ATUALIZADO EM 10/JUNHO/2022
Quando fiz intercâmbio na Dinamarca, passei um dia em Hamburgo e já contei aqui no blog como foi esse dia. Mas como isso já faz bastante tempo - quando decidi estudar em Berlim ano passado, queria passar um fim de semana em Hamburgo para conhecer melhor a cidade. Acabei programando vários tours de um dia e estava muito cansada já no final do 2o mês de viagem. Além disso, a escola de alemão organizava passeios de um dia praticamente todas as semanas e eu não tinha conseguido ainda participar de nenhum. Resolvi então cancelar a reserva de hotel e ir com a escola só um dia para Hamburgo, ao invés do fim de semana todo.
O lindo prédio da prefeitura em Hamburgo - a Rathaus |
Passeando pela região do porto e Speicherstadt ("cidade dos armazéns") de Hamburgo |
O tempo estava bem feio e fazia MUITO frio naquele sábado de novembro/2014. Era difícil andar pela cidade quando a gente só queria mesmo parar em uma cafeteria e curtir um chá/café ou qualquer outra coisa quente! Por conta do tempo, as fotos nem ficaram tão boas.
No mapa abaixo, as atrações que fui (e mostro no post) em roxo e em marrom as que não conheci, mas gostaria. Poderia ter me organizado melhor para conhecer mais atrações, mas estava tão cansada que nem me importei de seguir o pessoal rs. As estrelas são as atrações principais, máquinas fotográficas - locais para fotos. Marquei também as estações de trem e ônibus, a famosa rua Reeperbahn (que falo mais abaixo) e o restaurante onde almocei com parte do grupo.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Um dia em Hamburgo
O grupo era bem grande, acho que mais de 20 pessoas e fomos acompanhados de uma pessoa que organizava essas excursões para a escola e tinha morado a vida inteira dela em Hamburgo antes de se mudar para Berlim. Consequentemente, era uma ótima guia pela cidade. Se não fosse por ela, não entenderíamos metade do que estávamos vendo e por isso sugiro fortemente que você faça algum walking tour pela cidade.
Com 1.8 milhão de habitantes, Hamburgo é a 2a maior cidade alemã, perdendo apenas para Berlim. É uma das 3 cidades-estados alemãs (as outras 2 são Berlim e Bremem). Com origens no ano 808, está ligada ao Mar do Norte pelo rio Elba. Juntamente com diversas outras cidades da região, formava a Liga Hanseática, monopólio comercial no norte da Europa no fim da Idade Média. Segundo a Wikipedia, tem mais de 2500 pontes - que seria mais do que Amsterdã e Veneza somadas! Muitos descendentes alemães que vieram para o Brasil eram da região de Hamburgo.
Leia sobre a Igreja de São Pedro em Hamburgo, construída no mesmo local de antigas catedrais. Gostei da maquete e do detalhe da porte abaixo!
Leia aqui como foi comprar um chip local alemão para usar internet na Alemanha (2014). E aqui sobre outro chip que recebi na minha casa no Brasil e funcionou muito bem na Alemanha, República Tcheca e Polônia (2019)!
Continuando pela mesma rua, chegamos na prefeitura da cidade, a Rathaus! O prédio é maravilhoso e você pode conhecê-lo por dentro - também lindo! Naquela praça, havia outro mercado de Natal (ou será que era continuação do anterior?).
O prédio atual tem aparência de ser super antigo, mas na verdade é do fim do século XIX. Desde 1230, ali era o Convento Johanniskloster. Após o incêndio de 1842, a prefeitura precisava ser refeita pois foi dinamitada para impedir o avanço das chamas e aí decidiram por um local maior. A base do prédio teve que ser construída com alicerces como nas construções de Veneza devido ao terreno pantanoso. O prédio tem muitos detalhes e segredos então é muito legal fazer um tour guiado por aqui. Existem tours em alemão, inglês e francês (site da prefeitura).
detalhes |
Saguão e a escadaria maravilhosa! |
Atravessando o saguão acima, chegamos neste pátio! |
saindo da Rathaus para continuar o passeio |
Andando pela cidade, encontramos a Igreja St Katharinen, mas não entramos. Ela é uma das 5 principais igrejas da cidade. |
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
O porto de Hamburgo sendo um dos maiores da Europa e do mundo não poderia ficar de fora do passeio. Os passeios de barcos por ali são famosos e cheguei a fazer um da primeira vez, mas dessa vez não foi possível. Mesmo assim, andamos pela Speicherstadt ("cidade dos armazéns"), que parecia uma cidade fantasma naquele sábado de outono. O projeto para a revitalização da área ainda está em andamento, mas apesar dos prédios bonitos, ouvi de vários alemães que a população não está ocupando a área como previsto por conta dos altos custo. Leia mais sobre isso aqui e aqui. A região foi recentemente incorporada aos Patrimônios Mundiais da UNESCO. Leia sobre o porto de Hamburgo.
