Sempre viajei muito e quando encontro com parentes e conhecidos eles me perguntam "E agora, tá indo pra onde?"
Páginas
▼
quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
Experimentando os melhores jamóns espanhóis: Jamón Experience em Barcelona - FECHADO
O LOCAL ESTÁ FECHADO PERMANENTEMETE!
Graças ao escritório de turismo de Barcelona (e à ABBV), eu tinha um presscard para visitar diversas atrações de graça pela cidade. A princípio, confesso que não me animei a fazer a degustação de jamón do Jamón Experience e marquei a atração para se sobrasse tempo ali na região das Ramblas. Acontece que logo no meu primeiro dia inteiro na cidade, acabei de visitar as atrações que queria mais cedo do que esperava e corri para as Ramblas. Uma bela hora me bateu aquela fome e por coincidência estava bem na porta do Jamón Experience. Resolvi juntar o útil ao agradável e tive uma boa surpresa!
No horário que fui (um dia de semana no tour das 19h, o local estava bem vazio e éramos os últimos do dia). Esse monte de jamón aí na esquerda é na vitrine da loja do térreo, onde super recomendo você dar uma passada ao final da degustação para levar para casa o seu jamón preferido!
A entrada em uma espécie de galeria/shopping é meio esquisita mesmo. Na loja do térreo me indicaram descer para o subsolo, que é meio sombrio, mas era ali mesmo que começava a exposição. Fui sem ingresso nem nada e pedi para me juntar ao próximo grupo que seria dali 20 minutos (mas era baixa temporada - novembro - aconselho que você compre seu ingresso com antecedência para garantir!). Aproveitei para ir ao banheiro e descansar um pouco os pés. Logo chegou um casal mais velho, que morava em Barcelona mesmo e queria simplesmente fazer algo diferente aquela noite e uma turista japonesa, que também estava sozinha em Barcelona.
A primeira parte da experiência é um apresentação audiovisual (com fones de ouvido em diversos idiomas - sem português infelizmente), onde você aprende sobre a criação do porco e como o presunto é curado. Você vai andando por salas escuras e como tudo é tecnológico no local, as luzes se ascendem e os videozinhos começam quando você entra na sala. Lá é bem escuro e não dá para tirar fotos, por isso coloquei aqui 2 fotos do site oficial da atração.
Aprendemos sobre a "bellota" - que é a principal alimentação do porco que vai produzir o melhor jamón - o jamón de bellota.
Aprendendo sobre todo o longo do processo da criação dos porcos e preparação do jamón
Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required
Ao final, subimos para o 2o andar e é aí que começa a parte gostosa do negócio.
São 6 pedaços de jamón para degustar - um de cada tipo - e um guia vai explicando um pouco de cada um (no nosso caso ele explicava tudo em espanhol e repetia em inglês depois). Temos torradinhas para comer entre um pedaço e outro, garantindo que o gosto de um não vai influenciar no gosto do próximo e cada um tem direito a um copo de alguma bebida. Eu já aproveitei e pedi a cava, um espumante espanhol. As outras opções eram cerveja, vinho e água.
Na parede, estão todos os jamóns que experimentamos e cada pessoa teve um preferido - um é mais gorduroso, outro é mais seco e por aí vai. Os 2 da esquerda são os mais simples e os mais conhecidos aqui no Brasil. Cada região faz um jamón um pouquinho diferente do outro e o resultado é que temos mais opções! Acredite ou não, na Espanha presunto é coisa séria e tem até denominação de origem (D.O. Jamón de Guijuelo, D.O.Dehesa de Extremadura, D.O. Jamón de Huelva e D.O. Los Pedroches).
O guia vai explicando qual é a diferença de cada um e com o que é recomendado combinar cada jamón. E olhando assim, parece tudo igual, não é? Mas acredite, tem muuuita diferença e você só vai perceber isso experimentando! Tem um aí que é mais doce e até combina com chocolate!
No final do tour até a japonesa (que achou a maioria deles gordurosos) limpou o prato!
No fim das contas, já tinha comido tanta torradinha e jamón, que só comi um chocolate que tinha na bolsa e nem precisei jantar! Gostei bastante de aprender sobre jamón, que é algo super típico espanhol e muito mais do que um presunto qualquer, além de ser um assunto sobre o qual eu não tinha conhecimento nenhum!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Informações Práticas
Localização: Rambla de les Flors 88 – 94. Esquina com a Calle Bagués - na frente do Mercado de la Boquería
Como chegar: Metrô Liceu (ou Plaza Catalunya, que fica perto também) - impossível você não passar na frente!
