Sempre viajei muito e quando encontro com parentes e conhecidos eles me perguntam "E agora, tá indo pra onde?"
Páginas
▼
sexta-feira, 7 de agosto de 2015
Passeio de barco pelo Rio Reno entre Rüdesheim e Koblenz (Alemanha)
Já tinha ouvido falar que a região do rio Reno (Rhein em alemão) era lindíssima e confirmei quando vi as fotos que meus pais tiraram de lá em 2011. Quando resolvi estudar umas semanas em Frankfurt no ano passado, tinha certeza que deveria fazer algum passeio para conhecer a região. Depois de muito pesquisar, achei que o melhor para aproveitar meu pouco tempo livre seria fazer um cruzeiro com a KD, saindo da cidadezinha de Rüdesheim (linda por sinal) para Koblenz, onde o rio Reno e o rio Mosel (ou Mosela) se encontram. O barco vai até Colônia, mas deixei a cidade para outro dia porque também queria conhecer Koblenz.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Alguns detalhes do barco
O rio Reno tem mais de mil km de extensão e atravessa a Europa de sul a norte e uma das partes mais interessantes de visitar é justamente nos arredores de Frankfurt, Koblenz e Colônia. Ele passa por 6 países e tem diversas subdivisões - para mais detalhes, clique no link acima.
As opções para quem viaja em outubro não são tantas então se eu saísse de Frankfurt, não iria até Koblenz. Acordei cedinho para pegar o trem para Rüdesheim porque o barco saía um pouco depois das 9h. Como quis garantir, peguei um horário de trem com folga e tive tempo de uma andada pela cidade antes do barco sair.
O famoso memorial Niederwald visto do rio no meio da neblina cedo. É possível subir até lá, mas não tive tempo em Rüdesheim para fazer isso. Vou falar mais sobre ele no post sobre Rüdesheim.
As 2 fotos anteriores foram retiradas da Wikipedia
O passeio é bem tranquilo, o barco não balança e tem bastante espaço, inclusive uma lanchonete onde comprei o meu almoço do dia - um bretzel (pretzel) super salgado. A maioria das pessoas no passeio eram idosos e eu era uma das poucas sem cabelos brancos rs. Definitivamente é um passeio para quem não quer se cansar e quer admirar as paisagens pelo caminho, sem se preocupar em dirigir ou com horários de trens.
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Bacharach e o Burg Stahleck no alto à esquerda
O barco passa por diversas cidadezinhas e castelos nas margens do rio Reno e parece que a cada 5 minutos tem algo interessante para ver/fotografar, pelo menos na primeira metade (entre Rüdesheim e a Loreley). A segunda parte, da Loreley até Koblenz tem um pouco menos de atrações, mas também é bem bonita. É possível descer em outros lugares no meio do caminho (e várias pessoas subiam nas paradas), mas com pouco tempo e em baixa estação, a logística não dá certo.
Burg Pfalzgrafenstein e o castelo Gutenfels, no alto
Não peguei um dia tão bonito, mas como queria também ir para Heidelberg e Colônia, seria minha única opção. Na alta temporada, o passeio parte de Mainz, que é mais perto de Frankfurt.
O rochedo Loreley aparentemente não tem nada demais
Estátua da Loreley na beira do rio
Claro que quando o barco chega nesse ponto, a trilha sonora é a música abaixo! O nome Loreley provém de lendas germânicas que tratavam de ninfas que viviam nas águas. Como nessa área, a água é pouco profunda, muitos acidentes com barcos aconteceram na região no passado. Leia mais aqui.
St Goar e Schloss Rheinfels
Boppard
Kamp Bornhofen
Braubach e o castelo Marksburg
Chegamos em Koblenz perto das 13h e ainda consegui conhecer a cidade, que fica para outro post! De Koblenz, voltei de trem rapidinho para Frankfurt. Claro que se você tiver bastante tempo, recomendo conhecer a região com mais calma, por exemplo como a Mirella fez e contou lá no Viajoteca.
