Campinas (SP) realmente não tem grandes atrações turísticas, mas um dia desses tive que ir ao centro resolver algumas coisas e saí tirando fotos para mostrar algumas coisas interessantes aqui no blog. O pessoal que me via na rua achava que eu estava louca tirando várias fotos rs. Definitivamente não é algo comum de se ver por aqui.
Se vocês forem fazer o mesmo, aconselho a ir durante o dia (durante a semana tem muito movimento, aos finais de semana o centro fica quase deserto), esconder a máquina quando não estiver tirando foto, ir acompanhado para poder ter alguém de olho em você e na sua bolsa enquanto você tira foto e tomar cuidado! Eu ainda acho o centro de São Paulo mais perigoso, mas Campinas tem aproximadamente 1 milhão de habitantes então também não pode dar bobeira.
ESTE É UM POST ANTIGO - AQUI VOCÊ PODE VER COMO FORAM VÁRIOS WALKING TOURS DIFERENTES QUE FIZ POR CAMPINAS EM 2022/2023!
Procurando hospedagem em Campinas? Neste post tem dezenas de dicas, separadas por região ou propósito da viagem!
Apesar de toda a fiação, pichação, sinaleiro no meio do caminho e da falta de pintura, dá para ver que o prédio antigo abaixo é lindo e um dos poucos razoavelmente preservados em Campinas.
Esquina da Rua Conceição com a Rua Barão de Jaguara |
Na mesma esquina, um pouco mais novo do que o anterior |
Na Rua Conceição, que termina na Catedral (ou seria ali o começo?).
Caminhando pela Av. Francisco Glicério, chegamos ao Largo do Rosário, uma praça onde antes ficava a Igreja do Rosário que foi demolida nos anos 50 para o alargamento da Av. Francisco Glicério. Tenho um treco toda vez que lembro disso.
Palácio da Justiça, a igreja demolida ficava na frente desse prédio |
Continuando na Av. Francisco Glicério, no cruzamento com a R. Bernardino de Campos está este prédio abaixo que tem o estilo de construção bem dos anos 50. Aqui fica o CCLA (Centro de Ciências, Letras e Arte), com o Museu Carlos Gomes e o Museu Campos Sales. O Museu Carlos Gomes (de 1904) tem um acervo de 600 partituras e é o único museu do músico campineiro.
a fiação atrapalhando a foto mais uma vez |
Virei à esquerda na R. Benjamin Constant e cheguei ao Mercadão. Hoje ele é super pequeno para a cidade e infelizmente pouco frequentado, mas acho o prédio lindo. São 143 boxes que vendem desde artigos religiosos até ervas e especiarias. Inaugurado 1908, o prédio foi projetado por Ramos de Azevedo em estilo mourisco porque o outro mercado de hortaliças da cidade já estava obsoleto. Tombado pelo Condephaat em 1983.
por dentro |
Segui para a Rua 13 de Maio, a rua na lateral da Catedral, que virou um calçadão para pedestres. Por ali ficam todas as lojas de comércio popular e o movimento é intenso em qualquer época do ano. Em 2022, instalaram guarda-chuvas coloridos no por cima do calçadão, mas ainda não fui até lá conferir.
Só tinha pouca gente nessa hora porque estava quase 40 graus, no mês de férias. |
parte de trás da Catedral |
Agora sim, a parte da frente de perto |
A catedral é o maior prédio em taipa de pilão do mundo (cascalho e saibro socados) e demorou de 1807 a 1883 para ficar pronto. Atualmente está em reforma e abriga o Museu de Arte Sacra.
Monumento a D. João Nery
Ainda tem muitas outras construções históricas no centro de Campinas que não passei nesse dia, quem sabe da próxima. Se preferir, faça um tour guiado pelo centro de Campinas! Onde ficar em CampinasNo bairro Cambuí! O bairro tem muitos bares e restaurantes e é central sem ser perigoso como o centro da cidade que está ali do lado. Tudo o que está entre as avenidas Anchieta, Orosimbo Maia, Norte-Sul (nome oficial José de Souza Campos), Moraes Sales e Irmã Serafina é considerado Cambuí para os campineiros. Mas neste post aqui tem dicas bairro a bairro, de acordo com o que você for fazer em Campinas. Para quem não quer gastar muito, recomendo o Mr Hostel Business Lodge (mais de negócios e sem a parte "social" de um hostel). Entre os hotéis tradicionais, recomendo o Vitoria Hotel Concept Campinas (hospedou a seleção da Nigéria em 2014), o Meliá Campinas (antigo Tryp - não entrei lá depois da reforma, mas parece que está ótimo e fica muito perto de um dos melhores restaurantes da cidade), o Vitoria Hotel Residence Newport (experimente a sorveteria Sonho de Verão ali perto), o Golden Park Campinas Cambuí (pertinho da feirinha de artesanato aos finais de semana, mas mais antigão - chamava Noumi Park), o moderno Radisson Red Campinas (também perto da feirinha - leia mais sobre este hotel aqui), o novo e também mais moderno I Am Design Hotel + Residence (um pouco menos perto da maior parte dos bares e restaurantes), o simples e novo Go Inn Campinas (leia mais sobre ele aqui) praticamente ao lado da Prefeitura da cidade, o Cassino Tower Campinas Cambuí ou o Nacional Inn Cambuí Campinas Residence. Esses 2 últimos ficam bem perto um do outro, da prefeitura e da praça da foto abaixo. Sendo bem sincera, eu sempre confundo os 2! rs
Reserve o seu hotel em Campinas pelos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e ajude a manter o blog no ar! Obrigada! Este post contém links para programas de afiliados. Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
|
Fiz um tour em Campinas há uns 4 anos e achei a cidade arrumadinha. Pena que só descobri o ônibus Caprioli quando voltava para Viracopos. Na ida gastei uma graninha com o táxi hehe
ResponderExcluirhehehe táxi deve ter sido mesmo uma facada! A Caprioli foi vendida, mas tem outra empresa que faz o traslado cidade-aeroporto (http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/como-ir-de-campinas-para-viracopos-congonhas-guarulhos-cumbica.html). Em geral a cidade é arrumadinha sim, mas é aquela coisa - depende do bairro, claro que sempre tem uns melhores e outros piores.
ResponderExcluirSabem se tem algum walking tour acontecendo recentemente?
ResponderExcluirO passeio desse post não foi guiado. Foi somente um dia que andei pelo centro da cidade. Em outra oportunidade, fiz esse walking tour aqui, mas não vi mais notícias sobre ele recentemente: http://www.taindopraonde.com.br/2015/01/voce-sabia-que-existe-walking-tour-campinas.html. Mas no post tem o contato do guia - pergunte para ele para confirmar.
Excluir