O Tiergarten é o maior parque de Berlim (ou o 2o maior, dependendo da fonte) com 210 hectares e 2,10 quilômetros quadrados e dá para perceber o seu gigantismo batendo o olho no mapa da cidade. Ele já existe há mais de 500 anos e foi aberto para o público há 150 anos. Anteriormente, era uma área reservada para a realeza prussiana caçar. Em 1818 foi transformado em parque com paisagismo de Peter Joseph Lenné. Durante e logo após a Segunda Guerra Mundial, as árvores ali presentes foram utilizadas pela população como lenha e a área foi utilizada para plantar vegetais e batatas, mas o parque está totalmente recuperado hoje e é o pulmão da cidade.
Essa foto fez sucesso no Instagram do blog. Já está seguindo??? |
A avenida que corta o parque, Straße des 17. Juni, e suas proximidades já receberam multidões em eventos especiais, como a vitória da Copa do Mundo de 2014, a comemoração dos 25 anos da queda do Muro de Berlim e a antiga Love Parade, que sempre acontecia por aqui. O parque foi tombado cerca de 20 anos atrás e é utilizado pelos habitantes de Berlim e pelos turistas para caminhada, corrida, praticar outros esportes e até picnic ou tomar sol.
Veja aqui todos os posts de Berlim no blog!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Portão de Brandemburgo
Ali pertinho do Tiergarten fica o famoso símbolo de Berlim e da Alemanha e assim como eu fiz, sugiro que você comece a explorar o parque por aqui. Essa região à direita do mapa do parque é onde estão a maior parte dos memoriais. Neste ponto, começa (ou termina?) a avenida Unter den Linden e pertinho dali também ficam o Memorial do Holocausto e a Potsdamer Platz.
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Siegessäule
A coluna da Vitória foi construída para comemorar vitórias militares do século XIX e está localizada hoje no meio do parque, mas nem sempre esteve ali. Até a época de Hitler, ela ficava na frente do Reichtag, como já contei neste post sobre a Berlim antiga. Hoje é possível subir (285 degraus - pagando 3,00 euros) e ter uma vista legal do alto de seus quase 67 metros! Sim, os principais atrativos de Berlim estão meio longe, mas aquele parque imenso visto de cima em épocas como o outono fica lindo!!! Vou falar mais sobre essa atração em breve.
Feira de antiguidades/mercado de pulga na Straße des 17. Juni
Aos sábados e domingos, acontece essa que deve ser a mais tradicional feira de antiguidades/mercado de pulga da cidade. A Straße des 17. Juni é a rua que atravessa o Tiergarten (e onde acontecia também boa parte da famosa Love Parade). Aqui tem um post com as principais feirinhas e mercados de Berlim!
Memorial de Guerra Soviético no Tiergarten
É o mais fácil de achar dos memoriais que vou falar aqui e homenageia os 30 mil soldados soviéticos mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Foi inaugurado em 07/11/1945. Os tanques ali presente supostamente foram os primeiros a chegarem em Berlim. Atrás do memorial estão enterrados 2.500 soldados russos. Leia sobre o Memorial de Guerra Soviético ou Sowjetisches Ehrenmal Tiergarten no Simplesmente Berlim.
Memorial dos Sinti e Roma no Tiergarten
Memorial dos homossexuais vítimas do nazismo no Tiergarten
É mais um memorial meio desconhecido no meio do Tiergarten, mostrado no vídeo abaixo do Canal Alemanizando (0m33s). Os números não são exatos, mas estima-se que morreram entre 5 e 15 mil homossexuais nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.
Outros memoriais
Espalhados pelo parque, existem ainda muitos outros memoriais e estátuas de gente famosa como Goethe, Beethoven/Haydn/Mozart, Bismark, Richard Wagner, Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo.
