Atendendo a pedidos, vou adiantar aqui o roteiro dia a dia da viagem ao Peru, afinal isso foi em 2015, mas eu ainda não acabei de escrever sobre o país dos incas! Veja aqui algumas curiosidades sobre o Peru e minhas primeiras impressões! Fiz também um super post com dicas de comidas e bebidas típicas que você não pode deixar de experimentar no Peru!
Eu sempre achei complicado entender como era o tal do Valle Sagrado no Peru e as opções para ir para Machu Picchu e mesmo pesquisando muito online, continuei achando complicadíssimo. Eu ia viajar com mais 5 parentes e decidimos então contratar um pacote mesmo em uma agência de viagem, mas acrescentamos algumas noites para evitar a correria.
Para quem está perdido que nem eu fiquei organizando essa viagem para o Peru, recomendo o guia abaixo! Leia tudo sobre ele aqui.
Dia 1 - Chegada em Lima e conhecendo a cidade
Saímos de madrugada do Brasil e deu para aproveitar bem o dia em Lima. Fizemos um city tour e os destaques foram o Parque del Amor em Miraflores e a Plaza de Armas no centro, com as atrações ao seu redor. Leia aqui sobre as principais atrações turísticas em Lima! Escrevi aqui várias dicas de restaurantes e sobre onde ficar na capital peruana.
Dia 2 - Ida para Cusco - aclimatação e passeio pela cidade
Fomos cedo para Cusco de avião e apesar da recomendação geral ser descansar no hotel no primeiro dia, já rolou um tour pela cidade para dar uma geral no centro, na catedral e na área de San Blas.
Já tem vários posts no blog sobre a cidade: dicas de onde comer em Cusco, dica de dois hotéis onde ficamos e sobre o Mercado de San Pedro! Mas está faltando um post sobre as atrações da cidade ainda - em breve!
Já tem vários posts no blog sobre a cidade: dicas de onde comer em Cusco, dica de dois hotéis onde ficamos e sobre o Mercado de San Pedro! Mas está faltando um post sobre as atrações da cidade ainda - em breve!
Qorikancha - atração mais imperdível de todas |
Plaza de Armas com a Catedral de Cusco (esquerda) e a Igreja da Companhia de Jesus (direita) |
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Dia 3 - Cusco - templos nos arredores
Dia de conhecer as 4 ruínas incas mais importantes nos arredores de Cusco: Saqsayhuamán, Tambomachay, Puka Pukara e Q´enqo, com o bônus da melhor vista panorâmica da cidade! Na volta, curtimos mais um pouco do centro - estavam faltando poucos dias para o feriado e festa mais importante de lá - o Inti Raymi, então estavam rolando shows na Plaza de Armas e muito movimento pelo centro nos dias anteriores e posteriores ao evento (24 de junho).
Saqsayhuamán |
Tambomachay |
Dia 4 - Passeio no Valle Sagrado, dormindo em Urubamba
Saímos cedo em direção ao Valle Sagrado, com várias paradas ao longo do dia. O ponto alto com certeza foi Ollantaytambo (qe só perde mesmo pra Machu Picchu no quesito "fazer o queixo cair")! Dormimos em Urubamba, no Valle Sargrado e contei nesse post se valea pena ou não.
* indicates required
Dia 5 - ida para Aguas Calientes e subida a Machu Picchu
Pegamos o trem em Ollantaytambo para Aguas Calientes e subimos para Machu Picchu pela primeira vez! É um passeio tão indescritivelmente maravilhoso, que não consegui ainda escrever sobre ele - escolher as fotos para este post já foi um parto!
Na volta, ainda conhecemos um pouco de Aguas Calientes como contei aqui. Aqui estão as dicas de onde ficar, onde comer e onde não comer no povoado (chamado por alguns de Machu Picchu Pueblo).
Na pracinha principal de Aguas Calientes |
Aguas Calientes ou Machu Picchu Pueblo |
Precisa de legenda? rs |
20 dicas para economizar antes ou durante a viagem - para poder viajar mais e 6 dicas para economizar tempo na sua viagem!
Dia 6 - segundo dia em Machu Pichu e volta para Cusco
Antes da viagem, não sabíamos como era o esquema direito e também ficamos com medo de não aproveitar pelo excesso de pessoas ou qualquer imprevisto que pudesse acontecer então preferimos garantir um dia a mais em Machu Picchu e compramos ingresso para 2 dias! Não subimos as 2 montanhas maiores (que alguns sobem), mas fizemos uma outra trilha bem mais fácil e rápida - mais detalhes em um post futuro.
