Finalmente começando de verdade os posts sobre a África do Sul! Para quem não viu, fiz um post rapidinho com as fotos do celular, contando minhas
primeiras impressões e algumas curiosidades. Para quem não sabe, é na África do Sul que fica a única das
7 maravilhas naturais na África, a Table Mountain!
A trilha sonora é uma música que nem sei como já tinha ouvido antes e ouvi bastante na Cidade do Cabo, "Asimbonanga" (será que foi na época da Copa 2010?). A banda chama
Savuka.
|
A montanha vista de perto |
|
Vista da Robben Island |
|
A cidade vista lá de cima |
Se você vai para a Cidade do Cabo, a primeira coisa que deve se programar é para não ter um roteiro 100% fechado. É difícil para os
freaks de planejamento de viagem como eu, mas a principal atração da cidade, a
Table Mountain (
Montanha da Mesa em português) é meio imprevisível e vive fechando por conta do excesso de vento. Aconselho a tentar no 1o dia que chegar na cidade e se não der certo continuar tentando diariamente. Eu fiquei quase uma semana por lá e só acabei visitando na última tarde! Quase que perco! Não sei se no verão é justamente a época com mais vento, mas nunca vi uma cidade com tamanha ventania como lá! E olha que o vento em Campinas já não é fácil!
Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Segundo o Guia Visual da Folha, "a cadeia de montanhas da península do Cabo é um maciço sedimentar de arenito assentado por cima do xisto antigo, depositado cerca de 700 milhões de anos atrás...". E é linda! Para chegar lá em cima, a maioria das pessoas pega um bondinho, bem mais sofisticado do que o do Pão de Açúcar - ele vai rodando e todo mundo tem vista de todos os lados (mais informações de preço e como chegar ao final do post.)! É super rápido, leva 5 minutos para subir então tem que ser rápido para conseguir tirar fotos! Lá em cima, achei que fosse ser mais rústico, mas é tudo bem sinalizado e super fácil de caminhar.
|
Essa "caverna" no topo da montanha é onde os bondinhos chegam |
Antes do bondinho atual, existiram outros tipos de bondinho que estão expostos logo na entrada. Com um projeto de 1925, a Table Mountain Aerial Railway Cable Company abriu em 1929 as portas para o público, mas devido à Grande Depressão teve prejuízo por muitos anos. Ao longo do tempo o interesse turístico foi crescendo e em 1959 registrou o milionésimo visitante. Hoje em dia, já transportou mais de 16 milhões. A última grande reforma foi em 1997, com as trilhas e restaurantes que vemos hoje.
Não precisa correr para pegar um bom lugar porque o bondinho vai virando e todo mundo tem a vista do paredão se aproximando e também da cidade lá embaixo, tanto na ida como na volta.
Antes de pegar o bondinho, você pode pegar um folheto com as explicações de cada vista, como nas figuras abaixo.
|
Mapa das 3 trilhas que podem ser feitas lá em cima |
Dassie Walk - dificuldade: muito fácil - 15 minutos - Vistas espetaculares do norte, oeste e sul.
Um dos dias eu quase fui derrubada pelo vento 14 (quatorze, isso mesmo) vezes!!! E esse vendaval todo impossibilita a subida do bondinho para o topo da Table Mountain (é possível subir e descer a pé, mas a montanha é muito alta e só recomendo para os bem preparados fisicamente, o que não é o meu caso). Um dia eu até cheguei no ponto de partida e fiquei lá perto de 1h na fila para ouvir o anúncio que o bondinho fecharia logo em seguida porque o vento estava aumentando. As próximas 17 fotos são dos 2 dias que tentei e não consegui subir, ou seja, foram tiradas ali das lojinhas, do local onde param os ônibus, da fila para comprar a entrada, etc.
|
Vista da área onde vendem os tickets. Se o bondinho estiver fechado, vale a pena subir até ali de qualquer jeito porque a vista da cidade já é muito boa! Mas vai ficar faltando a vista da parte de trás da montanha. |
|
O estacionamento é bem pequeno, essa foto mostra quase toda a área |
Durante minha pesquisa, descobri que um monte de gente mesmo vai até lá e não consegue subir. Depois de ter que dar meio volta no dia da fila quilométrica, comecei a me conformar que não iria, mas no final das contas o tempo esteve perfeito nos 2 próximos dias! Pelo que eu percebi costuma ventar mais logo cedo e no final da tarde, então pelo menos no final de fevereiro/começo de março, o ideal é ir perto do meio dia.
