Já faz mais de ano da minha viagem pela Itália e estou longe de acabar os posts detalhados aqui no blog. Mas como muita gente tem curiosidade e me pergunta sobre o roteiro de 20 e poucos dias pelo norte da Itália, vou publicar o roteiro completo e vou adicionando os links conforme for postando.
Aproveito para avisar que esse não é um roteiro para quem quer correr e ticar cidades e atrações, mas sim para conhecer os lugares, inclusive alguns que são ignorados pela maior parte dos brasileiros que vão para a Itália. Compramos as passagens em uma promoção da Air France e portanto fizemos conexão em Paris (que já conhecemos em outra ocasião) antes de seguir para a Itália
Dia 1 - Milão
Chegamos por Milão, onde dormimos 5 noites. Leia aqui sobre o nosso hotel em Milão, no melhor bairro para se hospedar, Brera! Contei como ir do aeroporto de Linate para o centro da cidade e já dei as dicas gastronômicas em Milão. Neste outro post, contei sobre as atrações que visitamos na capital da moda italiana e algumas dicas extras para quem tem mais tempo.
Dia 2 - Lago di Como, Como e Bellagio
No primeiro dia completo, fomos fazer o primeiro bate-volta de muitos: Como, passeio de barco pelo Lago di Como e Bellagio. Claro que seguirão mais detalhes sobre o passeio posteriormente.
Como vista do alto e passeio de barco pelo lago com o mesmo nome da cidadezinha! Fotos de aperitivo para os posts que vem pela frente! |
Dia 3 - Gênova
Posteriormente, seguimos para mais um bate-volta em Gênova. A cidade de Cristóvão Colombo tem muitas atrações, inclusive a área do famoso Porto de Gênova, que poderiam facilmente ser explorados em mais tempo (mas nos posts explico porque não dormimos por lá).
Tem bastante atração no porto de Gênova! |
Leia aqui todos os posts sobre Gênova, aqui sobre o porto e região (um dos mais importantes da Itália) e aqui sobre o que mais ver e fazer na cidade, incluindo patrimônios da UNESCO!
Dia 4 - Bérgamo e Filarmônica no Teatro alla Scalla
Era uma 2a feira e seguimos para Bérgamo - encantadora! A escolha foi culpa do espetáculo que assistimos mais tarde no Teatro alla Scala - era mais perto do que os outros 2 passeios anteriores e menor para ser explorada em menos tempo.
Piazza Vecchia, Bergamo alta - post em breve no blog! |
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Dia 5 - Milão, incluindo a Última Ceia
Finalmente o dia de conhecer Milão! Deixamos para o último dia na cidade porque foi o único dia que conseguimos garantir nossos ingressos com antecedência para a Última Ceia! Conhecemos também o Castelo Sforzesco e seus museus e muito mais da cidade, que ainda vou mostrar por aqui.
Uma das melhores coisas de viajar para a Europa é poder ver ao vivo diversas obras de arte que a gente conhece dos livros da escola! |
Em outra viagem para a Itália, fiz um super roteio de 9 dias pela Sicília cultural e histórica - confira!
Dia 6 - ida para Turim
Logo após o check-out, partimos de trem para Turim, onde ficamos 3 noites no Starhotel Majestic. Contei aqui sobre os lugares que comemos em Turim, inclusive o Eataly original! Vejam aqui todos os posts sobre Turim no blog e um post do que ver e fazer na cidade - tem muita coisa e 3 dias nem foram suficientes!
Reserve os seus hotéis pela Itália através dos links e banners espalhados pelo blog! Você não paga nada a mais por isso e o blog recebe uma comissão!
Booking.com
Dia 7 e 8 - explorando Turim
Além da primeira tarde, tivemos ainda 2 dias inteiros em Turim! O principal motivo que queria visitar a cidade era o fantástico Museu Egípcio (Museo Egizio). Visitamos também a Mole Antonelliana com o Museu Nacional do Cinema e o Palazzo Madama, o Polo Reale (complexo real), a Basílica de Superga, entre outras atrações!
