ATUALIZAÇÃO EM 17/072024
Vou ser fuzilada por muitos com este post, mas me desculpem: a Alexanderplatz em Berlim é supervalorizada e na verdade é bem esquisita!!! #prontofalei! Quando assisti ao vídeo abaixo (a partir dos 4:40) vi que pelo menos não sou a única que não curte a famosa praça! A definição do Kartoffelsalat é a melhor! rs "Praça estranha com gente esquisita" - ok, tem muitas lojas por ali, mas qual a graça nisso? A Torre de TV fica muito mais legal vista um pouquinho mais de longe. Aliás, como a torre é a maior construção da cidade, você vai conseguir vê-la de diversos outros lugares. O relógio é legal e a fonte também, mas isso não justifica a fama toda.
Veja aqui todos os posts de Berlim no blog!
Veja aqui todos os posts de Berlim no blog!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
História da Alexanderplatz
Chamada de "Alex" pelos moradores, a praça já era um dos pontos mais movimentados desde antes da Segunda Guerra e durante a divisão da cidade virou o ponto central da parte da Berlim oriental. Antes a praça sediava o mercado de gado (Ochsenmarkt), contando com feiras de gado e lã (séculos XVII e XVIII). Originalmente na praça existiam um hospital, uma fortaleza e no século XIII, a Capela da Reconciliação, entre as cidades que deram origem a atual Berlim, Cölln e Berlin. Recebeu o nome do czar Alexander I, que visitou Berlim em 1805. Nessa época, havia uma colunata monumental projetada por Carl von Gontard, mas nenhuma construção tão antiga sobreviveu à guerra (as mais antigas ainda em pé são de 1929 - Berolinahaus e Alexanderhaus). Havia uma imponente estátua de bronze entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, a Berolina.
A estação de trem original do local era de 1882 e o mercado central da cidade (Zentralmarkthalle Berlin) era de 1886 (alguns dos diversos mercados descentralizados dessa época ainda existem hoje em dia, transformados em mercado gourmet, supermercado etc). Ali ficava a tradicional loja de departamento Tietz. O agito da área foi registrado no romance "Berlin Alexanderplatz". A grande maioria dos prédios nessa área hoje é da década de 60 no estilo Plattenbau, mas diversos edifícios bem altos para o padrão berlinense estão sendo construídos agora em 2024. Era o principal ponto da Berlim comunista na época da cidade dividida - durante a Guerra Fria. Como é um grande espaço aberto para pedestres, já recebeu paradas militares e manifestações diversas.
Primeira foto da Alexanderplatz em Berlim (1860) - Foto: Ytar - CC BY-SA 4.0 |
Zentralmarkthalle Berlin em 1897 |
Veja uma super lista com as top 15 coisas para ver e fazer em Berlim e aqui 10 museus e exibições menos conhecidos na capital alemã, mas que também são interessantes!
O que fazer na Alexanderplatz e arredores?
Essa praça é enorme e um hub no transporte da cidade. Por isso, muita gente recomenda ficar por aqui. Eu sinceramente não gostaria de ter feito isso não! A região é muito movimentada durante o dia, mas à noite, fica bem esquisita! Na foto lá do alto, foi a unica vez que vi movimento por ali à noite - acho que deveria ser cedo ainda, tipo 18h/19h porque lá pelas 21h passei diversas vezes pela praça e não tinha uma alma viva andando por ali além de mim! #medinho Eu fui no outono quase inverno, então talvez no verão seja melhor...
Daqui podemos observar a famosa Torre de TV ou Fernsehturm, a estação Alexanderplatz, muitas lojas (Primark, Galeria Kaufhof, etc), o relógio com horário do mundo todo (Uraniaweltzeituhr), a Fonte da Amizade do Povo/das Nações. Pertinho ficam a Marienkirche (igreja), a Rotes Rathaus (prédio lindo da prefeitura) e a linda fonte Neptunbrunnen. Diversos prédios da região exibem mosaicos em estilo soviético lindos!
Essas fotos noturnas foram tiradas no mesmo dia da foto lá do alto e não sei porque foi o único dia que vi movimento aqui à noite. |
Procurando dicas de onde se hospedar em Berlim? Fiz uma seleção aqui com os hotéis mais estilosos da cidade, outra com bons hotéis e hostels econômicos (testados por mim em 2019) e mais uma com hotéis com vistas panorâmicas!