Sonho de infância - check |
Te garanto que o lugar é tão mágico que ter 2 dias para aproveitar sem pressa foi maravilhoso! |
Voltamos de trem para Cusco e no trajeto da estação para o hotel pegamos o maior engarrafamento ever por conta do Inti Raymi, mas curtimos as festas noturnas também.
Leiam aqui sobre o dia que embarquei no avião errado, 10 dicas para passar o tempo no avião (especialmente voos longos) e também 10 erros ou furadas para evitar ao comprar uma passagem aérea!
Dia 7 - Cusco - Moray e Maras
Compramos à parte um passeio de um dia para outros lugares que tínhamos interesse: Moray e Salinas de Maras (ou salineras de Maras).
Moray |
Salinas de Maras |
À tarde, a cidade estava lotadíssima com desfiles parecendo um carnaval brasileiro. À noite, foi hora de se despedir de Cusco infelizmente! Poderíamos ter ficado mais tempo porque tem mais passeios de um dia para fazer e não conhecemos nenhum museu, por exemplo. Foi bem cheio, mas interessante visitar Cusco na época do Inti Raymi. Chegamos a cogitar participar da festa principal já que estaríamos lá na mesma época, mas quando tentaram nos vender ingressos por cerca de mil reais por pessoa, pulamos fora, é claro!
Dia 8 - viagem de Cusco para Puno
Acordamos cedo para seguir a viagem para Puno, nas margens do Lago Titicaca. Fomos com um ônibus de turismo, com diversas paradas interessantes no trajeto e só chegamos no destino no final do dia.
A igreja de Andahuaylillas é considerada a Capela Sistina da América! |
Raqchi - ruínas do templo de Viracocha |
Dia 9 - Puno - passeio pelo Lago Titicaca
O dia inteiro em Puno não poderia ser dedicado a outra coisa que não ao lago! Fizemos um passeio de um dia pelas ilhas flutuantes de Uros e pela ilha de Taquile. Voltando para a cidade, demos uma volta por Puno e neste mesmo post, dou dicas de onde ficar e onde comer ali.
Dia 10 - ida para Lima e mais da capital
Voltamos para Lima de avião e à tarde, andamos pelas feiras de artesanato em Miraflores - achamos o melhor lugar para comprar souvenir entre as cidades onde passamos.
Voltamos para Lima de avião e à tarde, andamos pelas feiras de artesanato em Miraflores - achamos o melhor lugar para comprar souvenir entre as cidades onde passamos.
em Miraflores |
Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Dia 11 - dia em Lima
Incluímos esse dia a mais no roteiro para visitar outros pontos como Huaca Pucclana (abaixo) que não tivemos tempo no primeiro dia e para conhecer mais restaurantes recomendados.
Dia 12 - voltando para o Brasil
Dia de voltar para casa! Vejam aqui todos os posts sobre o Peru no blog! E aqui sobre o festival Peru Week, que acontece anualmente no Brasil, com participação de restaurantes peruanos pelo país todo e preços promocionais de passagem aérea, pacotes e qualquer coisa relacionada a turismo no Peru!
Reserve os seus hotéis no Peru pelos links e banners espalhados pelo blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e ajude o blog, que recebe uma pequena comissão! Obrigada!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Tenho muita vontade de conhecer o Peru! Machu Picchu debe ser espetacular!
ResponderExcluirÉ mesmo, um sonho de infância realizado!
ExcluirAi meu Deus eu não consigo ver um post do Peru que já fico me coçando pra comprar uma passagem pra la! Adorei!
ResponderExcluirhehehe eu quero muito voltar para explorar o sul!
ExcluirOi! Adorei o seu roteiro de 12 dias no Peru. Sabe que eu fui para correr uma meia maratona em Lima e aproveitei para conhecer Machu Picchu. Mas foi super rápido e desde então tenho vontade de voltar. Eu adorei o país! Fora que a comida é incrível, não é?
ResponderExcluirAh, super vale a pena explorar mais do Peru sim! Eu cheguei até a enjoar pq os cardápios são muito repetitivos, mas é muito gostoso sim!
ExcluirEstive no Peru por 7 dias, faltou fazer muita coisa ainda. Tem muita dica bacana no post.
ResponderExcluirImagino... Tem mais um monte de coisas fora esse roteiro que quero fazer no Peru ainda!
ExcluirFer... esse seu roteiro de 12 dias pelo Peru só reforça o que eu já sabia: o país vale muitas visitas! Eu estive 15 dias por lá e não passei por nenhum desses lugares, visitando outros tantos e muito incríveis! :)
ResponderExcluirGente, mas como assim???? kkk preciso ver o seu roteiro! Quero voltar para conhecer Paracas, Ica, Nazca, Arequipa etc
ExcluirMeu sonho que ainda hei de realizar
ResponderExcluir