ATUALIZADO EM MAIO/2020
Como já contei no post sobre o que visitar na capital de Luxemburgo, não teria muito o que fazer no dia seguinte antes de seguir para Trier. Até queria conhecer o Museu Dräi Eechelen, mas preferi seguir para uma vila no interior do país e conhecer mais um castelo (sou louca por eles!). Peguei as informações de como chegar em Vianden no Escritório de Turismo na praça Guillaume II no centro de Luxemburgo.
Só para dar um gostinho do que vem a seguir! |
Mapa de Vianden |
zoom no centro de Vianden |
Esse restaurante acima à direita foi onde comi o sanduíche do final do post. Em baixo à direita, tem até gente pescando no rio em pleno centro do vilarejo! |
Enquanto tirava algumas fotos na margem do rio, ainda vi esse desfile!!! Não sei porque eles estavam ali, mas seguiram para o castelo. |
Rio Our |
Chegando na estação de teleférico lá no alto do morro existe uma cafeteria e áreas para o pessoal ficar curtindo o visual. De lá, temos que descer uma pequena trilha para o castelo.
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
O castelo tem algumas salas decoradas, maquetes, objetos e móveis contando sobre a época medieval e até uma árvore genealógica mostrando que as atuais famílias reais inglesa e holandesa são parentes dos antigos Condes de Vianden.
O castelo foi construído entre os séculos XI e XIV, mas sofreu adições posteriores |
* indicates required
Maquetes contando a história de destruição e reconstrução do castelo devido à guerras, incêndio, terremoto etc |
No alto à direita, está a estação alta do teleférico, usando o zoom, vista de um dos pátios do castelo |
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Voltei andando do castelo para o centrinho no que seria a rua principal do vilarejo (não lembro quanto tempo, mas foi super rapidinho) e parei para almoçar um sanduíche. Logo peguei o ônibus para Luxemburgo porque ainda teria que pegar o trem para Trier naquele dia e tentar aproveitar o máximo que desse! Acordei cedo, mas foi uma manhã super aproveitada!
Descendo a Grand Rue, que seria o caminho para ir a pé ou de carro até o castelo (caso não queiram ir de teleférico) |
O ônibus para voltar para Ettelbruck sai de frente do escritório de turismo, ali na beira do rio. A foto maior dessa última montagem mostra a vista que se tem esperando o ônibus. |
Utilizei o Luxemburg Card para a entrada no castelo. Confiram os horários de funcionamentos do castelo e preços aqui (em inglês). Existem um áudio guia, mas preferi não utilizar.
Para visitar mais castelos no Grão-Ducado de Luxemburgo, veja essa lista (em inglês) de quais castelos estão restaurados, em ruínas, abertos ao público ou não. Já até fiquei com vontade de passar mais alguns dias em Luxemburgo!
O blog "Ta´indo pra onde" contou com apoio do "Visit Luxembourg", escritório de turismo do país, mas as opiniões contidas neste post são imparciais.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Olá Fernanda.
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog. Além de muito interessante traz informações essenciais para quem vai viajar aos lugares em que você já esteve.
Daqui a um mês estarei em Luxemburgo a passeio e gostaria de tirar uma dúvida com você: por acaso o ônibus de Ettelbruck para Vianden (linha 570) possui espaço para bagagem? É que estarei com uma mala grande.
Obrigado.
Todos os ônibus que peguei em Luxemburgo (e se bobear na Europa inteira) têm espaço para cadeiras de roda/carrinhos de bebê/malas. Quando por acaso essa área reservada estava lotada, as pessoas sempre davam um jeito, ocupavam 2 assentos normais ou até iam para o fundo do ônibus e aí deixavam a mala no corredor mesmo por exemplo. Boa viagem!!!
ExcluirOlá Fernanda!!
ResponderExcluirVocê veio de Luxemburgo capital para Vianden ou passou antes em Ettelbruck? Vamos a Vianden porém não sei se devo incluir Ettelbruck no roteiro. E em Clervaurx (mais ao norte), você esteve?
Agradeço se puderes responder.
Eu estava na capital e peguei o trem de lá pra Ettelbruck. Aí na estação mesmo peguei o ônibus pra Vianden (horários e paradas nas primeiras fotos do post - info de 2014). Eu não tinha muito tempo e nem pesquisei o que ver/fazer em Ettelbruck pq o que eu queria mesmo era conhecer o castelo em Vianden. No mesmo dia voltei pra a capital só para pegar minha mala e continuar a viagem pra Alemanha. Não estive em Clervaurx.
ExcluirEstou pesquisando, porque o meu filho está visitando o lugar, adorei a sua apresentação.Obrigada!
ResponderExcluirQuanto foi que custou a passagem ida e volta?
ResponderExcluir