Torre de TV
Com 368m de altura, é a construção mais alta de Berlim e uma das plataformas de observação mais famosas do mundo. Vou falar mais sobre a atração em outro post. Existe um restaurante lá em cima e a parte mais legal na verdade é encontrar a torre de diversos lugares da cidade! Foi construída entre 1961 e 1969 para demonstrar o sucesso da Alemanha socialista.
Não sei como, nunca tinha ouvido falar ou visto fotos dessa igreja que fica bem pertinho da Torre de TV! Ela não é grande e é de graça. Além disso, é legal ficar trocando de ângulo e tentando encaixar a torre e a igreja na mesma foto! Na frente (lateral) da igreja, temos a fonte de Netuno (Neptunbrunnen) datando de 1895. Ela mostra o deus da água, Netuno, circundado por figuras femininas, simbolizando os rios alemães Reno, Weichsel, Oder e Elbe (Elba) (veja aqui como foi o meu passeio pelo rio Reno!).
Igreja bem simples por dentro |
Alguns jeitos divertidos de conhecer Berlim: tour de segway, Trabi Safari (você pode dirigir um trabant, o carro símbolo da Alemanha Oriental) e os tours da Berliner Unterwelten sobre os subterrâneos de Berlim!
Marx-Engels-Forum
Andando em direção à Ilha dos Museus fica essa praça com uma escultura em memória aos 2 pais do socialismo, Karl Marx (que por sinal morou em Trier) e Fridrich Engels. São de 1986, por Ludwig Engelhart.
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Rotes Rathaus
Construída entre 1861-1869 de acordo com os desenhos de Hermann Friedrich Waesemann, era um dos maiores prédios da Alemanha. A estrutura foi modelada de acordo com o Renascimento Italiano. A torre é remanescente da catedral de Laon (França). O exterior está decorado com cenas da história da cidade.
Rotes Rathaus (em inglês) - é a prefeitura "nova". No final de 2014, havia uma reforma ali na frente e por isso esses canos cor de rosa. As fotos pela parte de trás acabaram ficando mais bonitas |
Tour da escavação arqueológica no Molkenmarkt
Entre a Altes Stadthaus, a Rote Rathaus e a Alte Münze (antiga casa da moeda, hoje um centro de exposições onde vi "Nineties Berlin" em 2019) - e pertinho do Nikolaiviertel, da Alexanderplatz e do restaurante mais antigo de Berlim, passam algumas avenidas com várias faixas sempre movimentadas e entre elas, ficam alguns estacionamento e uma grande área aberta. Espaço desperdiçado. Ali estão previstas novas quadras de apartamentos, lojas e escritórios, além dos estreitamentos das largas avenidas inóspitas e na hora das escavações, encontraram muitas ruínas de construções diversas e restos arqueológicos em uma área que já foi bastante ocupada nos últimos 800 anos. Essa "praça" chamada Molkenmarkt era o local do primeiro mercado da cidade ainda na era medieval (seu nome provavelmente é derivado dos produtos lácteos vendidos ali) e depois abrigou diversas moradias de judeus, quando a região ficou conhecida como Großer Jüdenhof. Foram encontradas também as bases de uma antiga estação de energia elétrica do século XIX e as bases de uma igreja francesa de 1725. A região foi duramente bombardeada na Segunda Guerra Mundial, abrindo espaço para as avenidas construídas durante o regime soviético. Em 2021, estão acontecendo tours guiados grátis pelas escavações (cerca de 8 mil metros quadrados), mas não encontrei informações de até quando seria possível fazer esse tour. Imagino que com o avanço das construções, em algum momento ele não seja mais disponibilizado. As escavações continuarão até 2025, explorando cerca de um quinto do terreno da Berlim medieval. É possível fazer um tour virtual do local, mas as explicações estão em alemão.
