Lá em 2014, fiz uma super viagem que não estava nos meus planos: 2 semanas em uma roadtrip pela África do Sul! Depois de 50 posts aqui no blog sobre o país do Mandela, resolvi fazer esse post com o roteiro completo da viagem para ficar mais organizado para quem quiser viajar pelo país do Mandela! Ah, me perguntaram em que época foi essa viagem com esse clima perfeito na Cidade do Cabo - fui no final de fevereiro/início de março (perfeito para quem conseguir emendar uma semana além do Carnaval)!
Table Mountain e Cidade do Cabo vistas da Robben Island |
Algumas dicas básicas antes de começar o roteiro propriamente dito: aqui estão dicas sobre comidas e bebidas típicas da África do Sul e dicas de restaurantes na Cidade do Cabo.
Dia 01 - chegada na Cidade do Cabo
Voamos com a South African de Guarulhos a Johanesburgo e de lá para a Cidade do Cabo. De tarde saímos para andar um pouco pelo centro da cidade, com direito a visitar o Company´s Garden e o Iziko South African Museum e ainda visitamos o castelo da Boa Esperança da foto abaixo.
Leia aqui sobre o The Portswood Hotel, nosso hotel no V&A Waterfront!
Leia aqui as minhas dicas sobre ingressos antecipados em atrações e tours na Cidade do Cabo ou veja a lista completa do nosso paceiro Get Your Guide!
Fizemos um passeio de um dia pela Hout Bay, com direito a passeio de barco para ver as focas e também a famosa Chapman´s Peak Drive.
Seguimos para a península do Cabo, onde fica o Cabo da Boa Esperança, almoçamos por lá e depois ainda teve a praia dos pinguins, a Boulders Beach.
Dia 02 - Cidade do Cabo
Fizemos um passeio de um dia pela Hout Bay, com direito a passeio de barco para ver as focas e também a famosa Chapman´s Peak Drive.
Seguimos para a península do Cabo, onde fica o Cabo da Boa Esperança, almoçamos por lá e depois ainda teve a praia dos pinguins, a Boulders Beach.
* indicates required
Dia 03 - Cidade do Cabo
Aproveitei que estaria sozinha nos próximos dias na Cidade do Cabo e comprei o ticket para 2 dias no ônibus hop on, hop off, que super recomendo!
Minha primeira parada foi no Kirstenbosch Botanical Garden (onde se pode ver um dos 6 reinos florais do mundo, declarado patrimônio pela UNESCO). Segui para o centro da Cidade do Cabo e adorei o visual colorido do bairro Bo-Kaap.
Ainda deu tempo de ver o Diamond Museum and Tour, dar uma passada rápida na praia de Sea Point (onde almocei) e terminar o dia no Aquário Two Oceans, na região do V&A Waterfront.
A noite, o grupo todo teve uma experiência bem diferente no Gold Restaurant.
Visitei o pequeno Gold Museum e segui para almoçar em uma das praias mais famosas, Camps Bay.
Para variar, fiquei pela região do V&A Waterfront a noite.
Leia aqui sobre o Protea Hotel Cumberland, em Worcester!
Continuando pela Rota 62, visitamos a vinícola Springfield Estate.
Dia 04 - Cidade do Cabo
No segundo dia sozinha na cidade, comecei com um passeio de barco pela região do V&A Waterfront, continuei para o centro da cidade mais uma vez e visitei o ótimo District Six Museum para aprender mais sobre o apartheid.
Visitei o pequeno Gold Museum e segui para almoçar em uma das praias mais famosas, Camps Bay.
Para variar, fiquei pela região do V&A Waterfront a noite.
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Dia 05 - Cidade do Cabo
Nesse dia, tentei visitar o estádio em Green Point, mas ele estava fechado por conta de um show que aconteceria ali. Como não tinha mais o ticket para o ônibus de 2 andares, vi bastante coisa ali pelo V&A Waterfront mesmo (que era perto do meu hotel).
Me surpreendi com o museu do rugby - The Springbok Experience, amei o delicioso Market on the Wharf e peguei o último barco do dia (com ingresso antecipado garantido desde o Brasil já) para o tour pela Robben Island, onde Mandela ficou preso por muito tempo.
cela do Mandela na prisão de Robben Island |
Voltei no fim de tarde e curti o V&A mais um pouco! Enquanto eu explorava Cape Town sozinha nos dias 3, 4 e 5, meus pais e os amigos deles visitaram diversas vinícolas que escrevi neste post sobre vinícolas imperdíveis nos arredores da Cidade do Cabo: Meerlust (Stellenbosch), Tokara (Stellenbosch), Kanonkop (Stellenbosch), Chamonix (Franschoek), Hamilton Russel (Hermanus) e Paul Cluver (Elgin Valley).
Dia 06 - Cidade do Cabo
O grupo todo foi conhecer a mais famosa e mais antiga vinícola da África do Sul, Groot Constantia!
Depois do almoço, finalmente era hora de subir a Table Mountain! Clique no link anterior para ver porque é arriscado deixar essa atração por último!
Cidade do Cabo vista da Table Mountain |
Reserve o seu hotel na Cidade do Cabo pelos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e ajude o blog a se manter! Obrigada! Veja neste post dezenas de dicas de onde ficar na cidade, em diversos bairros!
Dia 07 - Da Cidade do Cabo até Worcester - vinícolas da Rota 62
Nos despedimos da Cidade do Cabo e a primeira parada foi na vinícola Nederburg, onde também almoçamos.
Seguimos pela Rota 62, visitamos a vinícola Graham Beck e voltamos para dormir em Worcester.
