Um dos passeios mais famosos nos arredores de
Cusco é o passeio ao
Valle Sagrado. A região é linda como vocês podem ver nas fotos e como o império e domínio inca era extenso, existem diversos outros templos a serem explorados além do mais famoso
Machu Picchu. A recomendação é que esse passeio seja feito antes de Machu Picchu, para o impacto ir aumentando, mas se não for possível no seu roteiro, faça mesmo que seja depois e não irá se arrepender!
|
Pelas estradas do Valle Sagrado |
Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Lendo a maioria dos blogs por aí, têm-se a impressão que o passeio ao Valle Sagrado é sempre o mesmo, mas isso não é verdade! As variações não são muitas, mas existem e até onde eu sei absolutamente todos passam pela ruína mais impressionante que é Ollantaytambo. No post de hoje, obviamente vou contar o passeio que eu fiz com o receptivo Viajes Pacifico em junho/2015.
Para quem está perdido que nem eu fiquei organizando essa viagem para o Peru, recomendo o guia abaixo! Leia tudo sobre ele aqui.
Awanakancha
A primeira parada do meu tour foi neste projeto social, onde é possível aprender a diferença entre alguns dos animais mais típicos da região: alpaca, vicunha, lhama e similares. Até aprendi no dia, mas já esqueci tudo!
|
Alimentando os animais |
|
Alimentando os animais - era cedo e por isso eu estava com esse super casaco! |
|
Aprendendo sobre como tingir a lã desses animais. |
|
Olha o medo para chegar perto do bicho! rs |
Mirador de Taray - Mirante
Paramos em um mirante na beira da estrada para admirar o vale maravilhoso! Não anotei o nome do local, mas santo Google para me ajudar a descobrir!
Mercado e centro de Pisac
Seguimos então para a cidade de Pisac, famosa pelo mercado e por suas ruínas. Povoada desde o século X ou XI, é uma importante capital regional. As ruínas de Pisac, com terraços agrícolas até o forte no alto da colina, tem edifícios militares, residenciais e religiosos e mostram a maestria inca para grandes construções em locais de difícil acesso. Destaque para o Templo del Sol (observatório astronômico), o Templo de la Luna (complexo de termas cerimoniais) e o Intihuatana (traça movimentos do sol). Não tivemos tempo para visitar o templo e passamos somente pela praça principal e as ruas da proximidade, onde acontece o mercado.
|
A praça de Pisac é fofinha e estava acontecendo algum desfile que não sei o motivo. |
|
Esse forno é utilizado desde os tempos dos incas! Ali do lado, os porquinhos da índia sendo vendidos - é um prato muito apreciado na região, o Cuy. |
|
A igreja na praça principal, um pouquinho do mercado (que achei fraquíssimo e caro) e um torito (esse tipo de transporte aí, meio moto, meio riquixá)! |
|
Do centro da cidade é possível observar esses campos de plantação! |
Almoço em Yucay
|
A decoração da área externa do hotel é bem legal e os jardins são muito bem cuidados! |
|
O restaurante externo é bastante espaçoso, mas a comida não é nada demais (mas são muitas opções)! A vista impressiona, mas o tempo é escasso demais e se você bobear, não dá tempo de ir ao banheiro! |
Ollantaytambo
Seguimos então para o ponto alto do dia, Ollantaytambo. A cidade foi habitada desde o século XIII e era originalmente chamada de Qosqo Ayllu. Segundo o meu guia, foi em Ollantaytambo que ocorreu uma das últimas batalhas dos espanhóis com os incas, que vinham fugidos de Cusco. O próximo destino do rei inca e seu povo seria Machu Picchu. Como os incas estavam com medo de perder a cidade sagrada, enviaram um mensageiro para Machu Picchu, que deveria apagar traços do seu caminho e mandar esvaziar a cidade. O mensageiro cumpriu sua missão e quando os incas viram que não tinham mais como proteger Ollantaytambo, o rei seguiu com alguns sobreviventes na direção do Equador, afastando os espanhóis de Machu Picchu - que ficou por séculos escondida! Se a história é verdade ou não, eu não sei, mas que dá um arrepio de ouvir essas coisas por lá, como dá!
Veja no blog
O melhor mês do ano como fazer um passeio pelo Valle Sagrado de forma independente e mais barata do que com empresas de receptivo.
Seu post me deixou com uma saudades danada do Peru!
ResponderExcluirAchei só uma pena seu tour não parar nas ruínas de Pissac, achei tão bonito!
