Algum tempo atrás, tive a oportunidade de visitar São Luís (Maranhão) por alguns dias (com direito a bate-voltas que conto abaixo) e depois segui para os Lençóis Maranhenses que vou falar em outro post. Ficamos pelo menos 3 noites, sendo uma delas, na volta dos Lençóis. As 5 primeiras fotos abaixo são postais que comprei por lá.
As janelas dos prédios históricos são lindas, cada uma do seu jeito! |
Quando eu fui, as praias da cidade não eram recomendadas para banho, mas sempre verifique antes de ir! |
Está procurando por hospedagem para sua viagem??? Reserve pelo Booking através dos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e colabore na manutenção deste blog! Obrigada!
Como uma pessoa que adora História, óbvio que fiquei louca no centro histórico da cidade! Se já não conhecesse São Luís, com certeza a cidade estaria na minha bucket list de viagem. Várias casas antigas preservadas (e várias caindo aos pedaços também), um teatro antigo lindo e muitos azulejos portugueses - um sonho! A cidade foi eleita pela UNESCO como Patrimônio Mundial e conta com aproximadamente 3.500 edificações de grande valor histórico e artístico. As fotos abaixo sem marca d´água são da Wikipedia. Algumas atrações de São Luís que chamaram mais minha atenção:
Palácio dos Leões |
A visitação acontece de 2a, 4a e 6a das 14 às 17h30 e no site tem um tour virtual da sede do governo do Maranhão.
Palácio de La Ravardière - prefeitura |
Catedral de São Luís do Maranhão |
A Catedral é de 1629, mas foi reconstruída várias vezes e o aspecto neoclássico de hoje é de 1922.
Para quem gosta de azulejos portugueses, o Museu dos Azulejos, em Lisboa (Portugal) é uma ótima ideia!
Andando pelo centro |
Na foto abaixo, podemos ver o Museu de Artes Visuais. Seu acervo é composto por azulejos coloniais, murais, fotografias e obras de artistas maranhenses e um de seus destaques é a coleção de gravuras do escritor Arthur Azevedo. Existe um mirante no 3o andar e visitas guiadas no museu que até já serviu como cenário de novela da Rede Globo. Leia mais no blog deles.
Para quem gosta de azulejos portugueses, o Museu dos Azulejos, em Lisboa (Portugal) é uma ótima ideia!
O Teatro Artur Azevedo (próximas fotos) foi fundado em 1817, mas o projeto original foi modificado e ganhou esse nome só em 1922. Já foi cinema e em 1989 estava abandonado e em ruínas - foi demolido e reconstruído e hoje é a casa de diversos espetáculos na cidade. Você pode comprar ingressos no site oficial para alguma apresentação ou simplesmente visitar durante o dia.
No Convento das Mercês, fica a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB). O museu fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h; e aos sábados das 8h às 12h. A entrada é gratuita.
Gostei de conhecer o Museu Histórico e Artístico do Maranhão das 2 fotos e vídeo abaixo. Ele funciona no Solar Gomes de Souza e foi inaugurado em 1973. Se destaca pela reconstituição da decoração típica dos sobrados do século XIX com móveis, objetos e obras de arte. Custa R$ 2,50 reais e abre de 3a a sábado, de 9:00 às 17:00 e domingos e feriados das 09: 0 às 14:00.
Na área externa do museu |
Não lembro muito do Centro Cultural Popular Domingos Vieira Filho, mas sei que visitamos. Leia no blog Nerds Viajantes. O Centro fica em um sobrado colonial de 3 pavimentos, mantém um grande acervo com peças das diversas manifestações culturais (bumba-meu-boi, tambor de crioula, carnaval, dança do coco etc) e religiosas (tambor de mina, Festa do Divino etc) do estado. Além disto, possui objetos da cultura indígena e artesanatos.
Entrada de algumas atrações |
Mapa da ilha onde fica a capital do estado |
Passeio para Alcântara
Em um dos dias, fizemos o bate-volta mais popular da região: Alcântara! A cidade colonial também tem prédios conservados e bonitinhos como São Luís e outros caindo aos pedaços, além de uma base aérea. O caminho mais rápido e mais comum é de barco, mas infelizmente a região tem o mar super agitado e muita gente passa mal por ali, até quem está acostumado. Eu nunca tinha me sentido enjoada em barco nenhum (e depois desse passeio nunca mais fiquei enjoada também), mas nesse dia senti um desconforto e não coloquei o café da manhã para fora porque a viagem acabou logo. Leia mais nos blogs Matraqueando e Esse Mundo é Nosso.
As ruínas dessa igreja é o principal ponto turístico da cidade e onde todo turista tira fotos |
Passeio para São José do Ribamar e praias da região
Esse bate-volta não é tão conhecido, mas é a chance de você entrar no mar se as praia da cidade continuarem poluídas como na minha visita. Visitamos também São José do Ribamar, onde fica uma estátua enorme de José e o menino Jesus (abaixo).
Gastronomia em São Luís
Vou comentar dos restaurantes que fomos, com os links para o Trip Advisor, onde as observações de clientes estão atualizadas.
Jantar no "Cabana do Sol" - está em 1o lugar e também em 2o lugar no Trip Advisor (são 2 unidades). Aprovado pelo casal Nerds Viajantes em 2012.
Almoço no restaurante do Senac - era simples, mas muito bom, no centro da cidade e comemos lá 2 vezes - algo raro nas nossas viagens.
Jantar em algum restaurante que não anotei - Comemos o famoso caranguejo toc-toc, não deixe de experimentar.
Outro prato que adoramos, foi a entrada em um dos restaurantes - pastel de carne com geleia de pimenta!!! Tão sensacional que adotamos no cardápio aqui de casa e mesmo se for a geleia só na massinha de pastel já fica divino!
Veja a lista dos refrigerecos que tomei pelo mundo, um deles o famoso Guaraná Jesus (abaixo), maranhense.
Hospedagem
Nós ficamos no que é hoje o Hotel Pestana, mas acho que na época pertencia a outra cadeia. Não me arrisco a dar uma opinião porque faz tempo e não seria precisa, mas tem uma nota 7,2 no Booking. Procure aqui outros hotéis em São Luís. Jantamos uma noite no restaurante do hotel também (e até encontramos todo o time do Flamengo na época - eles iriam jogar na cidade naquela semana e pude tietar um dos meu ídolos da adolescência, o Caio, que hoje é comentarista na Globo - foto mico abaixo!).
Leia mais
Matraqueando
Nerds Viajantes
Mochilão Trips
Across the Universe
Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitter, nosso Instagram e o Google+?
Tenho muita vontade de conhecer o MA, tem uma história riquíssima pena que não é tão preservada...mas mesmo assim continua na minha bucket list.
ResponderExcluirQuando eu for para Alcântara terei que praticamente me entupir de dramim kkkkk pois sempre tenho que tomar remédio quando passeio em barco, imagina nesse kkkk
Adorei a foto com o Caio, eu também era fã dele, achava ele lindo rs, tanto que um dia fui ao CT do São Paulo (quando ele jogava lá) e peguei até autógrafo, quer mais mico que esse? Kkkk Coisas de adolescente rs