sexta-feira, 29 de abril de 2016

Um dia no Valle Sagrado dos incas (Peru), passando por Ollantaytambo e Pisac

Um dos passeios mais famosos nos arredores de Cusco é o passeio ao Valle Sagrado. A região é linda como vocês podem ver nas fotos e como o império e domínio inca era extenso, existem diversos outros templos a serem explorados além do mais famoso Machu Picchu. A recomendação é que esse passeio seja feito antes de Machu Picchu, para o impacto ir aumentando, mas se não for possível no seu roteiro, faça mesmo que seja depois e não irá se arrepender!


Valle Sagrado, Peru
Pelas estradas do Valle Sagrado




Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem 12x sem juros



Lendo a maioria dos blogs por aí, têm-se a impressão que o passeio ao Valle Sagrado é sempre o mesmo, mas isso não é verdade! As variações não são muitas, mas existem e até onde eu sei absolutamente todos passam pela ruína mais impressionante que é Ollantaytambo. No post de hoje, obviamente vou contar o passeio que eu fiz com o receptivo Viajes Pacifico em junho/2015.


quarta-feira, 27 de abril de 2016

Conhecendo Berlim sem gastar (quase) nada!

Berlim é uma cidade barata, mas nada melhor do que conhecer a cidade economizando muitos euros! É possível conhecer a cidade fazendo tours e mesmo assim, sem gastar horrores! As dicas de hoje não são tão revolucionárias porque já estão espalhadas por aí, mas vou contar no post de hoje sobre 2 (ou 3) tours famosos e que não vão quebrar o bolso de ninguém - o free walking tour e as 2 melhores linhas de ônibus urbano de Berlim, que já valem por um city tour!


Portão de Brandemburgo, Berlim
Portão de Brandemburgo, atração grátis mais famosa de Berlim!



Blogagem Coletiva - Viajando na crise



Essa é mais uma blogagem coletiva (clique no link para ver todos os posts), dessa vez com dicas econômicas para viajar na crise e resolvi falar de uma das cidades que mais gosto e entendo/conheço - Berlim! vejam vários posts de outros blogueiros com dicas de lugares e atrações>para se divertir sem gastar nada ao final do post!


Veja aqui todos os posts sobre Berlim - já são mais de 70!

segunda-feira, 25 de abril de 2016

14 motivos pelos quais um intercâmbio vai mudar sua vida para melhor!

Depois de todos os posts sobre intercâmbio aqui no blog e especialmente do último (10 razões pelas quais um intercâmbio vai acabar com a sua vida), tinha que fazer um com os aspectos positivos de fazer um intercâmbio. Aqui estão os aspectos positivos que eu destaco, depois de 5 experiências em lugares e momentos de vida diferentes, mas é claro, se você também tiver sido um intercambista e quiser acrescentar algo, deixe nos comentários! (sim, algumas fotos são iguais ao post passado porque várias situações tem a lado positivo e o negativo também!)

intercâmbio em Berlim, Frankfurt, Granada, Suécia, Dinamarca e Hilton Head Island
Os lugares onde fiz intercâmbio: BerlimGranadainterior da Suécia (Jönköping)FrankfurtHilton Head Island e Copenhagen (na verdade fiquei em Odense, mas foto de Copenahgen é mais legal rs)


sexta-feira, 22 de abril de 2016

Hackescher Markt, Hackesche Höfe, Oranienburger Straße e Scheunenviertel em Berlim

ATUALIZADO EM 12/01/2024

Quando fui estudar em Berlim no fim de 2014, andei demais pela região da Oranienburger Straße, pois a escola de alemão (clique no link para ler tudo sobre o intercâmbio) ficava ali pertinho. Acabei descobrindo várias opções para comer barato na região (por menos de 10 euros) e saí bastante por lá com os amigos do curso de alemão. Segundo a Wikipedia, um pouco mais para a direita/acima dessa rua fica o antigo bairro judeu, o Scheunenviertel ou "bairro dos celeiros".


Hackescher Markt, Oranienburger Straße e Scheunenviertel em Berlim






Marquei no mapa acima a rua em roxo, alguns restaurantes que recomendo (garfo e faca), alguns bares (copo de coquetel), estações de metrô ("M"), hostels/hotéis recomendados (cama), pontos turísticos (pin verde) e outros pontos de interesse na região.

No "bairro dos celeiros", moravam e trabalham centenas de judeus antes da Segunda Guerra Mundial e portanto a região foi bastante afetada na época do nazismo. Hoje temos ali diversos museus e memoriais a esses judeus, a maioria deportada para campos de concentração (veja como foi a visita a Sachsenhausen).


Stolpersteine em Berlim
Algumas "Stolpersteine" que encontrei pela região ou "pedras do tropeço" - também um tipo de memorial aos judeus que moravam ou trabalhavam naquele local. Leia sobre as "pedras do tropeço" em Roma no blog Roma para você.



quarta-feira, 20 de abril de 2016

Rio 2Explore - o jeito mais legal de conhecer o Rio de Janeiro!

