Frankfurt foi uma das cidades mais devastadas na Segunda Guerra Mundial e já até mostrei aqui no blog mais ou menos como o centro histórico ficou.
Maquete da cidade destruída - pode ser vista no museu histórico da cidade |
Foto: University of Winsconsin - com uso livre |
Vista aérea da catedral e de Frankfurt destruída após Segunda Guerra Mundial. Foto: Mylius - com licença para reutilização |
Logo depois da guerra, começou o trabalho de reconstrução, que estava a pleno vapor quando visitei a cidade pela primeira vez em 2014!!! Neste post, vou mostrar a principal praça da cidade (todinha reconstruída há décadas) e a região entre Römerberg e a catedral reconstruída depois que estive lá - e que eu conheci quando voltei a Frankfurt em 2019!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Römerberg
A praça mais bonita, mais famosa e mais turística de Frankfurt é cercada por prédios lindos, reconstruções do século passado. Apesar de não serem originais, é tudo bem fiel.
De um lado, está o Römer (prédio da prefeitura) e na sua frente as casinhas da Ostzeile. O Römer é um conjunto de casas do século XV ao XVIII e foi reformado e aumentado durante os anos até se estender também a um prédio em outro quarteirão (por isso a existência da ponte de uma das fotos abaixo!). Segundo a Carina, do Viajoteca, "todas as casas foram construídas em estilo gótico, e tem nome: a da esquerda é chamada de Alt Limpurg (Limpurg antigo), a do centro é Römer (romanos) e à direita fica a Löwenstein (pedra do leão)."
Leia aqui como foi comprar um chip local alemão para usar internet na Alemanha
A ponte dos suspiros! O prédio da prefeitura (Rathaus) acabou sendo estendido para a quadra de trás e a quadra do lado (perto da Paulsklirche) e por isso a ponte ligando os prédios! |
Leia aqui como foi comprar um chip local alemão para usar internet na Alemanha
Veja aqui dicas de tours/passeios guiados em Frankfurt e excursões saindo da cidade
Sabia que é possível entrar no Römer e conhecer o Kaisersaal??? De acordo com a plaquinha ali no Römer, o Kaisersaal está aberto de 2a a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 17h, mas pode ser fechado para eventos especiais. Das 3 semanas de passei em Frankfurt, passei dezenas de vezes ali em frente e SEMPRE estava tendo algum evento... Só consegui entrar acho que no penúltimo dia!
Sabia que é possível entrar no Römer e conhecer o Kaisersaal??? De acordo com a plaquinha ali no Römer, o Kaisersaal está aberto de 2a a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 17h, mas pode ser fechado para eventos especiais. Das 3 semanas de passei em Frankfurt, passei dezenas de vezes ali em frente e SEMPRE estava tendo algum evento... Só consegui entrar acho que no penúltimo dia!
É baratinho - custa só 2,00 euros, mas você precisa se virar com essa máquina para comprar o ticket rs. Escada renascentista no pátio interno do Römer |
Retratos de 52 Kaisers e reis do Sacro Império Romano-Germânico até 1806. As pinturas foram feitas entre 1838 e 1852 e claro, foram destruídas na Segunda Guerra. |
Essa parte conhecida como Ostzeile eu acho que é até mais bonita do que o Römer. Segundo a Carina do Viajoteca, "cada prédio tem seu próprio nome, e da esquerda para a direita são eles: prédio nº 28 é o Zum Engel (no anjo), o nº 26 Goldener Greif, o nº 24 Wilder Mann (homem selvagem), Kleiner Dachsberg-Schlüssel (pequeno topo da montanha-chave) nos nºs 20-22, nº18 Großer Laubenberg (grande Laubberg) e, finalmente no nº 16 o Kleiner Laubenberg."
Nessa foto aparecem na verdade as 6 casas da Ostzeile e na direita, o restaurante Schwarzer Stern, que já falei aqui no blog |
O restaurante e a Ostzeile |
Em um dos lados da praça, temos a Alte Nikolaikirche, em estilo gótico primitivo. Consagrada em 1290, e foi utilizada como igreja da corte até o fim do século XV.
No centro da praça são 2 fontes, a linda e maior Gerechtigkeitsbrunnen e a mais discreta Minervabrunnen.
A região está sempre cheia de turistas e moradores, nas lojinhas, restaurantes (alguns famosos - em outro post eu falo deles) e até se casando na prefeitura. Um dos dias que eu estava em Frankfurt, sentei na praça para descansar e vi um monte de gente saindo da prefeitura todos arrumados. Um tempo depois saiu o noivo e a noiva e teve a chuva de arroz que nem aqui!
