quinta-feira, 30 de julho de 2015

Vistas panorâmicas em Frankfurt: 4 opções para ver a cidade do alto!

ATUALIZADO EM 12/07/2022

Quando viajo, adoro ver as cidades do alto e estou sempre procurando alternativas para fazer isso. Em Frankfurt, uma cidade cheia de arranha-céus, a Main Tower já é conhecida pelos turistas para as famosas fotos lá do alto. Mas além dela, subi também as intermináveis escadarias da torre da catedral, no último andar de uma loja de departamentos e no último andar de um shopping (fechou!) no centro da cidade para ter novas vistas legais! Em 2022, descobri pela internet uma opção legal de rooftop na cidade, que acrescentei neste post!



Frankfurt vista da torre da catedral
Frankfurt vista da torre da catedral




entradas para a Main Tower e Torre da Catedral em Frankfurt
entradas para a Main Tower e Torre da Catedral em Frankfurt




terça-feira, 28 de julho de 2015

Você conhece as sete maravilhas de Campinas - SP?

Acho que só quem é daqui mesmo (e nem todo mundo) já ouviu falar de um concurso que elegeu um tempo atrás as setes maravilhas de Campinas. O mais legal foi que a população mesmo pode votar pela internet e eleger os símbolos que mais representam a cidade. Hoje vou falar um pouquinho de cada um deles aqui, mas pretendo em breve visitar todos eles! Sim, eu moro aqui há décadas e ainda não conheço todos!!! Aqui no post, eles estão na ordem do mais votado para o menos votado. No fim do post tem mapinha!!!

Estação Cultura


A antiga estação ferroviária de Campinas se transformou recentemente em um centro cultural. Já não é mais possível pegar um trem aqui para diversos destinos, mas vira e mexe acontecem exposições, feiras e eventos diversos. Inaugurada em 1872, foi tombada em 1982 e o último trem saiu da estação em 2001.


Estação Cultura em Campinas
Estação Cultura na época da Copa decorada com as bandeiras da Nigéria e Portugal, times que ficaram na cidade


domingo, 26 de julho de 2015

Como ir dos aeroportos de Frankfurt (Main ou Hahn) a Luxemburgo e Trier ou vice-versa?

ÔNIBUS SUSPENSO EM RAZÃO DA PANDEMIA (site consultado pela última vez em fevereiro/2022)


Quando fui fazer o intercâmbio na Alemanha no ano passado, viajei uns dias antes porque haviam muitos lugares na região para visitar. Queria conhecer Luxemburgo e Trier antes de começarem as aulas, mas estava difícil conseguir transporte do aeroporto Frankfurt (Main) para Luxemburgo. Existe uma estação regional de trens no próprio aeroporto, mas os horários não batiam, eu teria que fazer mil trocas de trem ou eu teria que voltar para a cidade para pegar outro trem.


Grund visto das casamatas de Bock em Luxemburgo
Essas 2 fotos são do Instagram do blog, já está seguindo?


Catedral de Trier
Como não conhecer Luxemburgo e Trier estando tão perto???


Escrevi para o escritório de turismo de Luxemburgo e eles me sugeriram uma empresa de ônibus, que descobri depois, é a melhor opção também para quem chega no aeroporto Frankfurt (Hahn) - tanto para seguir para um desses destinos como para Frankfurt. Além de tudo, esse ônibus costuma ser muito mais barato do que o trem!





Atenção: se você já estiver no centro de Frankfurt, essa opção não vale a pena! Vá de trem (site da Deutsche Bahn)!



quinta-feira, 23 de julho de 2015

Roteiro para um fim de semana ou um dia em Heidelberg (Alemanha)

Nem sei desde quando que sonho em conhecer Heidelberg! Foi uma das principais motivações para dividir meu tempo de estudo na Alemanha entre Berlim e Frankfurt (que fica ali pertinho). Muitos turistas fazem um bate-volta de Frankfurt para lá, que com certeza é muito válido, mas recomendo mais tempo.

Heidelberg
Heidelberg vista do Philosophenweg

Tudo que eu conto neste post foi feito em um dia (um sábado) e reservei o domingo apenas para o castelo (já tem post aqui no blog sobre essa maravilha!!). Já escrevi também sobre o albergue onde me hospedei (eleito o melhor da Alemanha) e onde comi nestes dois dias.

O mapa abaixo é bem fácil de entender. As estrelas são os principais atrativos, as máquinas fotográficas são praças/monumentos lindos que valem a pena tirar foto, as linhas são as ruas mais interessantes e marquei também o albergue e restaurantes que indico, a estação de trem e alguns outros pontos de transporte importantes.






terça-feira, 21 de julho de 2015

Frankfurt vista do rio Meno!

