Quando estava pesquisando sobre o que fazer na Cidade do Cabo, achei pouquíssima informação sobre o The Springbok Experience, mas quando cheguei lá, descobri que ficava pertíssimo do meu hotel. Eu passava em frente a esse museu todos os dias indo e voltando do V&A Waterfront. Influencida pelo filme Invictus, que eu tinha revisto uns dias antes da viagem, resolvi visitar o "museu do rugby" mesmo sem entender NADA do assunto e não saber uma regra sequer desse esporte.
Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Para quem quiser entender melhor antes de ir, recomendo ler sobre rugby na Wikipedia no mínimo e assistir ao filme "Invictus" (trailer abaixo).
"Nós vamos mudar a África do Sul no campo de rugby" |
Logo na entrada tem esse livro em exposição, com fotos bem legais do jogo e você pode folhear a vontade.
Subindo para o 2o andar, a escada é toda decorada com fotos e frases relacionadas ao jogo ou de jogadores/técnicos/personalidades do rugby.
"Um jogo de rugby é um trabalho de arte." - Daniel Craven |
Diz a lenda que William Webb Ellis inventou o jogo em 1823 na escola Rugby na Inglaterra e que era mais parecido com futebol e as regras foram sendo criadas aos poucos. Na metade do século XIX, o esporte chegou na África do Sul pelos imigrantes ingleses. Era um sinal de masculinidade, força física e disciplina.
Frase de um jornal do século XIX, dizendo que o rugby não seria popular na região do Cabo. Nos anos 1880 era tão popular que só no Distrito 6 (assunto para outro post) tinham 4 times. |
Estátua do cônego George Ogilvie. |
George Ogilvie (acima) introduziu o "football" na África do Sul em 1861, que misturava regras do futebol e do rugby. O jogo ganhou o nome de "Gog´s game" por causa dele, que achava o rugby muito violento e misturou com regras que tinha observado no futebol de escolas da Inglaterra (Eton, Winchester e Harron). Foi contra as regras exclusivas de rugby na década de 1870.
Quadro "Football Match at Rondebosch" de Otto Landsberg, um alemão comerciante de tabaco que era pintor nas horas vagas - quadro de aproximadamente 1880. |
Alguns dos troféus que os sul-africanos ganharam.
Estátua de Paul Roos - capitão do time nacional em 1906 |
Uniforme antigo - já era verde no século XIX, mas o nome "Springbok" só surgiu em 1906. |
O springbok é um animal comum no sul da África, uma espécie de antílope e o nome em português seria cabra de leque.
Espalhados pela exposição, você encontra esses "rugby facts", com curiosidades como essa acima e abaixo. A pergunta acima é "qual era o peso dos primeiros forwards da seleção?". Você abre e vê a resposta: "Em 1906/1907 o peso era em média 84kg, menos do que hoje".
Escolha o ano e veja o uniforme |
O rugby era tão popular por lá que em 1902 foi motivo de um cessar-fogo da Guerra dos Bôeres.
"O apartheid no esporte, assim como em outros campos, é abominável." |
Em 1995 a África do Sul sediou a Copa do Mundo de Rugby, o primeiro grande torneio para o time depois do apartheid. Foi a primeira vez que o país sediou esse evento. |
Estátua do Mandela entregando a taça da Copa de 1995 para o capitão sul-africano. Veja no filme "Invictus" o motivo dessa Copa ter sido tão especial. |
Um joguinho para você montar a frase correta. |
"Crescendo na África do Sul, rugby é como uma religião e você só sonha em jogar pelo seu país. - H.O. de Villiers" |
Outro joguinho, esse eu não entendi de jeito nenhum hehehe |
Mostrando em tamanho real a altura de jogadores de rugby ao longo dos tempos. |
Aqui você escolhe um jogador e vê as principais informações sobre ele. |
A última sala é um cineminha que mostra um vídeo de 7 minutos sobre a importância do rugby em várias partes do país. Abaixo vocês podem ver os highlights da final da Copa de 1995, África do Sul x Nova Zelândia (o principal rival).
Fachada |
Essa roda gigante aí é do Waterfront |
Outro dia voltando para o hotel, vi esse treino de rugby na frente do museu.
Informações Práticas
Abre todos os dias exceto Natal, das 10h às 18h e o preço regular é R50 (+/- US$ 5,00). Você ganha 10% em desconto nos produtos da lojinha, que fica logo na entrada da atração e é ótima (uma das melhores lojinhas que vi e o preço era bom - uma caneta que em lojas de souvenirs eram feias/exageradas e custavam R50, aqui custavam R15 e eram mais discretas).
Abaixo tem 2 mapas para vocês se localizarem. Se estiverem com o ônibus hop-on, hop-off, desçam na parada em frente ao aquário que é bem pertinho para ir a pé.
Apesar de não entender nada de rugby, curti bastante o museu porque é bastante interativo. Só acho que deveria ter mais informação sobre as regras. Como TUDO é em inglês, só vale a pena para quem entende bem o idioma. Eu passei 1h por lá, mas não vi todos os vídeos e nem joguei todos os joguinhos, daria para passar 2h tranquilamente, ainda mais se for alguém que goste do esporte, conheça os jogadores, etc.
Reserve o seu hotel na Cidade do Cabo através deste link do Booking e ajude o blog! Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos comissão!
Alguém aí já conhecia? O que acharam? Essa visita só me deu mais vontade de visitar o Museu do Futebol em São Paulo, que ainda não fui!
Alguém aí já conhecia? O que acharam? Essa visita só me deu mais vontade de visitar o Museu do Futebol em São Paulo, que ainda não fui!
Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitter, nosso Instagram e o Google+?
Gosto de visitar museus diferentes e inusitados, que fujam daquilo que me é familiar e que já agrada antes mesmo de entrar. É legal se deixar surpreender, o que seria o caso. Curti. BjO!
ResponderExcluirEu curti esse museu justamente pq me deixei surpreender!
ExcluirEste post me lembrou que me devo uma visita ao museu do futebol em São Paulo... :)
ResponderExcluirTb estou devendo essa visita!!! rs
ExcluirNão entendo nada do esporte e não sabia que era tão famoso por lá. Interessante!
ResponderExcluirAprendi com Hollywood!!! hahaha
ExcluirEu que não entendo absolutamente nada de Rugby, não imaginava ter um museu dedicado a isso! Que bacana. Diferente :)
ResponderExcluirContinuo sem entender as regras hahaha mas agora sei um pouquinho da história desse esporte pelo menos!
ExcluirQuando penso que não, vejo mais um post sobre a África do Sul hahahaha
ResponderExcluirSerá que é um sinal???
Incrível como estou descobrindo lugares em Cape Town que eu não sabia que existiam. Um deles é esse Museu do Rugby. Gostei ;)
Quem sabe não vou lá na tão sonhada viagem?
Beijos
hahaha Tem bastante coisa sobre Cape Town aqui no blog Gaby! E olha que não deu tempo de fazer tudo não!
Excluir