Sempre viajei muito e quando encontro com parentes e conhecidos eles me perguntam "E agora, tá indo pra onde?"
Páginas
▼
terça-feira, 12 de abril de 2016
Um dia em Hildesheim (Alemanha)
Nem sei como ouvi falar de Hildesheim pela primeira vez, se foi um pouco antes ou durante a minha última viagem para a Alemanha. Estava em dúvida entre conhecer Hildesheim ou Hannover e acabei escolhendo a primeira não sei bem porque (com certeza ainda vou conhecer Hannover em outra oportunidade!).
Hildesheim foi fundada em 815 na beira do rio Innerste, pertenceu à Liga Hanseática e no século XIII chegou a ter mais habitantes do que Berlim, Munique e Hannover! Durante a Segunda Guerra, 28% da cidade foi destruída e 44% danificada. Oskar Schindler (aquele do filme "A Lista de Schindler") viveu na cidade na década de 70 e ali morreu.
Impossível não se apaixonar por essas construções na praça principal da cidade - Markt!
Destaque para a Knochenhauer-Amtshausou casa da guilda dos açougueiros, construída em 1529 e uma das casas em enxaimel mais famosa da Alemanha! No andar térreo fica um restaurante e nos andares superiores, um museu que mostrarei mais adiante.
Marquei no mapa abaixo a estação de trem, atrações que visitei (verde e máquinas fotográficas) e um museu que não conheci (vermelho), além das principais ruas da cidade (para os turistas) e uma torre que dá para subir e ter vista aérea da cidade (não sabia e não subi). Também marquei onde almocei e onde tomei um café antes de ir embora.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Entre a estação e o centro, andei pela principal rua de compras da cidade e passei pela igreja acima, a St, Jakobi. Por ali também fica o letreiro abaixo, novidade de 2022, na Angoulemplatz.
Markt e seus prédios maravilhosos! A praça foi reconstruída entre 1984 e 1990, pois havia sido destruída na Segunda Guerra. Acima à esquerda, a Baker´s Guild Hall e à direita, a Tempelhaus. Embaixo à esquerda, a prefeitura escondida atrás de uma feira.
Leia mais sobre os prédios da praça Markt em Hildesheim. Ali na praça, passei no escritório de turismo da cidade, peguei um mapa e um audioguide (4 euros) para conhecer melhor a cidade. Acompanhei a rota da rosa (foto abaixo).
Existe uma "Rota da Rosa" (Rose Route) para você seguir em Hildesheim e visitar os principais pontos turísticos da cidade, acompanhando essas rosas pelas calçadas. O mapinha está aqui e eu fiz a rota inteira nesse dia, sobrando tempo para visitar um museu, entrar em lojas e igrejas e almoçar com calma. Mais para a frente do post, vocês descobrem o porque do símbolo ser uma rosa!
Essa parte entre a Kreuzkirche (as 2 fotos maiores acima) e a Seminarkirche é chamada de Brühl.
Igreja St. Paulus e casas enxaimel da região
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Ruas Hinterer Brühl, Gelbe Stern (link com mais informações em inglês), Keßlerstraße e Am Lappenberg(link com mais informações em inglês) - região de maior concentração das casas enxaimel em Hildesheim
A região dessas ruas é conhecida como "historical quarter - quarteirão histórico" e continha mais de 1.900 casas enxaimel antes da guerra, quando foi 90% destruída durante um ataque aéreo em 22/março/1945. Na rua Lappenberg, concentravam-se muitas famílias judias antes da Segunda Guerra Mundial.
Ruas Hinterer Brühl, Gelbe Stern, Keßlerstraße e Am Lappenberg - região de maior concentração das casas enxaimel em Hildesheim
Igreja St. Godehard
Ruas Hinterer Brühl, Gelbe Stern, Keßlerstraße e Am Lappenberg - região de maior concentração das casas enxaimel em Hildesheim
Ruas Hinterer Brühl, Gelbe Stern, Keßlerstraße e Am Lappenberg - região de maior concentração das casas enxaimel em Hildesheim
Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required
Am Lappenberg - torre antiga e memorial a uma sinagoga que existia ali antes da guerra
Catedral St. Maria (Dom St. Mary), que estava em reforma até uns dias antes da minha visita e na teoria estaria fechada, mas dei sorte e estava aberta! Esse prédio moderno à esquerda é o museu da catedral.
A Catedral é um dos 2 patrimônios mundiais da UNESCO em Hildesheim (o outro é a Igreja St. Michael - abaixo) desde 1985 e foi construída entre 1010 e 1033, pelo bispo Bernward. Foi incluída da lista de patrimônios porque é um dos melhores exemplos de igrejas românicas e contém um grande tesouro.
