Existem vários objetos pelo mundo que tentaram/tentam ser reconhecidos como o cálice sagrado da Última Ceia, mas a versão da História mais aceita (mas não 100% comprovada) é de que o cálice que está na Catedral de Valência seria o Santo Cálice!
Um pedaço da parte de trás da igreja e também da lateral - a catedral está em uma posição bem ruim para tirar foto, apertada entre diversos prédios e ruas estreitas. |
Quando planejei minha viagem para Valência em 2016, não li sobre o Cálice Sagrado na Catedral da cidade em nenhum lugar e só descobri chegando lá mesmo. Foi uma ótima surpresa poder ver provavelmente uma das maiores relíquias da humanidade ao vivo e de pertinho!
Antes de falar mais sobre essa história toda, algumas fotos do exterior da Catedral de Valência!
Porta dos Apóstolos, que dá para a Plaza de la Virgen |
Basilica de la Mare de Deu dels Desamparats e a Catedral de Valência vistas da Plaza de la Virgen, também conhecida como Plaça de la Mare de Déu - dessa praça se tem a melhor vista da igreja, porque dos outros ângulos ela está sempre obstruída. |
A Puerta de los Hierros, a mais rebuscada de todas, é a porta principal da Catedral de Santa Maria e dá para a Plaza de la Reina. Na primeira foto, dá para ver a Torre Miguelete e o Cimborrio, essa outra "torre" octagonal no meio da igreja, que vou explicar mais para frente. |
O Cimborrio visto de outro ângulo, a passarela/ponte suspensa que liga as 2 igrejas, a Porta dos Apóstolos e a Torre Miguelete |
Puerta de la Almoine. Foto: Felivet - domínio público |
A Catedral de Valência
A catedral foi construída no mesmo local onde já existiram um templo romano, uma igreja visigoda e uma mesquita e foi consagrada em 1238. Ela começou bem menor do que a igreja que vemos hoje e nas plantas abaixo você pode ir acompanhando o crescimento dela ao longo dos tempos (as partes adicionais vão sendo marcadas em vermelho).
Falconaumanni - CC BY-SA 3.0 |
Na Plaza de la Reina tem um modelo da catedral bem interessante (não reparem porque tem essas barraquinhas brancas de uma feira de artesanato ali). Dá para ver que a igreja é bem irregular e suas 3 portas principais são bem diferentes. A catedral em estilo gótico, conta também com elementos de outros estilo, por exemplo, as 3 portas: a Porta de Ferro é barroca e bastante rebuscada, a Porta dos Apóstolos é gótica e a Porta do Palácio de la Almoina é românica. Fiz um free walking tour bem legal, que vou detalhar melhor em outro post, mas a guia parou em frente desse modelo para explicar melhor sobre a catedral e também contou porque as 3 portas são tão grandes, tão importantes e tão diferentes!
No museu dentro da igreja temos essas maquetes mostrando a catedral e seus anexos ao longo dos séculos.
No museu dentro da igreja temos essas maquetes mostrando a catedral e seus anexos ao longo dos séculos.
A Torre Miguelete era separada do prédio principal! |
Aqui a torre já foi unida ao corpo principal |
No mapa abaixo dá para ver a Catedral (La Seu) no mapa do centro de Valência, as praças e prédios importantes dos arredores. A igreja não fica totalmente de frente para a Plaça de la Reina e por isso nunca vemos fotos de sua fachada inteira!
Mapa: Felivet - domínio público |
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Visitando a Catedral de Valência
Acreditando ou não que este seja o Cálice Sagrado verdadeiro, uma visita a Catedral de Valência sempre é válida! Além da igreja em si, tem um museu de arte sacra e uma super vista da cidade da Torre Miguelete! A visita é com um áudio guia em espanhol, o que eu acho bom porque você vai no seu ritmo, mas tem informações - sem as quais uma visita histórica não tem graça e nem sentido.Acho que a entrada na catedral, combinada com o museu custou 6,00 ou 7,00 euros.
A Catedral de Santa Maria tem partes bem simples e partes mais trabalhadas, como o altar porque muitas obras foram queimadas durante a Guerra Civil Espanhola nos anos 1930. |
A foto da direita é o cimborrio visto de baixo! O cimborrio é o domo da igreja, em formato de torre octagonal. Nada como a wikipedia para descobrirmos que o nome disso em português é zimbório. |
Quando visitei a igreja em novembro/2016, a capela onde o cálice está guardado estava em reforma, mas deixaram um pedacinho à mostra, exatamente o suficiente para vermos a relíquia. Ela fica logo na entrada à direita e a reforma acabou em 2017.
Confira aqui mais informações sobre a Catedral de Santa Maria de Valência e aqui o site oficial para horários de funcionamento, preço etc.
AMEI a gastronomia única de Valência e aqui dei todas as dicas de comidas, bebidas e onde experimentar tudo isso! Tem outro post só sobre a horchata, outro sobre os mercados de Valência (que estão entre os melhores food markets que já conheci pelo mundo e até um post sobre o super tour de tapas que fiz por lá!
