Quais são as primeiras coisas que vocês pensam quando ouvem "Gramado"? Eu sempre pensei em frio, fondue e chocolate então estava louca para ir para lá e comer muito bem! A boa notícia é que tem muuuitos lugares para comer bem na cidade e na vizinha Canela, mas a má notícia é que é difícil achar alguma coisa com preço ok - tudo é bem caro em Gramado! Vou contar no post de hoje sobre os lugares (e comidas diferentes) que experimentamos em Gramado e Canela e no fim do post tem uma super dica para economizar nas refeições (e atrações também)!
Os restaurantes abaixo estão simplesmente na ordem que visitamos e não na ordem de preferência. Para localização, horários de funcionamento, cardápios, etc, consultem os sites oficiais ou páginas de facebook, clicando no nome dos estabelecimentos. Aí embaixo tem um mapinha para vocês se localizarem!
Marquei tudo no mapa abaixo sendo o que está em roxo, aqueles que efetivamente experimentei, em salmão, os que me recomendaram muito, mas não tive tempo de ir e em marrom, as lojas de chocolate (em algumas delas também é possível tomar um cafezinho).
Leia aqui todos os posts sobre Gramado e Canela no blog!
Churrascaria Garfo e Bombacha
Logo na primeira noite, fomos prestigiar a "noite gaúcha" nesta churrascaria em Canela. O local é IMENSO! Você paga um valor fixo e pode comer à vontade - o buffet de saladas e acompanhamentos é bem grande e na churrasqueira estão dezenas de opções de carnes. As bebidas são pagas à parte, mas a sobremesa está incluída (finalmente comi uma ambrosia decente depois de muito tempo sem achar uma boa ambrosia)! Quem me conhece sabe que não sou muito chegada em carne de churrasco então o destaque para mim foi o queijo coalho perfeito (e grandão)!
Um grande destaque da casa é o show com danças, músicas e tradições gaúchas, bem parecido com o que eu já tinha visto no CTG em Porto Alegre 2 anos atrás. Para quem nunca esteve no Rio Grande do Sul, vale a pena conhecer tudo isso!
Além do queijo coalho que já fale acima, aproveitei para matar as saudades do capeletti in brodo - adoro! |
Coelho Café Colonial
Eu estava frustrada por não ter conseguido comer o tão famoso café colonial do sul em Blumenau, mas finalemente experimentei em Gramado em alto estilo! Na verdade, fomos na hora do almoço porque mesmo para a mais gulosa das pessoas (eu!), seria um desperdício de comida/ forçação de barra almoçar, tomar um café completíssimo desses e depois jantar! rs
Nas fotos estão aparecendo muito mais comidas doces, porque a maior parte dos salgados é feita na hora e vem quentinho, então chegaram depois. Como era almoço, eu acabei esperando chegar os salgados para comer primeiro e só depois ataquei esses doces todos! Tinha uma carne de porco sensacional e o pessoal gostou bastante também da bolinha de queijo. Experimentei pelo menos um pedacinho de quase tudo, mas o melhor na verdade eu achei que foi o bolo de nozes abaixo (com leite condensado cozido por 3 horas!) que na verdade fica em uma prateleira especial e você pode pedir um pedaço de qualquer coisa lá, mas não é servido diretamente na mesa. Para beber, tem chás, café, suco de uva, água, vinho tinto e vinho branco. PS: tem uma parada do BusTour bem em frente ao Coelho Café Colonial! Tem dica pra economizar nesse café colonial lá no fim do post.
Gramado é um das melhores cidades com decorações e eventos natalinos para curtir o clima de Natal no Brasil! E aqui estão os ingressos para atrações, tours guiados e experiencias gastronômicas, onde é extremamente recomendado garantir com antecedência! Veja também um roteiro para curtir o centro de Gramado, com muitas atrações gratuitas também!
Café et Pâtisserie Lugano (Mundo de Chocolate)
No mesmo complexo do Mundo de Chocolate da Lugano tem um café super gostoso onde sentamos após a visita (detalhes em outro post!). A maioria das pessoas pediu chocolate quente, mas eu troquei pelo café na casquinha, que já estava querendo experimentar fazia um tempão! É super gostoso, mas é bem maior do que um cafezinho normal. Tem que tomar rápido porque o café vai derretendo o chocolate e a casquinha! A minha não chegou a quebrar, mas a casquinha tava beeem mole no final.
Toro Burgers & Beefs
Fomos jantar nessa hamburgueria super gostosa e fizeram para a gente uma espécie de degustação com várias combinações de burgers e experimentamos pedacinhos de vários deles. Acho ótimo quando posso escolher o ponto da carne porque na maioria dos lugares infelizmente você pede carne bem passada e ela vem vermelha, mas não aqui! Fomos e voltamos de Uber porque estava chovendo, mas é tranquilo ir a pé do Master Premium Gramado.
Adorei a decoração toda moderninha e no primeiro andar a música ao vivo que estava rolando no térreo! Como estávamos em um grupo grande, preferimos ficar no andar de cima mais à vontade. |
Ainda rolou sobremesa (sem foto) e eu recomendo o Apfelstrudel com chantilly! O vulcão de doce de leite chama a atenção, mas achei o apfelstrudel mais gostoso.
