Que tal se afastar aproximadamente meia hora de Berlim e chegar a uma fortaleza medieval em um distrito que nem parece pertencer à capital alemã? É exatamente isso que acontece quando você vai passear em Spandau, distrito administrativo na parte oeste de Berlim.
A fortaleza (Zitadelle) é simétrica, com 4 bastiões e representa bem como funcionavam esses sistemas de defesas nos séculos passados. É a única fortaleza sobrevivente na cidade de Berlim, na confluência dos rios Havel e Spree (aquele que passa bem pertinho de vários pontos turísticos da cidade). Construída em 1560 por Francesco Chiaramella de Gandino, foi inspirada em outra fortaleza italiana. Desde o século XII, já existia uma outra fortaleza no local, da qual sobreviveu apenas a Juliusturm (torre abaixo), que inclusive serviu como prisão e como cofre do Império Germânico no século XIX.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
A ênfase da exposição é na parte militar!
Essa é a Juliusturm, de onde se tem a vista abaixo!
Para chegar, é só pegar a linha U7 e descer em uma das últimas estações (Zitadelle) - dá cerca de 40 minutos do centro da cidade. Se seguirem para a estação seguinte (Altstadt Spandau), estarão no centrinho fofo de Spandau, onde acontece inclusive uma das feiras de Natal mais famosas de Berlim - essa eu não consegui conhecer! :(
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Informações Práticas
Preço: 4,50 euros (tem desconto com o Berlim Welcome Card) - tem audioguide (em espanhol e outros idiomas pago à parte).
Horário: todos os dias das 10h às 17h
Mapinha da fortaleza!
Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required
Visitando o centro antigo de Spandau
Saindo da estação Altstadt Spandau, você já cai direto nesse centrinho fofo das fotos abaixo! Spandau foi fundada em 1197 e é portanto mais velha do que Berlim! A casa "Gothic Haus" abaixo, foi construída como residência, no século XV e é hoje o prédio não-religioso mais antigo em Berlim! No primeiro piso, funcionava o escritório de um comerciante e no segundo andar era a parte residencial. Foi aumentada no século XVI e sofreu alteração depois de um incêndio em 1788. Milagrosamente não foi atingida na Segunda Guerra Mundial e é considerado um monumento histórico desde 1981.
Essa casa do meio é a "Gothic Haus", onde funciona o escritório de turismo de Spandau (de 2a a sábado das 10h às 18h).
Igreja de São Nicolau
A Igreja de São Nicolau começou a ser construída no início do século XIV, a pia batismal foi doada para a igreja em 1398 e a torre oeste foi concluída em 1497/68. Após um incêndio que devastou a cidade em 1740, a igreja ganhou a nova torre em estilo gótico. Em 1944, a torre (77m) foi consumida pelo fogo de um bombardeio. Entre 1979 e 1996, sofreu completa restauração do interior e exterior.
O altar (acima à esquerda) é feito de pedra e Cristo é representado de 3 formas - na Santa Ceia, como juiz da humanidade e crucificado. Foi doado pelo conde Rochus de Lynar em 1582. O órgão (embaixo no centro) foi inaugurado em 1996.
Onde comer em Spandau
Acabei comendo nesse restaurante da foto abaixo, bem em frente à igreja pela localização mesmo. O restaurante Satt und Selig estava cheio e de todos da região, foi o que me pareceu mais agradável. Pedi o Käsespätzle da foto abaixo - não foi o melhor que já comi, mas a cebola frita em cima deu um toque muito bom! Gastei 11 euros com refrigerante.
Eu até já tinha lido sobre o lugar quando comprei meu guia de Berlim, mas não considerava mesmo visitar até assistir ao vídeo abaixo, do Canal Alemanizando. Não é o passeio mais imperdível de Berlim, mas definitivamente é algo legal para se fazer quando se tem mais tempo (meu caso!) ou em uma segunda visita, já conhecendo as atrações principais.
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.
Que legal! Não conhecia! Um passeio diferente mesmo para fazer em Berlim
ResponderExcluirGostei da dica :-)
Obrigada Guta! É bem diferente mesmo, uma boa surpresa.
ExcluirComo assim eu só soube disso agora!? Estive em Berlim em 2009 e perdi!?
ResponderExcluirAhhhhh não! Terei que voltar! Hehehehe
Muitas e muitas viagens para Berlim nunca são demais! rs
ExcluirOi Fernanda, gostei do seu post, fiz um link dele aqui se quiser conferir. Abraço
ResponderExcluirhttps://www.selanca.com.br/o-que-fazer-em-spandau-berlim/