Frankfurt é o centro financeiro da Alemanha e é também conhecido como Mainhattan, alusão à Manhattan (Nova York) e ao nome do rio que corta a cidade alemã, o rio Main  (em português, rio Meno). A Alemanha tem na verdade 2 cidades chamadas Frankfurts, a mais famosa, Frankfurt am Main com as empresas e o dinheiro e a Frankfurt (Oder) perto de Berlim e da Polônia (sem grandes atrativos turísticos) e as duas são diferenciadas nas notícias e no sistema de transporte pelo nome do rio. Claro que estando em uma cidade cortada por um rio lindo, eu não deixaria de fazer um passeio de barco, não é?

passeio de barco pelo rio Meno em Frankfurt
Vai dizer que não vale a pena?


Leia aqui os mais de 30 posts sobre Frankfurt no blog!

domingo, 19 de julho de 2015

Guias com super dicas sobre a Disney, Orlando e compras nos Estados Unidos!

ATUALIZADO EM 12/01/2018

Já falei que tenho uma grande "falha" no meu currículo de viajante - nunca fui para a Flórida! Disney só conheço a Disneyland (na Califórnia). Além disso, nunca fui chegada em fazer muitas compras em viagem. Comprar alguma coisa no meio do caminho tudo bem, mas separar dias exclusivos para isso, ir atrás de determinados produtos em diversas lojas ou programar uma viagem só para isso, nem pensar! Então fiz questão de trazer para meus leitores 2 parcerias para facilitar a vida de vocês: o completíssimo e indispensável "Guia de Orlando" e o "Guia de compras nos Estados Unidos", publicações de 2 blogueiras super competentes!

Quer mais dicas para planejar a sua viagem? Aqui tem uma página recheada de dicas práticas!!!

Precisa de indicações de guias para outros destinos ou quer ler algum livro para inspirar sua próxima viagem? Aqui tem uma porção de guias e livros que vão te interessar!


Estátua da Liberdade, Nova York, Estados Unidos
Eu prefiro passear e visitar os pontos turísticos, mas tem gente que prefere comprar! E tem gente que quer fazer as duas coisas!



Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem 12x sem juros



quinta-feira, 16 de julho de 2015

O castelo de Heidelberg

Heidelberg é uma cidadezinha liiiinda na Alemanha e que você deve fazer um esforço para incluir no seu roteiro! O pessoal gosta de incluí-la como um bate-volta de Frankfurt, mas como eu fazia questão de visitar o castelo e outras coisas, achei que poderia ficar corrido e preferi passar um fim de semana por lá (roteiro para um fim de semana na cidade)!

Não precisei madrugar para fazer o passeio valer a pena e tive tempo para explorar a cidade e o castelo com calma. No sábado, andei por todo o centro histórico e pelo "caminho dos filósofos" para ter uma magnífica vista do castelo. Só no domingo que realmente subi e passei hoooras explorando a construção erguida e ampliada entre os séculos XIII e XVII. No meio/fim da tarde, voltei para Frankfurt.

Castelo de Heidelberg visto da Alte Brücke
Castelo de Heidelberg visto da Alte Brücke

Castelo de Heidelberg


terça-feira, 14 de julho de 2015

Berlin Welcome Card, Museum Pass Berlin e como aproveitá-los em uma longa estada em Berlim!

ATUALIZADO EM 13/03/2016

Existem pelo menos 2 cartões de descontos para atrações em Berlim - o Berlin Welcome Card e o Museum Pass Berlim. Na minha viagem para Berlim no final de 2014, recebi os 2 do escritório de turismo da cidade e hoje conto como foi a minha experiência.

Berlin Welcome Card e Museum Pass Berlin
O Welcome Card na verdade é esse papel comprido do meio. A parte de cima é o passe de transporte público e a parte onde está escrito "haute cuisine" é destacável, um desconto no restaurante da Torre de TV. Deixei lá mesmo para não perder a outra parte. A data e hora que você começou a usar o passe fica marcada no passe de transporte e o pessoal confere mesmo!

Veja aqui todos os posts sobre Berlim no blog!

domingo, 12 de julho de 2015

4 atrações gratuitas relacionadas ao muro de Berlim e Alemanha oriental/socialista

Em Berlim é muito fácil trombar em quase qualquer canto da cidade com alguma reminiscência da época da cidade dividida. Além dos museus sobre a vida na Alemanha oriental que já falei aqui no blog, da East Side Gallery (maior trecho preservado do muro de Berlim), dos souvenirs do Ampelmann e do Checkpoint Charlie e o Mauermuseum, existem muitas outras atrações e vou falar de 4 delas no post de hoje! E todas de graça!


