ATUALIZADO EM 20/10/2020
Depois de publicar um post para quem tem pouco tempo em Frankfurt, está na hora de escrever para quem está interessado em ir um pouco além do básico em Frankfurt (são dezenas de posts aqui no blog!). A cidade é grande e portanto as atrações são mais espalhadas, mas nada tão longe assim. E claro, o transporte público é de qualidade, além de ser possível chegar em várias dessas atrações com o ônibus hop on-hop off.
Depois de publicar um post para quem tem pouco tempo em Frankfurt, está na hora de escrever para quem está interessado em ir um pouco além do básico em Frankfurt (são dezenas de posts aqui no blog!). A cidade é grande e portanto as atrações são mais espalhadas, mas nada tão longe assim. E claro, o transporte público é de qualidade, além de ser possível chegar em várias dessas atrações com o ônibus hop on-hop off.
Fui finalista no Prêmio Europa de Comunicação 2022 para melhor matéria online, mas acabei recebendo o prêmio revelação!
01) Kleinmarkhalle
Já falei um pouco sobre esse mercado no post sobre "onde comer em Frankfurt". Ele fica tão no miolo das coisas turísticas que é difícil de acreditar como é tão pouco conhecido dos turistas. Eu mesmo acabei chegando ali sem querer no meio dos meus passeios!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
02) Bolsa de Valores - Börse Frankfurt
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
02) Bolsa de Valores - Börse Frankfurt
O pessoal da DID Frankfurt organizou uma visita à bolsa e eu aproveitei para conhecer! A bolsa de Frankfurt é a mais importante da Alemanha, uma das maiores e mais eficientes do mundo. Originando-se no século IX, somente após a Segunda Guerra Mundial conseguiu a importância que tem hoje.
Na praça em frente à bolsa (Börsenplatz obviamente)- esculturas do touro e do urso. O prédio da bolsa é esse com a fachada em reforma (outubro/2014). |
Börse Frankfurt - Bolsa de Valores de Frankfurt vista do alto. Foto da Wikipedia CC BY-SA 3.0 |
É um passeio super nerd rs, mas dá um gostinho legal para quem sempre teve curiosidade depois de ver em filmes, por exemplo. No meu caso, a explicação sobre como a bolsa foi fundada, que tipo de negociações acontecem ali, o volume de negociações, etc foi todo em alemão (afinal, o intuito era treinar alemão, mas óbvio que perdi muita coisa da explicação rs), mas se requisitado, é possível fazer o passeio em inglês - veja mais informações na página oficial. É de graça e é preciso apresentar documento com foto, além de reservar com antecedência.
Nessa sala onde os visitantes podem ver os brockers trabalhando, temos as principais empresas representadas no chão e cada vez que uma ação é negociada, a luz verde acende! |
Vai chegar ou sair pelo aeroporto regional de Hahn? Veja aqui como ir e voltar para a cidade!
03) Museus
Frrankfurt tem dezenas de museus. Eu visitei 4 deles e contei aqui no blog: Städel, Goethehaus, Museu Histórico de Frankfurt e Museu Arqueológico. O pessoal do Sundaycooks visitou também o Städel, além do Museu de Arquitetura e o Museu de Comunicação. Mas esses estão longe de serem os únicos! Vejam a lista completa aqui. Muitos deles estão na Schaumainkai - na orla do rio Main, do lado oposto ao centro histórico.
Na época medieval, Frankfurt era cercada por uma muralha, assim como muitas outras cidades europeias. O muro já era há um bom tempo, mas algumas torres de observação sobreviveram, como por exemplo a Eschenheimer Turm (hoje um restaurante) bem pertinho do centro histórico, a Bockheimer Warte, a Sachsenhausen Warte, a Kuhhirtenturm em Sachsenhausen perto dos barzinhos que contei neste post e algumas outras!
Bockheimer Warte |
Eschenheimer Turm nas 2 fotos da esquerda |
Veja aqui dicas de onde comer em Frankfurt!
05) Outras praças e igrejas menos famosas no centro da cidade
Além da catedral e da praça Römerberg, são várias igrejas e praças de Frankfurt que merecem uma paradinha, entre elas a Paulskirche, St Leonhard, St. Katharinenkirche ao lado da Hauptwache, a Alte Nikolaikirche em plena Römerberg, a Peterkirche, a Liebfrauenkirche com sua pracinha fofa, a Opernplatzm a Goetheplatz, Taunusanlage (uma área verde bem grande no meio dos prédios modernos), etc. Isso só para citar as que estão no centro histórico/parte turística de Frankfurt. Tem também por exemplo a Dreikönigskirche na margem dos museus, do outro lado do rio!
Paulskirche - é dessa praça em frente à igreja que saem os ônibus de turismo. Hoje ela não é uma igreja tradicional e sim um memorial sobre o Parlamento alemão. |
06) Palmgarten
Viajei no outono e não visitei o Jardim Botânico porque já havia visitado o mesmo tipo de atração alguns meses antes na Cidade do Cabo. Mas o pessoal do Spicy Vanilla conta como foi a visita deles.
* indicates required
07) Senckenberg Naturmuseum e estação de UBahn Bockenheimer Warte
Tive que priorizar as atraçoes que visitaria em Frankfurt e o Senckenberg Naturmuseum ficou de fora, mas lá no Viajoteca tem um post exclusivo sobre o museu. Ali pertinho, vale a pena tirar a foto de uma das entradas da estação de metrô Bockenheimer Warte - super diferente!
Na praça da frente tem até esculturas de dinossauros rs |
Olha a estação Bockenheimer Warte aí! |
Aqui no blog tem um post com várias dicas de hospedagem em Frankfurt de acordo com o motivo da sua viagem e mais recentemente experimentei e aprovei um hotel com ótimo custo-beneficio pertinho da estação de trens de Frankfurt!