Molkenmarkt (Berlim) em 1785 - domínio público |
|
Molkenmarkt (Berlim) em 1936 - esse prédio com a torre "arredonda" é a Altes Stadthaus. Foto: Bundesarchiv, Bild 183-1992-1012-502 / CC-BY-SA 3.0 |
Na foto abaixo, Molkenmarkt vista de vários ângulos tanto em 2014 como em 2019. Essa visão de trás da Rote Rathaus (o prédio vermelho) com a Torre de TV ao fundo, eu acho uma das paisagens mais bonitas de Berlim. Dá para perceber claramente o tanto de espaço perdido entre avenidas largas com faixas demais, que estão o dia inteiro congestionadas de carros (inclusive o Trabi Safari que fiz em 2019! Passei dirigindo por aí rs), estacionamentos, praças perdidas que não são usadas por pessoas etc. Mas fico com receio que a minha vista queridinha da Rote Rathaus + Torre de TV suma...
Illuseum
Uma exposição com cenários de ilusões divertidas - visita interativa, ideal para quem viaja com crianças e/ou quer fotos instagramáveis! Boa localização pertinho da Alexanderplatz.
Museuminsel
A famosa Ilha dos Museus com seus 5 museus fica bem pertinho da Alexanderplatz! Mas o ingresso não é barato não. De qualquer jeito, somente passear pela ilha também já é um programa bem legal porque é ali que fica a Berliner Dom, o Lustgarten, a "colonnade courtyard" - outro jardim cercado por colunas e os próprios prédios dos museus que são lindos e imponentes! Claro que tem um post aqui no blog só sobre a ilha e os seus museus maravilhosos!
Berliner Dom
Vou falar mais da igreja mais impressionante de Berlim em outro post, mas ela fica bem pertinho da Alexanderplatz, podendo tranquilamente ser visitada conjuntamente. É possível subir e ter uma vista aérea legal da cidade aqui.
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
DDR Museum
Karl-Marx Allee
Uma avenida cheia de prédios no estilo socialista na antiga parte leste da cidade. Termina no Frankfurter Tor.
Nikolaiviertel, Nikolaikirche e arredores
Muro medieval - Stadtmauer Berlin/Cölln
Na Littenstraße, pertinho do Nikolaiviertel e da Alexanderplatz, é possível observar as ruínas do muro medieval de Berlim. A cidade nasceu da junção de Berlin com Cölln e o melhor lugar para aprender sobre essa época é no museu dentro da Nikolaikirche. Ali perto, também tem ruínas de um Franziskaner Klosterkirche (convento). Fiz um post sobre o muro medieval de Berlim e o segundo muro da cidade, incluindo ainda o restaurante mais antigo da cidade!
Comprar souvenir do Ampelmann
Ampelmann é o homenzinho do sinal/farol/sinaleiro na antiga Alemanha oriental. Até hoje, está nas ruas de várias cidades inclusive Berlim e principalmente em lojinhas de souvenir (a que fica pertinho da Alexanderplatz é justamente a melhor de todas - mais completa)! Já tem post sobre ele aqui no blog!
Ampelmann é o homenzinho do sinal/farol/sinaleiro na antiga Alemanha oriental. Até hoje, está nas ruas de várias cidades inclusive Berlim e principalmente em lojinhas de souvenir (a que fica pertinho da Alexanderplatz é justamente a melhor de todas - mais completa)! Já tem post sobre ele aqui no blog!
Mercados de Natal
São 2 mercados na região, um na própria Alexanderplatz, que foi o mais cheio de produtos chineses à venda e outro, beeem melhor, na frente da Rotes Rathaus, inclusive com uma roda gigante imensa e linda! Fiz um super post com as guloseimas típicas dos mercdos de Natal e os 8 mercados que visitei em 2014 em Berlim, incluindo os 2 que falei acima! Eles começam no fim de novembro e duram até o Natal mais ou menos. Tem barraquinhas de artesanato, roupa, acessórios, decoração natalina, muitas guloseimas típicas e gostosas, jogos, decoração linda etc. Aqui tem a lista oficial do escritório de Berlim, com todos os mercados espalhados pela cidade (em inglês), com informação de datas, horários, localização etc. Recomendo demais o mercado da frente da prefeitura, que conta também com uma pista de patinação no gelo ao redor da Neptunbrunnen (acima).
Tava cedo ainda quando fui então ninguém tinha se aventurado ainda na pista ao redor da fonte!