Beijos
Mari, pena mesmo! Esse é um dos principais motivos que quero voltar!! rs Explorar mais de Cusco, visitar alguns museus por exemplo - pq não fui em nenhum, entrar nas igrejas além da Catedral, Pisac, Chinchero, Tipón e Pikillacta! O duro vai ser enfrentar a altitude de novo! hehehe
ExcluirOi Fernanda! Você lembra que horas termina o passeio em Ollanta? Quero comprar meu trem pra Águas Calientes nesse dia, mas pelo Inka Rail só tem äs 16:36h. Vi em vários lugares que o passeio termina em Ollanta por volta as 16h mas queria confirmar com alguém que foi mais recentemente.
ResponderExcluirVocê lembra quanto foi o passeio?
Beijos
Marianne, o horário vai variar muuuuito de uma agência para outra. Confirme com a que vc for fechar o pacote. Eu por exemplo estava saindo e tinha muuuita gente chegando, mas não olhei que horas eram. Não tenho o valor do passeio porque estava incluído no total da viagem, que eu já paguei aqui no Brasil. A operadora no Peru era a Viajes Pacifico.
ExcluirObrigada!! :)
ExcluirCada post seu sobre o Peru alimenta ainda mais a minha vontade de ir para lá!
ResponderExcluirSigo te acompanhando... bj
As fotos são belíssimas, as paisagens idem. Mas meu amor ficou com os animais! Ohhh. Dá dó dos cuys né? Quando estive em Lima não tive coragem de provar, tadinhos... ;(
ResponderExcluirhehehe eu experimentei um pedacinho só, mas o gosto é muito parecido com outras carnes "normais"...
ExcluirPeru está definitivamente na minha lista de lugares que preciso ir LOGO!
ResponderExcluirTem que ir mesmo!!! Fui ano passado e me perguntei pq demorei tanto!! Já quero voltar!!
ExcluirUm dos lugares que mais temos vontade de conhecer com certeza é o Peru. Espero que em breve nós façamos esta visita e o Valle Sagrado vai entrar para a lista. Obrigada pelo Post Fernanda. Adorei!
ResponderExcluirObrigada Amanda! Corre que essa semana tá tendo mais uma promoção de passagem pra Lima!
ExcluirQuanta foto linda!!!
ResponderExcluirNossa, parece ser um lugar incrível para se visitar. Ainda não conheço o Peru, mas está na minha lista.
Adorei seu post!
Beijo
Obrigada Dani! Aproveite as promoções de passagem que são frequentes pq vale a pena mesmo!
ExcluirDoida para conhecer o Peru, ainda mais depois de ler esse post!!
ResponderExcluirCurti muito as fotos das paisagens e dos bichinhos lindos ;)
Inacreditável q um casal q viaja tanto q nem vcs não conheça o Peru ainda!!! Tem que ir! rs É imperdível!!!
ExcluirDe hoje que pelejava para entender como as pessoas faziam esse passeio e ficavam pelo caminho, em ollanta, e só agora entendi: o segredo é deixar as malas grandes com o hotel em Cusco e levar só uma mochila para a noite em Ollanta e em Aguas Calientes(meu caso), é isso mesmo?
ResponderExcluirIsso mesmo! Os hotéis de Cusco estão mais do que acostumados a ficar com as malonas enquanto o pessoal curte Machu Picchu.
ExcluirOlá Fernanda,
ResponderExcluirfiquei com uma dúvida: você passou pelo Mirante, por Pisac e Ollantaytambo tudo no mesmo dia?
Pretendo fazer o passeio pelo Vale e ao chegar em Ollantaytambo, já pegar o trem para Aguas Calientes, mas fico com medo do horário não dar rs
Obrigada e parabéns pelo blog, fantástico. :)
Obrigada! Sim, tudo que está neste post foi feito em um dia. Mas na verdade esse passeio não é igual em todas as agências, então vc tem que ver com quem vc comprar. Mas eles estão SUPER acostumados a deixar uma galera no trem em Ollantaytambo - dependendo do tour, às vezes vc perde a visita a Ollanta e vai direto pra estação.
ExcluirOlá, estou pensando em ir a Pisac e Ollanta por conta própria. Preciso estar em Ollanta um pouco antes das 14:00. Você acha que se eu sair cedo de Cusco, consigo ver um pouco de Pisac e Ollanta?
ResponderExcluirSaindo cedo e com transporte privativo talvez dê. Apenas de estrada seriam quase 2h30 para fazer todo esse trajeto + o tempo de visita em Pisac.
Excluir