08) Tour do aeroporto Frankfurt Main
Frankfurt tem 2 aeroportos, mas a grande maioria dos voos chegam e partem pelo maior deles, o Frankfurt Main, que inclusive fica mais perto da cidade. O aeroporto mais importante da Alemanha e um dos mais movimentados na Europa é tão grande que ganhou vários tours próprios! Vale a pena conhecê-lo mais a fundo, ainda mais se você for fã de engenharia, aviões e modernidade ou simplesmente tem curiosidade para ver os bastidores de um aeroporto. A Carina contou lá no Viajoteca como são os diversos tours, uma ótima opção inclusive para quem tem uma conexão prolongada naquele aeroporto. O pessoal da DID Frankfurt chegou a organizar uma excursão para o aeroporto na temporada que eu estava lá, mas não lembro o motivo de não ter ido!
Frankfurt é cortada pelo rio Main então claro que existem passeios de barco para ver a cidade de outro ângulo!
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
09) Ebbelwei Express e Sachesenhausen
Não fiz o passeio no trenzinho Ebbelwei Express porque nunca estava na cidade aos fins de semana, mas a Carina contou lá no Viajoteca. O trenzinho vai até o bairro Sachsenhausen, do outro lado do rio Main, que como contei aqui, é o bairro mais boêmio de Frankfurt. Não confundam com o campo de concentração também chamado Sachsenhausen, nos arredores de Berlim!
10) Zoológico de Frankfurt
Não fui porque não é o tipo de atração que mais chama a minha atenção e mesmo com 3 semanas na cidade, vocês podem ver que não faltam coisas para fazer por lá, então tinha que priorizar! Mas no Viajoteca tem um post sobre o zoo de Frankfurt!
11) Frankfurt Höchst
Frankfurt Höchst é um bairro a menos de 15 minutos de SBahn das principais de estações da cidade, cheio de atrações históricas. Tem casinhas em estilo enxaimel, um castelo (Alte Schloss), o Bolongaro Palast e até uma fábrica de porcelana que pode ser visitada. Leia mais sobre a região (em inglês) no site de Frankfurt ou na wikipedia. Só consegui conhecer na minha segunda vez em Frankfurt, passei umas 2 horinhas em Höchst no final do dia, voltando de Wiesbaden.
12) Ver um jogo do Eintracht Frankfurt na Commerzbank Arena
A Carina contou no Viajoteca como é assistir um jogo do time de Frankfurt, que apesar de não ser dos melhores times alemães, emociona milhares de torcedores! O estádio também organiza eventos, como a transmissão dos jogos alemães da Eurocopa 2016 - veja mais informação sobre isso na página do facebook do estádio. De SBahn, dá menos de 10 minutos saindo da Hauptbahnhof!
13) Mainz e Wiesbaden
OK, dei uma roubadinha aqui. Essas são outras 2 cidades, mas ficam tão pertinho, que dá pra chegar lá de SBahn (tipo os trens da CPTM em São Paulo). Eu conheci Mainz em uma tarde e fiquei morrendo de raiva de mim mesma porque não me programei direito para conhecer também Wiesbaden da primeira vez em Frankfurt. Estava nos planos, mas a preguiça + chuva + sair em Frankfurt com os amigos do intercâmbio acabaram atrapalhando. Mas quando voltei para a Alemanha em 2019, fiz questão de passar um dia em Wiesbaden e nossa, que cidade FOFA! Um dia é ideal, mas meio dia já é melhor do que nada.
Mainz |
Mainz |
Mainz |
Wiesbaden |
Wiesbaden |
Wiesbaden |
Wiesbaden |
Leia sobre o Frankfurt Card que te ajuda a economizar um montão com as entradas de algumas atrações deste post. Parece impossível, mas tenho uma super dica de hospedagem barata em Frankfurt!
Alguém tem mais alguma sugestão fora do comum em Frankfurt? Deixe nos comentários!
Frankfurt além do básico no mapa
Alguém tem mais alguma sugestão fora do comum em Frankfurt? Deixe nos comentários!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Ameeeeeeeeei a estação Bockenheimer Warte!! Hahahaha Já quero!
ResponderExcluirhehehe bem diferente!
ExcluirSeu post já me pegou no início... amo mercados e faço questão de ir atrás deles. E o que é esta praça de Mainz, super pitoresca, adorei! ;)
ResponderExcluirPracinha linda demais!!!
ExcluirEu sou suspeita porque morei em Mainz e ia bastante para Frankfurt. Aprendi a gostar de ambas, embora Mainz me demandou menos esforço para esta tarefa.
ResponderExcluirGostei do post, tem informações legais mas eu acrescentaria uma passadinha em Wiesbaden, a capital do estado onde está Frankfurt. É uma cidade animadíssima e bonita.
hahaha Mainz é bonitinha, mas é bem menor... Coloquei Wiesbaden sim, junto com Mainz rs mas não tenho fotos...
ExcluirQuanta coisa pra fazer na cidade, hein? Ainda não conheço Frankfurt, mas está super na lista ;)
ResponderExcluirNão tenho dúvidas que minha próxima ida à Alemanha será precedida de um mergulho aqui no seu blog!
E pensar que a maioria das pessoas fica 1 dia ou até mesmo, saem correndo do aeroporto e não conhecem nada da cidade!
ExcluirPara mim a dica número 1 já era suficiente. Dá pra comer 13 coisas diferentes em poucas horas. kkkkkk
ResponderExcluirhahaha dá mesmo!
Excluir