Querem saber onde comi essa moqueca com a vista abaixo?
Foi em Vitória - ES! Mais precisamente na região conhecida como Ilha das Caieiras. Apesar de ficar um pouco fora de mão para a maioria dos turistas, é possível experimentar nessa área a famosa moqueca capixaba com preços mais em conta. Por ali, existem diversos restaurantes com projetos desenvolvidos/auxiliados pelo SEBRAE-ES.
Mas qual é a diferença entre a moqueca capixaba e a moqueca baiana?
Não entendo nada de cozinha, mas andei perguntando (para cozinheiras e para o Google!) e a diferença está basicamente nos temperos, sendo que a moqueca capixaba é mais leve. Se estiver no Espírito Santo, não se atreva a comparar, porque "moqueca é só capixaba. O resto é peixada” (frase famosa por lá!).
Aqui está a receita da Moqueca Capixaba e a da Moqueca Baiana, caso alguém queira testar e comparar, mas aposto que tem variações por aí! O que ninguém tem dúvida é que a panela de barro é essencial para fazer esse prato. Veja aqui onde as panelas são feitas na região de Vitória!
Lembrem da moqueca em Guarapari:
Lembrem da moqueca em Guarapari:
Bom e na Ilha das Caieiras?
A vista como já disse é linda! O pessoal ficou um tempão só tirando fotos antes de entrar no restaurante.
Agora finalmente as fotos desse almoço! A Ilha das Caieiras é conhecida pelas desfiadeiras de siri e não podia faltar uma casquinha.
A vista como já disse é linda! O pessoal ficou um tempão só tirando fotos antes de entrar no restaurante.
Esse sim foi o restaurante que comemos por lá |
Vista do 2o andar do restaurante |
O bairro é simples e as ruas estreitas |
A primeira casquinha de siri da viagem! Depois comi em Guarapari e em Manguinhos! |
Fazia tempo que não comia moqueca (a baiana) então não posso opinar qual é melhor, mas essa estava uma delícia! O Tiago conta sobre a Ilha lá no Rotas Capixabas e explica direitinho como chegar lá. O blog Um Olhar Novo também conta como é um passeio na região.
Ouvi dizer que tem um passeio de escuna que passa por ali e deve ser uma ótima ideia mesmo - adoro fazer passeios de barco quando viajo. No site governo do Estado tem dicas de vários passeios de escuna em Vitória, mas o único que passa na Ilha das Caieiras é o da Fomatur que infelizmente não fiz.
Essa viagem foi feita a convite da Secretaria de Turismo do Espírito Santo e do SEBRAE/ES.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Fernanda do céu!!! rs Essa moqueca deve ser deliciosa mesmo...hummmm e o mais bacana ainda é por estar em um local, pelo que entendi, fora da rota turística, mas muito interessante para ser visitado ;) Adorei!!!
ResponderExcluirÉ Simone, o pessoal comenta que é longe e difícil de chegar lá, mas a vista é maravilhosa! E moqueca nunca é demais né? rs
ExcluirOi, Fernanda! Obrigado pela menção!
ResponderExcluirEu sou suspeito pra falar da Ilha das Caieiras porque pra mim ela é o que há de mais autêntico aqui em Vitória. Adoro a paisagem.
E quanto às moquecas... bom... preciso confessar: gosto das duas. :-D
De nada! Tem outros posts seus espalhados pelos posts do ES! hehehe eu só não dou palpite qual é melhor, qual é pior porque faz muito tempo que não como a baiana, aí não dá pra comparar ne? rs
ExcluirAdoro moqueca!!! Fiquei curiosa para ver como se faz a 'capixaba'... vou pesquisar!!!
ResponderExcluirEu não entendo de cozinha, mas dizem que a capixaba é menos pesada!
ExcluirAh! Que legal as dicas. Vou pegar várias coisas aqui. 2016 queremos muito conhecer o ES.
ResponderExcluirO ES sempre é esquecido pra turismo né??? Lembrem dele ano que vem!!! rs
ExcluirNão sou fã de moqueca, mas achei a paisagem bem bonita. E essas comidas em panela de ferro tem outro gosto, né?
ResponderExcluirBeijos
Sim! A região é bem bonita mesmo!
ExcluirA paisagem é linda! Quanto a moqueca...já sabe qual eu prefiro né?rs Adoro moqueca feita em panela de barro!
ResponderExcluirhahaha claro! E faz tanto tempo que eu não como a "sua" moqueca que não posso nem comparar! rs
ExcluirEntão não existe moqueca baiana? Tô passada...
ResponderExcluirExistir, existe . Dizem que é bem mais pesada, mas os capixabas consideram que não é moqueca, que seria outro prato...
ExcluirEu adoro moqueca! E há tempos venho pensando em conhecer o Espírito Santo. Com certeza, vou provar quando for pra lá! ;0
ResponderExcluirCerteza! Ir pro Espírito Santo e não provar moqueca é bem pior do que ir a Roma e não ver o Papa! rs
ExcluirVolte sim! Até eu que fui em 2013, estou pensando em voltar já.
ResponderExcluir