LOXX Miniatur Welten
São 2 mercados na região, um na própria Alexanderplatz, que foi o mais cheio de produtos chineses à venda e outro, beeem melhor, na frente da Rotes Rathaus, inclusive com uma roda gigante imensa e linda! Fiz um super post com as guloseimas típicas dos mercdos de Natal e os 8 mercados que visitei em 2014 em Berlim, incluindo os 2 que falei acima! Eles começam no fim de novembro e duram até o Natal mais ou menos. Tem barraquinhas de artesanato, roupa, acessórios, decoração natalina, muitas guloseimas típicas e gostosas, jogos, decoração linda etc. Aqui tem a lista oficial do escritório de Berlim, com todos os mercados espalhados pela cidade (em inglês), com informação de datas, horários, localização etc. Recomendo demais o mercado da frente da prefeitura, que conta também com uma pista de patinação no gelo ao redor da Neptunbrunnen (acima).
Tava cedo ainda quando fui então ninguém tinha se aventurado ainda na pista ao redor da fonte! |
LOXX Miniatur Welten
Lojas famosas - Galeria Kaufhof, Primark e outras
Marquei as lojas mais famosas e shoppings no mapa acima com o símbolo do euro. A Kaufhof é a mais alemã, a Primark a mais barata para roupas e a Saturn, especializada em eletrônicos e afins.
* indicates required
Ver o aquário cilíndrico do Aquadom - ele explodiu e não existe mais!
Hackerscher Markt e Hackerscher Höfe
Já contei tudo sobre essa área e os prédios em estilo art noveau com pátios interligados no post sobre a região da Oranienburger Straße!
Onde comer na Alexanderplatz
Dá dei várias dicas sobre esse tema em 2 posts aqui no blog, incluindo dicas na região da Alexanderplatz: onde comer em Berlim e onde comer barato em Berlim (menos de 10 euros). Impossível não reparar nesses caras vendendo pão com salsicha na Alexanderplatz (e em outros pontos movimentados da cidade!), por menos de 2 euros!!! Destaque para o restaurante mais antigo de Berlim! Mais detalhes sobre os locais das fotos abaixo nos links acima!
Scoom era uma das lanchonetes onde eu mais comprava sanduíches como esse da foto - essa loja está em um corredor que liga uma plataforma a outra na estação Alexanderplatz |
O restaurante Mio aos pés da Torre de TV foi uma boa surpresa! |
O restaurante mais antigo de Berlim - Zur Letzten Instanz |
O restaurante mais antigo de Berlim - Zur Letzten Instanz |
Onde ficar na Alexanderplatz
Já disse lá em cima que não curto a praça e não ficaria hospedada aqui por perto quando voltar, apesar das facilidades de transporte. Mas se você gosta da ideia de ficar por aqui, de acordo com o Booking, são 485 hotéis perto da Alexanderplatz. Olhe bem o mapa porque tem muito hotel que tem até "Alexanderplatz" no nome, mas não fica perto da praça não! Eu apostaria em hotéis mais perto da estação Hackerscher Markt, como o Adina Apartment ou o Motel One Berlin Alexanderplatz no meio do caminho entre Hackerscher Markt e Alexanderplatz.
Para quem quer gastar pouco, aparentemente a melhor opção seria o Citystay Hostel Berlin Mitte ou na outra direção, o ibis Styles Berlin Alexanderplatz. Um pouco mais carinho temos o Hotel Indigo Berlin Alexanderplatz e os mais chiques Park Inn (com um bar interessante no topo e vista legal da cidade) e o Radisson Blu, que citei acima quando falei do Aquadom.
Reserve o seu hotel pelos banners e links do Booking deste post, não pague nenhum centavo a mais por isso e ajude o blog a se manter! Este post contém links para programa de afiliado.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Quando fui, além de ser um dia super feio (nubladão), ainda tinha uns "tiozinhos" super estranhos no local. Parecia que a qualquer momento iria acontecer algo de estranho. Sei lá. Também acho um daqueles lugares que quando a gente chega lá, fica pensando: "mas era só isso"? Beijocas, Lu
ResponderExcluirNossa... Não sei como não vi esse comentário até hj rs... É bem isso mesmo "era só isso?" rs.
Excluir