Veja aqui 10 motivos para visitar Gramado!
Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
A Cris contou no Cris pelo mundo tudo sobre o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que pudemos aproveitar um pouquinho no sábado que estávamos na cidade.
Eu comi esse sanduíche de pernil de cordeiro da Cantina Pastasciutta que estava muito bom e bebi um refrigereco da região! rs Até que esse foi dos mais parecidos com coca dos que já experimentei na vida (e não foram poucos)! |
Rolou também oficinas, degustações de vinho e até shows musicais, além de menus especiais em diversos restaurantes da cidade.
Restaurante Colosseo
O Colosseo é um dos restaurantes mais premiados na cidade e serve um fondue bom demais! Comemos o sequência de fondue, com fondue de queijo, de carne e de chocolate (mas esqueci a máquina e nem rolou foto desse último). Estava tudo bem gostoso e pode-se repetir à vontade. Não é uma refeição barata, mas pela fartura, vale a pena. Os meus preferidos foram a batata e a goiabada com queijo e claro, banana e morando com chocolate! Não tinha ainda comido goiabada com fondue de queijo, mas combina demais (romeu e julieta não ia ficar ruim de jeito nenhum). Destaque para o chocolate do fondue que não era doce demais porque eles misturam chocolate meio amargo no meio (chocolate meio amargo é vida!).
Não sou muito chegada em carne e na verdade nem nesse molhos de fondue, mas gostei da maionese com alho e o pessoal se esbaldou na carne! |
Empório Canela
No último dia em Canela, comemos nesse restaurante super bonitinho e pertinho da Catedral de Canela. Eu tinha horário apertado para voltar para Gramado e perguntei qual era o prato mais rápido do cardápio e era o sanduíche de peito de peru, que eles inclusive me serviram antes das outras meninas porque pedi. Fiquei morrendo de vontade de comer um risoto de funghi, mas fica para a próxima vez! A decoração é fofíssima, comida boa, bem localizado e muito importante na região - o preço é justo!!! Morram de amores neste post da Sílvia, do Matraqueando.
Chocolates em Gramado
As chocolaterias de Gramado são super famosas e escrevi um post só sobre os chocolates de lá. Está tudo marcado no mapa acima! Além de se esbaldar de comer chocolate em Gramado, pode ser uma ótima dica de presente para os amigos e parentes que ficaram em casa.
Menção Honrosa - Royal Trudel, Holic Pâtisserie e Magnólia Cine Gastro Bar
Quando você começa a pesquisar sobre onde (e o que) comer em Gramado e Canela, se depara com centenas de recomendações. Algumas delas que me chamaram muuito a atenção porque foram recomendadas por pessoas que confio muito e fiquei louquinha para conhecer, mas não tive tempo foram esses 3 lugares, que coloquei aqui como "menção honrosa". Definitivamente serão minhas prioridades quando voltar para a região.
O royal trudel é esse doce que o André do blog Meu Destino mostra abaixo. Não sei como ele conseguiu tempo e espaço no estômago para experimentar! rs
O royal trudel é esse doce que o André do blog Meu Destino mostra abaixo. Não sei como ele conseguiu tempo e espaço no estômago para experimentar! rs
Outra opção para os doceiros de plantão é a Holic Pâtisserie, em frente à Catedral de Canela, visitada e aprovada pela maior formiga que conheço: a Ledinara do Férias Now! e Tour Curitidoce. Leia tudo sobre o local no post da Ledi! Também fiquei morrendo de vontade de comer no Magnólia Cine Gastro Bar em Canela depois destes posts maravilhosos da Sílvia do blog Matraqueando e da Paula, do Mochilinha Gaúcha.
Dica para economizar nos restaurantes e atrações de Gramado e Canela
Prepare o seu bolso antes de ir para Gramado! Uma família acaba gastando bastante com hotel, passeios, entrada em atrações e comida! Por conta disso, todo mundo fica procurando um desconto e muitas vezes comprar ingressos combinados ajuda o bolso. Outra super dica é procurar cupons de desconto pela internet para compra antecipadas, que costumam ser mais baratas.
Ufa, espero que ninguém tenha aberto este post com fome! Alguém tem mais alguma recomendação para a minha próxima vez em Gramado e Canela?
Todas as refeições deste post foram cortesias para os blogueiros (exceto o último almoço e algumas bebidas), mas as opiniões contidas neste post são independentes.
Blogueiros em Gramado
Para ver todas as postagens nas redes sociais, confiram a #BlogueirosemGramado.
Blog participantes: Tá indo para onde, Love and Travel, Compartilhe Viagens, Rêvivendo Viagens, Meu Destino, Felipe, o Pequeno Viajante, Cris pelo Mundo, Férias Now, Viagens que Sonhamos e Mundo dos Viajantes.
Organização: Prefeitura Municipal de Gramado, com apoio da Fran do Viagens que Sonhamos, do Gramado Canela Convention & Visitors Bureau, da Brocker Turismo e do hotel Master Premium Gramado.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
adorei , super util.. obrigada
ResponderExcluir