Preço: 19 euros
Horárias de funcionamento: todos os dias das 11h30 às 20h
Eu adoro jamon bellota e, apesar de ser caro (pelo menos no Eataly!), sempre que posso eu compro. Acho que é uma daquelas coisas que são mesmo únicas e tão preciosas, que vale a pena pagar quanto custam. Bjs, Luciana
Que dica maravilhoso.! Amo conhecer a gastronomia dos locais que visito.! Claro que quando posso né? Essa visita foi demais... e pelo jeito bem saborosa.! =)
Deve ser uma experiência bem saborosa. Quando estive em Madrid dei uma experimentada nessa delicia, confesso que adorei! Espero ter a chance de fazer este tour algum dia. :)
O processo de preparação do Jamón é bem interessante, os que experimentei em Portugal e Sevilha não gostei muito não, mas vai do paladar de cada um. Parabéns pelo artigo, um grande abraço!
Que demais essa degustação :) Eu não como jamon, na verdade estou aqui batalhando para me tornar vegetariana rs, mas para os apaixonados por essa delícia, acredito que deve ser uma experiência incrível e uma ótima opção de passeio para quem está em Barcelona.
Que passeio incrível. Esse é o lugar que com certeza vou querer levar o marido nas ferias em Barcelona. Ele vai ser divertir demais, com certeza. E eu também :D
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.
Eu adoro jamon bellota e, apesar de ser caro (pelo menos no Eataly!), sempre que posso eu compro. Acho que é uma daquelas coisas que são mesmo únicas e tão preciosas, que vale a pena pagar quanto custam. Bjs, Luciana
ResponderExcluirPois é, tem motivo pra ser mais caro mesmo!
ExcluirEsse é um passeio que quero muito fazer. A Ca foi e amou. E eu amo Jambon, então é certo que ia adorar e me deliciar muito. Beijos =)
ResponderExcluirSe vc ama jamón, é uma visita obrigatória então! rs
ExcluirQue dica maravilhoso.!
ResponderExcluirAmo conhecer a gastronomia dos locais que visito.!
Claro que quando posso né?
Essa visita foi demais... e pelo jeito bem saborosa.! =)
Tb adoro as descobertas gastronômicas em viagem!
ExcluirEu teria me animado logo de cara!rs A parte da degustação deve ser uma maravilha, deu até água na boa!! :)
ResponderExcluirhahaha obrigada pela visita!
ExcluirDeve ser uma experiência bem saborosa. Quando estive em Madrid dei uma experimentada nessa delicia, confesso que adorei! Espero ter a chance de fazer este tour algum dia. :)
ResponderExcluirO processo de preparação do Jamón é bem interessante, os que experimentei em Portugal e Sevilha não gostei muito não, mas vai do paladar de cada um.
ResponderExcluirParabéns pelo artigo, um grande abraço!
Obrigada! Olha, um é bem diferente do outro, então ainda tem chance de vc gostar de algum desses daí rs.
ExcluirQue delicia! Fiquei com água na boca.. rs
ResponderExcluirVai ter que ir pra Barcelona agora... que difícil rs
ExcluirSempre achei surreal a idéia de ter um museu de Jamon, mas vendo o post achei legal!
ResponderExcluirQuando fui pra Madri um tempão atrás tb achava super esquisito isso rs.
ExcluirQue demais essa degustação :) Eu não como jamon, na verdade estou aqui batalhando para me tornar vegetariana rs, mas para os apaixonados por essa delícia, acredito que deve ser uma experiência incrível e uma ótima opção de passeio para quem está em Barcelona.
ResponderExcluirAbraços
Vixe aí é difícil mesmo!!! rs Eu não sou chegada em carne de vaca, mas me tornar vegetariana, não vai rolar! hehehe
ExcluirQue passeio incrível. Esse é o lugar que com certeza vou querer levar o marido nas ferias em Barcelona. Ele vai ser divertir demais, com certeza. E eu também :D
ResponderExcluirQue bom que a dica foi útil! Obrigada pela visita!
ExcluirEu não tinha ideia que dava para fazer essa degustação. Que demais! Só de ver as fotos fiquei com vontade. Arrasou. Abraços.
ResponderExcluirLegal né?
ExcluirQue maravilha este tour.
ResponderExcluirJá estive em Barcelona e não sabia da existência dele.
Mais um motivo para voltar
Ainda bem que sempre tem alguma coisa pra gente inventar desculpa de voltar para Barcelona, né? rs
Excluir