Começando os posts da Itália com um dos lugares que eu mais gostei de visitar - o Museu Egípcio de Turim!
Sou
louca pelo Egito desde criança e sei de muita gente que também é então sinceramente não entendo como esse museu não é mais conhecido, mas enfim... O museu de Turim é considerado o 2o mais importante do mundo, atrás somente do Museu do Cairo, então se você já se impressionou com a parte egípcia do Louvre, British Museum, Metropolitan, etc - prepare-se!
Inicialmente, o plano era se hospedar em
Milão por alguns dias e fazer um bate-volta a Turim, mas quando fui pesquisar mais sobre a cidade e vi que tinha muito mais o que ver além desse museu (que com certeza já ocuparia boas horas), preferi me hospedar uns dias em
Turim também porque o museu não poderia ficar de fora do meu roteiro de jeito nenhum e não queria também visitar correndo!
O inicio da coleção se deu na época das guerras napoleônicas, quando o cônsul da França levou embora muitos artefatos egípcios como prêmio de guerra. Mais tarde, a Itália comprou essa coleção que deu início ao museu. A coleção aumentou consideravelmente no início do século XX com diversas expedições italianas ao Egito.
Champollion (aquele da
Pedra de Roseta) passou um tempo em Turim e se surpreendeu com a coleção. São esculturas monumentais, templos reconstruídos, papiros, objetos do cotidiano egípcio, múmias e sarcófagos e muito mais!
|
Algumas das muitas estátuas imponentes! Esta sala mais escura é a Galeria dos Reis, uma das partes finais da visita. |