Sim, este post está bem atrasado!!! Foi em novembro/2014 que o mundo comemorou os 25 anos da queda do Muro de Berlim e eu estava na capital alemã, comemorando in loco. Mas resolvi escrever esse post mesmo assim para contar um pouco mais da história do muro e consequentemente de
Berlim, que vai servir de base para diversos posts futuros aqui no blog.
Alemanha dividida
Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha derrotada foi dividida entre as potências vencedoras: URSS, EUA, França e Inglaterra, Berlim inclusive. Com o sistema socialista na URSS e capitalista nos outros 3 países, a cidade acabou dividida em 2 áreas: a capitalista e a socialista. Por muitos anos, a convivência foi razoavelmente pacífica, mas depois de alguns anos, o governo da DDR (socialista - Deutsche Demokratische Republik ou República Democrática Alemã) mandou construir um muro para separar fisicamente a cidade (e impedir fugas, que eram cada vez mais frequentes).
|
Mapa de Berlim, mostrando os bairros da cidade e como ficou a divisão! |
|
O muro construído cercava a parte capitalista de Berlim, que ficava dentro da Alemanha socialista |
O muro de Berlim
Iniciado em 13 de agosto de 1961 como um cerca de arame farpado, o muro foi sendo aprimorado e melhorado até os anos 80, quando consistia na verdade de pelo menos 2 muros, de mais de 3 metros
de altura cada, 155 km de extensão (contornando a parte capitalista de Berlim, que virou uma "ilha" no meio da Alemanha socialista) e uma faixa intermediária no meio deles. Quem tentasse pular o muro, era abatido nessa faixa intermediária, que ficou conhecida como faixa da morte. Claro que as pessoas criativas inventavam mil e uma maneiras de atravessar o muro, mas isso é tema para um outro post.
|
O muro era bem sem graça que nem o da esquerda, nada das pinturas coloridas que vemos hoje (na direita)! |
|
Em um dos lugares onde podemos aprender mais sobre o muro (Bernauer Straße), tem até um lugar onde podemos subir e ver um trecho preservado dos muros, faixa da morte e torre de observação. |
Nos anos 80, o descontentamento com o sistema socialista crescia e após uma entrevista de um político desatento, o muro foi aberto (sim, não era nada planejado e a abertura do muro foi totalmente sem querer)!!! Milhares de pessoas foram para as ruas para comemorar e atravessar para o outro lado da cidade, inacessível há mais de 20 anos.
Essas são as cenas famosas de milhares de pessoas em cima do muro que vimos nos anos 90 e que eu era muito nova para lembrar (abaixo). Mas por uma grande coincidência do destino, fui estudar na Alemanha no final de 2014 e estaria justamente em Berlim no aniversário de 25 anos da queda do muro! Quando descobri, não poderia estar mais feliz!
25 anos da queda do muro de Berlim (2014)
Mudei meus planos de fazer bate-voltas no fim de semana de aniversário e com a greve da empresa de trens alemães marcada para aqueles dias, foi melhor mesmo ficar na capital alemã e curtir as programações especiais.
O governo organizou uma festa no Portão de Brandemburgo (um dos grandes símbolos de Berlim e que fazia parte do muro) e uma "fronteira de luz" (Lichtgrenze), que consistia em milhares de balões reconstruindo o trajeto do muro e que form soltos em sequência.
Para cada pedacinho de uma cor no mapa, haviam programas diferentes, principalmente tours especiais.
|
Montagem do palco onde se apresentaram alguns artistas alemães e um pedacinho da "fronteira de luz" |
|
Portão de Brandemburgo iluminado |
|
Muita gente caminhando ao longo do trajeto do muro nos 3 dias de comemoração |
Confesso que a parte da soltura dos balões que era a mais esperada da noite, não foi nada como estávamos esperando, A noite estava nublada e os balões brancos eram praticamente invisíveis quando soltos... A multidão na rua era equivalente a final da Copa do Mundo, Reveillon em Copacabana ou alguma evento do tipo e por isso, acredito que os números que vi na mídia foram subestimados! Eu estava lá e vi centenas de ruas interditadas para carro, absolutamente lotadas de pedestres!!! Sabe aquelas tomadas aéreas que vemos na TV da Love Parade em Berlim? Pois é, a área ocupada por pedestres nesta noite era muuuito maior então não tem como o público não ter sido muito maior também!!!
|
Minha câmera travou na hora e só tirei isso de foto, mas a visão não foi diferente dessas fotos... |
|
Clicando neste link, vocês verão esse mesmo vídeo postado no Instagram no dia seguinte ao evento! Depois de andar para cima e para baixo, eu estava na Potsdamer Platz na hora que os balões foram soltos! |
|
Esse foi o mais perto do Portão de Brandenburgo que consegui chegar!!! Já depois de soltarem os balões. |
A parte legal do evento aconteceu na verdade na sexta-feira, sábado e domingo durante o dia! Em diversos pontos (do mapa acima), foram montados telões que passavam filmes diversos sobre a construção e a queda do muro, assim como era a convivência com o muro. Vários walking tours e tours de bicicleta especiais também aconteceram naqueles dias e era inevitável parar em frente a algum telão, se emocionar e ver muitas outras pessoas se emocionando com tudo aquilo.
Mais sobre o muro de Berlim
Aqui no blog tem vários posts sobre o muro de Berlim e assuntos relacionados:
East Side Gallery (o maior e mais bonito trecho do muro ainda de pé),
Mauermuseum (perto do Checkpoint Charlie),
onde ver o muro de Berlim hoje (em Berlim),
4 atrações grátis relacionadas ao muro de Berlim, o novo
Wall Museum e
mais de 30 lugares para ver pedaços do muro de Berlim pelo mundo!
Para ler mais sobre a construção e queda do muro, sugiro links do
Estadão,
G1,
Pragmatismo Político - curiosidades,
Wikipedia. Comprei o livro abaixo por 5 euros lá em Berlim para treinar o alemão e aprender mais sobre o muro, mas ele me ajudou também a fazer este post. Tinha para vender em qualquer livraria e loja de souvenir da cidade, em vários idiomas.
Para mais informações sobre a cidade dividida, recomendo o site
The Berlin Wall, com 250 vídeos de depoimentos de diversas partes da cidade, organizados em um mapa e com vários roteiros sugeridos, passando pelos principais pontos da história recente de Berlim.
Olá, boa noite. Suas informações me tirou uma dúvida. O muro cercava a cidade de Berlim, e não apenas dividi-a.
ResponderExcluir