quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Roteiro para um (ou dois) dias em Verona

Quando decidi incluir Padova e Verona no meu roteiro de 20 dias no norte da Itália, estava em dúvida em qual delas dormir, mas no fim das contas, decidimos dormir em Padova (veja o post sobre o hotel no link) e passar só um dia em Verona. Conto no post de hoje o que vi por lá e o que gostaria de ter visto - se você não entrar nas atrações, dá tranquilamente para fazer tudo isso em um dia, mas se você quiser entrar em tudo, aí precisa de mais tempo. A gente queria ter tido mais tempo em Verona (ainda mais que pegamos uma super chuva que nos atrasou!), mas se tirássemos um dia de Padova, o roteiro de lá que ficaria comprometido...


Leia aqui o primeiro post de Verona no blog, onde conto bem rapidamente sobre a história da cidade!


Roteiro para um ou dois dias em Verona


No mapa abaixo, as principais atrações de Verona e locais interessantes para tirar fotos. As em azul, foi as que visitamos neste dia, as em amarelo não entramos (mas gostaríamos de ter entrado) e em vermelho, uma atração que está fechada para reforma.





terça-feira, 27 de setembro de 2016

O que ver e fazer na Alexanderplatz em Berlim?

ATUALIZAÇÃO EM 17/072024

Vou ser fuzilada por muitos com este post, mas me desculpem: a Alexanderplatz em Berlim é supervalorizada e na verdade é bem esquisita!!! #prontofalei! Quando assisti ao vídeo abaixo (a partir dos 4:40) vi que pelo menos não sou a única que não curte a famosa praça! A definição do Kartoffelsalat é a melhor! rs "Praça estranha com gente esquisita" - ok, tem muitas lojas por ali, mas qual a graça nisso? A Torre de TV fica muito mais legal vista um pouquinho mais de longe. Aliás, como a torre é a maior construção da cidade, você vai conseguir vê-la de diversos outros lugares. O relógio é legal e a fonte também, mas isso não justifica a fama toda.


Alexanderplatz e Torre de TV - Berlim


Veja aqui todos os posts de Berlim no blog!





domingo, 25 de setembro de 2016

LOXX Miniatur Welten - Berlim (e muito mais) em miniatura!

A atração LOXX Miniatur Welten fechou em agosto/2017!

Dentro de um shopping da capital alemã, descobri uma atração pouquíssimo divulgada - o "mundo das miniaturas". Na verdade as miniaturas aqui presentes não são tão mini assim - a Torre de TV é bem mais alta do que as pessoas por exemplo, mas tudo está em uma escala proporcional e é interessante para quem curte maquetes de lugares famosos, por exemplo.

O local conta com uma cidade em miniatura com mais de 950m2! Pode-se admirar boa parte de Berlim em miniatura, sendo que muitos prédios famosos ainda estão em construção. De tempos em tempos, apagam-se as luzes e tudo vira noite! Os trens funcionam de verdade e tem até um aeroporto com pousos e decolagens! Aliás, no LOXX fica o maior modelo de trem em miniatura que é controlado digitalmente do mundo!

LOXX Miniatur Welten Berlin
Torre de TV (Fernsehturm) e Rote Rathaus (prefeitura)

LOXX Miniatur Welten Berlin
Memorial de Guerra Soviético, Reichtag e Portão de Brandemburgo de 2 ângulos diferentes

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Arena de Verona e Casa da Julieta - as principais atrações de Verona!

Claro que iria incluir Verona no meu roteiro de um pouco mais de 20 dias no norte da Itália! Mas no fim das contas, só tínhamos um dia mesmo e foi pouco tempo! Como a cidade é linda, foi o local onde mais tiramos fotos em um único dia e aí resolvi dividir as dicas aqui em 3 posts! O de hoje é sobre as 2 atrações mais famosas da cidade, a arena de Verona - uma das maiores e mais preservadas arenas romanas e a suposta Casa da Julieta!

Verona era uma colônia romana desde o século I AC e se estabeleceu como  comune autônoma no século XII. Durante um período dos séculos XIII e XIV, foi dominada pela família Scaligeri e em 1405 espontaneamente se rendeu à República de Veneza até a invasão de Napoleão em 1796. Passou um período sob domínio francês e outro sob domínio austríaco (aliás, teve uma hora que tive que me virar em alemão por lá!).  Em 1866, se tornou parte do Reino da Itália.

Arena de Verona


Datada do início do século I, é um dos maiores anfiteatros romanos ainda existentes e durante os meses de verão sedia um dos festivais de ópera mais famosos do mundo. Leia mais na Wikipedia. Tem capacidade para cerca de 30 mil espectadores. O anel externo foi quase completamente destruído com o terremoto de 1.117 e as pedras da arena foram então utilizadas para a construção de outros prédios.


