Os 4 museus deste post estão entre os museus mais visitados de Barcelona, mas não são sobre o meu assunto favorito - são museus de arte e não de história, então não cheguei a visitar todos (em compensação, visitei muitos outros museus que vou falar nos próximos posts).
Escrevi no texto de cada um abaixo quando as entradas são grátis, mas costuma ser um dia bem lotado e difícil de aproveitar, além das filas gigantescas para entrar então se você quiser priorizar seu tempo, não é uma boa ideia visitar esses museus nos dias grátis. Para as informações atualizadas de horários de funcionamento, exposições especiais e preços, consultem os sites oficiais de cada museu, clicando no nome do mesmo aqui no post.
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
É proibido tirar fotos lá de dentro então tirei somente algumas da construção em si. Uniram 5 edifícios antigos no bairro de Born (ao lado do Bairro Gótico) para abrigar o museu, que abriga 3.500 obras de Picasso e sempre tem filas gigantescas. Acabei visitando pela fama enorme que tem, mas não sou tão chegada em arte assim e poderia ter passado sem - prefiro museus que tem vários artistas misturados e não somente um. Já tinha visto a obra mais conhecida de Picasso, Guernica, em Madri em 2001 e visitei sua casa natal em Málaga em 2006, mas sinceramente não é dos meus pintores favoritos (prefiro mais algo do estilo de Monet). O museu tem também muitos desenhos e gravuras e foca mais nos seus trabalhos iniciais menos conhecidos. O que eu mais gostei foi a mistura da arquitetura antiga do prédio com as obras do Picasso e também as últimas salas, com uma série de versões do quadro "As Meninas", baseadas no original famoso de Velázquez (que eu já vi 2x no Museu do Prado em Madri). Os visitantes tem que deixar mochilas, bolsas e casacos grandes no locker. Para mais dicas sobre o museu, confira o blog Turomaquia. A entrada é grátis todo domingo das 15h às 19h e no primeiro domingo do mês das 9 às 19h, mas aí é que as filas ficam ainda mais insuportáveis.
Nessa área ficam os banheiros, lockers, bilheteria, lojinha etc
A fila para entrar naquele dia: começava lá dentro na bilheteria, passava pelo pátio e continuava pela rua... (detalhe que era baixa temporada)... Essa parede e teto são de uma sala do museu, mas a maioria delas não é tão decorada assim.
A sede do Museu Nacional de Arte da Catalunha é no Palau Nacional (inaugurado para a Exposição Internacional de 1929 e restaurado em 2005) e aqui está um dos maiores acervos de arte românica do mundo. Muitas obras foram resgatadas de igrejas de toda a Catalunha nos anos 1920. Não entrei porque é enorme e eu estava muito cansada após fazer todo o roteiro por Montjuïc naquele dia (região onde está localizado) - acabei não tendo tempo de voltar depois e por isso as fotos aqui são somente da parte externa do museu. Até queria conhecer, mas não era prioridade no meu roteiro. De qualquer jeito, conhecer Barcelona sem conhecer o Montjuïc é praticamente impossível então já aproveitem a vista legal da frente do museu para tirar algumas fotos. A entrada é grátis aos sábados a partir das 15h e no primeiro domingo do mês o dia todo.
O Palau Nacional e Barcelona vista de lá
Eu cheguei pela parte de trás do museu, vindo do Estádio Olímpico
O tipo de arte aqui é completamente diferente do Museu do Picasso, pois é muito mais moderno - gosto de alguns trabalhos de Miró, mas os mais famosos dele estão nas ruas de Barcelona à céu aberto. É interessante ver algum museu diferente de vez em quando para sair da sua zona de conforto, mas já disse e repito - museu de arte não é meu forte (curto mais os museus históricos!). A fundação foi fundada pelo próprio Miró. O prédio do arquiteto Josep Lluís Sert em si já é uma atração e a parte que eu mais gostei foram algumas esculturas no telhado (que você tem acesso por dentro da exposição). Também tem quadros, tapeçarias (uma delas é gigantesca e impressionante) e desenhos de um dos artista mais famosos do século XX. Em novembro/2016, stava rolando uma exposição temporária sobre xadrez, que eu achei meio chatinha, mas já acabou. A cafeteria do museu é um dos poucos lugares para você comer ali naquela região do Montjuïc e a lojinha é bem legal.