Torre Miguelete (Torre del Micalet)
É o campanário em estilo gótico da catedral de Valência. Começou a ser construído em 1381 e foi terminado em 1429, originalmente separado da catedral. Com 50m de altura e 207 degraus, é de lá do alto que temos a melhor vista da cidade (ok, vai ficar faltando a catedral nessa vista infelizmente). A entrada é baratinha (2,00 ou 3,00 euros) e lá em cima tem um espaço grandinho perto do sino (de onde vem o nome da torre) para bastante gente poder admirar a vista ao mesmo tempo.
Na foto debaixo na esquerda, vemos a Torre de Serranos no centro (essa construção medieval), que é resquício da antiga muralha da cidade |
O prédio rosa com teto azul é a Basilica de la Mare de Deu dels Desamparats |
Em cima à direita, Ciudad de las Artes y las Ciencias com zoom e abaixo à direita, a Plaza de la Reina |
Na esquerda embaixo, a Plaza Redonda e na direita, o sino que deu nome à torre. |
* indicates required
Museu da Catedral de Valência
Recém-reformado, ele está agora totalmente acessível para pessoas com locomoção reduzida - tem até elevador para o subsolo! É necessário pegar um audioguia para fazer a visita (não tem áudio em português, mas dá para se virar bem com o espanhol) - o mesmo áudio-guia da visita da catedral. Confesso que a princípio não ia visitar o museu, mas fui porque estava incluído no preço para entrar na igreja e acabei não tirando muitas fotos, apesar dele ser bem maior do que o mostrado aqui.
O Cálice Sagrado está mesmo em Valência?
Existe um cálice muito antigo na Catedral de Valência, feito entre os séculos I aC e III dC com origem no Oriente Médio, mas não é possível precisar sua data exata de fabricação. A versão apresentada hoje é uma adaptação do Cálice Sagrado (somente a parte de cima seria o cálice de Jesus, acrescentada de adornos na época medieval). O cálice em questão foi feito em ágata, mas ninguém sabe de que material era o cálice usada na última ceia de Jesus (pedra, metal, vidro, cerâmica etc). Aliás, não se sabe nem se era realmente um cálice, uma pedra, uma vasilha, uma travessa ou qualquer objeto do tipo - se é que é realmente um objeto e não somente uma metáfora.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Segundo os valencianos, o cálice de Valência seria o verdadeiro pois foi utilizado em missas pelo Papa João Paulo II em 1982 e pelo Papa Bento XVI em 2006 e portanto teria sido "reconhecido" pela Igreja Católica como o tal. Além disso, Valência foi recentemente declarada como sede do Santo Graal. Muitos historiadores acreditam nessa versão, sendo que este cálice só chegou em Valência no século XV, depois de passar por Barcelona, Huesca e pelos Pireneus. Veja mais detalhes sobre o cálice aqui e aqui sobre seu caminho até chegar em Valência. Muitos estudiosos estão batalhando para tornar o cálice de Valência reconhecido como patrimônio da humanidade pela UNESCO, mas talvez nunca saberemos com 100% de certeza se ele é o verdadeiro ou não.
Uma outra cidade espanhola causou polêmica recentemente alegando que possui o Cálice Sagrado, mas nada foi provado. Claro que é extremamente difícil prova a veracidade de um cálice que teria mais de 2 mil anos de idade! Leia reportagens sobre o cálice que se encontra em León aqui e aqui.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Eu que adoro turismo religioso iria ficar muito feliz de visitar essa catedral e claro conhecer ainda mais a cidade de Valencia. A catedral é realmente espetacular!
ResponderExcluirEntão Valência é um ótimo destino pra vc - tem várias outras igrejas interessantes e lindas que vou falar em outro post ainda!
ExcluirEu adoro visitar igrejas. Acho obras arquitetônicas belíssimas, sempre com grande riqueza de detalhes. Achei a Catedral de Valência linda, como não podia deixar de ser.
ResponderExcluirÓtima dica!
Eu tb gosto pelo menos motivo! E para aproveitar os bancos e dar aquela descansadinha nas pernas no meio do turismo hehehe
ExcluirEu sou a louca das igrejas, adoro visitar e incluir no roteiro de viagem, amei a dica da Catedral de Valencia e mais interessante pelo Cálice Sagrado.
ResponderExcluirhehehe não sabia que vc era tão louca assim por elas. Gente, mesmo se eu não gostasse de conhecer igrejas pela arquitetura e história (e para aproveitar os bancos para dar uma descansada), eu com certeza visitaria o local onde está o cálice sagrado pq sou dessas mega curiosa hehehe
ExcluirEstou fascinada com a grandiosidade da Catedral de Valencia, fiquei muito curiosa para conhecer pessoalmente.
ResponderExcluirBom saber! Valência inteira eh apaixonante - super recomendo!
ExcluirQue coisa mais Linda! A Espanha esta na minha lista de ddesejos
ResponderExcluirAmo aquele país e não vejo a hora de voltar!
Excluir