Todo mundo que já passou por Campinas ou conhece algum campineiro, já ouviu falar alguma coisa sobre a famosa escola de cadetes instalada em um prédio enorme e curiosamente cor de rosa. Apesar de já morar em Campinas por muito tempo, até recentemente eu não conhecia o local!
Wikipedia - CC BY-SA 3.0 |
A Secretaria de Turismo da cidade está organizando alguns passeios semanalmente praticamente grátis (o custo é a doação de 1 kg de alimento não perecível) e aproveitei um domingo de sol em setembro para fazer um desses passeios e finalmente conhecer a Escola de Cadetes!
Já conhece todas as Sete Maravilhas de Campinas? Leia sobre elas neste post do blog!
Veja aqui todos os posts sobre Campinas no blog!
O tour organizado pela prefeitura de Campinas sai de ônibus da lateral do prédio da prefeitura. O guia nesse domingo era o mesmo guia do walking tour que fiz um tempinho atrás e já contei aqui. Você pode utilizar o estacionamento grátis da própria prefeitura (entrada pela Rua Barreto Leme) ou parar na rua já que os estacionamentos pagos ali do lado estão fechados de domingo. Apesar de (praticamente) grátis, é necessário fazer inscrição pelo Portal do Cidadão. Faça o cadastro no portal e depois você só precisa informar os dados dos acompanhantes. Eles anunciam todos os passeios de cada mês nesta página. A inscrição para cada evento abre na 2a feira anterior e vários deles acabam lotando! Já fiquei sem uma outra vez e dessa vez só consegui porque entrei no site e fiz a inscrição pouco tempo depois da meia noite de domingo para 2a.
De ônibus, passamos em frente a 2 outras atrações campineiras - a Estação Cultura e a Torre do Castelo. |
Chegando na Escola de Cadetes, o ônibus para na parte de trás do prédio e começa o tour guiado por algum militar envolvido com a escola (no dia que fui, era um tenente eu acho). A escola ficava em São Paulo e veio pra Campinas em 1958, diretamente para este prédio construído especialmente para ela. O tenente disse que a tinta rosa é resultado de sangue de animais misturado com óleo de baleia, cal, terra, areia etc igual à Casa Rosada de Buenos Aires. Era uma pintura muito comum em casarões antigos (que inclusive serviram de inspiração para a arquitetura da escola) porque o material disponível era escasso.
Neste corredor estão as placas comemorando a formatura de cada uma das turmas que já passaram pela escola |
Claro que eu vi um azulejo diferente e já corri tirar fotos! |
Um passeio incrível para quem adora plantas e flores e na Região Metropolitana de Campinas é o Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa! Veja aqui alguns walking tours diferentes para conhecer Campinas!
Veja na wikipedia sobre os símbolos da escola (brasão , estandarte, uniforme, a Tore Duque de Caxias, o código de honra e a canção da EsPCEx). Agora meninas também podem estudar ali.
Já conheceu algum cinema drive-in? Conheci durante a pandemia, aprovei e conto tudo aqui sobre os drive-ins da região de Campinas!
A visita segue para o Salão Nobre no andar superior, onde fica o lustre famoso lá do começo do post, que foi transferido do Teatro Municipal Carlos Gomes, que ficava no centro da cidade, mas foi demolido na década de 60.
Estava tendo uma exposição com obras de pintores campineiros quando visitei a Escola de Cadetes |
Algumas fotos históricas da escola |
A fachada - perto de 11h da manhã o sol não colaborava muito para as fotos |
Existem alguns tanques do lado de fora com tecnologia ultrapassada então acabaram virando peça de museu. |
Onde comer em Campinas - 2023
Para conhecer a cidade, faça um tour guiado pelo centro de Campinas!
Conheça um pouco da história de Campinas através da fotografia!
Na volta, ainda passamos pela Catedral de Campinas, pela Praça Carlos Gomes e seu coreto antes de chegar no prédio da prefeitura. |
Para se locomover em Campinas, a melhor opção é de Uber.
Para se locomover em Campinas, a melhor opção é de Uber.
Informações Práticas
É possível fazer visitas individuais guiadas de 2a a 6a das 8h às 11h30 e das 14h às 17h (traje: calça e camiseta de manga) ou participar dos passeios organizados pela prefeitura de Campinas- nos passeios da prefeitura o traje não é tão rígido e tinha gente de bermuda apesar do site pedir para ir de calça (estava muito calor). Para passeios individuais, não é necessário fazer reserva, mas para os passeios de fim de semana, faça a inscrição pelo site acima. Para quem for durante a semana, existem algumas vagas para carros logo na frente da portaria da escola. Mais informações.
Onde ficar em Campinas
No bairro Cambuí! O bairro tem muitos bares e restaurantes e é central sem ser perigoso como o centro da cidade que está ali do lado. Tudo o que está entre as avenidas Anchieta, Orosimbo Maia, Norte-Sul (nome oficial José de Souza Campos), Moraes Sales e Irmã Serafina é considerado Cambuí para os campineiros. Mas neste post aqui tem dicas bairro a bairro, de acordo com o que você for fazer em Campinas.
Para quem não quer gastar muito, recomendo o Mr Hostel Business Lodge (mais de negócios e sem a parte "social" de um hostel). Entre os hotéis tradicionais, recomendo o Vitoria Hotel Concept Campinas (hospedou a seleção da Nigéria em 2014), o Meliá Campinas (antigo Tryp - não entrei lá depois da reforma, mas parece que está ótimo e fica muito perto de um dos melhores restaurantes da cidade), o Vitoria Hotel Residence Newport (experimente a sorveteria Sonho de Verão ali perto), o Golden Park Campinas Cambuí (pertinho da feirinha de artesanato aos finais de semana, mas mais antigão - chamava Noumi Park), o moderno Radisson Red Campinas (também perto da feirinha - leia mais sobre este hotel aqui), o novo e também mais moderno I Am Design Hotel + Residence (um pouco menos perto da maior parte dos bares e restaurantes), o simples e novo Go Inn Campinas (leia mais sobre ele aqui) praticamente ao lado da Prefeitura da cidade, o Cassino Tower Campinas Cambuí ou o Nacional Inn Cambuí Campinas Residence. Esses 2 últimos ficam bem perto um do outro, da prefeitura e da praça da foto abaixo. Sendo bem sincera, eu sempre confundo os 2! rs
Praça Carlos Gomes, pertinho da prefeitura e dos 2 últimos hotéis sugeridos |
Camona do Radisson RED Campinas, que conheci em setembro/2018 e mostrei neste post aqui |
Esse é o Go Inn, que tem um post específico aqui no blog! |
Reserve o seu hotel em Campinas pelos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e ajude a manter o blog no ar! Obrigada! Este post contém links para programas de afiliados.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Que legal! Fiquei super curiosa pra faZer esse passeio! Vou me programar... Valeu a dica😊
ResponderExcluirQue bom!
ExcluirQue bonito!! E que ótima oportunidade de passeio do " lado de casa"
ResponderExcluirBeijão,
Sim, a gente sempre acaba adiando o que está pertinho né?
ExcluirNossa que lugar bonito e eu nem sabia que existia. Dá pra ir turistar em Campinas hehehe.
ResponderExcluirhahaha venham as 2!!!
Excluir