Se você curte esse clima de palácios e castelos, o Palácio Charlottenburg é sua única opção de visita em Berlim mesmo, embora um pouquinho fora de mão das atrações turísticas. Fora isso, o mais perto e recomendadíssimo é o Palácio Sanssouci (e outros palácios) em Potsdam - bate-volta tranquilo.
Veja aqui todos os posts sobre Berlim no blog! Já são mais de 40!
O palácio começou como uma casa de veraneio para Sofia Carlota, mulher do eleitor Frederico III e era chamado de Schloss Lietzenburg. Sua construção foi iniciada em 1695 e entre 1701 e 1713, o palácio foi ampliado e em 1705 recebeu o nome de Charlottenburg, após a morte de Sofia Carlota. A torre barroca do palácio é um dos emblemas de Berlim e é a parte mais antiga da construção. No alto, temos a estátua dourada da Fortuna, por Richard Scheibe. Frederico, o Grande construiu a ala leste entre 1740-42. Na frente do palácio, temos a estátua de Frederico I.
Chegando no palácio, encontrei um dos ursos fofos espalhados por Berlim! |
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Ali na frente do palácio está o Museu Berggruen - não entrei |
O destaque do palácio fica para o Porzellankabinett (com porcelanas da China e do Japão), a Schlosskapelle (o altar é original, mas o restante é uma reconstrução após a Segunda Guerra), a Eichengallerie, a Biblioteca de Frederico, o Grande e algumas pinturas adquiridas ao longo dos anos por diferentes ocupantes do palácio. Para tirar fotos, é necessário pagar uma taxa extra.
Nessa maquete logo na entrada do palácio dá para ter uma ideia do jardim grandioso logo ali atrás. |
Todos os monarcas citados acima são da casa de Hohenzollern.
Jardins do Palácio de Charlottenburg
Os jardins de 55 hectares são de livre acesso para o público, mas como já estava frio (fim de novembro) quando visitei o palácio, acabei nem aproveitando. Não tive coragem de andar por lá! Originalmente em estilo barroco, foi redesenhado entre 1818 e 1828 como um jardim inglês. De dentro do palácio, podemos ver um pedaço do jardim pelas janelas e já dava para ter uma ideia de quão impressionante ele seria (mas o frio atrapalhou demais!). No vídeo acima do casal do Canal Alemanizando dá para ver um pouco dos jardins. Abaixo, o palácio visto do jardim e um pedacinho dele.
Foto: Hans Bach © Stiftung Preußische Schlösser und Gärten Berlin-Brandenburg |
Foto: Leo Seidel © Stiftung Preußische Schlösser und Gärten Berlin-Brandenburg |
Leia aqui como foi comprar um chip local alemão para usar internet na Alemanha!
Mercado de Natal na frente do Palácio de Charlottenburg
Uma atração imperdível na região, para quem visita a cidade no fim de novembro ou dezembro, é o mercado de Natal que acontece na frente do palácio, que é inclusive um dos melhores da cidade! Visitei o mercado em 2014 e contei aqui no blog! Muitas atrações para crianças, mais opções de artesanato do que em outros mercados e público mais idoso e mais família.
Informações Práticas
Site oficial do Palácio de Charlottenburg
Localização: Spandauer Dam 10-22
Localização: Spandauer Dam 10-22
Funcionamento: de 3a a domingo, das 10h às 17h (de abril a outubro, fecha às 18h)
Como chegar: U-Bahn Richard-Wagner-Platz (linha 7) + caminhada leve (meu caminho na ida) ou ônibus M45 até estação Luisenplatz/Schloss Charlottenburg (que foi o que eu peguei na volta! E é mais perto).
Preço: 10 euros (com tour guiado ou audio guide em inglês ou espanhol - que foi a minha opção). Existe um passe de 12 euros para o palácio + algumas construções no jardim, que ficam fechadas no inverno. A licença para fotos custa 3 euros, mas é somente para uso pessoal e é proibida a publicação das mesmas (por isso nem paguei para tirar nada).
Como chegar: U-Bahn Richard-Wagner-Platz (linha 7) + caminhada leve (meu caminho na ida) ou ônibus M45 até estação Luisenplatz/Schloss Charlottenburg (que foi o que eu peguei na volta! E é mais perto).
Preço: 10 euros (com tour guiado ou audio guide em inglês ou espanhol - que foi a minha opção). Existe um passe de 12 euros para o palácio + algumas construções no jardim, que ficam fechadas no inverno. A licença para fotos custa 3 euros, mas é somente para uso pessoal e é proibida a publicação das mesmas (por isso nem paguei para tirar nada).
Amei as dicas e informações úteis sobre o Palácio Charlottenburg, na Alemanha. Em nossa próxima viagem a Berlin irei com certeza deixar um dia para visitar esse lugar tão lindo e histórico. Torcendo para ser durante o mercado de Natal!
ResponderExcluirEu amei a Alemanha nessa época e tô pensando em ir de novo apesar do frio...
ExcluirAdoro visitar conhecer palácios e castelos, afinal eles são parte importante da história de um país, né?! Não visitei o Palácio Charlottenburg quando estive em Berlim, mas como pretendo voltar, quem sabe não o visitarei, então?! :)
ResponderExcluirSim, além de belíssimos, tem toda a parte histórica q curto muito!
ExcluirPost super completo sobre o Palácio de Charlottenburg! Com certeza um dos pontos turísticos lindos de Berlim. Quando estive na cidade visitei e adorei! Ótima dica que tem que entrar na programação.
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirQuanta perfeição esse Palácio de Charlottenburg em Berlim. Sou apaixonada por arquitetura de construções históricas e saber tudo sobre. Certamente visitarei quando for a Alemanha. Ainda mais com esses jardins maravilhosos. Dica super anotada
ResponderExcluir;) ;) ;)
ExcluirMuito interessante teu post sobre o palacio Charlottenburg. Imagine que estive várias vezes em Berlim e ainda não conheço ? Obrigada pela dica!
ResponderExcluirhahaha como assim??? rs
Excluir