Depois de postar sobre os
patrimônios da UNESCO na Alemanha, resolvi postar mais sobre esse assunto e o post de hoje é uma introdução para quem sempre se confunde (que nem eu) com os termos patrimônio da humanidade, patrimônio imaterial, patrimônio da UNESCO, etc. Afinal, qual é o certo?
A melhor definição que encontrei foi da Revista Galileu: "Um patrimônio da humanidade é um local considerado valioso para todo o mundo, independentemente de onde está localizado. Quem credita o título é a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O patrimônio é classificado em cultural, natural ou misto. O cultural é composto por monumentos e grupos de edifícios ou sítios que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Até mesmo músicas podem ser consideradas patrimônio. Natural vale para formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético."
Segundo o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), "os países signatários da Convenção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural devem indicar bens culturais e naturais a serem inscritos na Lista do Patrimônio Mundial. As informações sobre cada candidatura são avaliadas pelos órgãos assessores da Convenção (Icomos e IUCN) e sua aprovação final é feita anualmente pelo Comitê do Patrimônio Mundial, composto por representantes de 21 países. O Brasil ratificou a Convenção em 1978".
Ainda segundo o IPHAN, "
o Patrimônio Imaterial contempla os saberes, práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.." Aqui tem mais informações sobre os patrimônios imateriais. Aqui está a
lista desse tipo de patrimônio no Brasil.
Para conferir a lista mundial em português, consulte a wikipedia ou veja a lista oficial da UNESCO (em inglês). É possível fazer pesquisas, por exemplo, pelo ano que o sítio foi declarado patrimônio. Fiquei morrendo de dó de ver a lista de 55 lugares considerados "em perigo" hoje, a maioria em países subdesenvolvidos.
Patrimônios da Humanidade que eu já visitei
Dos mais de 800 locais, já conheci 102 deles. Fazendo a lista, vi que já foi bastante coisa, mas ao mesmo tempo, não foi nada! Para ler o que já publiquei de cada lugar, é só clicar em cima do link no nome do patrimônio. Se estiver sem link é porque ainda não tem post aqui no blog, mas de tempos em tempos vou atualizar essa lista. Está por ordem alfabética de país e se vocês forem para a direita na planilha, tem o ano que visitei também.
Alguém mais por aí que curte História e ama visitar patrimônios pelo mundo como eu? Qual foi seu preferido até hoje? Participe nos comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.