Contei aqui mais detalhes sobre o Torino Card para economizar nas atrações e sobre diversos palácios e castelos da Casa Real de Sabóia que reinou a Itália ali dessa região.
Contei aqui mais detalhes sobre o Torino Card para economizar nas atrações e sobre diversos palácios e castelos da Casa Real de Sabóia que reinou a Itália ali dessa região.
* indicates required
Dia 9 - ida para Bolonha
Novamente saímos após o café para Bolonha dessa vez e como íamos fazer vários passeios de trem pelas redondezas, escolhemos um hotel pertinho da estação central - o NH Bolonha de la Gare para nossas 7 noites na cidade que mais amei na viagem!
Leia aqui todos os posts de Bolonha no blog, aqui todas as dicas gastronômicas, dicas de passeios de um dia saindo de Bolonha e aqui 10 motivos para amar a cidade!
As torres Asinelli e Garisenda e um pouquinho da Piazza Maggiore |
Leiam aqui sobre o dia que embarquei no avião errado, 10 dicas para passar o tempo no avião (especialmente voos longos) e também 10 erros ou furadas para evitar ao comprar uma passagem aérea!
Dia 10 - Parma
Dia de passear em Parma. Confesso que comparando com outras cidades italianas, Parma foi das menos interessantes, mas ainda escrevi um post com o que fizemos em 1 dia na cidade.
20 dicas para economizar antes ou durante a viagem - para poder viajar mais e 6 dicas para economizar tempo na sua viagem!
Duomo di Parma |
20 dicas para economizar antes ou durante a viagem - para poder viajar mais e 6 dicas para economizar tempo na sua viagem!
Dia 11 - Ravenna
AMEI Ravenna - o que não é de se surpreender considerando que sou louca por História e acho mosaicos lindos! Aqui no blog tem um post exclusivamente sobre as atrações para ver os mosaicos e outro post com as outras atrações de Ravenna.
Aqui coloquei só uma pequena amostra dos mosaicos que estão espalhados por diversos monumentos da cidade, mas obviamente que ainda vou escrever mais sobre essa cidade no blog! |
Dia 12 - Modena com os 2 museus da Ferrari
Conhecemos um pouquinho de Modena nesse dia, mas o foco eram mesmo os 2 museus da Ferrari, um em Modena e o mais famoso em Maranello. A logística da coisa foi um pouco mais difícil porque não queríamos alugar carro, mas contei tudo nesse post aqui!
As 2 fotos de cima são do Museo Enzo Ferrari em Modena, os carros de F1 de baixo estão no Museo Ferrari em Maranello e o Duomo di Modena (declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO) |
Nós fizemos todo esse roteiro de trem, mas caso prefira alugar um carro, compare os preços de diversas locadoras na Rentcars!
Dia 13 - Ferrara
Um dos principais motivos de incluir Bolonha no meu roteiro era na verdade o Castelo Estense em Ferrara! Fiquei fascinada por ele desde a primeira foto que vi! Aproveitamos um pouquinho mais da cidade, mas com o cansaço batendo, aproveitamos para voltar mais cedo e andar um pouco por Bolonha e acabamos deixando muita coisa em Ferrara de fora.
Castelo Estense em Ferrara |
Leia aqui todos os posts sobre Ferrara no blog, aqui sobre o Castelo Estense e aqui mais sobre a cidade - o que fazer além do castelo!
Dia 14 - San Marino
O dia mais programado da viagem! É possível fazer bate-volta de Bolonha para San Marino, como expliquei aqui, mas a logística não é para os atrasados de plantão ou para quem dorme até tarde. Deu para ver bastante coisa legal em um dia na capital da república mais antiga do mundo, o micro país San Marino!
Leia aqui tudo sobre San Marino no blog!, como chegar, onde ficar e mais dicas práticas e o roteiro para um dia na cidade!