Ao lado do Römer, está o escritório de turismo da cidade, ponto de encontro para o walking tour e um dos pontos onde você pode comprar o seu Frankfurt Card. Nessa mesma praça, acontece o Mercado de Natal de Frankfurt, que sempre está nas listas de melhores mercados desse tipo na Alemanha.
Dá para ver a torre da catedral da praça! O escritório de turismo da cidade fica em um dessas 2 casas à direita do Römer! |
Está procurando hospedagem barata em Frankfurt? Este post é para você! Aqui no blog tem um post com várias dicas de hospedagem em Frankfurt de acordo com o motivo da sua viagem e mais recentemente experimentei e aprovei um hotel com ótimo custo-beneficio pertinho da estação de trens de Frankfurt!
DomRömer Projekt - reconstrução da região entre a catedral e Römerberg
Pela menos uma coisa boa a destruição da cidade trouxe para a gente: descobriram ruínas romanas na praça em frente à catedral de Frankfurt! Quem visitava a cidade atéalguns anos atrás atrás, sempre dava uma passadinha no Archäelogischer Garten (em alemão), como os meus pais em uma viagem em 2011.
Ali do lado foi construído entre 1972 e 1974, o Technisches Rathaus (em alemão), uma construção em estilo moderno, como vocês podem ver na foto abaixo.
O prédio que abrigava a prefeitura já precisava de reformas e depois de uma consulta e planos com a população, puseram o edifício abaixo para reconstruir o bairro que existia ali antes do bombardeio! Esse foi o tão famoso (na cidade pelo menos) projeto DomRömer (em inglês)! A região da catedral estava uma bagunça e quase impossível de andar durante a minha visita à cidade em Outubro/2014, mas o que veio depois, ficou bem legal - o DomRömer Quartier!
* indicates required
Entre as 15 casas reconstruídas, seguindo desenhos, pinturas, mapas, fotos e maquetes antigas, estão a Haus zur Goldenen Waage, Neues Rotes Haus am Markt, Haus zum Esslinger, Goldenes Lämmchen e Hof Rebstock am Markt (clique nos nomes para ver fotos da wikipedia).
Fotos comparando o antes e o depois de alguns dos prédios mais importantes da área. As ruínas romanas estão no subsolo da "Stadthaus am Markt" (city hall on the market square) e podem ser visitadas. |
Fotos que eu tirei em outubro/2014 da torre da catedral - vejam no post outras opções para ver Frankfurt do alto! |
Essa foto pertence à DomRömer GmbH. |
Vejam no vídeo abaixo sobre a reforma na área e o resultado:
As fotos desta montagem pertencem à DomRömer GmbH. |
A praça principal da área reconstruída recentemente |
Cheguei muito tarde então não consegui entrar e só tirei essas fotos de fora da "Stadthaus am Markt", mas deu para ter uma ideia pela grade das ruínas |
Remodelação do Historisches Museum Frankfurt (Museu Histórico de Frankfurt)
Já falei um pouco sobre isso no post sobre alguns museus da cidade, inclusive o ótimo Historisches Museum Frankfurt. Esse prédio antigo abaixo é uma das construções mais antigas da cidade (claro que foi restaurado no pós-guerra, mas ainda mantém algumas partes, por exemplo fundações dos prédios antigos) e ocupa "metade" do acervo do museu. Ao lado dele, existia um outro prédio que abrigava o museu histórico, mas ele foi destruído por ser considerado muito moderno. Recentemente, passou por uma reforma e o espaço de exibição foi aumentado. Fica bem grudadinho na praça Römerberg.
Dá para ver um pedacinho da torre da Alte Nikolaikirche aí |
A Römerberg ali atrás |
Parte nova do Historisches Museum |
Depois deste post, se alguém ousar dizer que Frankfurt é feia, eu deserdo! rs
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Oi, Fer. Tudo bem? :)
ResponderExcluirSeu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Obrigada Natie!!! bjs! :)
ExcluirTanta coisa legal legal e interessante. Mas já adorei o DomRömer Projekt, já quero ver o projeto pronto, acho que vai ficar demais.
ResponderExcluirQuero muito voltar lá depois que ficar pronto!
ExcluirFer, o difícil é se entender com a máquina para comprar o bilhete ahaha
ResponderExcluirAdorei o post, preciso muito voltar para a Alemanha!
hahaha tb preciso!
ExcluirFrankfurt é massa e seu texto é bem completinho mesmo. Parabéns.
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirA Alemanha é praticamente um símbolo da reconstrução.
ResponderExcluirÉ quase impossível imaginar, tudo destruído e hoje tão bem recuperado e preservado.
Adorei o post
É mesmo né? Apesar das fotos todas é muuuito difícil imaginar como tudo ficou no pós-guerra! Até difícil de acreditar!
Excluir