Esse prédio do meio na foto anterior é a recentemente inaugurada Filarmônica do Elba, ou Elbphilarmonie e sua construção foi mais do que superfaturada e atrasada, causando muitas polêmicas na Alemanha. Leia mais aqui (em português) e aqui (em espanhol). Paramos para um café/bebida quente/docinhos/lanchinho em uma das muitas filiais da Schanzenbäckerei (padaria) - esqueci de tirar fotos!
* indicates required
Seguimos então para a Michaeliskirche ou Igleja de São Miguel, também uma das 5 principais igrejas de Hamburgo. O pórtico com o arcanjo Miguel é maravilhoso e o interior da igreja também. Aqui está enterrado um dos filhos de Bach, que também era músico. Esta é a terceira construção no local, do fim do século XVIII. É possível ver o antigo órgão tocando e até subir na torre, uma das mais antigas da cidade e com ótima vista! Leia mais sobre isso no blog Viagem Hamburgo (não tive tempo de subir).
Já estávamos no famoso bairro de St Pauli e continuamos a caminhada. Na foto abaixo podemos ver à esquerda, o monumento a Bismarck (construído entre 1903 e 1906, é o maior monumento dedicado a este estadista alemão - clique nos links para ler mais sobre ele, que unificou a Alemanha e foi chanceler, no centro o Hamburger Dom e à direita, as Tanzende Türme ("Torres Dançantes").
Ao centro, a Hamburger Dom - quando se fala em Alemanha, "Dom" significa na maioria das vezes catedral. Mas no caso de Hamburgo, Hamburger Dom (em inglês) não tem nada a ver com igreja! São 3 feiras conhecidas com esse nome, a da primavera, do verão e a do inverno! |
Andamos pela região e aparentemente a famosa rua Reeperbahn parece uma rua normal, mas à noite ela se transforma. Mais para a frente do post tem mais detalhes.
Estávamos procurando um lugar para comer, mas rodamos muito e não achávamos nada na direção do rio, então voltamos depois para a Reeperbahn.
Encontramos sem querer um restaurante de donos portugueses, com uma comida simples, mas muito gostosa e preço não abusivo. A maioria dos locais por perto eram só de lanches ou cafeterias e queríamos uma refeição de verdade. O do Mundo Restaurante Cafe Bar serve também muitas variedades de kebabs, mas ninguém do grupo pediu apesar de aparentemente fazerem sucesso no local.
Pedi um frango com batata e salada que estava gostoso. |
Voltando para a Reeperbahn, já estava começando a escurecer e paramos também em uma feira de Natal, aparentemente inofensiva.
Em cima à direita, zoom na legenda da feira - observem o número 1!!! E as barraquinhas não vendiam produtos usuais de feira de Natal não (foto de baixo à esquerda)!!! |
O bairro St Pauli é famoso pela vida noturna e liberdade então não é recomendado para menores de 18 anos à noite! A região é famosa na Europa inteira para festas de despedidas de solteiros e está cheia de bares, discotecas, cassinos, sex shops e casas de striptease. Foi aqui também que os Beatles tocavam no início da carreira. Leia mais sobre o bairro no blog Viagem Hamburgo. Leia sobre a rua Reeperbahn (em espanhol), o centro da vida noturna do bairro.
Casa de striptease em cima do McDonald´s? Tem! Revolveres na vitrine? Tem! |
Já estava quase na hora de voltar e o passeio acabando. De lá, pegamos o metrô para voltar para a estação de trens de Hamburgo e voltar para Berlim! Se fosse verão, ainda estaria claro, mas já era inverno então estava super frio e escuro.
Decoração de Natal na Hauptbahnhof |
Está procurando por hospedagem para sua viagem??? Reserve pelo Booking através dos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e colabore na manutenção deste blog! Obrigada!
Um dia (até menos por conta do inverno) foi suficiente para dar uma volta na cidade, mas não conseguimos entrar nas atrações, por exemplo a famosa Miniatur Wunderland (leia aqui também - algumas pessoas do grupo tentaram ir mas ficaram a tarde inteira na fila!!! Em 2022, eles inauguraram o Rio de Janeiro em miniatura por lá!), o Museu da História de Hamburgo, o túnel St Pauli Elbtunnel (veja no vídeo abaixo como é legal) ou ver como é o famoso fischmarkt - mercado de peixes domingo de manhã (marcados no mapa do início do post em marrom). Ainda tem também o parque Planten un Blomen. Eu acabei fazendo um bate-volta saindo de Berlim, mas se você pegar trens lentos, não vale muito a pena (muito tempo no trem e pouco tempo na cidade).
Vale a pena ficar mais tempo em Hamburgo?