As obras do Miró são bem loucas, mas eu adoro essa combinação de cores fortes: vermelho, amarelo, azul e verde! Essa foto do meio é a tapeçaria que falei lá em cima.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
O MACBA é o Museu de Arte Moderna - outro tipo de arte que não me chama a atenção e por isso acabei só passando na frente para tirar foto. Este museu projetado por Richard Meier e inaugurado em 1995 ficou famoso pela nova cara que deu à área do Raval, juntamento com o CCCB (Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona) ali pertinho. Juro que eu não tinha mais tempo na cidade (mesmo com 6 dias inteiros lá) ou teria dado uma chance pela fama. Para os caçadores de cenários de filme, aparece no filme Vicky Cristina Barcelona. Leia mais sobre o MACBA no blog Passaporte BCN, que apresenta obras da segunda metade do século XX. Eu não curto arte moderna, mas gosto desse tipo de arquitetura!
O ingresso para os museus citados acima foram cortesia do Visit Barcelona/Turisme de Barcelona, que me ofertou um presscard com direito a entrada grátis em várias atrações da cidade, mas as opiniões aqui no blog são independentes.
Juntamente com a Fundação Antoni Tàpies e o CCCB (Centre de Cultura Contemporània de Barcelona), os 4 museus de hoje estão incluídos no passe Articket BCN, que para quem curte arte é uma ótima maneira de economizar nas entradas! Hoje esse passe custa 30 euros (início de 2017), mas como cada entrada aqui é bem cara, pode acreditar que você estaria economizando!
Gosto muito das obras de Miró, e como você, um dos motivos para isso é a forma com que ele usava as cores primárias, é impactante, impossível não chamar a atenção ;)
Apesar de também preferir os museus de história, gosto de visitar os museus de arte para tentar aprender um pouco mais, já que muitos quadros são frutos de acontecimentos históricos. Gosto muito de Monet, mas o que mais gosto de Picasso é sua irreverência rs Quando fui a Barcelona não visitei nenhum desses museus. Da próxima vez, tentarei conhecer pelo menos um desses.
Caí aqui por acaso e adorei rever estes lugares. Conheci o Museu Picasso e a Fundação Joan Miró em 1994, durante a minha primeira viagem à Europa. Voltei a Barcelona várias vezes e sempre fui revisitar a Fundação Joan Miró. Parabéns pelo post.
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.
Gosto muito das obras de Miró, e como você, um dos motivos para isso é a forma com que ele usava as cores primárias, é impactante, impossível não chamar a atenção ;)
ResponderExcluirAgora que pensei, será que é por isso que gosto dos quadros do Mondrian? Aquele azulzão e vermelhão contrastando com o branco e preto???
ExcluirPode ser ;)
ExcluirAinda não conheço Barça (falha grave!). Mas post favoritado para quando eu for. Quero conhecer todos =)
ResponderExcluirhahaah tem que ir pra lá logo!!!
ExcluirApesar de também preferir os museus de história, gosto de visitar os museus de arte para tentar aprender um pouco mais, já que muitos quadros são frutos de acontecimentos históricos. Gosto muito de Monet, mas o que mais gosto de Picasso é sua irreverência rs
ResponderExcluirQuando fui a Barcelona não visitei nenhum desses museus. Da próxima vez, tentarei conhecer pelo menos um desses.
É, mesmo arte moderna que eu não sou muita fã, de vez em quando tento visitar algum museu pra ver se eu mudei de ideia! rs
ExcluirCaí aqui por acaso e adorei rever estes lugares. Conheci o Museu Picasso e a Fundação Joan Miró em 1994, durante a minha primeira viagem à Europa. Voltei a Barcelona várias vezes e sempre fui revisitar a Fundação Joan Miró. Parabéns pelo post.
ResponderExcluirObrigada Silvino e seja bem-vindo!
Excluir