Arena de Verona
Pegamos uma super chuva no nosso dia em Verona e a saída foi comer um almoço demorado ali de frente para a arena!





quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Os melhores passeios de um dia saindo de Berlim!

Já são mais de 70 posts sobre Berlim aqui no blog, a maioria sobre a cidade mesmo, mas vários sobre cidades relativamente próximas para você fazer um passeio de um dia saindo da capital alemã. Berlim com certeza tem atrações mais do que o suficiente para uma vida inteira (tô falando sério), mas sempre é legal dar uma escapadinha e conhecer alguma outra cidade linda e única! Os passeios aqui neste post não estão na minha ordem de preferência, mas sim mais ou menos na ordem de preferência do que a maioria dos turistas faz.


Passeios de um dia saindo de Berlim
Em sentido horário: Dresden, Hildesheim, Magdeburg e Potsdam - na foto só tem 4 cidades, mas tem muitas outras abaixo!



Em roxo estão os bate-voltas mais comuns (consegui fazer todos),  em amarelo são os destinos menos óbvios para bate-voltas, mas que também conheci e em vermelho, são outras sugestões menos óbvias também, mas que não conheci ainda!





Este post sobre o transporte de trem e ônibus na Alemanha com certeza ajudará todos os passeios citados aqui! Para consultas de preços e horários de trem, utilize o site da Deutsche Bahn. Para quem adora dirigir, alugar carro sempre é uma opção também, apesar de bem menos prático levando em conta os centros históricos de algumas cidades.




Pode ser muito mais barato viajar de ônibus pela Alemanha, mas trem é mais confortável e os horários costumam ser melhores. De qualquer jeito, antes de decidir, pesquise as rotas e preços!





terça-feira, 6 de setembro de 2016

Onde comer em Milão?

Na nossa viagem pela Itália, chegamos por Milão e fizemos a cidade como uma de nossas bases enquanto fazíamos alguns passeios na região (mais sobre isso em outros posts)! Sendo assim, ficamos 5 noites na capital italiana da moda e pudemos experimentar vários restaurantes. Alguns deles já tinha pesquisado do Brasil e encontrado recomendações em blogs brasileiros e outros descobertos ao acaso.


Onde comer em Milão? Dicas de restaurantes e pratos típicos


Segue um mapinha para vocês localizarem todos os locais que falo neste post. Os restaurantes deste post estão na ordem que comemos e tem dica de gelato no final!






Leia aqui todos os posts sobre Milão e região no blog!


domingo, 4 de setembro de 2016

Museu Judaico e Memorial do Holocausto em Berlim

ATUALIZADO EM 11/08/2021

Um dos museus mais recomendados em Berlim pela internet afora é o Museu Judaico, então desde que decidi que iria estudar alemão na Alemanha, esse museu já estava no meu roteiro. Já o Memorial do Holocausto também é super recomendado, mas pouca gente vai além dos blocos de concreto na superfície e desce na exposição grátis no subsolo. Ele fica bem no burburinho turístico, entre o Portão de Brandemburgo e a Potsdamer Platz então é impossível não passar por ali e claro que também visitei. Resolvi juntar os 2 no post de hoje porque ainda tem bastante coisa para escrever sobre a Alemanha e parece que não vai acabar nunca! rs


Museu Judaico e Memorial do Holocausto em Berlim

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Onde beber e se divertir em Belo Horizonte ou Blogtecando em BH!

Quem me conhece sabe que eu não sou lá uma boa fonte de dicas de "onde beber" em lugar nenhum do mundo, mas em junho passado estive em Belo Horizonte pela milésima vez para um encontro de blogueiros e o sábado inteiro foi dedicado a "botecar". BH não tem mar e diz-se que é por isso que que os belo-horizontinos estão sempre nos milhares de bares da cidade. Já li por aí inclusive que BH é a cidade brasileira com mais bares (por habitante???) e eu não duvido nadinha! 

Neste post vou contar sobre os 4 bares que visitamos durante o nosso "blogtecando", além de uma cervejaria onde foi a abertura do encontro e de um gastropub que fui em um dia extra na cidade. Elas estão simplesmente na ordem que eu visitei e não na ordem de preferência ou qualquer outra coisa. Clique no nome dos locais para ser direcionado para o site oficial e conferir endereços, horários de funcionamento, etc.


kit ressaca para o blogtecando em Belo Horizonte
Olha como a gente tava chique! rs


Vejam aqui todas as dicas de Belo Horizonte no blog!