Chegando em Koblenz - na última foto aí em cima, Schloss Kurfürstliches
Chegando em Koblenz, Preußisches Regierungsgebäude e a fortaleza no alto do morro (Festung Ehrenbreitstein)
Poxa, só saudade com esse post! Morei nessa região e adoraria voltar. Cê acredita que eu fiz esse passeio, que é tão lindo quanto essas fotos!!!, e não vi a senhorita Lorelay? Afff muito vinho e muitas risadas com os companheiros de cruzeiro. Hahahaha.
Eu sou louca para conhecer o rio Reno, por causa de uma ópera de Wagner que tem um capítulo chamado Das Rein Gold. Não sabia que dava para fazer passeio nele! Preciso voltar para a Alemanha urgentemente!
Oi, Fernanda! Tudo bem? Adorei o post! Parabéns! Me tira uma dúvida, se possível. Dá pra descer do barco em alguma cidade e pegar outro, continuando a rota? Obrigada.
Dá sim! Mas observe os horários - eu fui no outono e mesmo pegando o primeiro barco do dia, acho que não teria tempo suficiente para ficar descendo e subindo...
Oi Fernanda, obrigada pelo post, muito legal e útil! Vc lembra quanto pagou pelo passeio? Será que é preciso comprar antes ou reservar? vamos viajar em 01 de outubro, e gostaríamos muito de fazer esse passeio!
O valor é diferente dependendo do trecho que você for fazer. Olhei agora no site da empresa KD (https://www.k-d.com/en/cruises/scheduled-cruises-on-the-rhine/) e exatamente o mesmo passeio que eu fiz custa hoje 40 euros (não é muito barato...) É possível comprar online, mas os barcos são bem grandes e duvido que estejam lotados em outubro.
Oi! Dá sim! (mas somente entre abril e outubro) O site da KD não está mostrando ainda os horários para 2018 então aconselho você a entrar lá em algumas semanas: https://www.k-d.com/en/cruises/scheduled-cruises-on-the-rhine/.
Gostaria de saber mais detalhes sobre tours fluviais na Alemanha. Estou indo no início de setembro com meu pai que é idoso e as viagens de trem para ele são um pouco penosas( bagagem etc) vamos chegar em Munique , de lá gostaria que ele conhecesse um pouco as pequenas cidades do sul. Se eu dirigisse seria muito bom, mas não é o meu caso. O que me sugere??? Agradeço muito qualquer sugestão
Oi Tereza, a única pessoa que eu conheço que fez esse tipo de tour na Europa foi a Bruna: http://contandoashoras.com/2017/08/16/uniworld-boutique-river-cruises-cruzeiro-de-luxo-pelos-rios-da-europa/. Procure no Google por empresas que façam cruzeiros pelo Rio Reno e Rio Mosel, mas não tenho nenhuma para indicar.
Muito obrigada! estarei na Alemanha em abril, com destino-foco Vallendar (santuário de Schoenstatt) próximo Koblenz. Esta cidade já marquei no meu planejamento. Mochileira sem sofrência, só aventura e alegria.
Fiz esse passeio em 2010, amei quero voltar. O barco parou numa cidadezinha que tinha uma rua cheia de lojas e as vitrines eram com bonecos e ursos de pelúcia que não me lembro o nome, muito lindas. Adorei seu posto, muito obrigada por me fazer rever uma parte muito importante da minha vida. Bjsss 😘
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.
Poxa, só saudade com esse post! Morei nessa região e adoraria voltar. Cê acredita que eu fiz esse passeio, que é tão lindo quanto essas fotos!!!, e não vi a senhorita Lorelay? Afff muito vinho e muitas risadas com os companheiros de cruzeiro. Hahahaha.
ResponderExcluirhahahhaa eu só vi pq eles anunciaram no auto-falante, tocaram música etc rs Senão, ia passar batido tb...
ExcluirVocê quer mesmo convencer a gente de ir para Alemanha né? Cada post a gente fica com mais vontade! :P
ResponderExcluirkkkkk quero!!! como vc adivinhou meu plano secreto? rs
ExcluirEu sou louca para conhecer o rio Reno, por causa de uma ópera de Wagner que tem um capítulo chamado Das Rein Gold. Não sabia que dava para fazer passeio nele!