Leia aqui sobre o Protea Hotel Cumberland, em Worcester!
Dia 08 - De Worcester até Oudtshorn- vinícolas da Rota 62
E ainda rolou mais um vinícola naquele dia, De Krans, em Calitzdorp.
Chegamos em Oudtshoorn anoitecendo e fomos jantar no delicioso Buffelsdrif Game Lodge (que na verdade seria um lodge para fazer safáris, mas só comemos mesmo). Oudtshoorn não fica na beira da praia, mas já é considerada na Rota Jardim.
Dia 09 - de Oudtshoorn até Knysna pela Rota Jardim
Reserve o seu hotel em Oudtshoorn pelos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e ajude o blog a se manter! Obrigada!
Pela manhã, visitamos uma fazenda de avestruzes e até almoçamos churrasco de avestruz por lá!
Depois ainda conhecemos as Cavernas Cango.
Seguimos até Knysna e chegamos lá já anoitecendo. Jantamos no Waterfront da cidade, bem menor do que o da Cidade do Cabo, mas fofo também.
Leia aqui sobre o nosso hotel Protea Hotel Knysna Quays, em Knysna!
Dia 10 - Knysna
De manhã fomos ao Elephant Sanctuary, em Plettenberg Bay e almoçamos na região.
No final da tarde/noite, fizemos um cruzeiro com jantar pela lagoa de Knysna.
Reserve o seu hotel em Knysna pelos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e ajude o blog a se manter! Obrigada!
Dia 11 - Rota Jardim até reserva Shamwari, passando pelo Tsitsikamma National Park
Continuando pela Rota Jardim, passamos algumas horas pelo maravilhoso Parque Nacional de Tsitsikamma e coloquei o pé no Oceano Índico pela primeira vez!
Dia 11 a 14 - Shamwari Game Reserve - safáris
Chegamos na impressionante Shamwari Game Reserve, perto de Port Elizabeth (desde 2021 oficialmente chamada Gqeberha), onde fizemos vários safáris nos dias seguintes. Neste post conto sobre os Big Five, neste sobre os outros animais que encontramos por lá e neste aqui dou dicas gerais sobre safáris - respondendo várias dúvidas que eu tinha antes de ir.
Reserve a sua estadia no Shamwari Game Reserve pelos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e ajude o blog a se manter! Obrigada!
Riverdene Logde foi onde eu fiquei. O grupo era grande e foi dividido entre 4 lodges da reserva. |
Jantar ao ar livre |
Dia 15- volta para o Brasil
Fim da viagem! Acordamos bem cedo para pegar o primeiro voo em Port Elizabeth (não paramos para conhecer a cidade infelizmente, mas você pode ler dicas de lá no blog Casal Wanderlust) e depois da conexão em Johanesburgo, seguimos para o Brasil. Desde 2021, a cidade é oficialmente chamada Gqeberha - impronunciável rs.
Para seguir um roteiro igual ou parecido com esse, o jeito mais fácil definitivamente é alugando um carro! Alugue com o nosso parceiro Rentcars, não pague nada a mais por isso e ajude o blog a se manter! Obrigada!
Reserve os seus hotéis na África do Sul pelos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e ajude o blog a se manter! Obrigada!
Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Este post contém links para programas de afiliados.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Fernanda, estou louca pra conhecer! Que época do ano você foi?
ResponderExcluirAbraços!
Fui no fim de fevereiro/início de março! Vou atualizar o post pra incluir essa info! Obrigada pela pergunta! ;)
ExcluirFernanda estou indo p Cape town em julho. Vi uma empresa que chama Australianos Travel Desk que tem muitos passeios que gostei para ir com minha filha. Como faço pra saber se essa agência é segura?
ResponderExcluirNão conheço. Procure no Google com o nome da agência. Veja no reclame aqui, no triipadvisor, no próprio facebook da empresa etc...
ExcluirFer,
ResponderExcluirObrigada pela indicação do nosso post!
Acabei de ler o seu e vou utilizar suas dicas sobre as vinícolas e tudo o que você escreveu sobre Cape Town.
Acabamos de chegar e estamos encantados com a cidade!
Beijos
Espero que curtam muito a África do Sul! E as dicas das vinícolas aqui no blog na verdade são as dicas dos meus pais, que entendem do assunto pq eu sou quase um zero à esquerda rs.
ExcluirAtualizando: nós somos grandes zeros à esquerda nesse quesito tb! Tanto que nem escrevi sobre as vinícolas! Hahahahaha
ResponderExcluirMas usei todas as suas dicas ;)
hahahaa bom saber que foram úteis!
ExcluirFernanda, tudo bem? Estou indo na África do Sul mas estou em duvida com o roteiro, vc sugere fazersafari no começo ou no final da viagem? Bjs
ResponderExcluirOi Lucca, acho que na verdade tanto faz! Pra algumas pessoas esse seria o ponto alto da viagem e aí tem gente que prefere deixar o melhor para o final, mas eu iria pela logística mesmo - escolha o que ficar mais fácil no seu roteiro!
Excluirfernanda, achas que esses safaris da rota jardim e perto de Knysna e port elizabeth substituem uma ida ao kruger park? porque ficarei em cidade do cabo e depois sigo para namibia, então o kruger ficou meio fora de rota..
ResponderExcluirCom certeza (se vc dormir algumas noites e não se contentar com um safari só)! O Kruger tem fama pelo tamanho, mas inclusive nem é o lugar mais recomendado para fazer safári pelos sul-africanos (seria Pilanesberg).
Excluir