Dia 15 - um pouco mais de Bolonha
Finalmente um dia inteiro para explorar Bolonha mesmo! Estou devendo um post completo do que fazer por lá, mas como já disse acima, AMEI a cidade e com certeza voltaria para Bolonha!
Dia 16 - ida para Padova
Depois de mais um check-out, seguimos para 3 noites em Padova (ou Pádua), onde ficamos no hotel mais simples, mas mais simpático da viagem, o Hotel Al Santo! No quesito alimentação, foi uma das melhores cidades da viagem também! Tivemos um pedaço do dia para já explorar a cidade.
Leia aqui todos os posts sobre Padova no blog! Vejam todas as dicas do que ver e fazer na cidade do Santo Antônio (além do Santo)!
Dia 17 - um pouco mais de Padova com a Cappella degli Scrovegni
Leia aqui todos os posts sobre Padova no blog! Vejam todas as dicas do que ver e fazer na cidade do Santo Antônio (além do Santo)!
Claro que conhecemos a Basílica de Santo Antônio de Pádua e eu ainda realizei um sonho antiiigo de ver ao vivo a Cappella degli Scrovegni, ou a famosa capela do Giotto!
Dia 18 - Verona
Dia de fazer bate-volta para Verona. Um dia só não é o ideal para curtir tudo que a cidade oferece, mas vale bastante a pena conhecer um pouquinho da cidade de Romeu e Julieta!
Leia aqui todos os posts sobre Verona no blog! Escrevi um post sobre as 2 principais atrações da cidade: a arena da foto abaixo e a casa da Julieta. Além disso, já publiquei um roteiro para um ou dois dias em Verona e outro com dicas práticas sobre a cidade: onde se hospedar, sobre o Verona Card etc.
Leia aqui todos os posts sobre Verona no blog! Escrevi um post sobre as 2 principais atrações da cidade: a arena da foto abaixo e a casa da Julieta. Além disso, já publiquei um roteiro para um ou dois dias em Verona e outro com dicas práticas sobre a cidade: onde se hospedar, sobre o Verona Card etc.
Dia 19 - ida para Veneza e Canal Grande
Finalmente saímos para a última cidade-base do roteiro, Veneza, onde ficamos bem instalados no Hotel Paganelli. Curtimos um pouco dessa cidade louca nesse dia ainda.
Leia aqui tudo sobre Veneza no blog! Fiz um post especial com dicas de mirantes com vistas panorâmicas de Veneza (inclusive essa da foto!) e aqui contei tudo sobre as boas e as péssimas aventuras gastronômicas na Sereníssima - não deixe de ler para fugir das roubadas!
Dia 20 - região da Piazza San Marco
Pisar pela primeira vez na Piazza San Marco é de chorar de emoção! |
Dia 21 - ilhas da laguna
Dedicamos um dia inteiro para visitar com calma 3 ilhas da Laguna de Veneza: as famosas Murano e Burano e a histórica Torcello, que inclusive, é mais antiga do que a própria Veneza!
Todo mundo já pode se preparar para a multidão de turistas na cidade em qualquer época do ano. Uma coisa que vocês podem fazer para fugir dessa horda de pessoas é descobrir a Veneza autêntica!
Dia 22 - manhã em Veneza e volta para Brasil
Dia de voltar para casa infelizmente (com conexão em Paris, mas sem sair do aeroporto novamente)! Fizemos o check out, deixamos as malas na recepção e ainda aproveitamos uma manhã se perdendo pelas "ruazinhas" labirínticas de Veneza. Já postei sobre uma super dica para os fãs de vinhos italianos - onde comprar vinho em Veneza! Depois do almoço, seguimos para o aeroporto.
Ufa! Espero que o roteiro seja útil para mais gente! Queríamos explorar bem essas cidades e por isso deixamos outras cidades famosas como Florença e Roma de fora. Melhor conhecer bem do que passar correndo e depois não lembrar de nada direito!
