Durante meu intercâmbio na Alemanha em 2014, passei um dia conhecendo Leipzig, que ficava na antiga Alemanha Oriental (socialista). Como o dia estava chuvoso (a chuva ia e vinha o tempo todo), acabei não visitando uma das principais atrações da cidade, que fica mais afastada do centro. Depois de uns meses, acabei descobrindo que o Monumento da Batalha das Nações (em alemão Völkerschlachtdenkmal) é considerado o maior monumento da Europa (fonte 1, fonte 2, fonte 3, fonte 4) e por isso resolvi fazer esse post!
Leipzig fica pertinho de Berlim e super dá para conhecer em um passeio de um dia! A cidade também combina com Dresden, que fica mais perto ainda!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
O monumento comemora a Batalha das Nações (também conhecida como Batalha de Leipzig) de 1813, quando o exército francês de Napoleão enfrentou e foi derrotado pelos exércitos da Rússia, Prússia, Suécia e Áustria. A batalha foi importante para frear o domínio napoleônico na Europa e foram cerca de 100 mil mortes, 1/5 dos exércitos combatentes. É considerada a maior batalha da história da humanidade!
A cidade de Leizpig completou 1000 anos recentemente. Leia mais sobre ela aqui!
Cidades charmosas para ir além do básico no seu roteiro pela Alemanha
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
A ideia de erguer um monumento ali surgiu já em 1814, mas a pedra fundamental só foi colocada em 1863, quando a batalha completou 50 anos. A construção só começou efetivamente em 1898 e custou cerca de 6 milhões de marcos alemães (hoje aproximadamente 54 milhões de euros!). O monumento só ficou pronto em 1913 e inaugurado no mesmo ano, no aniversário de 100 anos da batalha, na presença de cerca de 100 mil pessoas, inclusive o imperador alemão da época. Para mais detalhes sobre o projeto, construção e números da mesma, consulte a wikipedia.
Com 91m de altura, a vista lá do alto do monumento é espetacular (são 364 degraus)! Foto : buzzard525 - CC BY SA 3.0 |
Dentro da estrutura colossal de concreto e granito, tem uma cripta (abaixo) para lembrar os milhares de soldados que morreram lutando. Além disso, tem um museu sobre a batalha, com armas, uniformes, equipamentos e outros objetos sobre a batalha e as condições em geral dos soldados e exércitos da época.
* indicates required
Foto: Frank Vincentz - CC BY SA 3.0 |
Entrada - escultura de 12m representando o arcanjo Miguel - Foto: Susann Pristat - CC BY-SA 4.0 |
* indicates required
Além da visita regular, é possível também ouvir apresentações de coral dentro do Monumento da Batalha das Nações, que tem uma acústica excelente.
Foto: - CC BY SA 4.0 |
Informações Práticas
Localização: Str. des 18. Oktober 100, Leipzig
Como chegar: pegue o SBahn 1 ou 4 até a estação Leipzig Völkerschlachtdenkmal (ou tram 2 ou 15)
Preço: 8 euros (descontos aplicáveis)
Horário de funcionamento: de abril a outubro das 10h às 18h, de novembro a março das 10h às 16h. Fechado 24/12 e 31/12. Tours guiados - 5a às 14h
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Já estive na Alemanha 3x e nunca paro de descobrir novos lugares interessantes para conhecer! Certeza que se um dia voltar a Berlim, visitarei Leipzig porque achei o Monumento da Batalha das Nações impressionante! :)
ResponderExcluirÉ o que eu falo - a Alemanha ´inesgotável! Vale a pena demais fazer várias viagens pra lá.
ExcluirAdorei a vista do alto do monumento e acho que os 364 degraus compensam! hahaha Aliás, é mais fácil subir isso tudo do que pronunciar o nome do monumento em alemão!
ResponderExcluirkkkkk com certeza mais fácil! rs
ExcluirQue massa, Fer! Nossa, essa apresentação do coral deve ser linda, com a acústica que deve ter esse lugar... Obrigada pela dica!
ResponderExcluirDeve mesmo!
ExcluirO mais gostoso na Europa é que dá pra combinar várias cidadezinhas numa única viagem! Adorei a opção de ficar em Berlim, visitar o Monumento da Batalha das Nações em Leipzig e ainda esticar até Dresden.
ResponderExcluirSim, uma ótima ideia!
Excluir