Uma das melhores coisas que inventar de fazer um blog de viagem me trouxe foram algumas das pessoas que conheci pessoalmente nesse meio (porque a gente também acaba conhecendo muita gente somente online). Já completou um ano que conheci a Gabriela Palma e o contato é praticamente diário (santo Whatsapp!), uma carioca animada que faz de tudo um pouco e a gente não sabe nem como ela consegue dar conta de tanta coisa legal!

Depois de uma super guinada na vida, ela se formou recentemente como Guia de Turismo (por favor, não chame de guia turístico!) e abriu a sua empresa lá no Rio de Janeiro, a Rio 2Explore.


Rio de Janeiro com a Rio 2Explore


Como ela não gosta de turismo de massa (como a grande maioria dos blogueiros), ela faz roteiros super personalizados como o do Centro do Rio, Santa Teresa e outro que é a minha cara também "Praça XV com passeio de barco". Mas é claro que ela pode fazer um roteiro personalizado para você!


Rio de Janeiro com a Rio 2Explore


segunda-feira, 18 de abril de 2016

O conteúdo desse blog está sendo usado sem autorização

Se você está lendo esse post fora do "Tá indo pra onde?" tem alguma coisa errada. O conteúdo de dezenas de blogs de viagem brasileiros está sendo usado - sem autorização - por “agregadores”. São sites que não tem conteúdo próprio e que, através de recursos técnicos (como RSS e iframes) puxam os posts dos blogs de viagem e exibem como se o agregador fosse um portal.

Conteúdo utilizado sem autorização

Alguns agregadores se recusam a parar de puxar o conteúdo dos blogs, mesmo depois dos blogueiros se manifestarem informando que não querem participar desses projetos. Por isso, a ABBV, Associação Brasileira dos Blogs de Viagem, organizou essa blogagem coletiva:

  • - para chamar atenção dos leitores e do mercado para o desrespeito com o trabalho dos blogueiros;
  • - para alertar sobre a violação do direito autoral (Lei 9.610/1998); 
  • destacar o prejuízo comercial e de imagem que isso representa para os blogs.



quinta-feira, 14 de abril de 2016

Unter den Linden - uma das avenidas mais importantes em Berlim

ATUALIZAÇÃO 12/01/2024  Unter den Linden é o nome de uma das principais avenidas de Berlim, no bairro Mitte, bem no centro da cidade e na época da Guerra Fria, ficava na Berlim e na Alemanha do leste/socialista. O nome pode ser traduzido em português para "Sob as Tílias", árvores que foram plantadas na avenida no século XVII. Ela foi construída por Johann Georg para ligar o palácio prussiano ao campo de caça (atual Tiergarten) e retrata grande parte da história da Prússia e da Alemanha.


Unter den Linden, Berlim
Desenho por Johann Stridbeck em 1691, wikipedia

Unter den Linden, Berlim
Foto da Wikipedia


A avenida vai do famoso portão de Brandemburgo até a Schlossbrücke (ponte do castelo) e vou destacar no post de hoje alguns prédios históricos para visitar na própria avenida e outros pontos interessantes nas proximidades. O mapa abaixo da Wikipedia mostra a maior parte dos prédios, pontos de interesse, ruas e praças da região.


Unter den Linden, Berlim
Mapa de Adam Carr (CC BY-SA 3.0)


terça-feira, 12 de abril de 2016

Um dia em Hildesheim (Alemanha)

Nem sei como ouvi falar de Hildesheim pela primeira vez, se foi um pouco antes ou durante a minha última viagem para a Alemanha. Estava em dúvida entre conhecer Hildesheim ou Hannover e acabei escolhendo a primeira não sei bem porque (com certeza ainda vou conhecer Hannover em outra oportunidade!).

Hildesheim foi fundada em 815 na beira do rio Innerste, pertenceu à Liga Hanseática e no século XIII chegou a ter mais habitantes do que Berlim, Munique e Hannover! Durante a Segunda Guerra, 28% da cidade foi destruída e 44% danificada. Oskar Schindler (aquele do filme "A Lista de Schindler") viveu na cidade na década de 70 e ali morreu.


Roteiro para conhecer Hildesheim (Alemanha) em um dia
Impossível não se apaixonar por essas construções na praça principal da cidade - Markt!

Roteiro para conhecer Hildesheim (Alemanha) em um dia
Destaque para a Knochenhauer-Amtshaus ou casa da guilda dos açougueiros, construída em 1529 e uma das casas em enxaimel mais famosa da Alemanha! No andar térreo fica um restaurante e nos andares superiores, um museu que mostrarei mais adiante.