Tem muuuita coisa legal que ficou de fora do roteiro como Bréscia, Mântua (ou Mantova), os lagos di Gardia e Maggiore (e mais cidadezinhas do Lago di Como) , além de lugares que poderíamos ter ficado mais tempo (por exemplo Modena, Genova ou Verona), então pode ter certeza - 22 dias só para o norte da Itália ainda é pouco tempo!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Amei seu roteiro! Com certeza vai me ajudar! obrigada por compartilhar
ResponderExcluirObrigada! Boa viagem!
ExcluirBom mesmo! Parabéns pelo roteiro!
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirFer (aquela que já se sente intima pq lê o blog hehe), você não vai acreditar mas esse seu roteiro completo de 22 dias no norte da Itália caiu como uma luva pra mim <3 Tava bem na dúvida entre escolher as paradas sabe, mas agora super já sei qual seguir! Ainda mais sabendo que Padova tem a melhor comida hehe
ResponderExcluirhahaha sim e Bolonha tb! Tem dicas do que e onde comer nos posts específicos sobre cada cidade E ainda vou fazer posts sobre a gastronomia típica da região!
ExcluirRoteiro maravilhoso pelo norte da Itália! Com certeza são 22 dias incríveis de viagem. Sabe que quando estive em Milão não consegui ver A última ceia, os ingressos esgotam com muita antecedência né? Quanto tempo antes você comprou?
ResponderExcluirMuita antecedência mesmo! Tem um post aqui dando detalhes de como conseguir ingressos - pq tem uns 3 ou 4 jeitos, mas diretamente no site oficial tem que ser com uns 3 meses de antecedência! E tem q ser coisa de ficar entrando no site meia dpuzia de vezes por dia em horários diferentes...
ExcluirO título é perfeito: roteiro completo pelo Norte da Itália. Eu adoro muitas outras coisas no norte, como o Lago de Garda e suas cidadezinhas, e as Montanhas Dolomitas de cabo a rabo, mas em termos de cidades grandes, este roteiro está maravilhoso, quero um dia fazê-lo.
ResponderExcluirÉ então, coisa linda demais pra ver e nem 3 semanas são suficientes rs Aí a escolha ficou na facilidade do transporte de trem mesmo!
ExcluirConhecemos outra parte da Itália esse ano e com certeza queremos voltar para conhecer outras regiões da Itália como o Norte. Esse roteiro foi perfeito e concordo que tudo deve ser apreciado com muita calma, afinal, tem muita coisa linda pra ver.
ResponderExcluirE eu aqui louca pra conhecer outras regiões da itália - não conheci o básico Roma e Florença ainda!
ExcluirAcho que será impossível algum viajante se cansar da Itália: ela é tão múltipla, né?! Já visitei o país duas vezes, duas semanas em cada viagem, mas desejo muito voltar. Na primeira ocasião, conhecemos Padova, Verona, Veneza e Milão. Inesquecível. Na segunda ficamos o tempo todo em Florença, com um bate/volta para Siena, outro para Pisa e mais um para Lucca. Os dias que passamos no berço da Renascença: espetaculares. Quero conhecer muitas (acho que todas) as cidades desse roteiro pelo norte da Itália que ainda não visitei, a exemplo de Bolonha, Turim... bjus
ResponderExcluirSim, muita coisa sensacional em um território pequeno, mas ao mesmo tempo gigante! rs merece infinitas viagens com certeza!
Excluirola!! Estou com muita duvida se faço um bate volta a partir de Milão para Verona ou Turim!Qual a mais linda rsrs para passear e passar o dia? obrigada
ResponderExcluirVerona é mais famosa por conta de Romeu e Julieta, então com certeza vai estar mais cheia de turistas, ainda mais se vc viajar na época quente. Turim é uma cidade mais "séria", com beleza menos óbvia, mas sugiro que vc leia mais sobre as cidades e veja fotos de ambas.
Excluir