Reichtag
O prédio é lindo e vale muito a pena fazer o tour que eu fiz (detalhes em breve)! Todo mundo que vai a Berlim sobe até a cúpula (ou pelo menos tenta) para ter uma vista legal da cidade. E de graça! Como visitar a cúpula do Parlamento Alemão (Bundestag ou Reichstag) no Turomaquia.
Open Air Gas Lantern Museum
Dentro do Tiergarten, fica um museu a céu aberto com antigos modelos de postes de iluminação de rua, mas não passei nesse trecho do parque.
* indicates required
Schloss Bellevue
O prédio fica fechado na maior parte do ano, mas vale a pena dar uma paradinha para uma foto da fachada do palácio, residência oficial do presidente alemão, que hoje é utilizado principalmente para recepções oficiais. Leia sobre o Schloss Bellevue no Simplesmente Berlim.
Bundespräsidialamt
Um prédio moderno ao lado do Palácio Bellevue, onde funciona um órgão do governo presidencial da Alemanha.
Haus der Kulturen der Welt
O nome do prédio significa "Casa das Culturas do Mundo". Ele chama a atenção pelo curioso emoderno telhado curvado. Aqui acontecem eventos diversos.
Zoologischer Garten
Uma das entradas do zoológico |
Dica extra
A linha de ônibus 100 sentido Zoologischer Garten-Alexanderplatz passa por dentro de um trecho do parque e dá para você ter uma ideia mesmo que não vá atravessar o parque caminhando. Segundo o Google Maps dá 37 minutos do Portão de Brandemburgo até a estação de SBahn Tiergarten (a mais para a esquerda que eu marquei no mapa acima) e foi exatamente o trajeto que eu fiz - e cansei demais! Dei a dica sobre esse tour quase grátis de Berlim de ônibus um tempo atrás aqui no blog!
Tiergarten lindo no outono |
Onde comer na região do Tiergarten
O parque em si não tem muitas opções. A mais famosa é o Cafe am Neuen See, que está marcado no mapa acima. Clique no nome e leia o post do blog Simplesmente Berlim.
Alguém tem alguma dica dessa região de Berlim? Deixe nos comentários!
Estou impressionado com o tamanho do Parque Tiergarten!
ResponderExcluirSem falar no tanto de trações aos arredores... Dá para passar o dia todo por estas bandas de Berlin, né?!
Fui ver sobre o Cafe am Neuen See e parece demais também!
Adorei as dicas!
Abraço
Dá sim, tranquilamente!
ExcluirQue vontade de conhecer Berlim! Já estive 2x na Alemanha mas não tive a chance de ir até lá. O Tiergarten parece um programa para o dia todo! Acho muito interessante como os alemães transformaram a herança triste da 2a Guerra em Memoriais e outros símbolos do que não deve acontecer nunca mais.
ResponderExcluirSim, não só no parque, mas por Berlim inteira (o país todo na verdade) são trocentos memoriais e museus pra não esquecerem nunca... Eita, eu tb demorei várias viagens pra conhecer Berlim, mas fui e me apaixonei!!!!
ExcluirGeeeente, esse parque Tiergarten parece mesmo incrível. Só a foto da avenida cortando ele já impressiona muito, não a toa fez sucesso no instagram. Berlim cada mais me deixando apaixonada.
ResponderExcluirhehehe eu me apaixonei por Berlim mto antes de pisar lá... e o amor só cresce!
ExcluirJá fui a Berlim duas vezes e na segunda vez era verão, aproveitei para fazer um piquenique lá no Tiergarten. Recomendo demais =)
ResponderExcluirQ legal! Na minha 1a vez (das fotos deste post), era outono e não ia rolar. Da 2a vez era quase verão, mas o calor intenso tb não deixou hehhee
ExcluirAhh tenho tanta vontade de conhecer Berlin, fiquei aqui só babando!! Quem sabe depois que tudo isso passar!
ResponderExcluirObrigada!
Vai sim! A cidade é incrível e tem o q fazer pra vários tipos de pessoa!
Excluir