Marquei no mapa abaixo a estação de trem, atrações que visitei (verde e máquinas fotográficas) e um museu que não conheci (vermelho), além das principais ruas da cidade (para os turistas) e uma torre que dá para subir e ter vista aérea da cidade (não sabia e não subi). Também marquei onde almocei e onde tomei um café antes de ir embora.





domingo, 10 de abril de 2016

Dica de hospedagem em São Paulo - apartamento grande perto da Paulista, pelo Airbnb

Já faz um tempo que estava curiosa para testar o Airbnb, site de aluguel de casas, apartamentos e quartos, mas geralmente acabo preferindo me hospedar em hotéis e hostels (clique no link para ler todas as dicas de hospedagem no blog). Mês passado, surgiu a oportunidade de ficar por 3 noites em um apartamento gigante e bem pertinho da Avenida Paulista em São Paulo com mais 6 amigas blogueiras. Eram elas a Gaby do Gaby pelo mundo, a Ana do ItaliAna, a Dani do Trippolis, a Carla do Fui, Gostei, Contei, a Paula do No mundo da Paula e a Ana do Disney Guia. com direito também à presença constante da Pam do Contos da Mochila, que estava sempre passando por lá.


Apartamento grande perto da Avenida Paulista em São Paulo para alugar pelo Airbnb
Já adorei a sala gigante logo que cheguei! E o sofá é confortável!

apartamento grande em São Paulo, perto da Avenida Paulista - Airbnb
Altos papos nesses sofás!

Apartamento grande perto da Avenida Paulista em São Paulo para alugar pelo Airbnb
Na primeira noite, marcamos um jantar com outros amigos blogueiros e estávamos em 13 pessoas confortavelmente no apartamento (ok, em alguns momentos a cozinha ficou tumultuada rs). Vejam como foi o jantar com os blogueiros no blog da Gaby!


terça-feira, 5 de abril de 2016

Onde comer, beber e se divertir em Curitiba!

Aê, finalmente o último post do Curitiblogando que o blog participou em 2015!

Já contei faz tempo aqui no blog o roteiro dos 25 blogueiros para um feriado em Curitiba, mas hoje vou escrever um pouco mais sobre as opções de comes, bebes e diversão na cidade, que me surpreendem até hoje! Eu achava que a cidade era muito mais parada do que realmente é - mas ela está muito mais para São Paulo do que para Campinas!

Para os doceiros


Como falar de doce em Curitiba sem falar do tour mais bombante do Brasil? O Curitidoce!!! É muito amor gente! TEM que ir, simples assim! Já escrevi um post exclusivo sobre o Curitidoce aqui no blog e como só fiz o tour básico, estou louca agora para voltar e fazer os tours novos - todos conduzidos pela animadíssima e formiga Ledinara, do blog Férias Now!.


Curitidoce - Curitiba




domingo, 3 de abril de 2016

Uma tarde em Mainz (Alemanha)

Mainz é uma cidade alemã tão pertinho de Frankfurt, que o transporte público das duas cidades estão interligados. A parte histórica da cidade está quase na beira do rio Reno, mas o encontro com o rio Meno é bem ali pertinho também. Me recuso a pronunciar ou escrever o nome em português da cidade. Aproveitei uma tarde quando estava estudando em Frankfurt para passear na cidade vizinha. Infelizmente não prestei atenção no dia da semana e fui em uma 2a feira e por isso não visitei o Gutenberg Museum, onde ficam duas das raríssimas Bíblias de Gutenberg. O inventor da imprensa, Johannes Gutenberg nasceu e morreu em Mainz.


Catedral de Mainz, Alemanha
Catedral de Mainz


A cidade cresceu a partir do acampamento militar romano Moguntiacum, de 39aC e ainda hoje podemos ver várias ruínas romanas. Mas não chegam a ser tantos resquícios dessa época como em Trier ou Colônia. Marquei no mapa abaixo todos os pontos que pesquisei e pareciam interessantes - em vermelho os que eu não fui, as 2 estações que utilizei (para chegar e sair em Mainz), informação turística e os pontos que visitei/passei em frente para fotos com uma câmera.




sexta-feira, 1 de abril de 2016

10 razões pelas quais um intercâmbio vai acabar com sua vida

Claro que o título desse post é uma ironia, né gente? Uma pessoa que já fez 5 intercâmbios não ia achar que a experiência é horrorosa rs. Alguns dias antes ou depois do Ano Novo, apareceu na timeline do meu facebook um post com o nome mais ou menos assim: "por que um intercâmbio estragou a minha vida" e eu curiosa fui ler! Não lembro mais o nome exato e nem qual blog/site/revista era (se alguém souber, deixe nos comentários!), mas resolvi fazer a minha versão dos motivos que poderiam ser negativos ao fazer um intercâmbio.

Berlim, Granada, interior da Suécia, Frankfurt, Copenhagen, Hilton Head Island
Os lugares onde fiz intercâmbio: Berlim, Granada, interior da Suécia (Jönköping), Frankfurt, Hilton Head Island e Copenhagen (na verdade fiquei em Odense, mas foto de Copenahgen é mais legal rs)