Aqui na lateral do blog vocês podem ver que já tem mais de 60 posts sobre museus pelo mundo!!! É muito museu, porque geralmente tem mais do que um por post! Não preciso nem dizer que adoro visitar e aprender muito em museus! Quando fui estudar em Frankfurt ano passado, aproveitei que o tempo não colaborou em vários dias e visitei 4 deles, que conto aqui neste post!
Todas as informações práticas para visitação (como chegar, horários de funcionamento e valor da entrada, etc) estão especificadas nos sites oficiais (é só clicar no nome do museu!). Não vou colocar aqui para não ficarem desatualizadas.
Foto do site oficial - a rua é muito estreita para tirar foto da fachada assim!!!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Uma das maiores atrações da cidade, a casa onde viveu Johann Wolfgang von Goethe, um dos mais ilustres cidadãos de Frankfurt. Tem uma parte que é museu das obras dele, outra parte que é a casa antiga onde a família dele morou (linda e bem preservada!) e mais uma última parte com quadros de artistas contemporâneos ao Goethe, então tem um pouquinho para todos os gostos.
A fachada linda já dá a ideia de que a família do escritor era rica!
A família de Goethe era rica há várias gerações e o pai do escritor deu à casa a forma atual, entre 1755 e 1756, quando reformou as 2 casas que havia herdado. A casa foi destruída na Segunda Guerra Mundial e reconstruída em 1951 segundo a estrutura original.
Na 1a parte, algumas obras de Goethe e cartas recebidas e enviada a conhecidos. Suas 2 obras mais famosas são Fausto e Os Sofrimentos do Jovem Werther.
Adorei essa escadaria e a cozinha! Ao lado da escada, tem-se panfletos com explicação de cada cômodo da casa que podemos utilizar durante a visita - não lembro se tinha em espanhol, mas em inglês sim (português não)!
Os mantém móveis, pinturas etc como na época que Goethe vivia ali.
Mais um pedaço da biblioteca e um dos brinquedos de Goethe e sua irmã - um palco onde eram encenados teatros de marionetes!
A família era rica então Goethe e sua irmã tinham aula de música na sala de música, é claro! Adorei esse papel de parede e a lareira diferente!
Um dos cômodos mais parece um museu de arte, de tantos quadros! Muitas porcelanas lindas!
Na última parte (que é propriamente o Museu Goethe aberto em 1897) existem diversas obras contemporâneas à Goethe para todo mundo entrar no clima da época, principalmente pinturas, inclusive de parentes e amigos de Goethe.
É o museu de arte mais famoso da cidade, dividido em Old Master Painting (1300-1800), Modern Art (1800-1945) e Contemporary Art (1945-presente). Gostei de alguns quadros, por exemplo de impressionistas e do Vermeer, mas confesso que a parte de arte moderna do subsolo é moderna demais para o meu gosto. Não estava muito no pique naquele dia para conhecer o museu, mas quis aproveitar um dia chuvoso. O museu é bem grande, são 2 pisos grandes com pinturas mais antigas e o subsolo gigante com obras contemporâneas.
O nome vem de seu fundador Johann Friedrich Städel (1851). Abriga 3 mil pinturas, 600 esculturas, 10 mil desenhos e impressos e 1600 fotografias. Tem obras de Botticelli, van Eyck, Rembrandt, Vermeer, Manet, Renoir, Monet, Picasso até Andy Warhol.
Essa da neve na esquerda parece uns cartões de Natal comuns na minha infância (é de Lucas van Valckenborch, 1575)! O quadro da direita é "The Blinding of Sanson", de Rembrandt (1636)
Acima à direita, um quadro de Vermeer (The Geographer, 1669), um dos meus pintores favoritos. Papa Júlio II, pintado por Rafael (1511/1512)
Acima à esquerda, Hauptbahnhof de Frankfurt (em 1942 por Max Beckmann) e abaixo à esquerda, "The Synagogue in Frankfur am Main" (de 1919 por Beckmann) - a sinagoga queimou em 1938.
O museu estava em reforma (assim como o centro da cidade) quando visitei então estava um pouco confuso, mas em pouco tempo haverá novidades (2017). Gostei muito mais do que eu esperava e é maior do que eu esperava também. Claro que o que mais gostei foi da maquete da cidade, mas tem um pouco de tudo sobre a cidade. Muitíssimo bem localizado, grudadinho na praça mais famosa da cidade , impossível não passar por ali. As explicações estão em inglês, além do alemão.
Prédio do museu - simulação do facebook deles de como o museu ficará depois da reforma. O prédio de trás não estava pronto quando visitei.
Prédio hoje. A entrada é por esta parte de parede lateral "vermelha" e a torre gótica amarela da esquina é a Rententurm
No subsolo do prédio antigo, muito sobre o passado bem remoto da cidade (Bernus Vaults).
Acima à esquerda, a insígnia imperial (cópia da que existia na época medieval). Um dos globos dessa exposição é o que mostra a América pela primeira vez!
