Quem vai poucos dias para o Peru e para Cusco acaba tendo que deixar muitos passeios de fora. Um que dificilmente está incluído nas passagens mais rápidas pela região é o que vou falar no post de hoje: o sítio arqueológico de Moray e as salinas (ou salineras) de Maras! Eu achei imperdível pela história, mas principalmente pelo visual todo!
É possível comprar esse passeio combinando também com a vila de Chinchero, mas no nosso caso ela ficou de fora. O caminho de ida e volta é mais demorado do que eu esperava, mas as paisagens são lindas!!! Acordamos e saímos cedinho, mas voltamos para Cusco perto das 14h.
Um pedacinho da vila de Maras aí |
Artesanatos na entrada das salinas (toritos de Pucará, que já contei aqui no blog), passando dentro da cidade de Maras e o visual sensacional lá de cima das salinas! Só essa vista já valeria a visita! |
As 2 localidades estão no Valle Sagrado dos incas, mas não estão inclusas na grande maioria dos passeios tradicionais pela região. No nosso tour elas também não estavam e foi justamente para poder visitá-las que eu inclui um dia a mais na região. Primeiro fomos a Moray e depois Maras e já peço desculpa porque não consegui selecionar menos fotos para colocar no post!
Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Moray
Eu fiquei simplesmente fascinada com aqueles círculos enormes sobre os quais até hoje não se conhece 100%. Alguns chegam a cogitar que era um anfiteatro (como os anfiteatros gregos), mas a maioria concorda que eram terraços utilizados para experimentações agrícolas, ou seja, provavelmente uma das primeiras "faculdades" de Agronomia do mundo!!!
O maior círculo tem 45m de profundidade e hoje em dia não se pode mais descer lá!!! Na internet podemos ver várias fotos do pessoal lá embaixo, mas são fotos mais antigas! O motivo é a preservação do local. Existem muros de arrimo (alguns ainda precisando de restauração, mas em melhores condições do que alguns anos atrás - vi fotos antigas de outros blogueiros de viagem) e um sistema de irrigação complexo. Já acharam traços de cerca de 250 cereais e legumes ali.
Cada um desses degraus apresenta um microclima diferente e os incas faziam experimentos para saber qual era o ideal para cada tipo de legume ou cereal. Ok, eles eram inteligentes, mas vendo do alto ainda dá uma sensação de que o complexo foi feito por aliens rs.
Curiosidade: Você sabia que as primeiras batatas conhecidas pelos incas eram venenosas??? Só depois de muito trabalho é que os incas a tornaram comestível! (fonte: guias dessa viagem ao Peru)
No círculo ao lado do principal, podemos ver também essas montinhos de pedras |
Aqui dá para ver alguns muros que ainda precisam ser restaurados |
Essas escadinhas eram para as pessoas descerem de um nível a outro |
Descemos nessa rampa até mais ou menos a metade do caminho (até onde é permitido) e eu já fiquei com dor de cabeça na volta (seria a altitude?) |
Moray está incluso no boleto turístico de Cusco, que já falei neste post (no alto à esquerda). |
Para quem está perdido que nem eu fiquei organizando essa viagem para o Peru, recomendo o guia abaixo! Leia tudo sobre ele aqui.
Salinas de Maras (ou Salineras de Maras)
As piscinas de sal são formadas pela água salgada natural, que segundo a guia, vem de lençóis subterrâneos oriundos do tempo em que os Andes ficavam embaixo do mar e saem à superfície ali no topo da montanha! É uma boa atração também para dar um tempinho às explicações sobre os incas! rs As famílias da comunidade local são as donas das salinas e cuidam da extração em cooperativa, utilizando técnicas antigas. Desde junho/2019, as visitas a salinera de Maras estão proibidas! Veja notícia aqui.
Essa é a visão da estrada, chegando perto do local! Eu vi um "retângulo" branco no alto de um morro no trem voltando de Machu Picchu/Águas Calientes e acho que eram essa salina! |
Ao mesmo tempo que esse marrom cor de barro aí é feia, misturada com o branco eu achei tão lindo! |
Esse é o riachinho surgindo na superfície e que depois vai formar todas as piscinas na área |
São aproximadamente 3 mil piscinas para secar a água e produzir o sal da região que é reconhecido no mercado. Compramos nas lojinhas para trazer para casa! Claro que eu experimentei essa água aí e é a mais salgada que já vi!!!
Moray e Maras, Peru
Moray e Maras ficam no Valle Sagrado então você pode visitá-los também estando em Ollantaytambo ou Urubamba como fizeram os meninos do Andarilhos do Mundo. Está vendo como não faz sentido ir até Cusco/Machu Picchu, ficar só 2 dias e voltar correndo? Se for para lá, fique uma semana para conhecer a região direito e não irá se arrepender! Ainda tem uma meia dúzia de posts da região no rascunho!
Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitter, o nosso Instagram e o Google+?
Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitter, o nosso Instagram e o Google+?
Também fiquei fascinada poe esse lugar, Fer, é incrível!!
ResponderExcluirÉ até difícil escrever dos lugares que a gente mais gosta né? Por isso tô enrolando pra escrever de Ollantaytambo e Machu Picchu rs.
ExcluirLegal! Vcs fizeram com guia particular ou excursão em grupo saindo de Cusco?
ResponderExcluirNão estava incluído no pacote, mas contratamos em uma agência indicada pelo hotel. Estávamos em um grupo de 6 pessoas e o tour acabou sendo só para o grupo mesmo.
Excluir