Claro que iria incluir Verona no meu roteiro de um pouco mais de 20 dias no norte da Itália! Mas no fim das contas, só tínhamos um dia mesmo e foi pouco tempo! Como a cidade é linda, foi o local onde mais tiramos fotos em um único dia e aí resolvi dividir as dicas aqui em 3 posts! O de hoje é sobre as 2 atrações mais famosas da cidade, a arena de Verona - uma das maiores e mais preservadas arenas romanas e a suposta Casa da Julieta!
Verona era uma colônia romana desde o século I AC e se estabeleceu como comune autônoma no século XII. Durante um período dos séculos XIII e XIV, foi dominada pela família Scaligeri e em 1405 espontaneamente se rendeu à República de Veneza até a invasão de Napoleão em 1796. Passou um período sob domínio francês e outro sob domínio austríaco (aliás, teve uma hora que tive que me virar em alemão por lá!). Em 1866, se tornou parte do Reino da Itália.
Verona era uma colônia romana desde o século I AC e se estabeleceu como comune autônoma no século XII. Durante um período dos séculos XIII e XIV, foi dominada pela família Scaligeri e em 1405 espontaneamente se rendeu à República de Veneza até a invasão de Napoleão em 1796. Passou um período sob domínio francês e outro sob domínio austríaco (aliás, teve uma hora que tive que me virar em alemão por lá!). Em 1866, se tornou parte do Reino da Itália.
Arena de Verona
Datada do início do século I, é um dos maiores anfiteatros romanos ainda existentes e durante os meses de verão sedia um dos festivais de ópera mais famosos do mundo. Leia mais na Wikipedia. Tem capacidade para cerca de 30 mil espectadores. O anel externo foi quase completamente destruído com o terremoto de 1.117 e as pedras da arena foram então utilizadas para a construção de outros prédios.
Pegamos uma super chuva no nosso dia em Verona e a saída foi comer um almoço demorado ali de frente para a arena! |
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Na última foto da montagem acima dá para ver o pedacinho do anel exterior que resistiu ao terremoto. |
As lindas construções coloridas da Piazza Brà |
Vendo a Piazza Brà lá de cima! |
Conhecendo a estrutura - infelizmente CHEIA de goteiras! Logo que entrei, ainda estava chovendo e fiquei um pouquinho de guarda-chuva ali dentro! |
Não tirei fotos, mas em um dos corredores logo na entrada tem uma pequena exposição de pinturas e desenhos sobre este anfiteatro romano e outros pelo mundo. Não sei se por ser dia de show algumas partes estavam fechadas para o público ou não, mas sinceramente pelo preço o ingresso, eu achei que seria mais interessante e poderíamos ver mais coisas. Ainda não conheço o Coliseu em Roma para comparar, mas estou achando que foi até melhor conhecer a Arena de Verona antes mesmo. Leia mais sobre a Arena de Verona no blog Viajoteca!
Informações Práticas
Localização: Piazza Brà
Horários: 2a das 13h30 às 19h30. De 3a a domingo, das 8h30 às 19h30 nos dias normais. Horário varia nos dias de apresentação na arena!
Preço: 10,00 euros - gratuito com o Verona Card.
Leia aqui como foi comprar e usar um chip de celular local para internet na Itália!
Casa da Julieta
Quem quiser continuar com a visão romântica de que vai conhecer o cenário real de "Romeu e Julieta" em Verona, não leia a próxima parte do post!
A casa torre com seu famoso balcão na Via Cappello sempre foi identificada pela tradição popular como a casa da família Capuleto e residência de Julieta. O prédio originalmente era um estábulo da família Dal Cappello e foi comprado e restaurado pelo Conselho da Cidade no início do século XX, incluindo um sarcófago antigo como o balcão. A escultura de Julieta no jardim é de Nereo Costantini. No site oficial da atração (abaixo), é possível ver uma foto antiga da fachada da casa, sem o balcão - decepcionante!
Diz que dá sorte no amor pegar no peito da estátua de Julieta! Na dúvida, a gente se garante né? rs |
As fotos acima foram tiradas na rua e no pátio, que é grátis. Entrando na casa, temos uma lojinha e banheiro no primeiro piso e escadas para subir para o segundo piso, onde começa a visita da casa (e a fila para tirar foto no balcão).
Espalhados pela casa, temos algumas fotos de diversas versões de "Romeu e Julieta" e trechos da obra de Shakespeare.