Acima à direita, o Altar de Santa Ana, criado em 1504 para o Monastério da Ordem Dominicana. O mapa mostra que a o traçado da cidade não mudou apesar de poucas construções terem pelo menos uma parte antiga remanescente - a maioria foi destruída na Segunda Guerra Mundial. Acima à esquerda e abaixo à direita, os Armários/Estantes de Miniaturas de Morgenstern.
Adoro as porcelanas!
Nas 2 fotos de baixo, a cidade destruída após bombardeios na Segunda Guerra Mundial. É possível identificar o pouco que sobrou da Catedral (já mostrei neste post), da antiga prefeitura (Römer), da Alte Nikolaikirche (igreja) e do próprio prédio do museu.
As fotos não são as melhores com o vidro atrapalhando e pouco iluminação da sala - imagino que para não prejudicar a maquete que começou a ser construída em 1925! Segue o mapa e construções da cidade em 1926 apesar de só ter sido terminada em 1961!
Sempre recomendo a visita ao museu histórico da cidade (as cidades europeias sempre tem um) para entender melhor o lugar que se está visitando!!!
Não muito longe dos museus anteriores, está o Museu Arqueológico, instalado em um prédio bem bonito (antigo Monastério e Igreja Carmelita). Pelo que percebi as exposições temporárias são sempre bem legais (quando eu fui era sobre os gladiadores e arenas romanas), mas essas exposições são integradas ao acervo normal e não podia tirar fotos! Depois da reforma que durou até 2017, muitas coisas devem estar diferentes.
Foto do facebook do museu - a exposição permanente cobre a Pré-História, a Era Romana, o início da Idade Média, a Antiguidade Clássica e o Oriente Antigo.
Prédio do museu - foto do site deles
Entrada da exposição "Gladiadores" em 2014 no Archäologisches Museum Frankfurt (Museu Arqueológico). Já terminou, mas foi bem interessante - mostrava armas, vestimentas, costumes etc.
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Outros museus em Frankfurt
O Sundaycooks falou no blog deles sobre alguns museus da cidade: Städel Museum, Museu de Arquitetura e Museu da Comunicação. A Carina do Viajoteca escreveu sobre o Senckenberg, o Museu de História Natural. São listados mais de 30 museus no site do escritório de turismo da cidade - sobre todos os assuntos: museu de escultura, da Bíblia, do Eintracht (time de futebol da cidade), artes aplicadas, arte moderna, porcelana, história natural, transporte, culturas do mundo e muito mais!
Todo mês de agosto, a cidade organiza o Museumuferfest ou Museum Embankment Festival - "Festival da Margem dos Museus", que acontece na margem do rio, onde ficam a maioria dos museus em Frankfurt (veja no mapa abaixo).
Mapa com os museus indicados (e mais alguns museus pela cidade que achei interessante)
Os visitados estão marcados em lilás e os que não fui, mas me interessei estão em amarelo.
hehehe tb sou rata de museu! mesmo pra quem não é fã de Goethe, a visita é legal para ver a casa de uma família rica no século XVIII na Alemanha! Eu sempre tenho curiosidade com essas coisas...
hahaha Gosto mesmo!!! Acho que visitar museus é um dos melhores jeitos de conhecer o local/ população! Dá pra vc aprender um monte no seu próprio ritmo!
Considero vc uma autoridade pra falar da Alemanha! pra quem acha q Frankfurt não é tão turístico assim...se enganou redondamente! Eu estive tão rápido na cidade que não deu tempo de visitar quase nada, mas qdo voltar irei nesses museus!
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.
Adoro Goethe! Adoraria visitar a casa onde a família morou! Aliás, sou rata de museu...já anotei os 4, rsrsrs!
ResponderExcluirhehehe tb sou rata de museu! mesmo pra quem não é fã de Goethe, a visita é legal para ver a casa de uma família rica no século XVIII na Alemanha! Eu sempre tenho curiosidade com essas coisas...
ExcluirMenina que adora museus ein! :)
ResponderExcluirPosso falar nada pq tb amo!! rsrsrsrsrsrs
hahaha Gosto mesmo!!! Acho que visitar museus é um dos melhores jeitos de conhecer o local/ população! Dá pra vc aprender um monte no seu próprio ritmo!
ExcluirMuito legal, Fer. Além de museus, gosto muito de visitar a casa onde alguém morou ou viveu.
ResponderExcluirAdorei a do Goethe!
Pois é, eu tb gosto! Sou curiosa pra ver como viviam antigamente pelo mundo afora!
ExcluirFe, você me já convenceu que a Alemanha tem museus incríveis. Amei o Goethe Haus und Museum. Super anotado! Obrigada pelas dicas ótimas.
ResponderExcluirDe nada Pam! Eu adoro um museu e sempre visito vários nas viagens hehehe.
ExcluirConsidero vc uma autoridade pra falar da Alemanha! pra quem acha q Frankfurt não é tão turístico assim...se enganou redondamente! Eu estive tão rápido na cidade que não deu tempo de visitar quase nada, mas qdo voltar irei nesses museus!
ResponderExcluirObrigada Paula!!! A maioria das pessoas só passa por lá pra usar o aeroporto mesmo, uma pena!
ExcluirEncontrei o post pelo Google e AMEI! Muito obrigada!!! Beijai!!!
ResponderExcluirObrigada!
Excluir