Checkpoint Charlie Berlim

produtos para casa com o Ampelmann

muro de Berlim

museus sobre a vida na Alemanha socialista



quinta-feira, 9 de julho de 2015

Onde comer em Campinas (SP)

Continuando as dicas de onde comer em Campinas, no bairro Cambuí, hoje mostro mais 3 restaurantes: uma pizzaria, um de culinária ibérica (Portugal e Espanha) e outro contemporâneo que ainda tem uma carta de vinhos invejável! 


Gallo Nero - o restaurante fechou infelizmente!


Já fui várias vezes nesse restaurante, que para mim já é um clássico da cidade. Durante a semana eles tinham (será que continuam?) um esquema de menu corrido para o almoço. Com umas 6 ou 8 opções de pratos, passavam servindo todos eles em todas as mesas e depois você poderia repetir o que quisesse, mas só uma porção de cada um já era suficiente. O cardápio, elaborado pelo chef Andre Bearzotti, a la carte também é fantástico! Tem manobrista, essencial em uma rua super movimentada e com poucos locais para estacionar.

Gallo Nero - Campinas


terça-feira, 7 de julho de 2015

Checkpoint Charlie e o Mauermuseum (Museu do Muro) em Berlim

O Checkpoint Charlie sempre é citado em qualquer roteiro por Berlim ou guia da cidade, mas os berlinenses em geral esnobam a atração turística porque na verdade ele é falso! Como assim??? 

Checkpoint Charlie Berlim

Quando a cidade de Berlim foi dividida entre os americanos, franceses, britânicos e soviéticos após a Segunda Guerra Mundial, os exércitos montaram alguns pontos de controle e passagem de um lado para o outro. Esses pontos eram chamados de "checkpoints" e cada um recebia o nome de uma letra do alfabeto fonético (alfa, bravo, charlie, delta, eco, fox etc) que hoje em dia acho que é usado principalmente na aviação. O mais famoso dos checkpoints era o C, o Checkpoint Charlie.


Checkpoint Charlie e o Mauermuseum (Museu do Muro) em Berlim


Leia aqui todos os posts sobre Berlim no blog!

domingo, 5 de julho de 2015

Curiosidades e primeiras impressões sobre o Peru

(Tirando a teia de areia do blog!)

Quem acompanha as redes sociais do blog (veja todas ao final do post), já sabe que logo depois do último post o computador pifou e eu embarquei para o Peru!!! Só agora que recuperei os arquivos e vou fazer como na volta da África do Sul: enquanto não organizo as fotos dessa viagem, aqui está um apanhado de dicas e informações gerais sobre o país antes de começar os posts mais detalhados. A maioria das fotos abaixo são lá do Instagram do blog - quem é seguidor já acompanhou a viagem em primeira mão!


Preparação da viagem


Machu Picchu Peru


A viagem foi decidida em cima da hora (fechamos tudo em maio para viajar em junho!) e apesar de acompanhar mil e um blogs que falam sobre o Peru, sempre achei complicado demais planejar uma viagem para lá pela parte logística! Já li e reli vários blogs super completos sobre o país, mas mesmo assim, não tinha segurança (e nem tempo) para fazer um roteiro independente e como iríamos em 6 pessoas da família, acabamos fechando um pacote em uma agência de viagens aqui em Campinas. Acrescentamos várias coisas ao pacote, mas mesmo assim não ficou caro porque o Peru é um destino barato.

A maior confusão envolvia em encaixar as Linhas de Nazca (sonho!!!), Arequipa e região no roteiro e a viagem estava ficando muito longa, então simplesmente cortamos toda essa parte do Peru e deixamos para depois. Nessa primeira viagem nos concentramos em Lima, Cusco, Machu Picchu e Puno (porta de entrada para o Lago Titicaca). Para não esticar muito além dos 10 dias que queríamos, também não seguimos para a Bolívia. Fica para outra vez!

Agora já tenho na cabeça o roteiro aproximado para conhecer a região de Nazca, Ica, Paracas, Arequipa e também a Bolívia! O receptivo que operou a maior parte da nossa viagem foi a Viajes Pacifico, um dos maiores de lá, do grupo da Gray Line. Outras empresas grandes que víamos muito por lá era a Condor Travel e a Gate 1 - não testamos serviços de nenhuma dessas 2. Na parte do Lago Titicaca, a operadora foi a Kontiki Tours e para um passeio em Cusco, contratamos a Travel Ruínas, a agência do hotel.