mesmo dia para jantar no restaurante Theatro da Villa, mas não pedimos o menu completo, que é o que a maioria pede, porque almoçamos tarde e seria muita comida. Mais detalhes em outro post específico sobre restaurantes da região.
a foto foi tirada outro dia, com mais luz |
passeando na cidade para fazer digestão, antes de dormir |
O hotel era super bem localizado, fizemos todo o circuito em Tiradentes a pé.
Mapa do roteiro do dia (3h de viagem):
Caso precise alugar um carro para conhecer a região de Ouro Preto e Tiradentes, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceiras!
Mapa do roteiro do dia (3h de viagem):
Ver De Ouro Preto a Tiradentes, passando por Congonhas num mapa maior
Caso precise alugar um carro para conhecer a região de Ouro Preto e Tiradentes, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceiras!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Obrigada por indicar o Viaggiando, Fernanda! Congonhas não é lá muito charmosa, mas o Santuário vale o desvio!
ResponderExcluirRealmente, pra chegar até lá passamos por uns lugares bem feinhos... Obrigada pela visita!
Excluir