É possível escrever uma carta para Julieta (como no filme!) e observar vestidos imitando o que a Julieta vestiria (e Romeu também). |
Pelas janelas da casa vamos tendo algumas vistas da cidade |
Coloquei essas fotos tiradas de dentro da casa (as 2 primeiras do balcão da Julieta, por sinal) para vocês terem ideia do caos! E isso era primavera ainda - no verão eu fugiria daí com certeza! |
Eu no balcão da Julieta! |
É uma atração completamente fabricada, mas a curiosidade fala mais alto, ainda mais considerando o clima de Romeu e Julieta na cidade! A grande maioria das pessoas que vai a Verona, vai por "culpa" dessa história, então por um lado você pode ficar decepcionado pela casa não ser "de verdade", mas também por outro lado, se for até ali, somente tirar fotos no pátio lotado pode ser decepcionante também. Vale a pena entrar na suposta casa da Julieta? É aquela história - "quem está na chuva, é pra ser molhar". Que aliás, vale para a arena também.
Informações Práticas
Localização: Via Cappello, 23 - pertinho da Piazza delle Erbe
Horários: 2a das 13h30 às 19h30. De 3a a domingo, das 8h30 às 19h30
Preço: 6,00 euros - gratuito com o Verona Card.
O acesso não é adaptado a Portadores de Necessidades Especiais - acesso somente por escadas estreitas.
O blog "Tá indo pra onde?" recebeu um Verona Card para visitar as atrações citadas neste post, mas as opiniões são independentes. Mais sobre o Verona Card em breve!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Adorei!
ResponderExcluirSempre tive vontade de ir a Verona por causa da história de Romeu e Julieta!
Bom saber que lá existe o cartão turístico :)
Acho que muuita gente tb tem vontade por culpa do casal rs. Vou falar mais sobre esse cartão em outros posts!
ExcluirA casa da Julieta é o lugar que mais tenho vontade de conhecer em Verona!
ResponderExcluirEntão já dou a dica pra vc ir na baixa temporada pra fugir da muvuca!
ExcluirEu sou doida para conhecer Verona!
ResponderExcluirAcho que deve ser super romântica a cidade, e sou super fã da história de Romeu e Julieta <3
Adorei o post, Fer!
Obrigada Dani! Pra curtir mais o lado romântico da cidade, recomendo ficar mais do que um dia (o que eu fiquei).
ExcluirQuero assistir um show nessas arquibancadas! Quanta história!
ResponderExcluirP.S.: Sorte no amor pra vc! haha
hahaha tb quero!
ExcluirOh que pena que o clima não colaborou né? Poxa... um lugar tão bonito!
ResponderExcluirA cidade é bonita sim! E isso só me deixa com mais vontade de voltar pq não aproveitei 100% rs.
ExcluirAaaaah tem que tirar a foto siiiiim. kkkkkk é a "casa da Julieta" poxa vida. Rs
ResponderExcluirMaior perrengue ficar no amontoado de gente pra tirar foto (pq a fila é inexistente), mas já que fui até ali né? rs
ExcluirOi Fernanda. Eu morro de vontade de conhecer Verona e o post não me decepcionou e sim animou ainda mais a conhecê-la. Como você disse, a gente não sabe em quem Shakespeare se inspirou para escrever a história, mas é legal visitar a casa para ter uma ideia de como eram as coisas na época em que a história foi escrita. O mesmo vale para as Arenas, é impressionante ver como naquela época eles faziam construções que de certa forma duram até hoje. Um beijo
ResponderExcluirSim, eu sempre fico impressionada que as estruturas antigas resistem mais do que as atuais! A mesma coisa acontecem em Cusco - o que era da época dos incas, está de pé e muita coisa posterior dos espanhóis já caiu com terremotos!
ExcluirQuem sabe ele se inspirou em Marco Antônio e Cleópatra...
ExcluirA Arena de Verona é realmente incrível. Já morei em Pádua (pertinho de Verona) e vira e mexe fazia bate-volta para lá. Já perdi a conta de quantas vezes estive na casa da Julieta, mas nunca tive curiosidade de subir na famosa sacada e ver o interior da casa. Acho que já perdi meu romantismo. haha. Não é nem pelo valor (que acho até acessível) é simplesmente achar que foi tudo muito fabricado como você disse. Bom, quem sabe em uma próxima viagem eu mude de ideia. Pelas suas fotos achei bem interessante até.
ResponderExcluirQue legal! Bem que eu queria morar pertinho e ir sempre prá lá hehehe.
Excluir