A plateau tem aproximadamente 3km de extensão e lá de cima podemos ver a Robben Island (onde Mandela esteve preso por muitos anos), a área do Waterfront, o centro da Cidade do Cabo (chamado de City Bowl), as praias, a False Bay, uma parte da Península do Cabo,
Signal Hill,
Lion´s Head e o
Devil´s Peak.
|
Fazendo propaganda de graça! hehehe |
|
Paredão lindo! |
|
É dessa casinha que saem os bondinhos |
Existem vários mirantes feitos nas melhorias de 1998, tanto para o sul (Península do Cabo, mas não chegamos a ver o Cabo da Boa Esperança de lá pois existem outras montanhas atrapalhando a vista) quanto para o norte (a cidade). O
Kirstenbosch National Botanical Garden fica nas encostas atrás da montanha.
Conveniências
Na base do bondinho tem lojinhas de souvenirs que nem tive tempo de entrar e uma lanchonete bem fraquinha. No topo da montanha tem outra lojinha e uma lanchonete maiorzinha. Tem muita gente que é surpreendida com uma sirene quando está lá em cima. É o aviso de que o vento aumentou e o bondinho vai parar de funcionar. Se você não conseguir voltar da sua trilha a tempo do último bondinho dia, vai acabar passando a noite nessa lojinha ou nessa lanchonete que falei. Dizem que os funcionários do parque fornecem cobertores. Será que tem alguém que perde o bondinho de propósito para poder passar a noite ali, com aquela visão? Imaginem o amanhecer!
Informações Práticas
Em março/2014 o preço para adulto de ida e volta no bondinho estava R215 (rands, a moeda de lá) - aproximadamente US$20. Comprando pelo site fica R205. De acordo com o site, o passeio é de graça no dia do seu aniversário.
Informações de como chegar ao ponto de partida do bondinho. O jeito mais comum é o táxi mesmo, carro alugado (se for o seu caso) ou o ônibus turístico, aquele de 2 andares. Mas lá não tem muito estacionamento não. O pessoal vai parando na beira da estrada (Tafelberg Road) que sobe até o bondinho mesmo e aí se bobear pode ter que andar um bom pedaço.
Boa tarde! Entrei no site oficial para comprar meus ingressos e reparei que tenho que escolher se pretendo subir, mas ao entrar no site fiquei em duvida, pois preciso decidir, na hora da compra se compro para a parte da manha ou da tarde? Ou sera que entendi errado? No seu ingresso acima eu vi que você comprou para a tarde.
ResponderExcluirVoce pode me ajudar com essa duvida?
A partir do meu primeiro dia, eu tenho ate 07 dias de validade para o ticket?
Desde já agradeço sua ajuda!!!
Bom dia!! O ticket para Table Montain tem que ser escolhido no ato da compra se voce quer conhecer pela manha ou a tarde? No seu ticket acima, parece que voce escolheu para a tarde. Eu entendi errado ou e isso mesmo?
ResponderExcluirSim Emily, vc tem que escolher se quer subir de manhã ou de tarde, mas dentro desses períodos não tem um horário específico então mesmo com o ingresso online se tiver fila no dia, você ainda fica na fila. No 1o dia eu não tinha o ticket ainda e fiquei tipo 1h na fila para comprar (alta temporada), mas o bondinho parou de funcionar por conta do vento e aí fui embora passear pela cidade. Depois voltei outra vez uns dias depois, já com o ticket comprado antecipadamente e como o tempo estava ok, conseguimos subir, mas teve uns 20 minutos/meia hora de fila. No site deles tem mais explicações sobre o reembolso. Mantenha-se informada sobre o tempo no facebook e twitter da Table Mountain. Na estrada para subir já tem um letreiro eletrônico que avisa se os bondinhos estão funcionando ou não e pode te ajudar a economizar tempo.
ExcluirAdorei!!!
ResponderExcluirMuito útil para mim..
Daqui um mês estarei lá...
Que bom que gostou! Boa viagem!
ExcluirFêeee!!! Você subiu de bondinho! Nós subimos a pé...hehehê!
ExcluirVou indicar seu post na minha publicação.
Beijos
Obrigada!!! Acho que não conseguiria subir a pé não! hahaha de bondinho foi ótimo!
Excluir