No claustro da igreja, fica essa famosa roseira milenar e o cemitério da catedral. Ninguém sabe precisamente a idade da roseira, mas diz-se que data de 815. Segundo o folclore, enquanto a roseira viver, Hildesheim vai prosperar. A lenda diz que o imperador Luís I da França rezou uma missa ao lado dessa roseira e posterior não conseguiu retirar um relicário de Santa Maria que colocou na árvore. Mandou construir um bispado no local e assim se deu o surgimento de Hildesheim. Acredita-se que é a roseira mais antiga do mundo! Ela estava assim feinha e sem flor porque a visita foi em novembro e o inverno estava chegando.
Restaurante Amadeus, onde almocei esse prato de batata com legumes gratinado. Reviews no Tripadvisor. Gostei que tinha bastante opções de pratos vegetarianos (eu não sou, mas não gosto de comer carne vermelha fora de casa). Estava bem cheio, mas era uma das poucas opções que vi na parte histórica da cidade. Gastei 12,50 euros com refrigerante.
Igreja St. Andreas - não entrei
Curioso monumento ali perto da igreja - fonte Bugenhagen
Voltei para a Markt (agora sem a feira) e resolvi entrar no museu da cidade, já que tinha bastante tempo ainda para o meu trem de volta a Berlim.
Achei muito interessante também ver como era a construção por dentro!
Onde ficar em Hildesheim
Sinceramente, não acho que é preciso dormir na cidade, que além de ser muito perto de Berlim, é também muito perto de Hannover, mas caso queiram se hospedar aqui, os hotéis melhores localizados (e com notas boas no Booking e no Triadvisor) são: Van der Valk - na praça principal e aparentemente o melhor, Bürgermeisterkapelle, Ibis Styles, Bed & Breakfast GästeSuite (o mais perto da St. Mikaeliskirche e mais simples), Stadtresidenz, Novotel e o mais perto da estação (e portanto não tão perto da parte histórica)1891 Hildesheim Boutique Hotel. Reserve o seu hotel pelo blog, nos ajude e não pague nada a mais por isso!
Mais uma linda cidade na Alemanha para conhecer! Nunca tinha ouvido falar de Hildesheim!!! Melhor ainda que dá para fazer bate volta de Berlim!!! Tinha viagem programada para a capital alemã neste primeiro semestre de 2020, mas lógico, cancelada! Um dia... :)
Ai q peninha...tô agradecendo tanto por essa confa não ter sido ano passado pq aí teria estragado a minha última temporada na Alemanha aiaiai, mas qnd der, vc volta com certeza!
Adorei passar um dia em Hildesheim com você. Que graça de cidade, bem típica na arquitetura. Achei muito simpática a rota de rosas pelas principais pontos turísticos. Lindo post!
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.
Que cidade mais fofinha!
ResponderExcluirSabia que nunca tinha ouvido falar?
Curti ;)
Fofa mesmo! É que não é nem um pouco conhecida mesmo!
ExcluirMoro nesta cidade a 2 meses e estou amando
ResponderExcluirLegal!!! E tem mais dicas do que fazer em Hildesheim??? Volte sempre!
ExcluirFer, adorei esse roteiro de um dia em Hildesheim. A cidade parece ser linda!
ResponderExcluirVocê fez o bate-volta de Berlin por conta própria, ou é melhor fazer com algum passeio?
Abraço!
Acho q nem existe empresa nenhuma fazendo esse passeio rs Fui de trem por conta própria!
ExcluirAdoro a arquitetura alemã, essas construções são muito lindas! rs Não conhecia Hildesheim, mas fiquei com bastante vontade de visitar a cidade :)
ResponderExcluirEu tb adooorooo! rs
ExcluirMais uma linda cidade na Alemanha para conhecer! Nunca tinha ouvido falar de Hildesheim!!! Melhor ainda que dá para fazer bate volta de Berlim!!! Tinha viagem programada para a capital alemã neste primeiro semestre de 2020, mas lógico, cancelada! Um dia... :)
ResponderExcluirAi q peninha...tô agradecendo tanto por essa confa não ter sido ano passado pq aí teria estragado a minha última temporada na Alemanha aiaiai, mas qnd der, vc volta com certeza!
ExcluirAdorei passar um dia em Hildesheim com você. Que graça de cidade, bem típica na arquitetura. Achei muito simpática a rota de rosas pelas principais pontos turísticos. Lindo post!
ResponderExcluirQue legal! Super simpática essa ideia mesmo!
ExcluirQue lugar simpático! Qualquer lugar da Europa é passível de provocar encanto na gente. Amo estar lá.
ResponderExcluirNé? tb acho a mesma coisa
Excluir