Heidelberg é uma cidadezinha liiiinda na Alemanha e que você deve fazer um esforço para incluir no seu roteiro! O pessoal gosta de incluí-la como um bate-volta de Frankfurt, mas como eu fazia questão de visitar o castelo e outras coisas, achei que poderia ficar corrido e preferi passar um fim de semana por lá (roteiro para um fim de semana na cidade)!
Não precisei madrugar para fazer o passeio valer a pena e tive tempo para explorar a cidade e o castelo com calma. No sábado, andei por todo o centro histórico e pelo "caminho dos filósofos" para ter uma magnífica vista do castelo. Só no domingo que realmente subi e passei hoooras explorando a construção erguida e ampliada entre os séculos XIII e XVII. No meio/fim da tarde, voltei para Frankfurt.
Castelo de Heidelberg visto da Alte Brücke |
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
De qualquer lugar que você estiver em Heidelberg, dá uma vontade imensa se ficar procurando o castelo.
Aqui, visto das praças Kornmarkt e Marktplatz |
Castelo de Heidelberg visto do Philosophenweg |
A vista lá de cima é linda! Só falta mesmo o castelo (e por isso que todo mundo deve subir no morro do outro lado do rio Neckar, para ter a vista da cidade + castelo!
Como subi a pé e não entrei no complexo do castelo pela entrada normal (que seria a do bondinho), o primeiro ponto a ser visitado no castelo foi uma espécie de porão onde fica o barril gigante abaixo. "Sustentado a sete metros de altura, possui oito metros e meio de largura, alberga 220.000 litros (58,124 galões) de vinho, e tem uma pista de dança construída em cima dele." Leiam o post do blog Turista Ocasional, exclusivo sobre o barril!
Leia aqui como foi comprar um chip local alemão para usar internet na Alemanha
Originalmente em estilo gótico, o castelo era a sede do Palatinado da Casa dos Wittelsbach. Após reformas do século XVI, tornou-se uma bela residência renascentista., mas a Guerra dos Trinta Anos e o conflito com a França em 1689 destruiu boa parte da construção.
O campanário do século XV destruído e uma das partes mais recentes, o Friedrichsbau - Palácio de Frederico (1601-1607). |
A maior parte do castelo não foi reconstruída, somente algumas poucas salas e corredor. Existem um tour guiado que te leva para essas salas, que não podem ser visitadas sem o guia. O tour é legal pela história toda explicada, mas a parte mais bonita do castelo é mesmo ao ar livre.
Desenho do castelo e Pulverturm destruída - Torre da Pólvora, erguida no século XIV como parte das defesas do castelo |
Um pedaço da Pulverturm está lá até hoje, do mesmo jeito que caiu séculos atrás |
Ruprechtsbau - erguida em 1400, é a parte mais antiga |
Vestígios do século XVII - Englischer Bau |
Esse salão cheio de mesas pode ser alugado para eventos |
No tour guiado, vemos essas maquetes muito interessantes! Os jardins do Castelo de Heideberg eram maravilhoso!!! Não consegui andar nessa região porque estão reformando, ainda estava bem destruído. |
Maquete do Castelo antes da Guerra dos Trinta Anos |
Maquete do castelo após as guerras do século XVI |
O Deutsches Apothekenmuseum (Museu Alemão da Farmácia) é super bonitinho, com vários objetos e até farmácias antigas inteiras!!! Mas estava um pouco cheio e eu já estava cansada a essa altura!
Depois do tour guiado, ainda andei bastante por ali tirando mais centenas de fotos! |
O lugar é fotogênico demais!!!! |
Almocei essa Bratwurst que comprei lá em cima em um quiosque (o único dentro do complexo do castelo), sentei em um banco e comi mais ou menos com essa vista! |
Desci do castelo, peguei minha mochila no hostel e ainda dei uma passadinha nessa outra praça para tirar umas fotos do castelo! |
Adorei o passeio maravilhoso!!! Não precisa nem dizer que é obrigatório visitar o castelo estando em Heidelberg, não é?
Precisa de indicação de hospedagem em Heidelberg? Faça como eu e fique no melhor hostel da Alemanha!!!
Para mais informações históricas sobre o castelo, acesse a Wikipedia e o site de turismo alemão. O Blog "Tá indo pra onde?" contou com o apoio do escritório de turismo de Heidelberg, mas as opiniões contidas neste post são independentes.
Informações Práticas
Horário de funcionamento: 8h-18h (Museu Alemão da Farmácia 10h-17h30)
Preço: 6 euros (funicular, castelo e museu) - incluído no Heidelberg Card. Tour guiado - 4 euros. Audio tour inclusive em espanhol - 3,50 euros
Horários do funicular: http://www.heidelberg-marketing.com/experience/sights/heidelberg-funicular-railway.html
Para chegar a Heidelberg, você pode alugar um carro, utilizar os trens alemães ou aproveitar os ônibus baratos (Flixbus).
É muita riqueza em cada detalhe.. lindo
ResponderExcluirBeijos,
Mani Piñeiro
Lindo mesmo!!! Obrigada pela visita!
ExcluirToda Heidelberg é muito lindinha mesmo! Eu fiz bate-e-vota a partir de Aachen e deu bem certo para passear e visitar o castelo. Amei!
ResponderExcluirNunca tinha pensado em ir pra lá de Aachen, que aliás é outra cidade que quero conhecer!! Aiaiai, a nossa lista nunca acaba né?
ExcluirHeidelberg subiu muito na minha lista de lugares pra conhecer por sua causa, espero voltar em breve para a Alemanha!!
ResponderExcluirhehehe bom saber! Volta sim!
ExcluirSou fascinada pelas cidadezinhas medievais europeias. É uma mais linda e charmosa que a outra. E esse castelo... Que show! ;)
ResponderExcluirtb sou <3 <3 <3!! Aliás, como não ser? rs
ExcluirNossa Fe! Que lugar bonito. Toda vez que visito seu site fico com vontade de viajar o mundo.
ResponderExcluirhehehe e quando eu escrevo os posts morro de vontade de voltar! rs bjs!
ExcluirEu adoooro essas farmácias antigas! Acho um charme...
ResponderExcluirParece um cenário de conto de fadas.
Ana
A cidade inteira parece cenário de conto de fadas Ana!!! Aliás, metade da Alemanha!!! rs
ExcluirLindo mesmo!! E quais farmácias antigas vc visitou? Tem no seu blog?
ResponderExcluir