ResponderExcluirPreciso voltar para a Alemanha urgentemente!
Dá sim Dani! São vááárias opções!
ExcluirQue paisagem, hein?
ResponderExcluirPreciso voltar para Alemanha e aproveitar para fazer esse passeio ;)
e olha q o dia nem estava tão bonito assim... mas a região toda é demais mesmo!
Excluirhahaha adorei a parte de ser uma das poucas sem cabelo branco, se fosse eu não poderia dizer o mesmo! p.s. adoro passeio de barco
ResponderExcluirhahaha tb adoro!!! Sempre uma perspectiva diferente da cidade e adoro as fotos dos prédios + água!
ExcluirAdoro a Alemanha!! Mas só passeei pelo Reno em Colônia. Mais uma razão pra voltar... beijo
ResponderExcluirEsse passeio poderia ser estendido até lá no mesmo barco, mas aí eu acabaria não conhecendo Koblenz, que eu queria muito!
ExcluirOi, Fernanda! Tudo bem? Adorei o post! Parabéns! Me tira uma dúvida, se possível. Dá pra descer do barco em alguma cidade e pegar outro, continuando a rota? Obrigada.
ResponderExcluirDá sim! Mas observe os horários - eu fui no outono e mesmo pegando o primeiro barco do dia, acho que não teria tempo suficiente para ficar descendo e subindo...
ExcluirOi Fernanda, obrigada pelo post, muito legal e útil!
ResponderExcluirVc lembra quanto pagou pelo passeio? Será que é preciso comprar antes ou reservar? vamos viajar em 01 de outubro, e gostaríamos muito de fazer esse passeio!
O valor é diferente dependendo do trecho que você for fazer. Olhei agora no site da empresa KD (https://www.k-d.com/en/cruises/scheduled-cruises-on-the-rhine/) e exatamente o mesmo passeio que eu fiz custa hoje 40 euros (não é muito barato...) É possível comprar online, mas os barcos são bem grandes e duvido que estejam lotados em outubro.
ExcluirOi! Será que tem como pegar o barco de Koblenz até Rüdesheim? Sentido contrado ao que vcs mostraram aqui.
ResponderExcluirOi! Dá sim! (mas somente entre abril e outubro) O site da KD não está mostrando ainda os horários para 2018 então aconselho você a entrar lá em algumas semanas: https://www.k-d.com/en/cruises/scheduled-cruises-on-the-rhine/.
ExcluirGostaria de saber mais detalhes sobre tours fluviais na Alemanha. Estou indo no início de setembro com meu pai que é idoso e as viagens de trem para ele são um pouco penosas( bagagem etc) vamos chegar em Munique , de lá gostaria que ele conhecesse um pouco as pequenas cidades do sul. Se eu dirigisse seria muito bom, mas não é o meu caso. O que me sugere???
ResponderExcluirAgradeço muito qualquer sugestão
Oi Tereza, a única pessoa que eu conheço que fez esse tipo de tour na Europa foi a Bruna: http://contandoashoras.com/2017/08/16/uniworld-boutique-river-cruises-cruzeiro-de-luxo-pelos-rios-da-europa/. Procure no Google por empresas que façam cruzeiros pelo Rio Reno e Rio Mosel, mas não tenho nenhuma para indicar.
ExcluirMuito obrigada! estarei na Alemanha em abril, com destino-foco Vallendar (santuário de Schoenstatt) próximo Koblenz. Esta cidade já marquei no meu planejamento. Mochileira sem sofrência, só aventura e alegria.
ResponderExcluirhahaha adorei o "mochileira sem sofrência" rs Aproveite e depois volte aqui pra contar sobre esse santuário que nunca tinha ouvido falar!
ExcluirFiz esse passeio em 2010, amei quero voltar. O barco parou numa cidadezinha que tinha uma rua cheia de lojas e as vitrines eram com bonecos e ursos de pelúcia que não me lembro o nome, muito lindas. Adorei seu posto, muito obrigada por me fazer rever uma parte muito importante da minha vida. Bjsss 😘
ResponderExcluirDe nada Ilda! Dá uma fuçada no blog que provável que você encontre outras memórias de viagem!
Excluir