Já fazia um tempão que não publicava nada sobre livros que inspiram a viajar, mas tem muitas dicas sobre o tema na tag "biblioteca de viagem" aqui no blog! No meio de 2016 li 2 livros que adorei e tem tudo a ver com o tema! Os 2 foram escritos pelo mesmo autor, Airton Ortiz, jornalista que tem vários livros publicados sobre relatos de viagens diversas. Já falei sobre o meu livro de viagem favorito (Egito dos Faraós) aqui no blog e esse também foi escritor pelo autor! A música abaixo é a melhor trilha sonora para esse post!
Vietnã pós-guerra
Para dicas da Tailândia, recomendo o blog Preciso Viajar com muitas dicas sobre o país, o blog No Mundo da Paula, sobre Ayutthaya, o blog Ideias na Mala sobre Chiang Mai, o roteiro de 15 dias na Tailândia do blog Ideias na Mala. Indico um super guia sobre mochilão na Tailândia neste post aqui do blog. Para o Laos, recomendo as dicas do blog Esse Mundo é Nosso.
Compre aqui o seu Guia de Mochilão pela Tailândia! |
mapinha com o roteiro da viagem contada no livro |
A parte do Vietnã em si é a mais interessante e aprofundada da viagem. Além de dicas de como se transportar de um lugar a outro, o autor dá uma aula de história essencial para quem tem interesse em conhecer o país e entender o que está visitando. Você sabia que lá não existe a "Guerra do Vietnã"? Pois é, a gente tanto estudou a Guerra do Vietnã no ocidente, mas para eles, esta foi a "Guerra Americana"!
Leia mais:
O Tiago do 3em3 tem dicas incríveis do país depois de ter passado um bom tempo por lá. Veja aqui algumas dicas do Delta do Rio Mekong, Ho Chi Mim/Saigon - parte 1 e Ho Chi Mim/ Saigon - parte 2, Hoi An (a cidade mais bonita segundo o Tiago), Hanoi, a capital vietnamita, Hue, a capital do Vietnã imperial e o cruzeiro de 3 dias pela maravilhosa Halong Bay. Seguem abaixo, alguns vídeos dele sobre o país - se você ainda não está convencido a visitar o Vietnã, vai se convencer hoje mesmo!
Outros ótimas dicas sobre o Vietnã estão nos blog Viaggiando (destaque para Halong Bay), Vícios de Viagem, Esse Mundo é Nosso (Ho Chi Minh/ Saigon) e Apure Guria (culinária vietnamita).
Já sobre o Camboja, super recomendo o blog Projeto 101 Países (destaque para Angkor Wat que é com certeza absoluta o que eu mais quero ver na Ásia inteirinha!!! Esse é ponto sem discussão - estará na minha primeira viagem pra Ásia de qualquer jeito)!
* indicates required
Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Em busca do mundo maia
Mais um livro do mesmo autor, que dessa vez saiu pela América Central (e México) em busca das ruínas do antigo Império Maia! Se você faltou nessas aulas de História, leia nesta reportagem sobre os povos incas, os maias e os astecas e nunca mais confunda os 3! Mais informações sobre a civilização maia na Wikipedia.
Mapa da extensão dos domínios maias - Wikipedia (domínio público) |
O livro inicia na Nicarágua, mais precisamente em Manágua, que não era território maia, mas é só um aquecimento para o que está por vir. O autor escreve sobre comidas e bebidas típicas da região onde se encontra, corrupção, pobreza, violência, dar um jeitinho nas coisas (como os brasileiros fazem aos montes), os poucos turistas europeus que se arriscam pela região e também sobre política. Leia mais sobre a Nicarágua no blog Compartilhe Viagens (mais focado na parte natural do país).
Logo em seguida, vem a parte sobre Honduras, onde ele passa por Tegucigalpa e Copán. Leia mais sobre Honduras no blog Volto Logo, especialista em América Latina (e uma das poucas fontes sobre América Central) e sobre Copán também. Para quem quiser mergulhar em Honduras, recomendo os posts do blog Devaneios de Biela sobre Roatan.
Ortiz escreve também sobre história dos países e intervenção dos EUA na política e na economia local, assim como sobre os motivos das cidades que foram escolhidas como capitais. Ele fala sobre os povos maias e pré-maias, a dificuldade para sacar dinheiro, a guerra civil e drogas.
Depois vem a parte sobre a Guatemala, onde o foco é a visita ao sítio arqueológico de Tikal, provavelmente o mais impressionante de todos eles. Leia mais sobre o local nos blogs Mochilão Trips e Compartilhe Viagens.
Logo em seguida, Airton continua a viagem para Belize, que você pode se informar melhor nos blogs Abrace o Mundo, Traveler Br (mergulho em Blue Hole) ou com o vídeo do Tiago, do 3em3 abaixo.
Apesar do México ser também o lar dos astecas, um pedaço do império maia ficava em seu território, por exemplo nas proximidades da atual Cancun. As ruínas visitadas por Ortiz foram Tulum, Chichén Itzá e Palenque - provavelmente as 2 primeiras são as ruínas maias com melhor estrutura e facilidades para os turistas. Para planejar sua viagem pelo México dos maias, leia aqui sobre Tulum (blog Dicas e Roteiros de Viagens e blog Preciso Viajar), Chichén Itzá (blog Viajando com Bruno Sgromo), Cobá (blog D & D Mundo Afora e blog Viviendo en el Mexico Magico) e Palenque (blog Compartilhe Viagens).
Ao final do livro, o autor volta novamente a Guatemala e conta mais algumas curiosidades sobre os maias, como por exemplo as causas do declínio do império tão grandioso! Compre aqui o seu livro "Em busca do mundo maia"!
Quer um super guia para sua viagem pela América Central (e México)? O blog mais completo sobre a região é o Volto Logo, que escreveu um ebook super completo!!! Contei tudo sobre esse ebook aqui!
Países e atrações da América Central
Como viajar pela América Central - dicas de transportes
Guia de viagem pela América Central
Sítios arqueológicos da civilização maia na região
Belize - um paraíso desconhecido
Copán - Honduras
Tudo o que você precisa saber sobre a Guatemala
Roteiro pela Guatemala
Chichen Itzá - uma das novas sete maravilhas do mundo
Riviera Maia: Cancun, Playa del Carmen ou Tulum?
Adorei as recomendações dos livros!
ResponderExcluirA Ásia é um continente que me desperta muito interesse. Já a América Central tenho uma relação especial com ela por conta do tempo que passei viajando lá!
Ler este livro certamente será uma ótima forma de reviver minha trip e, quem sabe, já até programar outra... hehehe
Ahh, e claro, mega obrigado por indicar o Volto Logo!
:) :) :)
Abraço,
Murilo
De nada! Eu realmente viajei demais (no pensamento) lendo esses 2 livros!
Excluir