Um dia (até menos por conta do inverno) foi suficiente para dar uma volta na cidade, mas não conseguimos entrar nas atrações, por exemplo a famosa Miniatur Wunderland (leia aqui também - algumas pessoas do grupo tentaram ir mas ficaram a tarde inteira na fila!!! Em 2022, eles inauguraram o Rio de Janeiro em miniatura por lá!), o Museu da História de Hamburgo, o túnel St Pauli Elbtunnel (veja no vídeo abaixo como é legal) ou ver como é o famoso fischmarkt - mercado de peixes domingo de manhã (marcados no mapa do início do post em marrom). Ainda tem também o parque Planten un Blomen. Eu acabei fazendo um bate-volta saindo de Berlim, mas se você pegar trens lentos, não vale muito a pena (muito tempo no trem e pouco tempo na cidade).
Ainda no Brasil, tinha considerado passar um fim de semana em Hamburgo e até reservado o hostel Buch Ein Bett (que acabei cancelando para conhecer mais cidades perto de Berlim mesmo). Outras boas opções de hospedagem em Hamburgo próximas ao agito de St. Pauli são Premier Inn Hamburg City Millerntor, prizeotel Hamburg St Pauli, Centro Hotel West, Arcotel Oonyx Hamburg, Cityhotel Monopol e East. Muita gente também se hospeda em Altona, pertinho da estação com o mesmo nome para economizar um pouco - uma boa opção é o Meininger. Uma conhecida minha se hospedou e aprovou o the niu keg, um pouco mais longe das atrações, mas pertinho de uma estação de metrô, bom café da manhã e quartos legais - pode ser uma alternativa caso os preços de hospedagens mais centrais estejam na estratosfera Aqui você pode conferir todas as opções de hospedagem em Hamburgo!
Booking.com
Para comprar tickets com antecedência ou reservar tours diversos pela cidade, veja as indicações do nosso parceiro Get Your Guide!
Bom, no fim das contas, Hamburgo ainda não me conquistou, o que é bem estranho sendo que eu AMO toda e qualquer cidade que visitei na Alemanha, exceto Hamburgo. Mas para não te desanimar por completo, deixo aqui um post legal do blog Aprendiz de Viajante, outro do Viaje na Viagem e 2 vídeos abaixo! Eles não pegaram dias tão ruim como eu e pode ser que este seja o favor decisivo entre gostar e não gostar da cidade... Como dica de onde comer, descobri no instagram o Hanoideli Rathaus e o Krameramtsstuben.
No começo do vídeo abaixo, as falas são em inglês, mas a maior parte dele é só de imagens mesmo.
Alguém aí teve uma experiência melhor em Hamburgo? Ou não gostou tanto como eu?
Oi Fernanda, tudo bem? Vou passar por Hamburgo amanhã e a julgar pelo frio que tem feito, acho que também só vou querer uma cafeteria. Bjs
ResponderExcluirhehehe Tô torcendo aí pra vc pegar um tempo melhor! Qualquer coisa, foge pro Miniatur Wunderland - como é dia de semana, acho que estará menos cheio!
ExcluirNão fosse pela pandemia, hoje eu estaria chegando no Brasil de uma viagem de duas semanas pela Alemanha, onde tinha intenção de incluir Hamburgo no roteiro. Curiosamente, este é o segundo post que leio esta semana que acabou de começar, sobre a cidade alemã. Um sinal de que, quando puder fazer esta viagem cancelada, Hamburgo deve mesmo entrar no roteiro. :)
ResponderExcluirGosto do estilo das prefeituras alemãs e esta não fica atrás, mesmo não sendo das mais antigas. Gostei ainda de conhecer sua história! :)
A prefeitura é a melhor coisa de Hamburgo! Mas como disse no post, não gostei tanto assim da cidade - pretendo voltar pra conhecer mais e quem sabe, "entender a cidade".
ExcluirDeve ser lindo visitar Hamburgo, ainda mais pela segunda vez e em especial numa época como essa em que os mercados de Natal estão funcionando.
ResponderExcluirMercados de Natal são sempre sensacionais mesmo! Mas o frio nessa época do ano em Hamburgo é ruim demais...
ExcluirAdorei conhecer Hamburgo e tenho muita vontade de ir pela segunda vez! Vou seguir suas dicas com certeza. Obrigada por compartilhar
ResponderExcluirMais uma que adorou a cidade rs tenho q voltar...
ExcluirHamburgo é bem diferentona né! eu gostaria de conhecer no verão, meus amigos alemães falam que é maravilhosa e muda completamente a "atmosfera"
ResponderExcluirÉ então, a 1a vez eu fui no verão, mas era mto nova e só por 1 dia. A 2a vez q fiquei com má impressão foi recente,mas era inverno então acredito q isso prejudicou muuito. Só vou voltar se for com tempo bom...
Excluir